FMO janeiro 2020

23/12


2014

Dilma não terá informações sobre ministros indicados

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou nesta terça-feira, que não poderá repassar qualquer tipo de informação ao governo sobre o envolvimento na Operação Lava Jato de possíveis indicados a ministérios. Ontem, em café da manhã com jornalistas, a presidente disse que pretendia consultar o Ministério Público antes da nomeação de novos ministros.

Em rápida entrevista coletiva, Cardozo disse ter conversado ontem à noite por telefone com Janot. O chefe do Ministério Público Federal afirmou a ele que não teria como repassar qualquer informação ao governo porque as delações premiadas da Lava Jato correm sob segredo de Justiça. Cardozo disse ter repassado o posicionamento de Janot para Dilma Rousseff hoje pela manhã.

“O procurador-geral da República nos disse que não tinha como fornecer qualquer tipo de informação, uma vez que essa questão está sob sigilo legal e que naturalmente não dependeria de uma decisão dele a respeito”, afirmou. Segundo ele, o repasse de qualquer nome poderia atrapalhar futuras investigações.

O ministro da Justiça disse que, diante da negativa de Janot, as nomeações para compor o segundo mandato de Dilma levarão em conta as “informações disponíveis” no momento. Questionado se poderiam levar em conta os vazamentos da imprensa, ele disse que a análise primeira é a que está disponível em registros oficiais e, no caso da imprensa, elas passarão por uma avaliação do governo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Everaldo Aleixo

Se a imprensa ja diculgou? como assim, nao pode saber??


IPTU Cabo

23/12


2014

Prefeita de São José da Coroa Grande consegue liminar

Do Blog da Folha

Após ser afastada, na manhã nesta terça-feira, a prefeita de São José da Coroa Grande, Elianai Buarque (PDT), conseguiu uma liminar na justiça para retornar ao cargo. A decisão, no entanto, não contempla os parentes da prefeita que também foram afastados por ocuparem postos na administração pública.

O presidente do PT do município, Salomão Barros, ficou surpreso com a rapidez com que ela conseguiu a liminar. “A vice-prefeita (Eliete Maria – PTB) recebeu a decisão de assumir a prefeitura de manhã. Quando o oficial de justiça foi na prefeitura, tava tudo fechado. Eles sumiram para entrar logo com o recurso na Justiça”, explicou. O PT, que foi responsável pela representação de várias denúncias contra a prefeita, irá ingressar com um novo pedido de afastamento no Ministério Público, ainda nesta terça.

A prefeita também é investigada por desvio de dinheiro público. “Entramos com uma representação no Ministério Público para obter informações com relação às despesas da prefeitura, como coleta de lixo e gastos com banda. Pedimos transparência nas contas. Ela abriu um site da transparência, mas se negaram a prestar informações concretas”, ressaltou Salomão Barros.

Elianai Buarque foi investigada pelo Ministério Público de Pernambuco por nepotismo. Ela é esposa do ex-prefeito de Barreiros, João Baleia (PDT). Enquadrado na Lei da Ficha Limpa, Baleia não pôde disputar a prefeitura de São José da Coroa Grande em 2012. Por isso, indicou a esposa como candidata e assumiu a secretaria de governo logo no início do mandato. Ao todo, 13 parentes da prefeita ocupavam cargos na gestão e foram afastados.

De acordo com o promotor de justiça do município, Marcelo Greenhalgh, há evidências de grave prática de nepotismo em São José da Coroa Grande por parte da prefeita Elianai Buarque. “Ela tornou a coisa pública em praticamente um negócio de família, o que se afigura inadmissível perante o estado Democrático de Direito que vigora no País”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Cícero Ramos de Souza

Eusó queriaentender por que esse combate ao nepotismo só acontece nesse município quando, em pelo menos 90% deles a prática é usual. Qual a diferença? Com a palavra o MP.


Governo de PE - Decimo Terceiro

23/12


2014

"2015 será um ano desafiador", avalia Paulo Câmara

Do Diário de Pernambuco

O cenário econômico brasileiro para o próximo ano gera incertezas em relação ao que o governador eleito Paulo Câmara (PSB) encontrará durante a sua gestão à frente do governo do estado. Em entrevista a uma rádio local, na manhã desta terça-feira, Câmara apontou que novos investimentos, assim como a continuidade de projetos em andamento, estarão na pauta de prioridades do Executivo a partir de 1° de janeiro, data em que o socialista será empossado. Ele destacou que, ao contrário de outros anos, o ano que vem não permite "prever claramente o que vai acontecer". Diante desse cenário o socialista tem uma certeza: "2015 será um ano desafiador".

Paulo Câmara apontou que Pernambuco deve ter um aproveitamento alto diante das possibilidades de investimento que poderão chegar ao estado. Em meio a sinalizações de crise econômica, os investidores devem estar mais escassos para o ano que vem, por conta disso a ordem é não perder oportunidades. "Eu, como governador, vou preparar Pernambuco para não perder oportunidades. Isso não pode acontecer, as oportunidades passarem e não estarmos prontos para agarrá-las", afirmou o governador eleito.

Mesmo com os obstáculos gerados pela instabilidade econômica do país, Paulo disse acreditar que vai conseguir executar todos os compromissos que foram firmados durante a campanha eleitoral. "Eu creio que vou ter condições de nos próximos quatro anos cumprir todos os meus compromissos. Agora, esperamos que o Brasil volte a crescer", apontou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Everaldo Aleixo

Nao da para entender o ministerio publico nao pode da pode da os nomes para Presidenta porque é sigiloso o processo...e como a imprensa divulga toda hora...isso parece muito estranho! onde está a verdade?!


acolher

23/12


2014

Alves pede a Temer para não ser incluído no Ministério

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), divulgou nota nesta terça-feira informando que pediu ao vice-presidente da República, Michel Temer, para que o seu nome não seja considerado para ocupar algum ministério no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Alves estava entre os cotados para ocupar uma das pastas indicadas pelo PMDB.

Segundo a nota, ele quer antes que seja esclarecida a citação ao seu nome feita pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em uma lista de políticos que supostamente teriam se beneficiado do esquema de corrupção na estatal.

Segundo reportagem publicada na edição desta sexta-feira do jornal "O Estado de S. Paulo", 28 políticos foram citados por Costa. Além de Alves, foram mencionados ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; os ex-ministros Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Mário Negromonte (Cidades); o governador do Acre, Tião Viana (PT); os ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Eduardo Campos (Pernambuco), além de deputados e senadores de PT, PMDB, PSDB e PP. Todos negam o envolvimento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Everaldo Aleixo

Nao da para entender o ministerio publico nao pode da pode da os nomes para Presidenta porque é sigiloso o processo...e como a imprensa divulga toda hora...isso parece muito estranho!



23/12


2014

No túnel do tempo



A foto acima, enviada pelo leitor Solon Gomes, registra o governador Moura Cavalcante inaugurando o CERU (Centro Social Francisco Madeiros), no bairro do Magano, na cidade de Garanhuns, nos anos 70.

O então governador, estava ladeado pelos radialistas Solon Gomes/Garanhuns e Ivo Sutter/Recife. Presentes também sua esposa dona Margarida Cavalcante, os deputados Osvaldo Rabelo, Ayron Rios, o senador biônico Aderbal Jurema, entre outros. Se você tem uma foto histórica nos mande para postagem neste quadro pelo [email protected]


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

..Garanhuns..

milton tenorio

Solon, Moura se hospedva na casa do empresári Vava Moraes, lembra?! Osvaldo rabelo era majoritário em granhuns graças ao saudoso Vava e seu grupo político..


Cúpula Hemisférica

23/12


2014

Caruaru resolve pendência burocrática

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria da Fazenda, confirma que o município está quite com o CAUC, cadastro do Governo Federal destinado a registrar situações irregulares dos municípios em suas relações com estados e com a União. A situação positiva pode ser confirmada pela consulta direta ao site do Ministério da Fazenda e ocorreu após a Prefeitura encaminhar, junto à Receita Federal, a solução de uma pendência burocrática relacionada à extinta Empresa de Transportes de Caruaru.

Caruaru não tinha pendências financeiras com os governos federal e estadual, o que é atestado por certidões em poder da Secretaria da Fazenda. Mesmo assim, o registro no CAUC é feito quando ainda é necessário apresentar documentações relacionadas à regularidade de situações específicas como, no caso, com a Receita Federal. Tais ocorrências, todavia, não configuram inadimplência ou descumprimento de convênios ou contratos, como foi erroneamente divulgado recentemente.

Caruaru, portanto, continua em plenas condições de receber repasses dos governos Estadual e Federal, incluindo os destinados à Feira da Sulanca, ao calçamento, saneamento, saúde, educação e Infraestrutura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

23/12


2014

Pedro Corrêa passa o Natal em casa

Do Diário de Pernambuco

O ex-deputadado Pedro Corrêa (PP), condenado no julgamento do mensalão, recebeu indulto de Natal e passará a festividade com a família, em sua residência, no bairro de Boa Viagem. O ex-parlamentar está em casa desde o último sábado e retornará ao Presídio de Canhotinho, no Agreste do estado, no dia 27 de dezembro. Atualmente, Pedro Corrêa cumpre a pena de sete anos e dois meses de prisão em regime semi-aberto pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O advogado Clóvis Corrêa, primo do ex-deputado, disse que jantou com Pedro na noite em que ele chegou ao Recife e que ele se mostrou feliz por estar em casa ao lado da mulher. "Pedrinho chegou feliz por poder passar o natal com a família. Ele está bem", afirmou Clóvis frisando que solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o benefício fosse extendido até o dia 2 de janeiro, possibilitando que o reeducando passe a festa de final de ano ao lado da família. Porém, de acordo com a Justiça, o período de afastamento não pode ser superior ao limite imposto pelo artigo 124 da LEP, que é de sete dias. Assim, o ministro do Supremo Tribunal Federal deve deferir o pedido, como foi feito com o também ex-deputado João Paulo Cunha, condenado no mesmo processo de Pedro Corrêa.

Enquanto está fora da prisão, Pedro Corrêa está utilizando uma tornozeleira para monitoramento eletrônico. O equipamento permite que o ex-deputado fique apenas em casa. Em caso de desobediência, o sistema de localização contínua presente na tornozeleira gera um alerta de violação de perímetro.

Ainda referente a Ação Penal 470, na última segunda-feira, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF) Luís Roberto Barroso negou a progressão de pena do ex-parlamentar pernambucano. A justificativa do ministro é que a passagem para o regime aberto só poderá ser realizada após o pagamento da multa a que o réu foi condenado. No caso de Pedro Corrêa, a multa é de R$ 1,6 milhão. O cálculo para efeito de contagem é iniciado em 2003, data em que os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pelos quais Corrêa foi condenado, teriam começado a ser praticados.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

23/12


2014

Minha cidade é linda



São José do Egito, no Sertão pernambucano, a 404 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto de arquivo deste blog. A povoação do lugar iniciou-se com a construção de uma capela dedicada a São José por fazendeiros da cabeceira do Rio Pajeú, no lugar Queimadas, vale meridional da Serra da Borborema e ponto de confluência do Riacho São Filipe com o mesmo Pajeú.

Fazendeiros vizinhos, que possuíam uma capela dedicada a São Pedro, atacaram e destruíram o templo. Uma nova capela foi erguida. Um novo ataque foi tentado, desta vez sem êxito, pois houve resistência. O povoado foi intitulado São José das Queimadas, depois São José da Ingazeira e por fim, São José do Egito.

A atividade econômica predominante é o comércio, além da agropecuária, com maior potencialidade de desenvolvimento para a suinocultura, a avicultura de corte e de postura, caprinocultura de leite, ovinocultura, bovinocultura de leite e corte e apicultura. São José do Egito produz artesanato em cerâmica, almofadas e peças de crochê.

Conhecida como Berço da Poesia, ali nasceram os poetas repentistas e cantadores, como Otacílio Batista, também conhecido como a ''Voz do Uirapuru'', Dimas Batista e Lourival Batista, Rogaciano Leite, Antônio Marinho, João Batista de Siqueira, conhecido por Cancão, Jó Patriota e Ivanderlan Siqueira.

São José do Egito já foi um dos maiores centros de realização de cantorias no Nordeste. Na cidade, durante a Festa de Reis, acontece o Festival de Cantadores e Poesia Popular.

O município conta também com belas paisagens naturais, clubes e festas tradicionais, como a Exposição de Animais (realizada no Parque José Custódio de Lima), a Festa de Reis, o Festival Universitário e a FEAP – Feira do Empreendedor do Alto Pajeú.

Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postagem neste quatro pelo [email protected]


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose procorio neto

o lugar mais belo que conheci na minha vida parabens são josé do egito pela beleza que encanta os nordestinos


Banner de Arcoverde

23/12


2014

Sancionada lei que modifica guarda compartilhada

A presidente Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, as mudanças no Código Civil que transformam a guarda compartilhada em regra no país. As alterações em quatro artigos da lei (10.406/02), foram aprovadas pelo Senado no final de novembro, sob regime urgência para que pudesse passar na frente de outras matérias e ser rapidamente votada. Agora as alterações passam a valer definitivamente como lei.

Com a sanção presidencial, a guarda compartilhada de filhos de pais divorciados fica assegurada mesmo sem acordo entre eles. Isto significa que o mecanismo que garante aos dois pais o tempo e as responsabilidades equivalentes será também aplicado nas separações conflituosas.

Este foi um dos principais pontos de apelo de movimentos favoráveis à mudança, como a Associação de Pais e Mães Separados (Apase), para convencer os parlamentares. O argumento era que juízes responsáveis por causas familiares acabavam decretando essa medida apenas nos casos em que havia boas relações entre os pais após a separação ou divórcio.

Pelas novas regras, se o casal separado ou divorciado não conseguir entrar em um consenso que será homologado pela Justiça, o juiz se encarrega de determinar o funcionamento da guarda, considerando, nesta decisão, quem tem mais tempo disponível para ficar com a criança mas garantindo o direito aos dois.

Além do tempo de convivência com os filhos, a lei agora também define multa para escolas e estabelecimentos que se negarem a dar informações sobre a criança a qualquer um dos pais e determina que a mudança de cidade ou viagem ao exterior só pode ocorrer com autorizações dos dois pais.

As exceções recaem apenas quando o juiz entender que um dos pais não tem condições de cuidar do filho ou quando um dos pais declarar que não pretende obter a guarda.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/12


2014

Agência bancária é arrombada no Sertão

Explosão de caixa eletrônicos em Orocó, PE (Foto: Carlos Silvério/ Arquivo pessoal)
Foto: Carlos Silvério/ Arquivo pessoal

Do G1

Na madrugada desta terça-feira, assaltantes arrombaram e explodiram a agência do Banco do Brasil na cidade de Orocó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a guarnição foi acionada para atender um veículo que estaria pegando fogo no Assentamento Alegre. Contudo, no trajeto foram surpreendidos por grampos de metal, que furaram os pneus da viatura. Em seguida, ocorreu o barulho da explosão.

Segundo a PM,  a estrutura do banco foi toda destruída,  com uso de dinamite. Dos caixas eletrônicos da agência, apenas um ficou intacto. As guarnições da polícia estão fazendo rondas para localizar os responsáveis pelo crime. Ainda não foi divulgada a quantia levada pelos assaltantes com a explosão dos caixas eletrônicos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores