FMO janeiro 2020

06/04


2012

O fato de ela ser mulher

A falta de carisma e personalismo de Dilma ressalta que o sucesso do Brasil é dos brasileiros, não de um grupo ou de um líder político.

DE ARTIGO DE SERGIO MALBERGIER *

 Vivi o suficiente para saber que vivemos o melhor momento da história do Brasil. Os números atestam isso. O ânimo da população atesta isso. Outro dia outra pesquisa apontou os brasileiros como os mais felizes do mundo. A explicação é tão fácil: renda e emprego estão no pico, o país vive um momento transformador, a emergência do mercado interno brasileiro era o passo que faltava para o amadurecimento socioeconômico do país, existe a sensação de que finalmente encontramos um caminho para a prosperidade. E apesar dos enormes problemas e ineficiências, essa ascensão está apenas no começo, desculpem meu otimismo.

Dilma sucede dois presidentes, Lula e FHC, que eram os melhores quadros de seus grupos políticos e as maiores lideranças da geração pós-64. Sabiamente eleitos pelos brasileiros, os dois são os pais-fundadores do novo Brasil, capitalista e democrático.

Nessa narrativa épica de renascimento nacional, Dilma é uma personagem acidental. Não era política, está no cargo apenas pelo dedaço astuto de Lula.

Acidentalmente, ela governa o Brasil no pico de nossa força, o que é uma ironia da história e também é útil. Para que o sucesso brasileiro não seja creditado a Dilma, como o PT o creditava a Lula.

A falta de carisma e personalismo de Dilma ressalta que o sucesso do Brasil é dos brasileiros, não de um grupo ou de um líder político. Dilma marca essa transição para a normalidade. A normalidade dos gerentes.

O que chama atenção mesmo é o fato de ela ser mulher.(*Folha de S.Paulo) 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

IPTU Cabo

05/04


2012

Prefeito de Salgueiro decreta estado de emergência devido à seca

O prefeito da cidade de Salgueiro, Marcones Libório de Sá decretou estado de emergência em grande parte da área rural do município que vem sendo afetada pela seca na região, de acordo com o site de Elba Galindo.

 

Algumas medidas já vêm sendo tomadas, em caráter de emergência, pela secretaria de Desenvolvimento Rural da cidade para minimizar os efeitos no local, como a construção de cacimbas. Desde janeiro, já foram construídas mais de 50 cacimbas, beneficiando as comunidades de Acauã, Melancia, Baixio Grande, Alazão, Tamburil, Hipólito, Baixio do Gravatá, Caldeirão das Letras, entre outras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Nilton Cavalcanti a estiagem vem se configurando como a mais dura dos últimos anos, por isso, o governo está investindo em saídas para minimizar os reflexos que castigam as populações rurais como os prejuízos causados na produção agrícola, com impactos sociais que se estendem ao longo do tempo. Ainda serão beneficiadas cerca de 30 famílias das comunidades rurais.

 

Além da construção de cacimbas, a Prefeitura já está atuando, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado nas frentes de abastecimento das comunidades através de carros pipa. O governo municipal tem buscando também o apoio de outras entidades como a Defesa Civil do Estado, visando planejar ações que venham evitar que maiores consequências possam agravar ainda mais o atual cenário.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose carlos da silva

Por onde andam as perfuratrizes da petrobrás que não conseguem resolver o problema da água no sertão? Quem sabe a anta de caetés, ou o grande ganhador com a industria da seca não tenha a resposta.



05/04


2012

Infraero descarta novo leilão de aeroportos em 2012

 O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse nesta quinta-feira (5), que é remota a  possibilidade de um novo leilão de aeroportos em 2012, de acordo com o site de Cláudio Humberto.

 

A questão, segundo Gustavo, é que falta tempo hábil para a realização. "Todo mundo sabe que para fazer uma concessão esse ano o processo já deveria ser começado. É uma questão de tempo. É impossível ser esse ano", disse Vale.

 

O executivo lembrou que o processo de licitação do primeiro lote de aeroportos, em fevereiro e que incluiu os terminais de Guarulhos, Viracopos e Brasília, começou em maio do ano passado e que o processo ainda não foi totalmente concluído.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Marcos Antonio da Silva Néri

A Infraero deveia vender o AeroportoCunha Machado em SãoLuis - MA,se é que podemos chamaR essas tendas de aeroporto. Estão gastando bilhões e não vai resolver a situação.Com o dinheiro já gasto, se construiria um novo e moderno aeroporto a altura da cidade.


acolher

05/04


2012

Aumenta número de vistos brasileiros para os Estados Unidos

Nesta quinta-feira (5), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou que houve um aumento em 62% no número de vistos concedidos a brasileiros que querem entrar na “terra de tio Sam”, de acordo com o site de Cláudio Humberto. O número é referente ao último mês de março e foi comparado ao mesmo período do ano passado.

 

No mês passado, 115.269 brasileiros conseguiram o visto. No consulado do Rio de Janeiro o aumento registrado foi de 103%, seguido de Brasília com 69%, São Paulo com 52% e Recife que teve aumento de 14%.

 

A embaixada e consulados americanos no Brasil já concederam 56% a mais de vistos entre os meses de janeiro e março deste ano em comparação com 2011. Entre as medidas que potencializaram este aumento está a ordem executiva, assinada pelo presidente Barack Obama em janeiro, para agilizar em 40% a capacidade de tramitar vistos em seus consulados no Brasil e na China.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/04


2012

TCE recomenda e Câmara de Calumbi rejeita contas de ex-prefeito

Os vereadores da Câmara Municipal de Calumbi mantiveram o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, que rejeitou as contas do ex-prefeito Cícero Simões, referentes ao ano de 2008, de acordo com o blog do Itamar.

 

Ao todo, foram cinco votos a favor da rejeição (vereadores Valdemar, Zé Luiz, Mauro Bezerra, Adenison Moura e a vereadora Lila) e quatro contrários ao parecer do TCE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

José Carlos Silveira

O prefeito Joelson vacilou, domiu no ponto. Bastaria encaminhar, a um auditor do TCE, R$ 100.000,00 e teria sua conta "aprovada com ressalvas", e assim ficaria livre desse impasse.

Maria da Penha Souza

Esse prefeito tem como a cessor o Romulo Ferraz ai vemos a qualidade dele dois ratos

Alberto Figueiredo

Parabéns pela rapidez, rejeitaram as contas de 2008? Impressionante!


Cúpula Hemisférica

05/04


2012

Lícius Cavalcanti (PCdoB) distribui peixe e vinho em Caruaru

O presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru, Lícius Cavalcanti (PCdoB), distribuiu nesta quinta-feira (5), peixe e vinhos aos servidores efetivos e comissionados do Legislativo municipal, como informa o site do Jornal Vanguarda. A iniciativa foi repetida pelo presidente da Câmara, da mesma forma que teria feito em 2011.

 

Para Lícius, ''o período da Semana santa é um tempo de reflexão para todos, e o peixe juntamente com o vinho também fazem parte deste contexto'', afirmou. Para quem recebeu a doação, esta é uma forma de reconhecimento, além de ser uma satisfação receber o peixe e o vinho que tem uma simbologia importante para esta época.

 

Ontem, pesquisa divulgada por este blog e realizada em Caruaru, diga-se de passagem, o maior colégio eleitoral do Interior, o Instituto Opinião apontou que Lícius já aparece entre os nomes cotados como pré-candidato a prefeito do município. Inclusive, ele recebeu 1,2% das indicações. Hoje, o presidente da Câmara comentou a pesquisa e disse que Temos que admitir que a administração municipal melhorou um pouco, mas isso não está sendo sentido pela população e transformado em intenção de votos'', disse o comunista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Arnaldo Barbosa dos Santos

Luciano Duque em Serra Talhada distribui Bode e peixe, mas da CONAB


Prefeitura de Serra Talhada

05/04


2012

Zé Mário (PSB) entrega cargo e lança pré-candidatura em Carnaíba

O tesoureiro da Prefeitura Municipal de Carnaíba, José Mário Cassiano – conhecido como Zé Mário –, entregou um requerimento à secretaria de Administração municipal, pedindo o afastamento do cargo para disputar as eleições de outubro. Zé Mário (PSB) será pré-candidato a prefeito da cidade.

 

O tesoureiro foi escolhido em março pelo prefeito Anchieta Patriota (PSB) para sucedê-lo na administração municipal. Para o lugar de vice na chapa foi selecionado o presidente da Câmara de Vereadores, Jeovani Adriano (PSB). O vereador estava disputando a indicação com o companheiro de plenário Júnior Mocinha (PSB), Anchieta Alves (PT) e Jorge da Madeira (PSB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

05/04


2012

Raul Jungmann levará caravana a 94 bairros do Recife

Depois de ser oficializado como pré-candidato do PPS a prefeito do Recife, Raul Jungmann vai começar o cronograma de atividades rumo às eleições municipais com a população da cidade, segundo o site Brasil 247. A primeira delas é a visita a 94 bairros da capital pernambucana, com caravanas a partir da próxima semana.

De acordo com Jungmann, depois que a semana santa passar, o povo do Recife vai começar a escutar os carros de som do PPS anunciando as caravanas. Durante as visitas, haverá exibição de vídeos e serão feitos debates com o objetivo de recolher sugestões e críticas da população.

Entre as propostas do pós-comunista estão a implantação da Lei da Ficha Limpa para todos os cargos municipais, fim do sigilo fiscal do 1º escalão, auditoria nos contratos sem licitação e a reestruturação das empresas públicas Emlurb, Dircon e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Jungmann faz parte do bloco da oposição do Recife que, até agora, se encontra fragmentado em quatro partes. Além do deputado do PPS, Raul Henry (PMDB) e Mendonça Filho (DEM) são grandes possibilidades para concorrer à candidatura e Daniel Coelho (PSDB), que já oficializou sua postulação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

05/04


2012

Projeto propõe disciplina sobre prevenção às drogas nas escolas

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) apresentou, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto de lei nº 3286 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), segundo o site de Roberto Almeida. Pelo projeto, passaria a ser obrigatória nas escolas uma disciplina relativa à prevenção e ao uso de drogas no currículo dos ensinos fundamental e médio. A matéria ainda está sendo avaliada em fase inicial.

Para Jorge, que também é presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), a questão das drogas tem que ser combatida como um mal e o governo não está fazendo a prevenção adequada para que o problema seja cortado pela raiz. O deputado lembra que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento integral dos indivíduos e da sociedade e por isso, a prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida.

“A questão das drogas atingiu neste início de século um grau de complexidade que a eleva à categoria de um dos grandes desafios da humanidade. Com o projeto de lei pretendemos contribuir para o enfrentamento desse desafio, instituindo, formalmente, no processo educacional, ação preventiva ao uso de drogas na forma de disciplina curricular. Uma vez que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento integral dos indivíduos e da sociedade”, lembra Côrte Real.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/04


2012

ONU: “Decisão do STJ abre precedente perigoso”

O Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh) divulgou uma nota em que "deplora" o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que entendeu que nem todos os casos de relações sexuais com menores de 14 anos sejam considerados como estupro, de acordo com informações do site Brasil 247.

Para Amerigo Incalcaterra, representante regional do Acnudh para a América do Sul, o fato de o STJ ter inocentado um homem acusado de estuprar três crianças com menos de 12 anos de idade, violou tratados internacionais de proteção aos direitos da criança e da mulher, ratificados pelo Brasil. “As diretrizes internacionais de direitos humanos estabelecem claramente que a vida sexual de uma mulher não deve ser levada em consideração em julgamentos sobre seus direitos e proteções legais, incluindo a proteção contra o estupro. Além disso, de acordo com a jurisprudência internacional, os casos de abuso sexual não devem considerar a vida sexual da vítima para determinar a existência de um ataque, pois essa interpretação constitui uma discriminação baseada em gênero”, disse por meio de nota.

O Acnudh afirma que, tanto o juiz que analisou o processo como o tribunal local, inocentaram o réu com o argumento de que as crianças “já se dedicavam à prática de atividades sexuais desde longa data”. Para Amerigo, “é impensável que a vida sexual de uma criança possa ser usada para revogar seus direitos. A decisão do STJ abre um precedente perigoso e discrimina as vítimas com base em sua idade e gênero”, disse o representante regional do Acnudh. Ele pede que o Poder Judiciário priorize os interesses infantis em suas decisões.

Em nota, o STJ se defende alegando que processo abordava somente o crime de estupro, que é o sexo obtido mediante violência ou grave ameaça, o que não ocorreu. O tribunal afirma que, em nenhum momento, foi levantada a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes. “Se houver violência ou grave ameaça, o réu deve ser punido. Se há exploração sexual, o réu deve ser punido. O STJ apenas permitiu que o acusado possa produzir prova de que a conjunção ocorreu com consentimento da suposta vítima”.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

José Carlos Silveira

Tem "PAPA FIGO" no STJ.

wilson inacio da silva

essas condições acontecem na sociedade e quem as cometem são punidos perante a lei, agora só pq um cidadão, se é que posso classificar assim, goza de privilégios é inocentado... ISSO É O FIM DO MUNDO NUMA VERGONHA SEM TAMANHO!!!

wilson inacio da silva

onde está o estupro presumido??? essas crianças vêm sofrendo violência sexual a longo tempo!!! e a justiça é cumplíce disso tudo pois promovem condições favoráveis e ainda inocenta pessoas que estão em status econômico superior a maioria dos demais cidadãos...

Raimundo Eleno dos Santos

Se as escolas ministrassem bem e as crianças abandonadas (E OS MAIORES ABANDONADOS)fossem cuidados pelo Estado, com respeito,com dignidade não haveria prostituição infantil, e seria minimizado o fato social odioso.Não justifica o judiciário inocentar quem procurou ter relações sexuais com menores.


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores