Lavareda

05/12


2020

Coluna do sabadão

Um drible na Constituição

Há muitos trechos da Constituição que, por estarem redigidos de forma extremamente cristalina, não admitem nem mesmo possibilidade de interpretações divergentes. Um desses casos é o do parágrafo que trata sobre a reeleição de membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Está bastante claro ali que, na eleição seguinte àquela ocorrida no primeiro ano de cada legislatura, nenhum membro das Mesas Diretoras pode ser reeleito para o mesmo posto.

Portanto, diante dos questionamentos sobre a possibilidade do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) se reelegem para as presidências de suas casas legislativas em 2021, terceiro ano da atual legislatura, a resposta de qualquer um que leia o texto constitucional é um certeiro “não”.

Mas não é o que começou a ocorrer ontem. Liderados pelo relator Gilmar Mendes, outros quatro ministros (Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Kassio Nunes Marques) consideraram essa reeleição possível, em clara contradição com o texto constitucional. Uma única exceção, bastante pífia, foi levantada pelo novato Nunes Marques, para quem Maia não poderia se reeleger por já ter se beneficiado com a reeleição em 2019. Até o fim da tarde de ontem, apenas Marco Aurélio Mello tinha sido contrário, defendendo a Constituição.

Se parlamentares vivem recorrendo ao STF para resolver suas desavenças, é porque sabem que os ministros sempre estarão dispostos a atropelar a Constituição em nome de conveniências políticas.

Foi assim em 2016, quando Lewandowski, então presidente da corte, ignorou o parágrafo único do artigo 52 para permitir que Dilma Rousseff sofresse o impeachment sem perder seus direitos políticos. Tem sido assim nos casos de afastamento de parlamentares fora das condições estabelecidas nos artigos 53 e 55. E, agora, tudo indica que os ministros farão o mesmo com o artigo 57. Em todos esses casos, trata-se de textos bastante claros, e não nos parece que nem parlamentares nem ministros tenham algum tipo de deficiência cognitiva que os impeça de capturar o sentido das palavras ali escritas. Lamentável.

Eriberto vence – O deputado Eriberto Medeiros (PP) foi reeleito para a Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele recebeu 31 votos e, com isso, derrotou o petebista Álvaro Porto, que contabilizou apenas 14. Houve um voto branco e um nulo. Esta é a terceira vez consecutiva que Eriberto Medeiros vai ocupar a Presidência da Casa. A primeira foi em 2018, após a morte do ex-presidente Guilherme Uchoa. O pepista assume novo mandato em 1º de fevereiro de 2021 e seguirá à frente da Alepe até 31 de janeiro de 2023.

Só uma mulher – Em eleição realizada hoje, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) definiu os membros da Mesa Diretora para o próximo biênio. A deputada Alessandra Vieira (PSDB) vai ocupar a quarta-secretaria sendo a única mulher a ocupar uma vaga como titular na mesa diretora da Alepe. “Conquistamos mais um espaço importante no nosso mandato e mais uma oportunidade de presença e trabalho da liderança feminina na política. Ocupar como titular esta cadeira na Mesa Diretora da Alepe e contar com as suplências das deputadas Dulcicleide Amorim, Simone Santana e Fabíola Cabral significa que poderemos articular junto à Casa ainda mais ações em prol das pernambucanas e pernambucanos aproximando ainda mais a população da Assembleia Legislativa, que é a Casa de todos nós”, declarou a parlamentar.

Nova distribuição de cargos – O governo Bolsonaro já deu sinal verde para uma nova redistribuição de cargos com o objetivo de influenciar a disputa pelo comando da Câmara dos Deputados. Não só ministérios, mas postos cobiçados no segundo escalão já estão na mira de partidos do Centrão para consolidar a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL), nome que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro. Integrantes do Centrão acreditam na máquina do governo para consolidar o nome de Lira, independentemente da votação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de reeleição para os comandos da Câmara e do Senado.

Absolvido – A Justiça absolveu o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) da acusação de 'rachadinha' na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), um esquema de apropriação de parte dos salários de servidores quando ele era deputado estadual, entre os anos de 2003 e 2006. A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Henrique Pita Duarte na quinta-feira. Cabe recurso da decisão. A acusação tinha sido feita pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal, mas foi encaminhada ao Tribunal de Justiça de Alagoas porque fatos sem relação com o mandato não ficam mais no STF. A absolvição aconteceu no mesmo dia em que foi tornada pública a denúncia que indicava que Lira havia comandado o esquema quando era deputado estadual na ALE.

CURTAS

ACIDENTE – Pelo menos 10 pessoas morreram na queda de um ônibus de turismo de um viaduto na BR-381, na altura de João Monlevade (MG), informa o jornal mineiro O Tempo. 20 pessoas ficaram feridas. Relatos iniciais indicam que o veículo despencou de uma altura aproximada de 15 metros e pegou fogo após a queda.

CAIXA – Hoje, 755 agências da Caixa Econômica Federal (CEF) abrem, em todo o Brasil, para atender beneficiários do Auxílio Emergencial e Auxílio Emergencial Extensão, liberados pelo governo federal. O funcionamento dos bancos acontece das 8h às 12h. Em Pernambuco, funcionam 45 unidades.

Perguntar não ofende: Álvaro Porto foi traído ou vítima do rolo compressor?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

A esquerda enlutada convida todos para a missa de sétimo dia do PT neste Domingo. Desde já agradece esse ato de fé cristã.

marcos

Enquanto a maioria dos países está quebrada, o Brasil cresce 7.7% . A esquerda Corrupta e incompetente mete o dedo no cu e rasga. Kkkkkkk

marcos

Paraná pesquisas mostra com clareza a vitória do nosso Presidente Mito Jair Bolsonaro em 2022, não tem pra ninguém, só dá o mito.

marcos

Bom dia Gretchen ( Nehemias Fernanda Jaques ) a bicha gorda e careca do cabo de santo Agostinho. Tas conseguindo sentar arrombado? Contaram que tua passagem na Charneca ontem foi violenta. ..kkkkkkkk

Fernandes

Incompetência de Bolsonaro leva Brasil ao caos social e econômico, quem gosta é marcos Lolita mamador de piroca o queima rosca de camaragibe.


ALEPE

04/12


2020

Adalto cede e Romero é suplente por um voto

Houldine Nascimento, da equipe do blog

Além da disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, vencida com folga pelo deputado Eriberto Medeiros (PP), o outro bate-chapa que ocorreu na eleição para a Mesa Diretora foi pela sétima suplência. Romero Albuquerque (PP) concorreu com Adalto Santos (PSB) pela vaga. A apuração revelou que o pepista obteve 23 votos, enquanto o adversário socialista recebeu 22.

O mínimo necessário para vencer o pleito é de 25 votos, maioria absoluta da Alepe, composta por 49 parlamentares. Pelos números, haveria uma nova disputa, mas o deputado Adalto abriu mão e Romero ficou como suplente. O deputado do PP agradeceu ao colega do PSB pela posição tomada e festejou a vitória por apenas um voto de diferença.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Magno, se conselho fosse bom não se dava. Vendia. Mesmo assim vou me atrever a aconselhar o nobre e experiente jornalista. Não escreva com o fígado. O rancor e a raiva são péssimos conselheiros. Escreva com a razão, com os fatos e as variáveis mais importante sobre o assunto. Sim, uma pitada de amor também é importante para as crônicas e previsões. Apostas é para loteria esportiva e jogo de bicho. Não acredito que seja você que está fazendo essas postagens. Está deixando por conta da meninada que, por mais competente que sejam, não tem o traquejo, a experiência, a visão política do antigo Magno Martins. Que Deus te ilumine.


O Jornal do Poder

04/12


2020

Confira a nova composição da Mesa Diretora da Alepe

Na tarde de hoje, os deputados estaduais pernambucanos votaram para eleger a nova Mesa Diretora da Casa. O atual presidente, deputado Eriberto Medeiros (PP), foi reeleito com 31 votos, derrotando o seu adversário, Álvaro Porto (PTB), que recebeu apenas 14. Confira abaixo a lista completa da nova formação da Mesa:

PRESIDÊNCIA: Eriberto Medeiros (PP)

1ª VICE - PRESIDÊNCIA: Aglailson Victor (PSB)

2ª VICE - PRESIDÊNCIA: Manoel Ferreira (PSC)

1ª SECRETARIA: Clodoaldo Magalhães (PSB)

2ª SECRETARIA: Cleiton Collins (PP)

3ª SECRETARIA: Rogério Leão (PL)

4ª SECRETARIA: Alessandra Vieira (PSDB)

SUPLENTES

1ª SUPLÊNCIA: Antônio Fernando (PSC)

2ª SUPLÊNCIA: Simone Santana (PSB)

3ª SUPLÊNCIA: Joel da Harpa (PP)

4ª SUPLÊNCIA: Henrique Queiroz Filho (PL) 

5ª SUPLÊNCIA: Dulci Amorim (PT)

6ª SUPLÊNCIA: Fabíola Cabral (PP)

7ª SUPLÊNCIA: Romero Albuquerque (PP)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

04/12


2020

Presidente da Alepe comenta maiores desafios após reeleição

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

O deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) seguirá na Presidência da Alepe até 31 de janeiro de 2023. Ele recebeu 31 votos de 47 parlamentares que compareceram à votação, hoje. Ao blog, ele fala sobre os principais desafios à frente da Casa após ser reeleito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Clodoaldo segue na 1ª Secretaria da Alepe

Por Houldine Nascimento - da equipe do blog

O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) também atingiu a votação para permanecer à frente da 1ª Secretaria da Alepe. O parlamentar era candidato único para o posto e não enfrentou dificuldades no pleito: recebeu 43 votos de 47 possíveis.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

04/12


2020

Eriberto impõe derrota acachapante a Porto

Por Houldine Nascimento, da equipe do blog

O deputado Eriberto Medeiros (PP) foi reeleito para a Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele recebeu 31 votos e, com isso, derrotou o petebista Álvaro Porto, que contabilizou apenas 14. Houve um voto branco e um nulo. 

Esta é a terceira vez consecutiva que Eriberto Medeiros vai ocupar a Presidência da Casa. A primeira foi em 2018, após a morte do ex-presidente Guilherme Uchoa. O pepista assume novo mandato em 1º de fevereiro de 2021 e seguirá à frente da Alepe até 31 de janeiro de 2023.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

MARCOS MORAIS

E geralmente os candidatos que você diz que irão ganhar perdem de lavada.

MARCOS MORAIS

Como eu já havia dito antes Magno você não acerta uma. Todas as suas análises a respeito de eleições dão erradas.



04/12


2020

Duque e Márcia Conrado participam da ordem de serviço do Sesc

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), e a prefeita eleita, Márcia Conrado, participaram, ontem, da abertura oficial da 21ª Exposerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada. O evento acontece de 03 a 05 de dezembro em formato híbrido, de acordo com os protocolos da Covid-19. As informações são do blog do Júnior Campos.

Durante a solenidade de abertura do evento promovido pela CDL Serra Talhada e SindCom, com apoio do Sebrae, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras do SESC – Serviço Social do Comércio, que juntamente com o Senac receberá um investimento na ordem de R$ 35 milhões do Sistema S.

O Sesc Serra Talhada será um complexo de lazer para atender os trabalhadores do comércio e seus familiares, além do público em geral. Construída em terreno doado pela Prefeitura Municipal, a unidade contará com parque aquático multifuncional, com restaurante panorâmico e academia de ginástica, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, lanchonete, bloco administrativo, estacionamento e o Armazém Social Empreendedorismo, um espaço de multiuso com área útil de 6 mil metros quadrados.

O prefeito Luciano Duque parabenizou os organizadores da 21ª Exposerra e agradeceu ao Sistema S, em nome do presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, pelos investimentos em Serra Talhada. “Com muito orgulho pudemos anunciar o início das obras do Sistema S em Serra Talhada, que contará com as unidades do Sesc e Senac. Inicialmente demos a ordem de serviço do Sesc, um equipamento voltado para o lazer, com parque aquático, restaurante, academia, campo de futebol, um equipamento grandioso que terá um papel de grande importância e relevância sociológica para o nosso povo”, afirmou.

A prefeita eleita, Márcia Conrado, destacou a capacidade de reinvenção da Exposerra e reafirmou seu compromisso em fortalecer as parcerias exitosas em sua gestão a partir de 2021. “É um imenso prazer participar da abertura da 21ª Exposerra, que esse ano acontece em formato híbrido devido à pandemia da Covid-19. Aproveito para parabenizar a CDL, o Sindicom, o Sebrae e todos os demais envolvidos, que demonstraram uma grande capacidade de se reinventarem, não deixando de realizar esse grandioso evento, que aquece a nossa economia e fortalece toda a nossa região. Como prefeita eleita, reafirmo o compromisso da gestão municipal em continuarmos fortalecendo todas essas parcerias importantes para Serra Talhada”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Votação encerrada

Houldine Nascimento, da equipe do blog

Após mais de 1h30, a votação chega ao fim na Alepe. A expectativa se volta à apuração, que revelará o novo presidente da Casa. Os deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Antônio Coelho (DEM) foram chamados à mesa pelo parlamentar Guilherme Uchôa Júnior (PSC), que conduz o processo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2020

Sai, enfim, a nova estrada Sertânia a Albuquerquené


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores