FMO janeiro 2020

04/08


2020

Líbano confirma mais de 2,5 mil feridos em explosão

O ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan, confirmou que pelo menos 25 pessoas morreram e mais de 2,5 mil ficaram feridas na grande explosão registrada, hoje, no porto de Beirute, capital do país.

“É um desastre em todos os sentidos da palavra”, disse Hassan em entrevista a emissoras de TV libanesas enquanto visitava um dos hospitais que recebem os feridos no incidente.

Ainda não há informações sobre a causa da explosão. A Cruz Vermelha do Líbano afirma que pelo menos 2,2 mil pessoas ficaram feridas e que o número deve subir nas próximas horas. Muitas pessoas estariam soterradas na área portuária.

O Kataeb informou que uma das vítimas da explosão é o secretário-geral do partido, um dos mais antigos do Líbano. A sede da legenda, também atingida, ficava em uma área próxima ao porto de Beirute. O governo israelense nega qualquer envolvimento com o caso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

04/08


2020

Itaíba: Pré-candidato dá sua versão de processo contra prefeita

Em nota enviada ao blog, na tarde de hoje, o pré-candidato à Câmara de Vereadores de Itaíba Jandilson Gomes da Silva (PTB) alega que a sua denúncia à Justiça Federal, sobre supostos desvios de recursos públicos que teriam sido praticados pela prefeita Regina Cunha (Podemos), não foi arquivada. Confira o documento na íntegra abaixo:

“Diante da publicação feita, ontem, por este blog, com o título: “Justiça arquiva denúncia contra prefeita de Itaíba”, há de se esclarecer que há um equívoco no título. O que de fato aconteceu, foi que o juiz da 28ª Vara Federal, por não possuir competência de investigação, determinou, com base no artigo 40 do Código de Processo Penal, que fosse dada ciência do caso ao Ministério Púbico Federal, por este ser o órgão que possui as atribuições legais de investigar, através Procedimento de Investigação Criminal, ou determinar abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar os desvios de verbas públicas que estão acontecendo na Prefeitura de Itaíba.

Por outro lado, há de se se esclarecer que essa decisão de arquivamento é automática e não tem relação com o mérito do caso, haja vista que, por serem autos eletrônicos, o envio dos autos para o MPF tem como consequência o arquivo destes mesmos autos na Justiça Federal.

E, por fim, deve ser evidenciado que o Ministério Público Federal recebeu, ontem mesmo, às 16:04h, os autos da notícia crime para análise e providências, o que faz revelar que o caso não está arquivado, mas a pleno vapor e novidades virão nos próximos dias”.

Jandilson Gomes da Silva – pré-candidato a vereador pelo PTB de Itaíba


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

04/08


2020

Patrícia Domingos diz que pré-candidatura é irrevogável

A poucos dias para o início das convenções partidárias, a delegada Patrícia Domingos (Podemos) classificou a sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife como sendo "irrevogável". As declarações foram dadas na manhã de hoje, em evento virtual seguido de coletiva de imprensa realizado para oficializá-la como postulante do partido na Capital. As informações são do Diário de Pernambuco.

"A gente tem aí faltando alguns meses apenas para as eleições, então a partir de agora, nós estamos sim abertos ao diálogo e aceitamos, como eu disse, todo apoio será muito bem vindo, mas com Patrícia Domingos na cabeça da chapa isso aí já está decidido", disse a pré-candidata no evento convocado para lhe marcar a posição no tabuleiro das eleições municipais.

"A gente passou quatro meses em tratativas com a oposição e essas tratativas não avançaram. Infelizmente. Podemos entender que era o momento de avançar com uma pré-candidatura própria porque não se pode mais esperar", avaliou Patrícia Domingos.

Apesar do anúncio de hoje, Patrícia afirmou que ainda segue com articulações em busca de apoios de outras legendas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

04/08


2020

Eduardo da Fonte defende criação do “Renda Brasil”

O governo federal estuda prolongar até dezembro de 2020 o pagamento do auxílio emergencial, que começou a ser pago em abril. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) defende o pagamento do benefício até o fim do ano e a criação de um programa social permanente de distribuição de renda.

“Tivemos um grande ganho social com o pagamento do auxílio emergencial. Diminuímos o número de pessoas abaixo da linha da pobreza e conseguimos aumentar a renda familiar das pessoas mais carentes. Outro reflexo é o ganho econômico, o benefício aumenta o poder de compra das pessoas e ajuda na recuperação da economia”, afirmou Eduardo da Fonte.

Inicialmente, a previsão era de pagamento de três parcelas do auxílio, mas cinco parcelas já foram confirmadas, de abril a agosto. Eduardo da Fonte é o autor de dois projetos de lei que tratam sobre o benefício, o PL 2550/20 estende o auxílio emergencial até dezembro de 2020, e o PL 3023/20, que cria um programa de distribuição de renda permanente e pode servir como base para a implantação do Renda Brasil.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/08


2020

Vereadores anunciam apoio a Anderson Ferreira

Após a desistência de Silvio Costa de concorrer à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, dois vereadores do Partido Republicanos aderiram à base do prefeito Anderson Ferreira (PL), hoje. Pastor Joselito e Vilmar da Mudança se reuniram com Anderson para fazer o comunicado de apoio.

“Em 2016, caminhamos junto com Anderson Ferreira e agora vamos caminhar ao seu lado novamente”, ressaltou Pastor Joselito. Já o vereador Vilmar da Mudança considera que, “entre os nomes que estão na disputa, Anderson é o mais capacitado para governar Jaboatão”.

“A prática que adotamos, desde o início da gestão, é o diálogo com todos e a busca da unidade em prol do município. É dessa forma que a nossa gestão vem conseguindo mostrar resultados positivos. E que garante a montagem de um palanque sólido, formado por lideranças importantes de Jaboatão”, destacou o prefeito Anderson Ferreira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

04/08


2020

Mendonça: "Vamos acabar com a indústria das multas"

O ex-ministro e pré-candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM), participou de um debate sobre o Recife com representantes de grupos de direita, ontem à noite, e assumiu o compromisso de acabar com a indústria de multas no Recife. "As gestões PSB/PT fizeram das multas de trânsito, não um processo educativo, mas um mecanismo de arrecadar mais. Se prefeito for, vou acabar com a indústria das multas no Recife. Acabar com essas pegadinhas de mudança se velocidade, câmeras escondidas. Vamos acabar com isso no Recife", enfatizou Mendonça, ressaltando que tem denunciado o aumento de 378% na arrecadação em multas de trânsito do Recife nos últimos quatro anos.

Mendonça criticou a falta de gestão do PSB no Recife e defendeu o enxugamento da máquina pública da PCR. "Hoje a Prefeitura tem uma máquina inchada, com cargos de confiança cheios de apaniguados do PSB e do PT. A gente tem que reduzir a máquina para aplicar os recursos para a saúde, educação, segurança e mobilidade", destacou Mendonça durante o debate, que teve a maior audiência da série promovida com sete pré-candidatos a prefeito do Recife. Mendonça foi o último a participar. 

Ao falar do seu histórico de atuação política e debater os problemas do Recife, Mendonça falou sobre transporte, mobilidade urbana, segurança, saúde e educação. Durante a série de questionamentos, Mendonça respondeu sobre liberação do aborto, das drogas e ideologia de gênero. "Ser contra o PT, contra o aborto e contra a liberação das drogas hoje, que a direita ascendeu ao poder, é fácil.  Sempre fui contra o aborto, a liberação de drogas, a ideologia de gênero. Não é um discurso apenas, eu fui para inúmeras caminhadas e eventos pró vida, contra drogas e como ministro para tirar a ideologia de gênero da Base Nacional Curricular", lembrou.

Mendonça pontuou que, além de ficha limpa, é sério, autêntico e tem palavra.  Sobre a relação com o Governo Bolsonaro, Mendonça disse que tem relação pessoal com diversos ministros, o que facilitará a interlocução para viabilizar recursos e projetos para o Recife. “É fundamental o apoio ao Governo Federal. Poucos têm a credibilidade que eu tenho de ir lá em Brasília e marcar com ministros para discutir temas ligados ao Recife”, afirmou, destacando que a interlocução como Governo Federal é urgente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

04/08


2020

Tony Gel quer reabertura de creches no Agreste

O deputado estadual Tony Gel (MDB) encaminhou, hoje, mais uma importante solicitação ao Governo do Estado. O parlamentar está pedindo aos secretários que integram o plano de reabertura das atividades, que estabeleçam protocolos de segurança que possibilitem o retorno das atividades das creches e hotelzinhos na cidade de Caruaru e outras da região Agreste.

Em seu pedido, Tony Gel destaca que, com o retorno das atividades do comércio varejista, centenas de mães que trabalham estão encontrando grandes dificuldades para deixar o filho ou filha em um local seguro. Pois, como as medidas de segurança recomendam que as crianças evitem contato com idosos, muitos pais não podem deixar seus filhos nas casas dos avós.

"É uma situação muito difícil, o pai trabalha, a mãe também trabalha e onde deixar o seu filho? Quando se tem um local de confiança para deixar seu filho, você vai trabalhar tranquilo sabendo que seu filho está em espaço seguro. Então os pais e as mães já têm confiança de deixar seus filhos nas creches e hotelzinhos, as crianças são bem cuidadas, você quando volta do seu trabalho, pega as crianças e fica satisfeito. Por isto, temos trabalhado para que o Governo do Estado estabeleça os protocolos de segurança e libere o funcionamento das creches e dos hotelzinhos não só em Caruaru, mas também em toda região Agreste", disse o deputado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

04/08


2020

Toritama: Presidente da Câmara promove aglomeração

Descumprindo todas as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Governo do Estado e da própria Prefeitura de Toritama, o presidente da Câmara de Vereadores local e pré-candidato a prefeito, José de Arimateia (PSD), promoveu um encontro com aliados ignorando o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.

O encontro aconteceu no bairro de Fazenda Velha e contou com a presença de pré-candidatos à Câmara de Vereadores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/08


2020

Explosão em área portuária do Líbano

Uma explosão aconteceu numa região portuária de Beirute, no Líbano, há pouco, informam redes de TV locais e testemunhas do incidente em redes sociais. Imagens postadas no Twitter mostram uma grande coluna de fumaça sobre a cidade.

Ainda não há detalhes sobre a quantidade de feridos ou qual seria a causa da explosão. A explosão causou destruição em larga escala e quebrou janelas a quilômetros de distância.

Um fotógrafo da agência Associated Press perto do porto de Beirute viu pessoas feridas no chão e uma destruição generalizada no local. Algumas emissoras de TV locais afirmam que a explosão ocorreu no porto de Beirute, dentro de uma área onde fogos de artifício eram armazenados.

Hamad Hasan, o ministro da Saúde, afirmou a uma rede de TV que há um "alto número de feridos" e que os danos são grandes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/08


2020

Prefeito de Pedra retorna ao trabalho após cura da Covid

O prefeito do município de Pedra, Osório Filho (PSB), anunciou, ontem, o retorno ao trabalho após mais de 20 dias de quarentena devido a infecção do novo coronavírus. O anúncio foi feito durante pronunciamento em suas redes sociais, informando que já estava na ativa e pronto para enfrentar os desafios da administração de perto. Durante todo esse período, Osório ficou administrando o município de forma remota.

No dia 16 de julho o prefeito anunciou oficialmente que tinha sido infectado pela Covid-19 após fazer um teste preventivo. Na época, destacou que suas obrigações públicas o colocavam permanentemente em exposição aos riscos de contaminação por isso a decisão de fazer o teste preventivo que identificou a doença.

Durante 21 dias o prefeito ficou recluso em sua casa e passando a acompanhar a rotina da administração via online, tratando com os secretários em videoconferências privadas e contatos por telefone e via WhatsApp de forma a não prejudicar a continuidade dos trabalhos.

Ao anunciar a cura da Covid-19, Osório agradeceu as manifestações de apoio feitas ainda no início da doença e as constantes ligações e mensagens que recebeu durante sua recuperação.

“Quero agradecer a todas as orações, a todas as mensagens de carinho, a todo o apoio que recebi. Quero agradecer a militância, as lideranças, a esse grupo que não deixou cair a peteca e de forma especial agradecer ao meu tio e ex-prefeito Francisco Braz, agradecer a todos. Estamos agora trabalhando firmes e fortes, com muita vontade de continua ajudando a Pedra a seguir em frente”, disse Osório Filho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/08


2020

Deputada denuncia perseguição do Cremepe

A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) denunciou, em suas redes sociais, a "perseguição" de uma conselheira do CREMEPE (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco) a um grupo de médicos por atenderem a população com sintomas de Covid e receitarem o uso da hidroxicloroquina. A postura da Conselheira vai de encontro, segundo a parlamentar, ao posicionamento do presidente da própria instituição que, em nota oficial, declara que receitar o uso da hidroxicloroquina não é considerado infração.

“Os médicos que estão sendo perseguidos, além de atenderem gratuitamente à população carente, também doam a medicação para os pacientes e acompanham a sua evolução”, disse Clarissa. A parlamentar alega que o grupo de médicos foi denunciado ao Ministério Público e ao Cremepe por agir em prol da população.

"Que crime esses profissionais cometeram? Ajudar pessoas mais necessitadas a salvar vidas, cumprindo juramento que um dia fizeram agora é crime?”, questionou.

“Como integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, estarei defendendo de forma atenta e incisiva a autonomia e o direito dos médicos em atuarem cumprindo juramento realizado para que vidas sejam salvas", disse a deputada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha