O Jornal do Poder

25/09


2020

SIMPERE protesta contra o retorno de aulas presenciais

Do G1/PE

Um ato com cruzes, caixões e carteiras escolares aconteceu, na manhã de hoje, no Pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife. A ação foi realizada em protesto contra o decreto que determina a volta às aulas presenciais no estado, a partir de 6 de outubro, para alunos do 3º ano do ensino médio.

A manifestação foi feita pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere). De acordo com participantes do ato, a retomada das atividades coloca em risco a saúde de alunos, parentes e professores. Em Pernambuco, os estudantes estão com as aulas presenciais suspensas desde março, como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Simpere, "a estrutura das unidades escolares é precária, e é comum faltar produtos de higiene, ventilação nas salas de aula, além de existirem unidades em que falta água". Em nota, a Secretaria de Educação do Recife afirmou que "o fornecimento de material de limpeza é permanente nas escolas da rede municipal de ensino, assim como o abastecimento de água".

O decreto que autoriza a retomada das atividades presenciais nas escolas foi anunciado na segunda-feira (21). Está prevista uma retomada escalonada para estudantes do ensino médio, técnico concomitante (cursado junto com o ensino médio) e subsequente (após a conclusão do ensino médio), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No dia 13 de outubro, devem voltar às aulas os estudantes do 2º ano e, em 20 de outubro, os alunos do 1º ano, de cursos técnicos e EJA. Ainda não há uma data definida para o retorno das turmas dos ensinos infantil e fundamental. As aulas dos cursinhos pré-vestibulares e ensino superior foram retomadas em 8 de setembro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

joao carlos da silva

Um absurdo esse movimento. Quase todo mundo já voltou a trabalhar e outros, sequer deixaram de trabalhar em face a pandemia, como por exemplo, o pessoal dos supermercados, padarias e farmácias e não se tem notícias de nenhum genocídio nessas áreas. O fato é que os professores estão ganhando fazendo de conta que dão aulas online, mesmo se sabendo que a maioria dos estudantes sequer tem computador e assim, estão recebendo salários sem prestar serviço. O que desejam na realidade é perpetuar a COVID. FALTA COMPROMISSO COM A SOCIEDADE.


Potencial Pesquisa & Informação

25/09


2020

Carreata marcará início da campanha de Célia em Ipojuca

A candidata à reeleição à Prefeitura do Ipojuca, Célia Sales (PTB), dará início à sua campanha, neste domingo, dia 27/09, com uma carreata pela cidade. A carreata sairá do QG 14, em Nossa Senhora do Ó, às 14h. Juntamente com a candidata, estarão a sua vice, Patrícia de Leno (Podemos), o deputado estadual Romero Sales Filho e os mais de 150 candidatos a vereador.

A coligação “Por Amor a Ipojuca e ao Ipojucano” que está junto com Célia Sales nessa eleição, reúne, com o PTB, um total de 14 partidos: Podemos, PSD, PSDB, PSL, PRTB, Republicanos, PMN, Cidadania, PV, Rede Sustentabilidade, PL, PSC e DEM. “Esse amplo apoio que conquistamos é resultado de uma grande articulação e uma prova da confiança que estes partidos têm de que somos o melhor para Ipojuca. O povo ipojucano entendeu que o caminho escolhido, de cuidarmos das pessoas, trouxe mais saúde, educação, segurança", ressalta Célia.

Antes da carreata tomar as ruas de Nossa Senhora do Ó, um adesivaço será realizado a partir das 10h30 também no QG14. “Estamos confiantes com o momento que se aproxima para que possamos reafirmar nosso compromisso de cuidado com os ipojucanos e com a cidade", enfatiza Célia Sales.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

25/09


2020

Fundaj e Correios lançam selo postal de Clarice Lispector

Clarice Lispector escreveu diversas cartas. Parte delas dedicada às irmãs, no período em que passou distante do Brasil junto ao esposo diplomata. Quarenta e três anos após sua morte, a escritora será homenageada com um selo comemorativo pelo primeiro centenário do seu nascimento. A iniciativa dos Correios será lançada, no Recife, na próxima quarta-feira (30), às 17h, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A cerimônia virtual estará disponível no canal da Instituição no YouTube (link: https://bit.ly/366643N).

Para a honraria, apenas duas capitais brasileiras foram escolhidas para o lançamento: o Recife e o Rio de Janeiro – lugares onde morou Clarice Lispector. “Não é a primeira homenagem à escritora que integramos. Em abril, dedicamos 18 horas de programação a ela, a ‘cidadã do mundo’. Essa parceria reflete o empenho desta Casa com a literatura, a memória e Clarice. Inúmeros são nossos projetos para manter viva sua memória de menina, que viveu e foi feliz no Recife até os 14 anos”, comemorou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

A cerimônia de obliteração do selo comemorativo será realizada pelo presidente da Fundaj e o superintendente dos Correios em Pernambuco, Ademar Morais. Na sequência, a programação do lançamento, em Pernambuco, contará com palestra da antropóloga e escritora Fátima Quintas, detentora da cadeira 31 da Academia Pernambucana de Letras, e recital de trechos da obra de Clarice, em vídeos da atriz Maria Fernanda Cândido e Beth Goulart, do escritor norte-americano Benjamin Moser, dentre outros.

“Lançar um selo em homenagem à Clarice Lispector faz jus a uma das mais importantes escritoras que nascida na Ucrânia, mudou para o Brasil com pouco mais de um ano. Ela soube, com maestria, tratar das questões da alma. A história do selo postal brasileiro jamais estaria completa sem um selo em sua homenagem. E ficamos felizes com uma peça tão bonita, que expressa a vitalidade de Clarice, ainda mais pela arte ter sido criação de sua neta”, disse o superintendente dos Correios Ademar Morais.

“Particularmente para minha mãe, Clarice Lispector, que morou quase 20 anos no exterior, a correspondência com amigos, família e editores foi fundamental na sua formação profissional e sua afetividade. Assim, a criação de um selo no ano do seu centenário é uma homenagem justa e muito representativa”, afirma Paulo Valente, filho da escritora. Não por acaso, a artista e neta Mariana Valente assina a arte. Ao todo, 900 mil selos serão produzidos e estarão disponíveis nas principais agências do País, com valor de R$ 2,05 a unidade, e na loja online dos Correios (link: https://bit.ly/3kOF5xS).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2020

Ricardo Teobaldo cumpre agenda no Pajeú

O deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) cumpre agenda no Sertão do Pajeú a partir de hoje. O parlamentar começou as visitas pelo município de Iguaracy e, durante os próximos três dias, o deputado vai visitar cerca de 10 municípios.

“Sempre que posso venho ao Pajeú visitar os municípios onde temos um grande apoio ao nosso mandato. Por conta da pandemia e a agenda apertada das convenções, não pude fazer isso antes. Agora estou aqui, mais uma vez, cumprindo a agenda e participando dos últimos detalhes para colocar as campanhas dos nossos candidatos na rua”, disse Teobaldo.

Na tarde de hoje, em Iguaraci, Teobaldo esteve reunido com o grupo de oposição, encabeçado por Rogério Lins (MDB) e seu vice Francisco de Sales. Esse grupo conta com o apoio do ex-prefeito Dessoles Monteiro (PTB). Também participaram do encontro vereadores e lideranças.

Teobaldo saiu animado do encontro. “Tenho certeza de que sairemos vitoriosos aqui em Iguaraci. O grupo é forte, coeso e representa a mudança que Iguaraci precisa. O apoio de Dessoles também foi fundamental nessa construção”, destacou.

Além de Iguaraci, o parlamentar vai visitar os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Ingazeira, Itapetim, Solidão, Santa Terezinha, Tabira e Tuparetama.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2020

TRE pede que candidatos cumpram medidas de prevenção à Covid

Com a proximidade do início oficial da campanha para as eleições 2020, que ocorre no domingo (27), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) pediu aos candidatos que cumpram as normas sanitárias para prevenir a Covid-19. Além dos cuidados com a saúde, outra frente de atuação é o combate à desinformação, por meio de um comitê para monitorar o compartilhamento de fake news.

De acordo com o presidente do TRE-PE, Frederico Neves, os candidatos aos cargos de prefeito e vereador devem ter cuidados com a higiene e o distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

"É possível fazer uma campanha tranquila, transmitir os projetos com respeito à saúde dos eleitores e dos próprios candidatos. Quem não respeita a saúde e a vida não merece o voto", afirmou o desembargador.

Com o cenário eleitoral afetado pela pandemia, o Ministério Público Eleitoral enviou um ofício à Secretaria Estadual de Saúde (SES) solicitando um protocolo sanitário específico para a campanha durante a pandemia. O prazo para resposta do governo do estado se encerra hoje.

Procurada pelo G1, a SES afirmou, em nota, que "o documento enviado pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelo Ministério Público de Pernambuco está sendo analisado pelos técnicos da pasta e será respondido dentro do prazo".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2020

Mandetta diz que alertou Bolsonaro sobre milhares de mortes

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou, em entrevista ao programa "Conversa com Bial", que mostrou ao presidente Jair Bolsonaro, enquanto estava no governo, a possibilidade de que o novo coronavírus matasse centenas de milhares de pessoas no Brasil.

A reação de Bolsonaro, segundo Mandetta, foi "bem negacionista e bem raivosa".

"Eu nunca falei em público que eu trabalhava com 180 mil óbitos se nós não interviéssemos, mas para ele eu mostrei. Entreguei por escrito, para que ele pudesse saber a responsabilidade dos caminhos que ele fosse optar. Então, foi realmente uma reação bem negacionista e bem raivosa”, disse Mandetta.

A entrevista foi ao ar ontem, véspera do lançamento do livro "Um paciente chamado Brasil: Os bastidores da luta contra o coronavírus". No livro, Mandetta apresenta relatos do período em que, como ministro da Saúde, lidou com a pandemia da Covid-19.

Médico ortopedista e ex-deputado federal, Mandetta foi o primeiro ministro da Saúde do governo Bolsonaro. Foi empossado no cargo em janeiro de 2019 e permaneceu ministro até 16 de abril deste ano, quando foi demitido em razão das divergências com Bolsonaro sobre o enfrentamento da pandemia.

Até as 13h de hoje, o Brasil já contabilizava 140.040 mortes pela Covid-19, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2020

Ratinho me convida para o programa dele

Em meio à confra dos amigos do blog, que está sendo realizada neste momento no Mingus, no Pina, Zona Sul do Recife, recebi um áudio do apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, do SBT, manifestando surpresa com a repercussão da live que fiz com ele. Segundo ele, sua caixa postal ficou congestionada depois da entrevista que me concedeu.

A confra de hoje conta com a participação dos confrades Saulo Freitas, Roberto Andrade, José Maria Sultanum, Oscar Lafaiete, Pedro Jorge Barros e Braga Sá, nosso embaixador. Ouça a mensagem de Ratinho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2020

Bens de filho de Eduardo Campos dobram em dois anos

Lauro Jardim

Filho de Eduardo Campos, João Campos viu o valor de seus bens crescerem de R$ 123 mil para R$ 242 mil em dois anos, segundo dados apresentados ao TSE para as eleições 2018 e de 2020.

Há dois anos, João se elegeu deputado federal e agora é candidato do PSB à Prefeitura de Recife.

Apesar de ter incrementado o seu patrimônio em 97%, ainda está longe do que possui sua prima e adversária Marília Arraes, candidata do PT ao mesmo cargo, que declarou R$ 1 milhão em bens.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2020

Patrícia se encontra com defensores da causa animal

A delegada Patrícia Domingos, candidata a prefeita do Recife pelo Podemos, conversou com grupos de defesa da causa animal, que apresentaram demandas. O encontro ocorreu na manhã de hoje, na Avenida Beira Rio, bairro da Torre, Zona Norte da capital pernambucana.

O coordenador da campanha, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), também esteve presente. Segundo Patrícia, a defesa dos animais é uma das prioridades de sua candidatura. "Tive a felicidade de reencontrar hoje as protetoras que conheci em 2015 em um evento de adoções. Naquele dia, encontrei Vivi, uma cadelinha que virou mascote daquele evento, e eu a levei, de carro, para ser adotada por um casal do Ceará", contou. 

Ela promete fazer o Hospital Veterinário funcionar 24 horas por dia, com plantões nos fins de semana, se eleita. A prefeiturável também quer implementar um amplo programa de castração e chipagem de animais nos bairros. A medida visa a evitar maus tratos e sofrimento dos bichos, diminuir a população de animais na rua e evitar as zoonoses, que também afetam a saúde humana. 

"Nesta reunião de hoje, pudemos ouvir as demandas dos protetores, as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia. Escutei relatos sobre o funcionamento precário do Hospital Veterinário e sobre a ausência de uma política pública de castração que funcione de verdade", prosseguiu a candidata.

Luciane Nascimento, da ONG Projeto Patinha, acredita que a gestão da delegada Patrícia vai atender as reivindicações da causa. "Patrícia já trabalhava desde antes com resgate de animais. É uma satisfação que ela possa ir à frente e trabalhar pela causa animal. As propostas que ela tem são muito semelhantes ao que a gente pensa sobre o assunto", afirmou.

Conceição Maciel, da SOS Pet, ficou satisfeita com a conversa com a candidata. "A expectativa é que ela consiga mudar esse cenário do meio ambiente e dos animais abandonados aqui no Recife. Que consiga realmente fazer um controle populacional de cães e gatos", disse a ativista.

Já Daniel Coelho reforçou seu apoio a Patrícia e destacou a convergência de ideias entre ele e a delegada. "Em 2006 eu fiz a primeira lei de proteção animal no Recife como vereador e desde então eu sou extremamente engajado nessa causa. Um dos motivos que me fizeram decidir o apoio por Patrícia é a sensibilidade que ela tem com os animais. A gente sabe que quem tem sensibilidade com os animais, tem com as crianças, com os idosos, com as mulheres. Esse lado humano de Patrícia, que pouca conhece, é encantador", destacou o coordenador da campanha.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


25/09


2020

Bate papo analisa visita de Bolsonaro a PE na quinta

No “Bate Papo”, programa que apresento todos os dias, no meu canal do YouTube, o assunto hoje foi a visita que o presidente Jair Bolsonaro fará a Pernambuco na próxima quinta-feira (1°). Ele vem para inaugurar a Adutora do Pajeú. Vale a pena conferir!

Para assistir ao meu programa diariamente, basta se inscrever no meu canal, o https://www.youtube.com/blogdomagno, e ativar as notificações clicando no sininho.

A propósito, minha gente, preciso que meu canal no YouTube cresça e apareça! Vamos ampliar essa corrente. Quem me segue aqui ou é amigo entre os cinco mil amigos e os 17 mil seguidores e ainda não se inscreveu no canal do meu blog vai lá, dá uma forcinha. Imprensa livre e independente se faz com a ajuda e a colaboração de quem gosta e se sente representado pelo nosso trabalho. Inscreva-se no link acima e indique para mais alguém.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha