FMO janeiro 2020

04/12


2021

Rio cancela festa de Réveillon

g1 Rio

O prefeito Eduardo Paes anunciou na manhã deste sábado (4) em suas redes sociais que decidiu cancelar a celebração oficial do réveillon no Rio.

“Respeitamos a ciência. Como são opiniões divergentes entre comitês científicos, vamos sempre ficar com a mais restritiva. O Comitê da prefeitura diz que pode. O do Estado diz que não. Então não pode. Vamos cancelar dessa forma a celebração oficial do réveillon do Rio”, disse Paes.

O prefeito disse que toma a decisão com tristeza, mas que não tem como organizar a celebração sem a garantia de todas as autoridades sanitárias. "Infelizmente não temos como organizar uma festa dessa dimensão, em que temos muitos gastos e logística envolvidos, sem o mínimo de tempo para preparação", garantiu.

As autoridades públicas passaram a semana discutindo questões de segurança e sanitária para a realização das festas de fim de ano e que medidas adotar após a chegada da nova variante ômicron ao país.

"Se é esse o comando do Estado(não era isso o que vinha me dizendo o governador), vamos acatar. Espero poder estar em Copacabana abraçando a todos na passagem de 22 para 23. Vai fazer falta mas o importante é que sigamos vacinando e salvando vidas", disse o prefeito.

Na quinta-feira (2), a prefeitura do Rio ampliou o passaporte da vacinação para acessar diversos estabelecimentos como restaurantes, bares, hotéis e salões de beleza.

Há quatro dias consecutivos o Rio não tem registro de mortes por Covid. Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro não houve óbito causado pela doença.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

04/12


2021

Professores da rede municipal protestam em Caruaru

Foto: Américo Rodrigo/Blog Cenário

Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Caruaru saiu às ruas em protesto na manhã de hoje. De acordo com informações do Blog Cenário, os profissionais da Educação reivindicam concurso público para a categoria, o aumento do piso salarial, além do rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

“São inúmeras as reivindicações. A mais grave é que o secretário de Educação não recebe ninguém. Não existe diálogo nessa gestão. Nós estamos com nosso salário congelado há três anos e já foi estipulado pelo TCU o reajuste de 31,3% para 2022 e a Prefeitura não fala, não se pronuncia. Nós estamos aqui também por conta própria porque nós não temos um sindicato que nos represente aqui em Caruaru”, disse a professora Caterine Valentina, uma das coordenadoras do ato.

Os manifestantes seguem em caminhada pelas principais ruas do centro da Capital do Agreste, utilizando faixas e cartazes com críticas ao governo municipal. A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) foi a única do Poder Legislativo a marcar presença. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina outubro 2021

04/12


2021

Sergio Moro visita Eduardo Leite

O pré-candidato do Podemos à Presidência da República, Sergio Moro, e a deputada federal Renata Abreu (SP), que é presidente nacional do partido, visitaram hoje (4) pela manhã o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Durante o encontro, falaram sobre os desafios da construção de um Brasil justo para todos, por meio do combate às desigualdades sociais e da recuperação da economia, com a geração de emprego e renda para os brasileiros. 

O Podemos realiza neste sábado a Convenção Estadual no Rio Grande do Sul e filia diversas lideranças, como o deputado federal Maurício Dziedricki. Participam deste evento também os senadores Lasier Martins (RS), além de Oriovisto Guimarães (PR) e Alvaro Dias (PR), líder do Podemos no Senado Federal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

04/12


2021

A emoção de Michele Collins

O texto sobre o casamento do meu sobrinho Gastão Cerquinha Neto, postado há pouco, tocou no coração de alguns leitores, como a vereadora Michele Collins (foto), da bancada do PP na Câmara do Recife. Missionária, enviou o emocionante texto abaixo:

Caro Magno,

Que amor lindo! Que Deus abençoe muito essa nova família que nasceu. Gosto muito de como você escreve, com esse tom rico e poético, ainda mais se tratando de um assunto que mexe muito com o sentimento de todo mundo que é a família.

Deus tem um grande plano na sua vida, Magno. Você é um jornalista e comunicador raiz, precisa de alguma forma passar isso a frente, dar aulas, escrever livros sobre o assunto, não sei se já tem, enfim tem que compartilhar esse dom que Deus te deu com essa nova geração.

Independente de qualquer coisa, lhe respeito e admiro muito como profissional. Você é um baluarte do sertão pernambucano para todos nós.

Parabéns e que Deus te abençoe ainda mais.

Michele Collins


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


04/12


2021

Um amor unido por dois rios

Na última quinta-feira, testemunharam seu amor eterno diante de Deus na lindíssima igreja Madre de Deus, no Recife Antigo, Gastão Cerquinha Neto e Tatiane Guedes. Fui, ao lado de Nayla, padrinho deste belo e jovem casal, união inspirada na mistura das águas dos rios Capibaribe e Pajeú.

Formanda em Direito, Tati nasceu no Recife cultivando o hábito de debruçar-se na janela para namorar o Cão sem plumas, batismo do Rio Capibaribe por João Cabral de Melo Neto. Atua na Assessoria Jurídica do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Neto, meu sobrinho, honra o nome do meu pai, o seu avô Gastão Cerquinha, 99 anos, coração e alma encravados em Afogados da Ingazeira, no Pajeú das Flores, terra onde todas as criaturas iluminadas têm almas de cantadores, como disse Rogaciano Leite.

Tenho muito orgulho do meu sobrinho, cuja infância foi curtida na saudável e harmoniosa convivência com meus filhos Felipe e André Gustavo, residentes nos Estados Unidos. Neto é filho do meu irmão de pareia Marcelo Martins, apenas um ano mais avançado no tempo da vida. Com sua Suzana, cearense da boa cepa, trouxe ao mundo mais dois filhos - Caíque e Ana Júlia.

Foram criados na regra sagrada dos bons pais: não dar o peixe, ensinar a pescar. Não ensinareis a pescar, não farás nada além de mostrar o caminho para o rio. Assim, formarás um ser capaz. Caíque virou biomédico e Gastão Neto engenheiro; Ana Júlia, advogada. Marcelo e Suzana comeram o pão que amassou no Sertão para dar aos filhos o melhor e mais digno presente: saber e domínio da educação.

Caíque já passou temporada de estudos nos Estados Unidos e fala inglês fluentemente. Neto está arrumando as malas para igual experiência. Ganhou bolsa por ter vencido uma seleção de projetos de engenharia promovida pela Prefeitura do Recife. Que orgulho para pais tão felizes pelo sucesso dos filhos!

Ana Júlia já estagia num qualificado escritório de advocacia do Recife, certeza de grande sucesso pela frente. O que seria de nós sem os nossos filhos? Vê-los felizes é uma das melhores sensações da vida. Declare a seus filhos que eles não estão no rodapé de sua vida, mas nas páginas centrais da sua história.

Tiro o chapéu para Marcelo e Suzana. Caíque, Neto e Ana Júlia são exemplos da boa e correta educação. Para eles, Marcelo e Suzana reservam o amor maior de todos. É por eles que levantam todos os dias, no sol escaldante do Sertão, na certeza que cumprem a missão na vida designada por Deus.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Novembro

04/12


2021

Levanta Pernambuco vai a Salgueiro

Salgueiro abriu as portas do Sertão para o movimento Levanta Pernambuco num grande ato realizado na noite de ontem (3). No encontro, a presidente do PSDB em Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, o presidente do Cidadania e deputado federal, Daniel Coelho e lideranças do Movimento e de diversas cidades sertanejas ouviram a população sobre os principais problemas que atingem a região.

A crise no abastecimento de água foi novamente uma questão apontada assim como em debates anteriores com relato de pessoas que chegam a ficar mais de trinta dias sem água nas torneiras. A população também levantou os problemas na segurança pública, educação e saúde no encontro que lotou o auditório do Salgueiro Plaza Hotel. Hoje, as lideranças do Movimento cumprem agenda em Floresta, Arcoverde e Buíque.

“É preciso olhar  para o Sertão Central  do nosso estado, investir na educação que  transforma. Todo mundo tem o direito de ser ouvido mesmo as menores regiões tem o direito de poder construir riqueza e oportunidades. Esse movimento tem um lado, o do povo de Pernambuco. Esse é nosso lado e é muito fácil defender”, frisou Raquel Lyra.

Na sua fala, Anderson Ferreira destacou o compromisso do grupo com a população e a falta de resultados do atual governo do estado. “A motivação para estarmos no Sertão Central é pela ausência do olhar do governo para essa região, mas isso não acontece só no Sertão. Por onde andamos não encontramos resultados desse governo que está aí. Nós percebemos as dificuldades que a população sente no dia a dia, na falta de água nas torneiras, no desemprego. Mas temos o compromisso de tirar Pernambuco da inércia e mudar essa situação que envergonha os pernambucanos. Isso só se faz ouvindo as pessoas e apresentando soluções”, disse o prefeito do Jaboatão.

Daniel Coelho afirma que o movimento Levanta Pernambuco "coloca foco e luz sobre os problemas em vez de esconder problemas debaixo do tapete. Eles têm nascedouro local, então as soluções também tão colocadas localmente e regionalmente e a gente espera poder até o final deste ano visitar todas as microrregiões de desenvolvimento do estado, os sertões, os agrestes, as zonas da mata e a Região Metropolitana do Recife”.

Para o ex-senador Armando Monteiro, “esses encontros têm o objetivo maior que é poder ouvir a população, porque essas lideranças estão conduzindo esse processo de renovação da política de Pernambuco. A política é a única forma que nós temos de poder mudar as coisas e transformar a realidade. É um exercício de esperança”. 

Já a deputada Priscila Krause destacou a situação das estradas em Pernambuco, entre outros problemas. “Três das piores estradas do Brasil estão em nosso estado”, acrescentou. Para o deputado Álvaro Porto, o povo pernambucano vai dar uma resposta. “Vamos fazer uma verdadeira mudança que só depende de nós”, acrescentou.

Também participaram do ato organizado na cidade por Fábio Lisandro, o ex-senador Douglas Cintra, os ex-prefeitos Izaías Régis (Garanhuns), João Batista (Mirandiba), Eudes Caldas (Cabrobó), Francisco Tavares e Adailton Monteiro (Verdejante); o presidente da Câmara de Vereadores de Salgueiro, professor Agaeudes; vereadores e lideranças de toda a região. A noite também foi marcada por apresentações culturais do grupo Mazurca de Santana e de índios da Aldeia Urubu Buquerão Atikum de Salgueiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - Prêmio Cidades Excelentes 2021

04/12


2021

Tancredo // [email protected]

Por Arnaldo Santos*

Meu caro Ulysses, cumprimentando-o pelo seus 105 anos (1916/2021), transcorridos no ano findo, e ignorados nesses tempos de negação dos mais elementares valores civilizatórios, rendo-lhe as minhas singelas homenagens, já me desculpando por não ter lhe preparado uma recepção como você mereceria, pois, na vastidão celestial, às vezes nos perdemos nos ritos inerentes ao transcendente.

No descanso que imaginei, eterno, de paz inquebrantável, e do qual nunca seria interrompido, a não ser para participar das merecidas homenagens, devidas a um querido amigo, ou para contemplar a sublime beleza da aurora boreal, que daqui é ainda mais encantadora, eis que, nos últimos tempos, tenho sido espiritualmente atormentado pelas denúncias de corrupção política e da pandemia em terras brasileiras.

O grau dos escândalos que me têm chegado é de tal grandeza que, em tempos de sociedade em rede, no dizer do sociólogo Manuel Castells, (aqui já estamos conectados), tive que requerer uma senha especial ao Conselho Superior Celestial, para poder acessar o servidor e o aplicativo de Engenharia Midiática, na busca por informações que me ajudassem a entender melhor os fatos que me foram 'delatados' – digo, relatados. 

É consabido que, com a chegada do Steve Jobs, já temos Wi-Fi por aqui, através da rede "celestial-transcendente.ceu", que ele criou. Em breve teremos conexão por ondas sensoriais de altíssima velocidade,-(5G+), de sorte que, assim, estaremos permanentemente conectados com a vida na Terra, para sabermos das peraltices praticadas pelo atual “presiMente” da República, e pelo 01,02 e 03, com suas usinas de fake news!

Superadas as dificuldades de conexão (a banda aqui também ainda não é das melhores - Steve garante que o problema é do servidor, por isso já trabalha no desenvolvimento de um, servidor dedicado), fui consultar meus arquivos políticos; e olha, Ulysses, meu velho amigo, mesmo entre aqueles mais sombrios e impublicáveis, não encontrei paralelo na história, diante do que fui informado, sobre o que vem acontecendo no atual governo. 

Os vídeos que recebi pelo WhatsApp, onde vários depoentes da CPI, da Covid, narram a engenharia corrupto-financeira, no processo da aquisição de vacinas, montada dentro do Ministério da Saúde, me deu a impressão se tratar de um departamento de “operações estruturadas”, no modelo da que foi criada pelo Emílio e seu filho, na Odebrecht, durante os escândalos da Petrobras. De tão graves, causaram blackout nas comunicações celestiais, perturbando e interrompendo a paz, que vivenciamos no descanso eterno. O pior foi constatar o cinismo de alguns senadores na defesa do governo; um verdadeiro escárnio para com a sociedade, diante dos mais de 615 mil mortos pela Covid, e a desídia do governo.

Caro Ulysses, embora saiba que já há algum tempo você também goza do repouso no plano espiritual, resolvi consultá-lo, através dessa missiva digital, pois imagino que também esteja conectado à rede "celestial de computadores", e com uma melhor conexão através dos cabos submarinos, e, portanto, mais bem informado sobre os fatos. O que me diz, velho companheiro? 

Caro Tancredo, que alegria ter notícias suas, especialmente no transcorrer dos meus 105 anos, só lembrados pelo velho amigo e companheiro de luta. Estamos, sim, conectados, inclusive a esse tal de WhatsApp, onde participo de dezenas de grupos, a que fui adicionado sem que eu saiba por quem. O último ao qual me adicionaram foi criado por um tal de Queiroz, que vim a saber por um blog local, muito acessado aqui, especializado na disseminação de mentiras, agora apelidadas de fake news, tratar-se de um ex-assessor do “presiMente” da República, e do seu filho, senador Flavio Bolsonaro, responsável pela arrecadação de uma tal de rachadinha. Soube, inclusive, que estão construindo a “bozo’s penitenciária”, para receber os envolvidos, detentores do chamado foro privilegiado, integrantes da primeira família. Veja a que nível degradante chegou a política no atual governo! 

Tancredo, amigo, como bom mineiro que você é, e tendo participado ativamente dos momentos mais importantes e difíceis da história política do País, se a vexe não! Estou tão surpreso e decepcionado quanto você; mas, se posso lhe transmitir alguma palavra de conforto que apascente sua alma, lhe asseguro que o impacto dessas denúncias foi de tal ordem que quase me fizeram emergir do fundo do mar de Angra, tamanha é a degenerescência, moral e ética, que se abateu sobre a política, na realidade em curso. 

O mais degradante meu caro Tancredo, é constatar que não são fatos isolados envolvendo apenas o meu partido (PMDB), que, antes de tudo o que está acontecendo, teve até o Michel na Presidência da República, (dizem que foi um golpe), e logo que deixou a Presidência também foi preso por envolvimento em um esquema de corrupção patrocinado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, dois conhecidos açougueiros, patrocinadores da chamada República dos Embutidos. O PSDB, o PDT, o PT e o DEM - para citar os de maior visibilidade - e a quase totalidade dos partidos, e dos nossos ex-correligionários, inclusive seu sobrinho, estão todos denunciados na lista do Fachin, no STF.

Meu sobrinho! Ulysses, o que ele tem a ver com isso? Até onde estou informado depois da minha transcendência, ele ocupou bem o espaço político que construímos em Minas, e no País. Soube que se elegeu deputado federal, governador e senador, inclusive tendo disputado uma eleição para a Presidência da República. Fiquei até muito orgulhoso ao saber da sua atuação política. 

É, meu caro Tancredo, vejo que a conexão de rede do sistema que você utiliza deve ter ficado fora do ar nos últimos tempos, impedindo que você se informasse sobre os fatos geradores da crise que sacudiu a República. Seu sobrinho praticou várias peraltices, tanto no Governo de Minas, como no Senado, e durante a campanha para Presidente. Foi, inclusive, denunciado por crime de caixa-dois, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, envolvendo a Andrea Neves, sua irmã, que teve prisão decretada juntamente com o seu primo. Atualmente, ele está em permanente articulação com o velho “centrão”, em apoio ao presiMente Jair Bolsonaro. Você acredita!

Meu velho Tancredo, a República está em frangalhos, e o negócio do seu sobrinho Aécio, assim como da quase totalidade dos partidos e dos políticos envolvidos, inclusive os filhos do presiMente, é muito maior e mais sofisticado.

Lembra-se de quando éramos deputados e o Lula uma vez disse que, na Câmara, havia trezentos picaretas? Forçoso é admitir que ele tinha razão, mas, depois que se elegeu Presidente, o seu governo também foi denunciado de montar uma grande arquitetura de corrupção, envolvendo, não apenas, trezentos, mas quase quinhentos picaretas. 

Pois é, meu velho amigo, as denúncias que tanto perturbam sua paz de espírito decorrem do fato de que, nos dois governos anteriores ao atual, descobriu-se que cerca de 26 partidos e quase quinhentos políticos mantinham uma (PP), Parceria de Participação  "nos lucros das maiores empresas” (propina), sobre cada contrato firmado com os governos, da época, especialmente com a Petrobras, formando o que se convencionou chamar de “propinoduto”, por onde escoaram bilhões de dólares para o pagamento de suborno a todos eles; atualmente, foi montada uma PPPV, parceira público-privada da vacina, cujo resultado foi a morte de mais 615 mil brasileiros. 

Tancredo, como seu velho companheiro de tantas lutas, em momentos sensíveis da nossa história, por um Brasil melhor, lembro-me de que as nossas preocupações e ações eram pela redemocratização, por uma nova Constituição, que enchiam de esperanças os corações e mentes dos brasileiros, fazendo-os sonhar com um novo país. Hoje, o que vemos em nossas reflexões transcendentes é uma sociedade revoltada e desesperançada, ante uma classe política desmoralizada, mergulhada em corrupção, criminalizada e demonizada, pelo conluio que formou entre a primeira família, o “centrão”, os amigos da corte e até milicianos. 

Tancredo, meu velho amigo, é degradante, e perturbador para nossa paz de espírito, constatar que, à exceção de Itamar Franco, que, como nós, também repousa no habitat dos que já transcenderam, os ex Presidentes FHC, Collor de Mello, Lula, e Dilma Rousseff, e, especialmente, o atual, estão todos citados nessas listas, nesse que já é o maior escândalo de corrupção de que se tem notícias na história da República brasileira. Com as recomendações e lamentações de Tancredo//[email protected]

*Jornalista, sociólogo e doutor em Ciências Políticas. Comentários e críticas para: [email protected]


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde novembro 2021

04/12


2021

Coluna do sabadão

Pernambuco deve ter Carnaval?

Por Houldine Nascimento, repórter do Blog

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste (C4NE) emitiu um boletim, ontem, recomendando que os nove estados nordestinos cancelem as festividades de fim de ano e do Carnaval devido à ômicron, nova variante da Covid-19. Em uma lista com seis tópicos, o órgão consultivo sinaliza que as festas geradoras de aglomeração “intensificariam a transmissão do vírus e resultariam em nova onda da pandemia”.

Além disso, o Comitê alerta para a necessidade de “intensificar a vacinação”, “manter o uso de obrigatório de máscaras faciais e outras medidas de proteção individual e coletiva, como a exigência do passaporte de vacina para entrada em cinemas, teatros, estádios de futebol, etc”, e “identificar todas as possíveis barreiras que vêm dificultando a expansão da cobertura vacinal na população”.

O documento também explicita a importância de fazer a “utilização volante de viaturas como o carro da vacina” e “ampla divulgação nas mídias em campanhas para convocar a população sobre a necessidade de completar a vacinação com duas doses e sobre a dose de reforço para a população idosa”. O boletim também atenta para que os governadores utilizem o capital político para ampliar a vacinação em uma escala global, “em especial nos países africanos”.

Especificamente sobre Pernambuco, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste diz que o Estado “apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico de moderado a alto". "Curvaturas de Ricci indicam alto risco” e embora destaque que 80% da população está com a vacinação em dia, ainda não há “argumentos com base científica para quaisquer atividades que gerem aglomerações”.

O C4NE também sublinha que a “Academia Pernambucana de Ciências, a Academia Pernambucana de Medicina e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco se posicionaram oficialmente contra a realização de festas de final de ano e, principalmente, do Carnaval”. Até o momento, há seis casos da variante ômicron confirmados no Brasil.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que o Governo do Estado só chegará a uma definição sobre a realização ou o cancelamento do Carnaval na segunda quinzena de janeiro.

Novo inquérito – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito para apurar declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma live no dia 21 de outubro. Na ocasião, O presidente difundiu uma falsa informação ao associar a vacinação contra a Covid-19 a um risco maior de desenvolver a Aids. A decisão de Moraes contempla um pedido da CPI da Pandemia. O magistrado também critica a Procuradoria-Geral da República por abrir somente uma apuração preliminar e recomendar o arquivamento. Facebook, Instagram e YouTube chegaram a retirar a transmissão do ar.

“Falta de caráter” – O presidente Bolsonaro rebateu uma afirmação do ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) de que o chefe do Executivo “comemorou” a saída do ex-presidente Lula (PT) da prisão. “Ele (Moro) chega aqui, quer ser candidato, é um direito dele, tá certo? Agora, atacando aí, dizendo que no dia 8 de novembro de 2019 – ele era ministro –, eu comemorei Lula livre. Pelo amor de Deus. Falta de caráter. Saiu do governo pela porta dos fundos, traindo a gente e querendo trocar o chefe da Polícia Federal, o diretor-geral da Polícia Federal, com a sua indicação para o Supremo”, disparou.

Vaza Jato – Bolsonaro também criticou Moro sobre diálogos entre o então juiz e o procurador da República Deltan Dallagnol na época da operação Lava Jato, que vazaram por meio da imprensa. As mensagens foram classificadas pelo presidente como “vergonhosas trocas de informações”: “Quando estourou a Vaza Jato, para fortalecê-lo, porque ele estava abatido, e reclamou aqui: ‘Dallagnol não apagava as mensagens, eu apagava’. Fui com ele no evento da Marinha para dar moral para ele, prestigiando o Moro porque ele estava muito abatido”.

Flagra – Imagens do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) manuseando um grande volume de dinheiro vieram à tona ontem. De acordo com a Polícia Federal, as filmagens aconteceram em outubro do ano passado, por meio de autorização do STF, e inseridas na operação Descalabro, que investiga um esquema de desvio de dinheiro público direcionado pelo parlamentar a municípios maranhenses através de emendas. A estimativa é de que a ação ocorreu entre abril e dezembro de 2020 e pode ter gerado prejuízo de R$ 15 milhões.

Sem bloqueio – Em nota enviada com exclusividade ao Blog, a 2ª Promotoria de Justiça Cível de Camaragibe ratifica que solicitou, na ação civil pública nº 0005525-95.2021.8.17.2420, “a indisponibilidade de bens de Silvano Jackson Queiroz Brito Filho (ex-secretário municipal de Serviços Públicos), Clayton Rezende Nunes (ex-diretor de Limpeza Urbana) e da empresa Camará Ambiental. Dessa forma, a tutela antecipada concedida pelo Poder Judiciário contemplou todos os pedidos do MPPE”. Assim, o Ministério Público reforça a informação dada pelo Blog no último sábado (27) de que não requereu o bloqueio de bens da prefeita Nadegi Queiroz (Republicanos) e do ex-prefeito Demóstenes Meira.

CURTAS

“Para tomar cachaça” – O deputado federal Aécio Neves (MG) tachou de “contraditória” a possibilidade de o ex-governador Geraldo Alckmin deixar o PSDB para ser vice de Lula. Em entrevista ao Estadão, o parlamentar lembrou que a sigla sempre rivalizou com o PT e completou: “Lula é uma grande figura, um cara bacana para sentar e tomar cachaça. Tive uma ótima relação com ele durante oito anos, mas o PT fez muito mal ao Brasil.”

Paulista sem Carnaval – A Prefeitura de Paulista, no Grande Recife, cancelou a festa de Réveillon e o Carnaval de 2022. O motivo alegado pelo município é a preocupação com a ômicron. Em contrapartida, a gestão promete fazer lives com alguns artistas nessas datas.

Perguntar não ofende: Pernambuco vai contrariar o Comitê Científico do Nordeste e bancar o Carnaval?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

03/12


2021

Sudene aprova financiamento para usina no Maranhão

Com capacidade instalada de 1,4 GW e mais 470 MW em desenvolvimento, o complexo está localizado no centro da Bacia do Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes (MA). O projeto da usina que vai contar com aporte financeiro da Sudene possui 92,3 MW de capacidade instalada e 76,9 MW médios de garantia física de energia.

O investimento total é de R$ 548,3 milhões, com participação de R$ 274,1 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene. O cronograma prevê nove liberações até o final de 2023. A expectativa é de que sejam criados 1230 empregos (30 diretos e 1200 indiretos).

Segundo a Coordenação de Fundos de Desenvolvimento e de Financiamento da Autarquia, o complexo apresenta um modelo de exploração dos recursos e aproveitamento energético denominado Reservoir to Wire (R2W), que consiste na geração térmica nas proximidades dos campos produtores onshore (em terra) de gás natural.

Destacou, ainda, que um diferencial competitivo do empreendimento é não depender da queima de combustíveis fósseis para geração de energia, uma vez que será adotada a tecnologia de ciclo combinado, que consiste no aproveitamento do vapor resultante da operação de outra usina termelétrica do complexo como combustível para sua produção, o que garante maior eficiência e aproveitamento energético.

O empreendimento atende aos objetivos de promoção do desenvolvimento includente e sustentável, enquadrando-se nas diretrizes e prioridades espaciais e setoriais para a aplicação dos recursos do FDNE, de acordo com a Diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC - Férias de Janeiro

03/12


2021

Organização Mundial do Turismo terá escritório no Brasil

O Brasil foi confirmado oficialmente, hoje, em Madrid, na Espanha, como sede de um dos escritórios regionais da Organização Mundial do Turismo (OMT) no mundo. O anúncio foi feito após 114ª Reunião do Conselho Executivo, pelo secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. A decisão ocorre um dia depois de o ministro Gilson Machado Neto discursar em Assembleia Geral e defender instalação no Brasil. O objetivo é que o escritório seja inaugurado em meados de 2022.

Gilson comemorou o resultado e destacou o potencial do Brasil. As negociações para a instalação de um escritório regional da OMT no Brasil acontecem desde 2020. Este será o primeiro escritório da entidade nas Américas e terá a função de alinhar medidas para fortalecer o setor e divulgar não apenas do Brasil como de todo os países das Américas. Assista!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joao

Estava demorando, ele apareceu , o puxa mor! O blog demorou.


Bandeirantes novembro 2021

03/12


2021

Zeca lança pré-candidatura a deputado estadual

Duas vezes prefeito de Arcoverde, ex-deputado federal, Zeca Cavalcanti (PTB) solta o verbo e se coloca como pré-candidato a deputado estadual por Pernambuco. O anúncio foi feito em entrevista ao comunicador João Ferreira, na Rádio Itapuama FM, em Arcoverde, na manhã de hoje, “Todo recomeço é válido. Não tenho a vaidade de dizer a patente que vou assumir. Minha meta é trabalhar por Pernambuco”, falou ele.

Zeca Cavalcanti tem o apoio dos vereadores arcoverdenses Rodrigo Roa e Célia Galindo para representar Arcoverde na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “Meu apoio é por Arcoverde, candidatos tem que ser da terra. Arcoverde continua com uma falha brutal. Zeca precisa dessa chance para lutar pelo povo. Arcoverde precisa de um líder. E ele tem conhecimento e sabe como trazer recursos para a cidade e para o Estado”, disse o vereador que também é médico na região.

Arcoverdense nato, Zeca foi indagado na entrevista sobre as perdas políticas sofridas nos últimos anos. “A minha decisão de investir em 2022 não é um projeto pessoal. Escuto o anseio da sociedade. Sobre as perdas costumo dizer que: só não perde quem não disputa! As derrotas serviram como aprendizado. Não tive êxito, mas o que importa também é que o povo me ouviu todas as vezes que fui para as ruas”, lembra ele, salientando que Arcoverde perdeu representação tanto na Assembleia, quanto na Câmara Federal.

Para 2022, Zeca Cavalcanti já tem candidato a governador. Miguel Coelho é o nome encampado pelo arcoverdense que aposta num projeto de renovação para Pernambuco. “O Estado precisa respirar novos ares. Faz quase 16 anos que o Governo está nas mãos do mesmo grupo. A alternância de poder é importante para a democracia. Há tempos percebemos a estagnação do Estado em várias áreas. Novos projetos serão capazes de trazer um novo olhar para Pernambuco. Miguel tem experiência, vontade e juventude para fazer diferente”, frisa Zeca Cavalcanti.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

03/12


2021

Ouça agora o Sextou com Josildo Sá

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista do cantor e compositor Josildo Sá ao quadro “Sextou” do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/12


2021

Escola de Negócios do IEL está com inscrições abertas

Entender a finalidade e a importância de um sistema de gestão da qualidade. Este é o principal objetivo do curso Auditor Interno Sistema de Gestão Integrado (ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018) que a Escola de Negócios do IEL-PE vai realizar nos dias 17 e 18 deste mês na unidade do SENAI Petrolina, na Avenida Ângelo Sampaio, 267, Vila Eduardo.

A capacitação presencial visa formar auditores Internos para que ele adquira conhecimento das etapas de uma auditoria, aprimorando também a relação interpessoal, o planejamento, a realização e os relatórios. Os encontros vão acontecer na sexta-feira (17) das 13h às 17h e de 18h às 22h; no sábado, será das 8h às 12h e 13h às 17h.

De acordo com a gestora regional do Sistema FIEPE, Annielly Trindade, o curso prepara ainda para realização periódica de auditorias e acompanhamentos das ações visando o tratamento das não-conformidades relativas ao sistema de gestão, orientando os profissionais para a implantação da ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

"O conteúdo programático inclui também análise do contexto da organização, liderança, planejamento, suporte, operação, avaliação de desempenho e melhoria, além de definir princípios e estudar tipos, evidências, constatações e conclusões da auditoria".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/12


2021

Gilson garante que taxa de importação não será zerada

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou, em vídeo endereçado aos comerciantes do polo de confecções pernambucano, que trabalhará para que um possível acordo comercial entre o Brasil e Países Asiáticos seja vetado. Isso porque, se aprovado, esse acordo zeraria a taxa de importação de confecções e os comerciantes sofreriam danos irreparáveis. Confira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/12


2021

Daqui a pouco tem Sextou com Josildo Sá

Um dos maiores intérpretes do samba de latada, o cantor e compositor Josildo Sá é o entrevistado de daqui a pouco do Sextou. “A latada começa com a zabumba, o triângulo e a sanfona. Em seguida vem o suingue do pandeiro saudando o terreiro e seus orixás, que são o toque da percussão”, diz Josildo, pernambucano de Floresta, mas criado em Tacaratu.

Transmitido pela Rede Nordeste de Rádio, hoje com 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia, o Frente a Frente vai ar com o Sextou, tendo como cabeça de rede a Nova FM 98.7, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros