FMO janeiro 2020

10/04


2020

O problema não é só a balança comercial

O Antagonista

O acirramento da disputa política do governo Jair Bolsonaro com a China pode trazer problemas ao Brasil que extrapolam a balança comercial, informa a Crusoé.

“A pandemia do coronavírus tem suscitado duas visões antagônicas sobre a China. Ao abafar os primeiros casos da Covid-19 em um mercado de frutos do mar em Wuhan, o país comunista postergou as medidas necessárias. A demora permitiu que o vírus se espalhasse e pegasse o mundo de surpresa. Quase 100 mil pessoas morreram com a doença no mundo, o que tem despertado muito rancor contra o regime chinês. Ao mesmo tempo, a China foi o país que mais se lançou para ajudar os demais, enviando médicos, remédios e equipamentos para o exterior. Também é um dos únicos que conseguiu elevar sua capacidade de produção e está em condições de exportar máscaras, luvas e respiradores. O país ainda será fundamental mais adiante. Como grande comprador de matérias-primas, a China será imprescindível na recuperação do mundo.”

Leia Leia a reportagem completa: AQUI


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima

10/04


2020

Magno, o calibre certo

Por Antonio Carlos Vieira*

O Magno é aquele jornalista sério e competente que não dorme no batente. Infalível com os fatos atuais e importantes, ele sacode no  implacável Blog do Magno. O mundo politico brasileiro e particularmente o pernambucano, são o principal foco do Magno Martins. 

Bem informado, as noticias quentes, importantes e entrevistas com personalidades nordestinas e brasileiras estão presentes todos os dias no Blog do Magno. O conjunto dessa atuação do Magno levou nesses 14 anos o seu Blog à  liderança no Nordeste, sendo um dos mais acessados do País.

Magno, receba desse seu amigo o meu forte abraço.

*Publicitário e ex-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda - Sinapro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

10/04


2020

2/3 desaprova atuação de Bolsonaro contra Covid-19

Por Jornal de Brasília

Apenas 33% da população do país aprova o desempenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no que diz respeito às medidas de combate ao novo coronavírus. A insistência em falar que o isolamento social é desnecessário, bem como a exaltação da hidroxicloroquina sem comprovação médica não tem agradado 67% dos brasileiros.

É o que mostra uma pesquisa encomendada pela revista Veja. O Congresso Nacional foi aprovado por 43% da população. Já os governadores, em média, contam com a positiva de mais da metade da população: 55%.

Mandetta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é aprovado por 74% dos brasileiros. No início da semana, Mandetta quase foi demitido por Bolsonaro, mas o presidente voltou atrás da decisão após sofrer pressão das Forças Armadas.

Ao contrário de Bolsonaro, Mandetta tem pedido à população para que fique em casa e respeite o isolamento social.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

10/04


2020

Magno é conhecido caçador de notícias em Brasília

Por Helena Chagas*

Conheço o Magno há muitos anos. Gastando sola de sapato correndo atrás da notícia no Congresso, no Planalto, onde ela estivesse. Porque o Magno é isso: um caçador de notícias, sejam elas quais forem, boas ou ruins, favoráveis ou desfavoráveis a quem quer que seja. Tive o prazer de trabalhar com ele em O Globo, e ali ele já mostrava seu dinamismo ao abastecer a Agência Globo - precursora dos serviços online- em tempo real. Magno é tempo real, realíssimo. A ponto de, 14 anos atrás, ter enxergado o que tanta gente demorou para perceber: a nova onda era o blog! Inquieto, ágil, às vezes ferino, o nosso Magno não deixou a notícia escapar ao longo desses anos em que fez uma ponte inédita entre Brasília e Recife.

Parabéns, Magno!

* Ex-diretora de Redação de O Globo em Brasília, atual editora do Tagreport, serviço de análise da conjuntura nacional acessível por meio de assinatura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/04


2020

Quem não leu o Poder, ficou sem saber

O PODER, que chega à mão dos leitores de segunda a sexta 19 horas, via WhatsApp, foi o único jornal do Estado a noticiar o cruel trucidamento do advogado paraibano, ontem, no luxuoso condomínio da Reserva do Paiva.

Está virando rotina O PODER veicular matérias com exclusividade.

Se você quer ficar bem informado, se não quer ficar por fora, assine agora mesmo O PODER.

É só tocar no link, seguir o passo a passo e não esquecer de salvar o nosso número nos seus contatos. 

Link: http://www.jornalopoder.com.br


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

10/04


2020

Covid-19: PE contabiliza 684 casos e 65 mortes

Por G1 - PE

Pernambuco registrou 129 novos casos de pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, nesta sexta-feira (10). Com isso, o estado totaliza 684 casos de pessoas infectadas. Foram confirmados, ainda, nove óbitos de pacientes com a doença e, com isso, o estado contabiliza 65 mortes pela Covid-19.

As mortes confirmadas no boletim da Secretaria de Saúde foram de duas mulheres e sete homens, com idades entre 38 e 87 anos, que faleceram entre a segunda (6) e a quinta (9).

O detalhamento dos municípios de residência dos pacientes e o número de pessoas curadas nesta sexta (10) não foi informado até a última atualização desta reportagem.

Na quinta-feira (9), Pernambuco confirmou outros 154 casos da Covid-19, fazendo com que o estado chegasse a 555 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O número era 423% maior do que os 106 casos registrados no dia 2 de abril.

Os óbitos confirmados na quinta foram de quatro mulheres e seis homens, com idades entre 49 e 93 anos. As mortes ocorreram entre o domingo (5) e a terça (7).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

10/04


2020

João Coutinho embarca no Governo Paulo Câmara

Do Blog do Elielson

O ex-deputado federal e presidente do PROS em Pernambuco, João Fernando Coutinho foi nomeado para a Assessoria Especial do Governador. Com isso, o PROS também embarca na Frente Popular.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

10/04


2020

Um Blog com Poder

Por Dra Cybele Roa*

São poucas as pessoas que conseguem ver o futuro da politica fora da caixa. Magno foi uma dessas pessoas. Há 14 anos saiu das mídias tradicionais para ter sucesso em uma mídia inovadora como a internet, trazendo sempre informações atualizadas aos seus leitores.

Criou um blog sério que é sinônimo de referência em todo nosso Estado, e que sempre traz as mais diversas novidades com seriedade e responsabilidade. Já virou rotina minha e de Pernambuco ler seu blog todos os dias.

Desejo que tenha mais sucesso nos anos que virão pela frente!

Meus cumprimentos ao também cidadão Arcoverdense Magno Martins.

*Vereadora e pré candidata a Prefeitura de Arcoverde


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Shopping Aragão

10/04


2020

Crime abala País, menos a mídia impressa de PE

Assassinado, ontem, na porta de entrada de um dos condomínios mais luxuosos de Pernambuco, cujo acesso o pagamento de pedágio é obrigatório, o advogado Levi Borges de Lima, 72 anos, foi destaque no noticiário nacional pela mídia tradicional, com exceção do Estado em que ocorreu a tragédia. 

Um caso desse era manchete em todos os jornais, não só pelo requinte da crueldade, mas por um detalhe que chama atenção: não se trata de um advogado qualquer. Levi, extremamente respeitado na vizinha Paraíba, era casado com uma juíza, pai de uma juíza e promotor público em seu Estado. Realmente, algo muito estranho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/04


2020

Sebrae: mais de 600 mil pequenas empresas fecharam

O Antagonista

Pelo menos 600 mil pequenas empresas fecharam as portas no Brasil e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus, estima levantamento do Sebrae divulgado pela CNN.

A pesquisa também mostra que 30% dos empresários tiveram de buscar empréstimos para manter seus negócios, mas mais da metade deles (59,2%) teve seus pedidos negados.

O levantamento foi feito pela internet e ouviu 6.080 microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte entre os dias 3 e 7 de abril.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/04


2020

Sob o latejo da emoção, Blog faz hoje 14 anos

A semana festiva em comemoração aos 14 anos deste blog teve seu start na segunda-feira com a apresentação da marca de liderança absoluta no Nordeste, disparado em Pernambuco, sem nunca ter perdido a posição de número um no ranking, com o dobro de acessos em relação ao segundo. Este ano, só com a série do Toncamissil, tratando de bastidores explosivos da briga familiar dos Campos do ex-governador Eduardo, alcançamos a marca de dois milhões de acessos.

Começamos segunda para encerrar hoje, data oficial da sua fundação. O inferno jogado à terra pelo Covid-19, o vírus da morte sem dó nem piedade, isolou as pessoas e nos impediu até de cortar um bolinho para lembrar o início dessa caminhada com muito suor, lágrimas, mas muitas manchetes para deixar nossos leitores a par de tudo.

O jeito foi aceitar os abraços do nosso público fiel por palavras, textos que se reproduziram ao longo da semana de figuras as mais ilustres: jornalistas, publicitários, políticos, empresários, poetas, artistas, leitores anônimos, enfim, quem se dispôs a abrir o coração.

Foram textos recheados de emoção, alguns me fizeram chorar, como o da poetisa Mariana Teles, jorrando em palavras o fogo ardente da sua alma poética que lateja versos até no caminhar pelas ruas da sua Tuparetama, no Sertão do Pajeú.

Revelações de carinho e respeito da vereadora Aline Mariano, minha ex-esposa, que me deu dois belos filhos: Magno Martins Filho e João Pedro. Provocações como a do deputado e seresteiro Sebastião Oliveira,  o Sebá, que me tratou de Boca de Brasa, alcunha do implacável Gregório de Matos. De ironias finas como a do publicitário Edinho Barbosa, que disse não aconselhar ninguém a me enfrentar como inimigo.

E por aí afora. Foram textos belíssimos e admiráveis, alguns relembrando momentos históricos como o do jornalista José Maria Trindade, hoje na Jovem Pam em Brasília, dizendo que fui apresentado a ele pelo Senhor Diretas Ulysses Guimarães e de tantos outros, como o do jornalista José Nêumanne Pinto, do Estadão em São Paulo, que tratou da minha coragem quase me comparando a um novo Lampião, o rei do cangaço da escrita como arma feroz para dizimar os adversários.

Enfim, foram tantos que fiquei tonto de tanta emoção. O que era bom está chegando ao fim. Ao longo do dia de hoje, o verdadeiro que celebra os 14 anos, vou postar as últimas homenagens que enchem minha caixa do correio eletrônico, como a da jornalista Helena Chagas, filha do meu saudoso amigo Carlos Chagas, prefaciador de um dos meus livros.

Helena foi minha chefe no jornal e na Agência O Globo, sucursal de Brasília. Convidada por Dilma, assumiu a Secretaria de Comunicação na sua primeira gestão e hoje produz um serviço de informações e análises da conjuntura nacional para assinantes, entre os quais me incluo e recomendo.

Uma feliz Páscoa!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/04


2020

Bolsonaro espera retomada de atividades até quatro meses

Por Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que espera a normalização da atividades do país em menos de "três ou quatro" meses, para não haver, segundo ele, uma complicação no cenário econômico. Ao citar os gastos de cerca de R$ 600 bilhões para programas de combate à pandemia do novo coronavírus e manutenção de empregos e renda das empresas, o presidente comparou a situação às margens de um rio após a destruição de uma ponte.

"Estamos com esses R$ 600 bilhões mantendo a comunicação com as duas margens do rio, só que temos um limite, acredito que três meses ou quatro meses fica complicado, então a gente espera que as atividades voltem antes disso", afirmou durante sua live semanal transmitida pelo Facebook.

Bolsonaro voltou a defender o fim do isolamento social amplo para pessoas fora dos grupos de risco da covid-19, como idosos e pessoas com doenças crônicas. "Por mim, quem tem menos de 40 anos já estaria trabalhando, porque nós deveríamos, no meu entender, partir para o isolamento vertical", disse.

O presidente lembrou decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que assegurou a autonomia de governos estaduais e prefeituras para determinar medidas de fechamento de comércio e isolamento social, e disse que quem se sente prejudicado por essas decisões deve cobrar os governadores e prefeitos. Ainda de acordo com presidente, no entanto, alguns estados e cidades já estão retomando as atividades, como ele defende.

"Eu tenho certeza que brevemente isso tudo estará resolvido. Tenho notícias que alguns governadores, alguns prefeitos também, [em] cidades que não tem ninguém detectado com o vírus, está sendo liberado [o comércio] pelo respectivo governador", afirmou.

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus totalizou 941, segundo atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira. Ao todo, o Brasil registrou 141 mortes e 1.930 novos casos confirmados nas últimas 24 horas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/04


2020

Coluna da sexta-feira

O “Auxílio Pipoca”

O alastramento da crise social do coronavírus levou a União a dar uma ajuda de R$ 600 aos trabalhadores informais, contemplando em torno de 30 milhões de brasileiros. Alguns Estados e prefeituras com mais robustez econômica copiaram a ideia para amenizar o sofrimento de uma legião jogada à sarjeta pela paralisação da atividade econômica. Em Salvador, capital nordestina que vem servindo de referência mundial no enfrentamento ao terror do Covid-19, o prefeito ACM Neto (DEM) criou o “Salvador por todos”, uma ajuda de R$ 270 para trabalhadores informais, sendo R$ 200 para alimentação e R$ 70 para a compra do gás.

Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a distribuição de um cartão-alimentação para cerca de 240 mil estudantes da rede pública estadual, durante o período de suspensão de aulas por causa da pandemia do novo coronavírus. O benefício, no valor de R$ 50, contempla alunos em situação de vulnerabilidade e que dependem da merenda fornecida pelas escolas, em todas as regiões do Estado. Esse valor tem previsão de ser repassado aos estudantes a partir do dia 20 de abril.

No entanto, a partir da próxima segunda-feira, é possível acessar o site Educação PE e fazer uma consulta para saber se têm direito ao benefício. A iniciativa, segundo o Governo do Estado, recebeu um investimento de R$ 12 milhões e tem como base os dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal. O valor de R$ 50 só pode ser utilizado em compras de produtos alimentícios, de acordo com as regras estabelecidas pelo Governo.

É fato que a crise econômica atual já repercute na arrecadação do ICMS pelos Estados e nas transferências constitucionais. Mas, convenhamos, uma ajuda de R$ 50 é muito pouco. Lideranças da oposição, em sigilo, chegaram a batizar o gesto do Estado de “Auxílio Pipoca”. É compreensível o rebate da oposição. Em números reais, R$ 50 por mês dá uma média de R$ 1,67 por dia, três refeições no valor de R$ 0,56 cada.

“Não dá para comprar nem um saco de pipoca para dividir por refeição com a família”, ironiza um parlamentar. Sinceramente, se o Estado está quebrado, como se desconfia, principalmente depois que o governador e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, compraram uma briga gratuita com o presidente Bolsonaro, que só faz desviar recursos que viriam para cá em direção a outros Estados, melhor não dá esse tipo de ajuda, uma migalha diante do sofrimento do povo.

Medidas cearenses – No Ceará, o governador Camilo Santana (PT) reduziu os impactos dos efeitos do Covid-19 no Estado com um pacote de medidas, entre elas a suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda, suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência e o lançamento de edital para artistas, que farão apresentações on-line. Conforme Camilo Santana, a suspensão da cobrança de água vai atingir 338 mil famílias em Fortaleza e Região Metropolitana. Já a suspensão da tarifa de contingência vai beneficiar 221 famílias da Grande Fortaleza.

Ação judicial– Uma ação civil pública do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren/PE) solicitou o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual à categoria e o afastamento de profissionais que façam parte dos grupos de risco do novo coronavírus. Diante disso, a Justiça Federal de Pernambuco deu um prazo de 72 horas, a partir da última quarta-feira, para que o Governo de Pernambuco se pronuncie sobre as solicitações. Entre os pedidos, estão o fornecimento de equipamentos como máscara de proteção respiratória e gorro ou touca para os profissionais que realizam procedimentos como aspiração traqueal, ventilação mecânica e ventilação manual. O Conselho também pede a distribuição de óculos ou protetor facial, avental ou capote e luvas.

Os que já receberam – Cerca de 2,5 milhões de pessoas já receberam, ontem, primeiro dia, a primeira parcela do auxílio emergencial no valor de R$ 600 anunciados pelo Governo para trabalhadores informais. Os primeiros a receber foram aqueles que estão no Cadastro Único do Governo Federal, mas não recebem Bolsa Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa. O benefício será creditado na conta poupança de 2.150.497 clientes da Caixa e na conta de 436.078 clientes do Banco do Brasil. O total disponibilizado foi de cerca de R$ 1,5 bilhão.

Pacto pela morte – O Pacto pela Vida em Pernambuco virou, literalmente, letra morta, o Pacto pela Morte. Ontem, o advogado Levi Borges Lima, 72 anos, foi morto a tiros, em frente a um condomínio na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. O crime aconteceu na portaria do imóvel e teria sido praticado por dois homens, que fugiram. As câmeras do condomínio apontam que o advogado chegava ao local no próprio carro, ao lado da esposa, quando foi rendido com uma arma na cabeça. Ele abriu a porta e desceu do veículo. Nesse momento, o criminoso atirou e ele caiu em frente ao portão de visitantes.

CURTAS

FEITOSA NO PÁREO – Antecipei, ontem, neste blog, que o deputado Alberto Feitosa, expulso do SD, o Partido da Solidariedade, por divergências com a direção estadual, já assinou a ficha de filiação ao PSC, no Estado presidido pelo deputado federal André Ferreira. Feitosa já vinha assumindo um discurso de confronto com o PSB, tanto na Assembleia, contrariando o governador Paulo Câmara, quanto nas políticas adotadas pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, principalmente agora com as medidas de enfrentamento ao Covid-19, o vírus que ameaça de morte o planeta. Convidado por Ferreira e seu irmão, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, Feitosa aceitou o desafio de disputar a Prefeitura do Recife.

EVANGÉLICOS E POLICIAIS – De largada, com o apoio do PSC e dos Ferreira, Alberto Feitosa agrega bom segmento do voto evangélico crescente no Estado, principalmente na capital, isso sem falar no segmento da polícia. Egresso da Polícia Militar, Feitosa tem o respaldo e o respeito da categoria, a quem representa na Assembleia Legislativa desde o seu primeiro mandato. O PSC já costura, inclusive, uma aliança com um partido de centro para embalar o projeto da disputa da sucessão de Geraldo Júlio com candidatura própria.

BLOQUEIO SUSPENSO – A pedido do Senado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu liminar que determinou o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário para que as verbas sejam aplicadas em ações de combate ao coronavírus. A Casa alegou, em recurso, que o bloqueio era “uma grave lesão à ordem pública decorrente da indevida interferência do Poder Judiciário no Poder Legislativo”. A decisão do bloqueio foi do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal do Distrito Federal. Por ele, o bloqueio dos fundos eleitoral e partidário implicaria em não fazer o depósito do valor pelo Tesouro Nacional.

Perguntar não ofende: Vale dar R$ 50 ou seria melhor evitar igual constrangimento?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Magno, sua equipe e aos frequentadores do Blog. Aproveitem esse momento de reflexão pra ver, rever, orar, buscar e juntar as pequenas coisas que ficaram no caminho. É momento de integração com a família e todos que queremos bem. Ter fé e crer que bons ventos viram depois da calmaria... Feliz Páscoa!

marcos

E ainda tem gente defendendo um LADRÃO desse.

marcos

Para quem não aguenta mais Corrupção e quiser ter acesso ao processo. Tribunal de justiça do Estado de São Paulo. Comarca de São Bernardo do Campo, 1 Vara de Família e sucessão. Número do processo : 1010986-60.2017.8.26.0564.Inventario e partilha. Inventariante ativo e Herdeiro : Luiz Inácio Lula da Silva. Pesquisem pra ter certeza do Roubo desse Bandido.

Fernandes

Bozonaro em declínio terminal. O choque monumental produzido pelo novo coronavírus e, em especial, a incompetência do Bozonaro, escancarada na forma como vem reagindo ao desafio, provocou imenso desgaste.

Francisco de Assis

Bom dia,ontem pela manhã ouvi essa notícias na rádio, fiquei envergonhado com o secretário de educação de Pernambuco em falar que foi feito estudos que os 50 reias era possível a criança se alimentar, faço aqui o desafio senhor secretario de 50 reias ao filho seu e veja se ele faz esse milagre, é vergonhoso pra um estado igual ainda gente e vi a público anunciar isso,.acorda Pernambuco.



10/04


2020

Terceira via tira favoritismo do PSB em Ipojuca

O PSB, que já faz planos para retomar a Prefeitura de Ipojuca, a galinha dos ovos de ouro da Região Metropolitana, que se cuide. Bom de voto, carismático e com cheiro de povo, o presidente da Câmara, Albérico da Cobal, está surgindo como o elo de uma movimentação envolvendo novas e experimentadas  lideranças para sair candidato a prefeito numa aliança encabeçada pelo PP.

Vereador mais votado na eleição passada, serviços prestados ao município, principalmente pela sua atividade econômica geradora de emprego no município, Albérico desponta e está sendo visto na prática como a liderança capaz de consolidar a chamada terceira via na batalha eleitoral em busca de tomar a Prefeitura do controle do PTB.

Albérico atraiu para o PP, sob as benções, o entusiasmo e apoio do presidente estadual, Eduardo da Fonte, uma competitiva chapa de candidatos a vereador. São quatro vereadores de mandato: Gilmar Costa, Olavo Aguiar, Pastor Rildo e Paulo Nascimento, além de inúmeros pré-candidatos sem mandatos, mas com envergadura eleitoral.

Albérico da Cobal conta também com o apoio do ex-prefeito Pedro Serafim, hoje uma das lideranças populares mais respeitadas e amadas pela população. Também já engajados os empresários Francisco Dourado e Marco Antônio Dourado, donos da Usina Ipojuca. 

De largada, essa terceira via já elimina o favoritismo do PSB,  que tem como pré-candidato o ex-prefeito Carlos Santana. Quem trabalha incansavelmente nos bastidores para viabilizar Albérico é o presitente municipal do PP, Irmão Clécio Trindade, pré-candidato a vereador, com amplas chances de sair das urnas como um dos mais votados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Albérico está na foto como Cristo na cruz, no meio de dois Ladrões. Dudu da Fonte e Pedro Serafim. Kkkl



10/04


2020

Covid-19: Igreja de Malafaia proibida de realizar cultos

O Globo - Por Ancelmo Gois

O desembargador Agostinho Teixeira, da 13ª Câmara Cível do TJ do Rio, concedeu ontem liminar para determinar que a igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, comandada por Silas "Sempre Ele" Malafaia, abstenha-se de realizar cultos presenciais no Estado do Rio enquanto durar a calamidade pública por causa da Covid-19. Acatou recurso do MP do Rio, que alegou desrespeito de Malafaia quanto à determinação de isolamento social. Caso o pastor desrespeite a decisão, pagará R$ 10 mil por culto realizado.

Decisão acata pedido feito pelo MP do RioDecisão acata pedido feito pelo MP do Rio | Alexandre Cassiano


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/04


2020

Saúde: Brasil tem 127 mil casos à espera de testes

Estadão Conteúdo

O secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, aformou ontem, que o País tem registros de 127 mil casos que esperam exames para averiguar possível contaminação pelo novo coronavírus. Apesar do volume, segundo ele, há disponibilidade suficiente de testes para esta e para a próxima semana.

São pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Entre eles podem haver contaminados pelo vírus da covid-19 ou por outros vírus respiratórios.

“Estamos nesta semana distribuindo 320 mil testes. Temos 127 mil casos registrados no nosso sistema para realizar a investigação laboratorial. Então, para esta semana e para a próxima, temos uma folga importante”, afirmou.

Ao todo, até o dia 7 de abril, foram realizados 153.961 testes em pacientes com SRAG para identificar tanto covid-19 quanto influenza e outros vírus respiratórios. Desse total, 62.985 foram específicos para covid-19, com 13,7 mil resultados positivos, segundo dados do Ministério da Saúde.

A previsão da pasta é a de que o Brasil alcance 100 mil casos confirmados de covid-19 nas próximas duas semanas. Os dados atualizados até esta quinta mostram 17.857 pessoas infectadas e 941 mortes.

A ordem do ministério é para que sejam submetidos a testes apenas pessoas internadas com SRAG ou que estão nas chamadas unidades sentinelas da rede de saúde.

“É fundamental que esses recursos sejam bem administrados pelas secretarias estaduais. Não é para testar casos de SRAG que não sejam internados ou não sejam por meio da vigilância sentinela. Se acabar o teste, não temos como suprir imediatamente”, disse o secretário.

Esse critério de aplicação de testes é a explicação do ministério para os 5,3% de taxa de letalidade do novo vírus no Brasil. Como apenas os casos mais graves são submetidos à investigação mais detalhada, a tendência é que taxa seja superior a de países que ampliam os exames para pacientes com sintomas leves.

“Com esse critério, a tendência é que a letalidade continue nesse patamar de 4% ou 5%. É o comportamento de quase todos os países que têm essa maneira de fazer testagem. Naqueles que testam em massa, também os casos leves, claro que a letalidade têm tendência a cair”, afirmou João Gabbardo, secretário-executivo do ministério.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/04


2020

Bolsonaro vai recorrer de decisão sobre isolamento

Por Estadão Conteúdo

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira, dia 9, que o governo federal vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que confirmou que Estados e municípios têm autonomia para adotar medidas de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus.

"Tá na tela aqui na frente a decisão de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Tem até um lado positivo - a gente vai recorrer, mas tem um lado positivo. Dizendo claramente que quem é o responsável por ações como imposição de ações como distanciamento e isolamento social, quarentena, suspensão de atividades - você que está sem trabalhar, né - bem como aulas, restrições de comércio, atividades culturais, e a circulação de pessoas. Quem decide isso é o respectivo governador ou prefeito", afirmou Bolsonaro durante a live desta quinta.

Na noite de quarta, Moraes decidiu que Estados e municípios podem omar medidas de distanciamento social independentemente de ordens contrárias do governo federal. A decisão representa uma derrota para o presidente, que defende o que ele chama de "isolamento vertical", em que apenas as pessoas que pertencem a grupos de risco da covid-16 evitam sair de casa.

A defesa do presidente pela retomada das atividades virou um ponto de atrito entre o mandatário e diversas outras autoridades, inclusive chefes de Estados e prefeituras, além do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

"Então a responsabilidade - se você tem algum problema no teu Estado, acha que a quarentena, as medidas tomadas pelo seu Estado estão te prejudicando - o fórum adequado para você reclamar é o respectivo governador, respectivo prefeito", comentou Bolsonaro durante a live. Na visão do mandatário, as autoridades deveriam evitar travar a economia.

A decisão do ministro do STF não afastou a possibilidade do governo federal também adotar medidas restritivas, apenas afirmou que o Planalto não tem o poder de derrubar as restrições impostas pelo Estado ou pelo município.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


10/04


2020

Eduardo quer fazer carreata na rua em meio à pandemia

Por Revista Forum

O deputado federal Eduardo Bolsonaro disse ontem, que “o sistema” utiliza a pandemia de coronavírus para “desestabilizar” seu pai, o presidente Jair Bolsonaro.

Em vídeo compartilhado no Twitter, Eduardo culpa a imprensa por “fala exclusivamente da questão da pandemia” e os governadores. Segundo ele, são “autoritários” que se valem da pandemia para proibir manifestações, novamente falando contra as medidas de isolamento, recomendadas por especialistas para conter a transmissão do vírus.

“Esse pessoal, que até ontem tinha dificuldade de transitar nas ruas devida a sua baixíssima moral, hoje estão se sentindo confortáveis de botar as asinhas de fora e dizer o que você e eu devemos fazer”, disse Eduardo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores