Faculdade de Medicina de Olinda 2

19/10


2019

Presidente de comissão volta animado de Angra


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Detran

19/10


2019

Ceará: encontrado 8º corpo de vítima de desabamento

Bombeiros localizam 8º corpo no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza. Subiu para oito o número de mortos na tragédia. Bombeiros continuam as buscas para tentar localizar corpo da síndica do prédio.

Foto: Helene Santos/SVM

Do G1 - Ceará

 

Os bombeiros localizaram, na manhã deste sábado (19), o corpo de mais uma vítima do desabamento do Edifício Andrea, no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza. Com isso, subiu para oito o número de mortes confirmadas na tragédia.

O corpo resgatado nesta manhã foi o de José Eriverton Laurentino Araújo, de 44 anos, cuidador dos idosos Vicente de Paula e Izaura Marques Menezes, ambos também mortos no desastre.
Por volta das 10h40, um carro da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) chegou ao local do desmoronamento. Logo em seguida, os agentes recolheram o corpo em direção à sede da Pefoce.

Desta forma, somente a síndica do prédio, Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, ainda é tratada como desaparecida. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Holanda, afirmou que ainda há esperanças de encontrá-la viva, mas dentro da técnica e experiência dos bombeiros, classifica as chances como remotas.

Leia mais aqui: Bombeiros localizam 8º corpo no desabamento do Edifício ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

13° Bolsa Familia

19/10


2019

PSL articula troca de Waldir

Deputado deve perder o posto de líder do PSL

Foto: Agência O Globo

Época - Por Guilherme Amado

 

Delegado Waldir deverá perder na próxima semana o posto de líder do PSL na Câmara para outro deputado da ala do partido comandada por Luciano Bivar.

Na sexta-feira, 18, um grupo expressivo dos que votaram para manter Waldir na liderança avaliou que o "implodir" e o "vagabundo", que Waldir usou para atacar o governo e Bolsonaro, passaram do tom.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

19/10


2019

Litoral sul de PE: óleo atinge praias de Ipojuca

Voluntários trabalham desde a madrugada para limpar a substância, encontrada em localidades como Maracaípe, Cupe e Muro Alto.

 Foto: Wellignton Pereira/TV Globo

Por G1 PE

 

O óleo que suja praias do Nordeste chegou, neste sábado (19), a algumas das praias de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com o município, pequenas manchas de piche foram encontradas na areia de Cupe, Muro Alto, Maracaípe, Enseadinha e Serrambi, vizinhas à praia de Porto de Galinhas, durante a madrugada.
No município, o aparecimento da substância foi registrado durante a madrugada, no Pontal de Maracaípe. Por volta das 8h20, voluntários já haviam feito a limpeza do material.

"Por volta das 3h começamos a receber pequenos fragmentos de óleo, principalmente no Pontal de Maracaípe. Acionamos a Guarda Civil e o voluntariado para começar a coleta", afirma o secretário de Meio Ambiente de Ipojuca, Erivelto Lacerda.

Segundo os voluntários, a ação teve o objetivo de proteger a área de estuário. “A nossa maior preocupação era a de impedir que o volume de óleo entrasse no Pontal, porque ali é um berçário de cavalos-marinhos”, afirma Daniel Galvão, coordenador do movimento Salve Maracaípe, que tem atuado de forma voluntária na limpeza das áreas.

"Conseguimos uma barreira com o Porto de Suape e fomos recolhendo as partículas que apareciam. Esse trabalho não tem hora para parar. Conseguimos um ônibus para sair do Recife para levar mais pessoas até as praias do litoral Sul”, diz o voluntário.
Por volta das 8h30, mais de 400 bugueiros trabalharam para retirar o óleo encontrado na areia da praia do Cupe, também em Ipojuca (veja vídeo acima). O trabalho dos voluntários teve início às 5h. Às 9h, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros chegaram ao local.

Óleo em números

"Esse material está vindo para Maracaípe em bombonas de 200 litros. Depois que fizermos a coleta, o óleo vai ser levado ao Recife, para uma central de tratamento de resíduos", afirma o secretário de Meio Ambiente de Ipojuca.

Na noite da sexta (18), o governo de Pernambuco informou ter retirado mais de 20 toneladas de óleo em seis praias de três cidades do Litoral Sul de Pernambuco. A informação foi repassada pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado, José Bertotti.

Na sexta, foram atingidas as Praias dos Carneiros e Boca da Barra, em Tamandaré; Mamucabinhas, em Barreiros; e Ilha de Santo Aleixo, Aver o Mar e Guaiamum, em Sirinhaém. Além disso, a força-tarefa recolheu, no mar, 600 litros de óleo, perto da Ilha de Santo Aleixo.

No início da manhã da quinta (17), após o aparecimento de óleo em praias de Alagoas no trecho próximo à divisa com Pernambuco, um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) sobrevoou o litoral pernambucano e não constatou manchas. Uma operação de prevenção foi montada para impedir que o produto chegasse à costa pernambucana.

À tarde, por volta das 13h, uma mancha de óleo foi encontrada em São José da Coroa Grande. De acordo com o balanço repassado no fim da quinta (17), 1,2 tonelada foi retirada do mar, em Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2019

Festival de música e corrida mudam trânsito no Recife

Festival de música e corrida provocam mudanças no trânsito do Recife neste sábado (19). De acordo com a CTTU, mais de 110 agentes de trânsito acompanham eventos e realizam bloqueios em ruas, avenidas e pontes da Zona Norte e do Centro.

Ponte do Limoeiro é interditada para a sétima edição da corrida Eu Amo o Recife — Foto: Luna Markman/TV Globo

Por G1 PE

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecem neste sábado (19). Ao todo, mais de 110 agentes de trânsito são destacados para acompanhar as programações, que envolvem atividades culturais e esportivas.

Na Zona Norte, acontece o Festival BB Seguros Blues e Jazz. A operação já está em andamento e segue até meia-noite. Inicialmente, agentes de trânsito fazem a proibição do estacionamento em frente ao Parque Santana, no bairro de Casa Forte, local do evento.

A partir das 13h, a proibição de estacionamento será ampliada na Rua Jorge Gomes de Sá, na imediação da Rua Dona Olegarina até a Rua Nestor Silva. A depender da movimentação do público no local, a Rua Sant'Anna terá o sentido invertido, saindo da Rua Jorge Gomes de Sá em direção à Avenida Dezessete de Agosto.

O condutor que segue na Avenida Dezessete de Agosto e deseja acessar o Parque Santana deve seguir em frente para a Rua Samuel de Farias e a Rua Jorge Gomes de Sá.

A partir das 18h, acontece a 7ª Corrida Eu Amo Recife, com saída no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Os condutores que querem acessar ou circular pela área Central da cidade devem ficar atentos aos bloqueios e desvios montados pela CTTU para a viabilização da corrida, a partir das 17h30.

A expectativa é de que as ações sejam encerradas às 20h30, horário previsto para a dispersão do público. A corrida terá dois percursos, de 10 km e 5 km, ambos com início no Cais da Alfândega.

O trajeto mais longo segue pelo Cais do Apolo, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, Avenida Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Avenida Saturnino de Brito, Rua Capitão Temudo, retorno pelo Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, Ponte Giratória e encerramento na volta ao Cais da Alfândega.

Há bloqueio no cruzamento do Cais da Alfândega com a Ponte Maurício de Nassau. As demais interdições são feitas no Largo do Cabanga, nas pontes Giratória, Princesa Isabel e do Limoeiro, e nos cruzamentos da Avenida Marquês de Olinda com a Rua Madre de Deus, da Avenida Cais do Apolo com as ruas Álvares Cabral, do Observatório, do Ocidente e Bione.

A Rua Primavera, o trecho final da Avenida Militar e os cruzamentos da Rua Mário Melo com Rua da Aurora e Cais José Estelita com a Rua Bituri também são bloqueados.

Uma vez que o acesso à Avenida Engenheiro José Estelita pelo Largo do Cabanga fica bloqueado, os condutores que vêm da Zona Sul devem seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o Centro.

Quem vem pela Avenida Sul deverá seguir pela Praça Sérgio Loreto. Já quem estiver na área central e desejar seguir para a Zona Sul pode utilizar a Rua Imperial como rota alternativa.

Orientações

A CTTU aconselha o público a chegar cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. O veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

19/10


2019

Deputado mobiliza fuzileiros navais em limpeza

O deputado Romero Sales Filho (PTB), que chegou ontem de uma de visita às usinas de Angra dos Reis,  articulou, junto ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o envolvimento de 100 fuzileiros navais na limpeza do litoral de Ipojuca atingido por manchas de óleo cru de petróleo. 

“Estou acompanhando ativamente o caso do surgimento de óleo em nossas praias. Por isso, estou integrado ao Comitê de Ações, coordenado pela prefeita de Ipojuca, Célia Sales, que está tratando sobre esse grave caso que está prejudicando as praias do litoral de Pernambuco e do Nordeste”, disse.

O deputado defende que seja posto em prática o decreto federal que garante o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional. O Governo Estadual mobilizou equipe da Secretaria de Meio Ambiente que já está em Ipojuca desde ontem, assim como Suape, que também está dando total apoio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

19/10


2019

Feitosa vai para TV defender usina em Itacuruba

Em entrevista no SBT ao programa de Antônio Lavareda, o deputado Alberto Feitosa (SD) assume a dianteira em defesa da usina nuclear em Itacuruba. 

E faz uma advertência: "Pernambuco está com a chance na mão! A instalação de uma Usina Nuclear em Itacuruba, no Sertão, trará oportunidade, geração de empregos e desenvolvimento ao nosso Estado! O programa 20 Minutos com o Sociólogo e Cientista Político Antônio Lavareda vai ao ar às 19:30h na TV Jornal do Comércio e SBT (canal 2).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2019

Sarampo: vacinação mira crianças com menos de 5 anos

Dia D contra o sarampo

Dia D contra o sarampo vacina crianças com menos de 5 anos neste sábado. Combate ao sarampo vai mobilizar 41,9 mil unidades de saúde neste sábado (19). Objetivo é vacinar 2,6 milhões de crianças até 25 de outubro.

Foto: Raíza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Por G1

 

O Dia D contra o sarampo acontece neste sábado (19) em 41,9 mil unidades de saúde de todo o Brasil. Até o dia 25 de outubro o Ministério da Saúde quer vacinar 2,6 milhões de crianças de 6 meses a 5 anos, grupo que constitui o público-alvo da vacina.

As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença: das 13 mortes por sarampo confirmadas no Brasil nos últimos 90 dias, 7 atingiram menores de cinco anos de idade.
O estímulo à imunização ocorre em meio a um surto que, apesar de se concentrar no estado de São Paulo, já circula em 20 dos 27 estados brasileiros. Nos últimos 90 dias foram registrados 6.192 casos confirmados de sarampo, um aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior, segundo o ministério. Desses casos, 96% estão concentrados no estado de São Paulo.
Reforço financeiro
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (16) a liberação de R$ 206 milhões para a vacinação contra o sarampo e outras doenças em 3.131 municípios do país. A medida está no contexto da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, realizada entre 7 de outubro e 30 de novembro de 2019.
A partir desta sexta-feira (18) estão disponíveis R$ 103 milhões para que estados e municípios possam ampliar a cobertura vacinal. A verba já foi repassada aos Fundos Municipais de Saúde, de acordo com o tamanho da população de cada município.

A outra metade do recurso só será liberada mediante o cumprimento de duas metas pelos estados e municípios: alcançar 95% de cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral em crianças de 12 meses de idade e informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente às Secretarias de Saúde dos Estados e ao Ministério da Saúde.

A medida vai oferecer "incentivo" financeiro aos municípios que cumprirem os objetivos. O benefício será definido pela população de cada local, a partir do cálculo de R$ 1 por pessoa.

Além disso, R$ 333 milhões serão repassados para reforçar as equipes locais de profissionais de saúde, e outros R$ 19 milhões serão gastos na veiculação, na TV, internet, cinemas e outras mídias, de um comunicado informando sobre a necessidade de vacinar a população, principalmente os bebês.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2019

Waldir: Bolsonaro tentou comprar deputados com cargos

Delegado Waldir PR-GO (Ag/Câmara dos Deputados)

Por Redação da Veja

 

Segundo o líder do PSL na Câmara, a intenção era que os parlamentares assinassem lista favorável a Eduardo Bolsonaro

O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO), fez novas acusações nesta sexta-feira, 18, contra o presidente Jair Bolsonaro. Ao deixar reunião do partido em Brasília, ele afirmou que o chefe do Planalto tentou comprar deputados para assinarem lista favorável à colocação de seu filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como novo líder da bancada.

Waldir foi gravado na última quarta-feira em reunião dos deputados da ala ligada ao presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), dizendo que iria implodir Bolsonaro. Na gravação, ele também chama o presidente de "vagabundo".

Na noite desta quinta-feira, após a liberação do áudio, ele chegou a minimizar o episódio. “Isso já passou. Nós somos Bolsonaro. Somos que nem mulher traída, apanha, mas mesmo assim volta ao aconchego”, disse.

Mas nesta sexta, ele afirmou que não retiraria nada do que falou e disse que foi traído, voltando a subir o tom contra Jair Bolsonaro.

“Nada do que eu falei é mentira. Se você for traído, como vai se sentir? Eu fui traído. O presidente pessoalmente está interferindo para me tirar da liderança. Isso não é traição?”, disse ao chegar à reunião da Executiva em Brasília.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Delegado Waldir também disse que o governo está parado porque está focado na crise interna do PSL.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha