Nova Orla Jaboatão

26/07


2021

Joice Hasselmann presta depoimento à Polícia Civil do DF

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) esteve na 2° Delegacia da Polícia Civil, na Asa Norte, em Brasília, hoje, para prestar depoimento sobre um incidente ocorrido em seu apartamento funcional. Segundo a parlamentar, esta é a terceira vez que ela depõe sobre o caso.

A deputada afirma que, na madrugada de 18 de julho, acordou com marcas de sangue no chão do apartamento onde mora, na capital, mas não lembra do que ocorreu. Ela percebeu que estava com dois dentes quebrados e um corte no queixo. Um hospital de Brasília constatou que Joice também teve cinco fraturas no rosto e na costela.

O incidente está sendo investigado pela Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira, a parlamentar também deve passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Na delegacia, Joice disse a jornalistas que prepara um boletim contra pessoas que tenham "feito ilações" sobre as suspeitas de agressão. No entanto, não deu detalhes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

26/07


2021

Bolsonaro se reúne com deputada de extrema direita alemã

O presidente Jair Bolsonaro se encontrou, fora da agenda oficial, com a deputada alemã Beatrix von Storch, uma das lideranças do partido de extrema direita Alternativa para Alemanha (AfD) e neta de um ex-ministro das Finanças da Alemanha durante o regime nazista de Adolf Hitler.

O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, na última semana – quando a parlamentar também se encontrou com deputados bolsonaristas. Como não foi incluída na agenda, a reunião só se tornou pública quando Beatrix von Storch divulgou fotos com Bolsonaro.

Na postagem, a deputada agradeceu a recepção de Bolsonaro e se disse impressionada com a compreensão do presidente sobre problemas da Europa e os desafios políticos atuais. Von Storch defendeu a união dos conservadores para combater a ideologia dos grupos de esquerda.

Procurado, o Palácio do Planalto não informou a pauta da reunião e o motivo de o compromisso não ter sido registrado na agenda de Bolsonaro.

Criado em 2013, o AfD surgiu na Câmara dos Deputados em 2017 e é a principal força da oposição aos conservadores liderados pela chanceler Angela Merkel e os social-democratas no poder. O AfD foi colocado, em março deste ano, em vigilância policial por serviços de inteligência interna da Alemanha. O partido é contra a política migratória de Merkel.

Em 2018, Von Storch protagonizou uma polêmica com a polícia de Colônia, na Alemanha, após a corporação publicar mensagem em redes sociais com alertas em alemão e árabe. A parlamentar questionou o uso da língua – as postagens dela foram deletadas pelo Twitter e pelo Facebook.

"Que diabos se passa neste país? Por que a polícia publica agora mensagens oficiais em árabe?", disse Von Storch. "Agora se dirige às hordas de homens bárbaros, muçulmanos e estupradores para tentar adulá-los?", questionou.

Na visita ao Brasil, a deputada de extrema-direita também foi recebida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A parlamentar alemã ainda teve reuniões com os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, e Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e o Museu do Holocausto criticaram na semana passada os encontros de Von Storch com Eduardo Bolsonaro e Bia Kicis.

A Conib lamentou a recepção a representante da AfD, pois “trata-se de partido extremista, xenófobo, cujos líderes minimizam as atrocidades nazistas e o Holocausto”.

“O Brasil é um país diverso, pluralista, que tem tradição de acolhimento a imigrantes. A Conib defende e busca representar a tolerância, a diversidade e a pluralidade que definem a nossa comunidade, valores estranhos a esse partido xenófobo e extremista”, disse a confederação em nota.

O Museu do Holocausto, ao comentar uma publicação de Bia Kicis nas redes sociais, citou que Von Storch é neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, ministro nazista das Finanças, e afirmou que a AfD apresenta “tendências racistas, sexistas, islamofóbicas, antissemitas, xenófobas e forte discurso anti-imigração”.

"É evidente a preocupação e a inquietude que esta aproximação entre tal figura parlamentar brasileira e Beatrix von Storch representam para os esforços de construção de uma memória coletiva do Holocausto no Brasil e para nossa própria democracia", publicou o Museu do Holocausto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sérgio Ricardo Claudino Patriota

Apesar da matéria sensacionalista, o cara é um baita de um mitooooooooooo!


Pousada da Paixão

26/07


2021

Miguel Coelho inicia série de encontros com prefeitos

Em busca de troca de experiências e estreitamento dos laços entre os municípios pernambucanos, o prefeito Miguel Coelho percorrerá diversas regiões do Estado ao longo da semana. As primeiras agendas ocorreram, na manhã de hoje, com os prefeitos de Olinda, Professor Lupércio, e de Ipojuca, Célia Sales.

Secretário-geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Miguel deve se encontrar com cerca de 20 prefeitos nos próximos dias. Além da pauta política, o gestor petrolinense pretende discutir temas de interesse comum das prefeituras relacionados à economia, enfrentamento à pandemia, educação, desenvolvimento social; assim como, a criação de um intercâmbio de projetos municipais.

"Vamos percorrer a Metropolitana, Agreste e Mata para falar da situação de cada região. Estamos num momento histórico no mundo inteiro, que precisa ser enfrentado com união e superação. Como secretário-geral da FNP, estou buscando integrar os municípios e os prefeitos para recuperar Pernambuco, construir uma mensagem de esperança para nossa população, que tem sofrido tanto nos últimos anos", explicou Miguel após as reuniões com Professor Lupércio e Célia Sales.

A agenda também conta com a presença do senador Fernando Bezerra, além dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. Nesta segunda, ainda ocorrerão reuniões com os prefeitos de Jaboatão, Anderson Ferreira, e do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Muro de Arrimo

26/07


2021

Rota da Fruticultura conhece produção do Vale do São Francisco

A Rota da Fruticultura RIDE-DF, responsável pela criação, gestão e implantação de um novo polo frutícola no Brasil, na região integrada de desenvolvimento do DF, Goiás e Minas Gerias (RIDE-DF), fez importante visita técnica em Petrolina-PE e Juazeiro-BA, de 21 a 25 de julho.

Com o objetivo de apresentar a produção no Vale do São Francisco e o profissionalismo no cultivo de uva, manga, goiaba e outras variedades aos produtores da RIDE-DF, a Rota coordenou viagem para conhecer a produção de mudas, cultivo, beneficiamento, gestão e comercialização de frutas, em diversos níveis da cadeia produtiva.

Foram 5 dias visitando: CODEVASF, Distritos de Irrigação Nilo Coelho e Maniçoba, Embrapa - Campo Experimental de Bebedouro / Petrolina, Centro de Excelência em Fruticultura - SENAR Juazeiro, Frutecer, Gold Fruit, Biofábrica Moscamed, Agrovale, Petromudas, produtores de frutas e a vinícola Rio Sol, entre outros.

Contando em sua comitiva com o apoio e presença dos deputados federais Bia Kicis e General Girão, a Rota tem um elaborado plano de ações para o desenvolvimento da fruticultura do DF e região, e irá promover novas experiências a todos envolvidos nesta ação estratégica e integrada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/07


2021

PE recebe mais de meio milhão de vacinas esta semana

O governador Paulo Câmara informou, hoje, por meio de pronunciamento, que Pernambuco vai receber, nos próximos dias, 506.470 doses de vacinas contra a Covid-19. Estão previstas para amanhã as chegadas em dois voos de 164.200 doses da Coronavac/Butantan e 247.500 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Já na próxima quarta-feira, chegarão ao Recife mais 94.770 doses da Pfizer/BioNTech.

Segundo Paulo Câmara, a entrega já está confirmada pelo Ministério da Saúde, e será a maior já registrada em uma mesma semana. “Esse total de um pouco mais de meio milhão de vacinas vai nos permitir avançar nas faixas etárias, em todo o Estado”, afirmou o governador, que alertou a população para a importância da segunda dose. “Se você já tomou a primeira, não perca o prazo para completar a sua imunização”, finalizou.

Ao todo, desde o dia 18 de janeiro, Pernambuco já recebeu 6.455.800 doses de imunizantes, sendo 3.309.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.269.160 da Coronavac/Butantan, 709.020 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru Novas Creches

26/07


2021

Cabo reorganiza e revitaliza o centro do município

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou, hoje, o Programa Trabalho Digno, projeto humanizado para realocar os ambulantes da Avenida Historiador Pereira da Costa, Rua Júlio Silveira, Rua Dr. Antônio de Souza Leão e Rua Visconde de Pelotas para o Mercadão. A ação também conta com a revitalização das vias e calçadas.

“Queremos devolver o direito das pessoas de ir e vir nas calçadas, mas também entendemos o momento difícil que a nossa economia está passando com a pandemia. Fizemos diversas reuniões com os ambulantes, os cadastramos e estamos dando todo o suporte para se instalarem na rua por trás do mercadão”, afirmou o prefeito Keko do Armazém, frisando que o policiamento será reforçado no novo ponto.

Participaram da ação cerca de 70 profissionais, entre agentes do Controle Urbano, membros Secretaria Municipal de Programas Sociais, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Patrimonial (Rondap), Trânsito, Inteligência e Defesa Civil.

O presidente do Sindilojas Cabo, Wanderson Rodolfo, disse que os comerciantes do Centro do Cabo estão felizes com a ação. “Sabemos que esse é o sustento dos ambulantes, mas o Centro estava muito desorganizado e sem passagem nas calçadas. A Prefeitura está de parabéns, fez tudo de forma pacífica e humanizada”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

CABO

26/07


2021

Bolsonaro dá entrevista amanhã à Rede Nordeste

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concede, amanhã, uma entrevista exclusiva a este blogueiro, âncora da Rede Nordeste de Rádio, hoje com 44 emissoras, mas ampliada, amanhã, para a um pool com mais de 200 emissoras espalhadas nos nove estados nordestinos. Em pauta, o Nordeste, região que, historicamente, o lulismo prepondera. A era petista, entretanto, deixou projetos inacabados e envoltos em escândalos, como a Transposição do São Francisco, que deve ser entregue 100% concluída em dezembro.

A entrevista será ao vivo, diretamente do gabinete do presidente, no Palácio do Planalto. Esta será a segunda vez que Bolsonaro fala com exclusividade ao Nordeste para este blogueiro. A primeira, em março do ano passado, foi através de uma live pelo Instagram, com ampla repercussão nacional. Desta feita, o canal será o rádio, mas com transmissão instantânea para as redes sociais, como o Facebook e o Instagram deste blog.

Imperdível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

E os escândalos atuais, será que o blogueiro vai falar? Taba gente do bem e que faz muita coisa boa pelo Brasil para entrevistar, Jesus !


Bandeirantes Junho 2021

26/07


2021

Superfaturamento em SUAPE na gestão de Geraldo

EXCLUSIVO

Julgamento no Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou suposto superfaturamento na estatal SUAPE, do Governo do Estado, durante a gestão de Geraldo Júlio (PSB) no comando da estatal. Dois diretores de SUAPE foram condenados pelo TCE a ressarcir R$ 68.237,28 aos cofres públicos. 

"A administração procedeu a uma licitação com valor adicional e sem especificação dos seus componentes, superfaturando, portanto, o processo, o que feriu o princípio da economicidade, sujeitando os responsáveis ao ressarcimento do valor de R$ 68.237,28. Tendo havido irregularidade em um documento que compõe o processo licitatório sob análise, o contrato decorrente está sujeito à anulação", informa trecho do processo. 

O relator do processo disse que "os interessados, em suas defesas, não foram claros ao explicar a presente irregularidade, não trazendo elementos capazes de esclarecer essa divergência". 

A decisão final do TCE foi para "julgar irregulares as contas, considerando o superfaturamento no custo estimado do Convite 11/2012, no valor de R$ 68.237,28, que deverá ser atualizado monetariamente a partir do primeiro dia do exercício financeiro subsequente ao das contas ora analisadas, segundo os índices e condições estabelecidos na legislação para atualização dos créditos da Fazenda Pública Estadual". Ainda cabe recurso, dentro do TCE. 

O caso se refere a um contrato de 2012, quando o ex-prefeito Geraldo Júlio acumulava a presidência da estatal com o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, mesmo cargo que ele ocupa atualmente. Neste caso, as contas de Geraldo foram julgadas "regulares, com ressalvas".

Nesta atual gestão, Geraldo também está na mira do TCE, em licitações conturbadas. Uma estatal da sua Secretaria tentou fazer a licitação para o novo Arco Metropolitano, mas foi suspensa no início de julho por cautelar do TCE. Geraldo também teve que cancelar, em 2021, uma licitação de R$ 15 milhões em móveis de luxo para SUAPE, após denúncia do Blog.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

26/07


2021

Lupércio debate parcerias com FBC e Miguel Coelho

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), recebeu, hoje, o senador Fernando Bezerra Coelho, no Palácio dos Governadores, sede do Executivo Municipal. Na pauta, parcerias para a cidade e o reconhecimento dos avanços obtidos pela atual gestão. Também estiveram presentes o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Coelho Filho (DEM) e o deputado estadual Antônio Coelho (DEM). Além do vice-prefeito da Marim dos Caetés, Márcio Botelho.

O senador está fazendo uma série de visitas pela Região Metropolitana do Recife (RMR) e escolheu Olinda como primeira parada pelo destaque do desenvolvimento da cidade, com recuperação da receita e investimentos em infraestrutura, conquistas da gestão do prefeito, Professor Lupércio.  

A busca por parcerias é estratégica na gestão pública moderna para o desenvolvimento da cidade, caminho defendido e traçado por Professor Lupércio, desde que assumiu a Prefeitura em 2017. Por isso, a importância do diálogo constante, como explica o gestor. 

“O senador se colocou disponível para nos ajudar junto aos ministérios na atração de mais investimentos para a nossa cidade, sobretudo em áreas prioritárias como saúde e educação”, pontuou Lupércio. 

O gestor ainda frisou que ele e a cidade se sentem honrados pela presença do senador, Fernando Bezerra, do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e dos deputados Fernando Filho e Antônio Coelho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/07


2021

Para defender PSB, TCE detona Jarbas

EXCLUSIVO

A matéria está no site oficial do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o título "Resolução trata de despesas previdenciárias nos gastos de educação". Nela, o presidente do TCE apresentou justificativas para o uso de recursos da educação, por mais três anos, para pagar aposentadorias e pensões da FUNAPE, cobrindo o rombo da previdência estadual aumentado significativamente, nos últimos anos, pelas gestões do PSB. 

Para justificar a continuidade do uso de recursos da educação, mesmo desrespeitando o parágrafo sétimo do artigo 212 da Constituição, o TCE "detonou" o governo Jarbas Vaconcelos, encerrado no Estado em 2006. O site oficial do TCE aponta o ex-governador Jarbas Vaconcelos como o responsável pelo uso dos recursos da educação para pagar aposentados e pensionistas por mais de 20 anos, a partir de 2001. A culpa, segundo o TCE, seria de uma lei editada pelo governo de Jarbas. O TCE chegou a afirmar, textualmente, que a lei foi que retirava os recursos da educação foi "de iniciativa do então Governador Jarbas Vasconcelos".

Políticos ligados ao atual senador apontam suposta "ingratidão" do presidente do TCE, Dirceu Rodolfo, com o texto da matéria, publicado no site oficial do TCE, acusando Jarbas. Foi Jarbas quem indicou Dirceu Rodolfo pela primeira vez para conselheiro, em 2005. Ao indicar Dirceu, Jarbas desagradou o então presidente da Assembleia, Romário Dias, que também queria a vaga de conselheiro para si. Posteriormente, tanto Dirceu, quanto Romário viraram conselheiros do órgão. 

A matéria contra Jarbas está assinada pela Gerência de Jornalismo do TCE. Leia abaixo o publicado no site oficial do TCE contra Jarbas:

"A Resolução 05/2001 concedeu aos gestores o prazo de 10 anos para se adaptarem ao limite constitucional. 

Contudo, o Estado permaneceu fora do alcance do normativo por força da Lei Complementar Estadual nº 43/2002, que permitiu que uma parcela das despesas previdenciárias, chamada DOE (dotação orçamentária específica), que serve para constituição da reserva extraordinária de amortização do passivo atuarial existente na data de inscrição do segurado no FUNAFIN, fosse incluída para cumprimento do limite constitucional. 

A norma estadual decorreu do Projeto de Lei Complementar 1.146/2002 de iniciativa do então Governador Jarbas Vasconcelos e aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa, sob o fundamento de inexistirem ilegalidades ou inconstitucionalidades. 

O Projeto de Lei, após sanção do então Governador Jarbas Vasconcelos, foi convertido na Lei Complementar 43/2002, publicada em 03 de maio de 2002, passando a dispor, desde então, da presunção de sua constitucionalidade. 

Durante estes 18 anos de sua vigência, não se tem notícias de questionamentos da lei estadual junto ao Poder Judiciário, notadamente junto ao Supremo Tribunal Federal, por qualquer dos legitimados para tal iniciativa. 

Diante deste quadro normativo, a despeito de entender diferentemente do que legislado, conforme se depreende da Resolução nº 05/2001, o TCE se viu obrigado a respeitar a lei estadual durante todo o lapso temporal de sua vigência. 

No entanto, em agosto de 2020, o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de normas semelhantes de outros estados, que permitiam contabilizar tais despesas com aposentadorias e pensões de servidores inativos da educação estadual como gastos em manutenção e desenvolvimento de ensino."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha