Jaboatão

31/12


2012

Na Bahia, festa secular dos marujos anima Curaçá

 












Em Curaçá, município baiano da região do Vale do São Francisco, a

467 km de Salvador, o dia foi da Marujada. A festa é secular e remonta à escravidão, quando os escravos pediram aos seus senhores o direito de comemorar o dia do seu protetor, o santo São Benedito, o maior símbolo de identidade dos escravos e dos negros, no Nordeste. “Para mim esse é um grande dia, vivo essa festa com muita intensidade”, comemora Antônio Thomaz Rodrigues, 79, descendente de escravos.


 
 












A festa começa cedo, às seis horas, quando os marujos desembarcam na
cidade, vindos de barcos pelo Rio São Francisco, entoando cânticos, acompanhados por violões, pandeiros e zabumbas. Na chegada ao porto de Curaçá são recebidos com fogos de artifício por uma multidão que acompanha o percurso durante todo o dia. A cidade vive um dia místico contagiado pela energia dos marujos, que, num ritmo comandado pelos tambores, marcam uma coreografia diferenciada, numa combinação de alegria, espontaneidade, história e crença.

 

Este ano, 250 marujos participaram do desfile. A faixa etária é variada, vai dos quatro até 79 anos. Não existe critério para inscrição. Para o padre Neno, um filho da terra, que mora em São Paulo, e há quatro anos participa do desfile, a marujada representa a liberdade. O desfile deste ano contou também com o prefeito eleito, Carlinhos Brandão (PPS) que cumpria promessa feita por uma eleitora para vencer o pleito. “Como católico e como curaçaense participar do maior evento católico da cidade é motivo de orgulho e de muita honra”, declarou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

PREF DE OLINDA DESAFIOS DA PANDEMIA 21

31/12


2012

Inocêncio prestigia posses em Bezerros e Sairé

 















Dirigente regional do PR, o deputado Inocêncio Oliveira recebeu dezenas de convites para participar das posses dos novos gestores municipais. Por questão de tempo e espaço, escolheu dois municípios simbólicos para prestigiar a posse dos seus aliados: Fernando Pergentino, em Sairé, e Severino Otávio ("Branquinho", em Bezerros). Ambos pertencem ao PSB.

Indicado pela 19ª vez consecutiva na relação do DIAP entre os politicos mais influentes do Congresso Nacional, Inocêncio Oliveira desta vez aparece como o quinto parlamentar mais influente entre os 25 deputados federais e três senadores de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca 2021

31/12


2012

Nepotismo cruzado em Salgueiro

  

 













No poder há doze anos consecutivos, o prefeito reeleito de Salgueiro, Marcones Libório (PSB) substimou a inteligência dos seus conterrâneos - em particular da classe médica (a que pertence) ao anunciar o nome de uma técnica em contabilidade para assumir a pasta da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, a nova secretária Vanda Freitas de Lima é sogra de uma filha do prefeito, tendo também uma relação de parentesco com vereador Ednaldo Barros (PTB).

Outro fato que chama a atenção e que deverá ser explorado pela oposição é o caso do prefeito não ter divulgado - como é de praxe - o currículo dos seus futuros auxiliares diretos. No secretariado, Paava Carvalho foi para Cultura e Esportes (filha do vereador eleito Hercílio Carvalho - PT) , já o primo legítimo Marcelo Sá assume o Planejamento.

O prefeito fez questão de frisar que a transparência é uma das principais exigências na sua administração. Mas para a oposição, Marcones Sá voltou a colocar o "deboche" como o ponto forte do seu discurso.

Em nenhum momento de sua fala Macones Libório de Sá se reportou ao tema saúde, que foi um dos mais criticados pela oposição na última campanha, tendo como detalhe o fato de Salgueiro ser o único município do Sertão Central cuja prefeitura não conta com uma ambulância. A situação é tão critica que no início do mês de dezembro um irmão do prefeito teve que ser socorrido para o Recife em um avião cedido pelo Estado, por falta de de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na verdade, existe o projeto da construção de UTIs no município e está sendo bancado pelo Governo do Estado em uma parceria público-privada bem adiantada, sem que a prefeitura de Salgueiro tenha participado do processo nem mesmo para opinar contra a péssima localização das futuras UTIS, em uma avinida das mais movimentadas e em cujo prédio não existe espaço para estacionamento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina abril 2021

31/12


2012

Prefeito eleito anuncia secretariado de Araripina

O prefeito eleito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), anunciou na manhã de hoje (31) no Centro Tecnológico do Araripe a equipe de Secretários que farão parte da sua administração.

 

A equipe de secretários é composta por pessoas com habilidades políticas e técnicas, de acordo com o prefeito eleito, para quem o modelo é baseado na forma de administrar do PSB.

Segundo Alexandre Arraes existem duas equipes trabalhando para realizar a renegociação da dívida ativa do município de maneira a tirar Araripina da inadimplência e a partir de então buscar recursos estaduais e federais. Essa frente de trabalho é determinante, uma vez que as receitas próprias do município representam apenas 3.61% do total.

 

A posse de Alexandre Arraes será na terça-feira (1º) a partir das 18  horas na Praça da Igreja Matriz. Seguem os nomes.

 

Ação Social Fernanda Maria Ramos
Autarquia de Trânsito e Transportes de Araripina Sebastião Arrais de Araújo
ARARIPREV José Ivaldo de Souza
Autarquia Educacional do Araripe Maria Darticlea Albuquerque Lima
Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente Cristina Ribeiro de Alencar
Chefe de Gabinete Giordany Andrade
Desenvolvimento Rural Brenno Nogueira Muniz Ramos
Distritos, Vilas e Povoados Flavio Hernades Modesto Simeão
Educação Cibely Lima Batista
Esportes Luiz Bras da Penha
Finanças Ana Maria Pereira de Andrade
Gestão e Planejamento Valdir Alencar e Souza
Direitos da Mulher Fabíola Paiva da Rocha
Obras e Infraestrutura Mario José Reis de Souza
Projetos e Desenvolvimento Econômico Maria Ramos Muniz
Saúde Natércia Gomes de Souza
Turismo, Cultura e Lazer Lídio José Santiago Muniz Falcão


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Prefeitura em família: 4 Ramos, 4 Souza,3 Muniz 2 Alencar...



31/12


2012

Velhos tempos, belos dias

A luz da lua iluminava um viveiro de pássaros. Um galinheiro com diversos espécimes também estava ali. O cheiro de estrume vinha do pequeno curral do vizinho. Os cachorros, todos dóceis, também circulavam entre os presentes.

Um sapo cururu apreciava o evento, escondido sob as raízes de uma jaboticabeira. A cada traquinagem mais afoita, um menor sofria a ameaça de que um sapo viria visitá-lo.

Ao observar os detalhes podia-se identificar que o tilintar dos sinetes e o som dos chocalhos eram apenas resultado do balouçar dos mesmos pelo vento. Instalados, criativamente, nos galhos das árvores produziam os sons e a emoção de uma infância de Fazenda jamais esquecida.

Saudades de Branquinha, Mimosa, Jurema e do cão Pingo que, certa vez, saiu todo lanhado ao nos defender de uma jaguatirica.

Num dado momento, a velha senhora abriu os braços. Olhou para o céu e sua figura foi iluminada plenamente pelo esplendor da lua, a grande estrela do momento.

Declarara que vivia naquele momento uma das grandes emoções daquele lugar. Em seguida, as luzes foram apagadas e a lua que brilhava no firmamento foi testemunha da imaginação, do sentimento coletivo de saudade e da emoção contagiante de velhos tempos, belos dias.

Feliz Ano Novo, como de costume. A íntegra deste artigo, do professor Carlos Alberto Fernandes, que escreve aqui às segundas-feiras, você confere no menu Opinião. Vale a pena!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ALEPE

31/12


2012

Serafim entrega Ipojuca no “grid de largada” para modernidade

Após oito anos de mandato, o prefeito de Ipojuca Pedro Serafim anunciou que entrega a prefeitura “com o município alinhado no grid
de largada para a modernidade”.

 

O município de 80 mil habitantes é sede dos  dois maiores polos de desenvolvimento da economia pernambucana – Suape e Turismo em Porto de Galinhas -. O prefeito lembra que, quando assumiu, o município apresentava o penúltimo índice de desenvolvimento humano de Pernambuco, estando acima apenas de Araçoiaba. 

“Hoje Ipojuca é o segundo município que mais arrecada impostos e um dos líderes em políticas publicas de Educação e de Saúde, tendo sido apontado em pesquisa divulgada pelos grandes jornais brasileiros como o município, fora da região do ABC paulista, que mais teve empregos registrados em carteira de trabalho no Brasil em 201”, explicou Pedro Serafim.

Entre as obras que considera relevantes ele disse que o município
construiu e inaugurou um conjunto de modernas escolas de alta
capacidade de matrículas, todas equipadas com salas de computação e mobiliário adequado.

“De um número inexpressivo de matrículas saltamos para 22 mil crianças e jovens sob a responsabilidade de um corpo docente de 800 professores diplomados. Nossas crianças e jovens recebem fardamentos completos, com sapatos, capas de proteção contra
chuva e frio, livros e material escolar, transporte escolar para as
áreas rurais, cobertura médica e odontológica, refeições e outros
cuidados”, reforçou o prefeito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

ESSE CARA NÃO TEM VERGONHA MESMO!!! VAI PROCURAR TUA TURMA GORDINHO DO MAL.

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

É para acreditar ou só prá rir ? É piada ? Faz me rir, gordinho !!!

Paulo Rodrigo de Oliveira Silva

Pedro Serafim é um brincalhão!


Bandeirantes 2021

31/12


2012

Fortaleza: prefeito eleito quer força tarefa no começo da gestão

Às vésperas de ocupar a cadeira de prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB) reuniu ontem os 32 nomes que formarão o primeiro escalão de seu governo para traçar diagnóstico prévio da situação administrativa que cairá no colo do grupo a partir desta semana. Entre as ações emergencias já apontadas, RC adiantou que pretende promover uma força-tarefa de pequenos serviços na cidade pelos próximos três primeiros meses de gestão, segundo O Povo Online.

No menu de políticas, estão serviços de pavimentação de vias, recuperação de parques e praças e reparos na iluminação pública. Tudo isso, porém, após o prefeito cumprir a promessa de visitar todos os postos de saúde da Capital nas primeiras semanas como prefeito da Capital. “O meu desejo é dar início a isso tudo no primeiro mês de gestão, mas precisamos ver como estarão, verdadeiramente, as contas da prefeitura”, ponderou.

Segundo ele, na última sexta-feira, a cúpula do próximo governo teve acesso à cifra de R$ 310 milhões de possíveis dívidas deixadas pela atual administração municipal. Para quitar o déficit, a equipe do prefeito já trabalha com duas hipóteses: injetar recursos extraordinários ou fazer o cancelamento do empenho, protelando o pagamento da dívida por meio de decisão judicial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

31/12


2012

A charge do dia

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Anuncie Aqui - Blog do Magno

31/12


2012

Ouça o programa Frente a Frente de sexta

 Se você perdeu o Frente a Frente de sexta, programa que apresento em companhia de Adriano Roberto pela Rede Pernambucana de Rádio, formada por 30 emissoras, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no horário das 18 às 19 horas, clique aqui e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Blog do Magno 15 Milhões de Acessos 2

31/12


2012

Sarney é contra retorno de ex-presidentes à política

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recomenda aos demais políticos que não conduzam suas carreiras como ele fez. Em entrevista ao "Poder e Política", projeto do UOL e da Folha, Sarney disse que "devíamos ter, no Brasil, uma legislação que não permitisse a nenhum ex-presidente da República voltar a qualquer cargo eletivo".

Ex-presidente da República, Sarney exerceu o cargo de 1985 a 1990. Hoje tem 82 anos. Depois de deixar o Palácio do Planalto, disputou e venceu três eleições seguidas para o cargo de senador pelo Amapá. Ele concedeu a entrevista em 17 de dezembro. A gravação, conduzida pelo jornalista Fernando Rodrigues, ocorreu no estúdio do Grupo Folha em Brasília.

Sarney também disse que não deve mais disputar eleições. Seu período na presidência do Senado acabará em 1º de fevereiro de 2013. Depois disso, terá mais dois anos de mandato.

Na entrevista, o ex-presidente da República também fez críticas ao atual sistema político brasileiro. Disse que nenhum dos partidos atuais é nacional. E afirmou que as "medidas provisórias destruíram o Congresso". A solução, segundo ele, não deve vir no curto prazo. José Sarney defende uma mudança no sistema de governo para o parlamentarismo. "Até lá, nós vamos viver baseados na qualidade do presidente da República de manter o país estável".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Emanuel Gonzaga Cursino Leite

É uma graça de fim de ano que este parasita manda p/os brasileiros. Após mamar toda uma vida nas costas do país,vem com uns conselhos destes. Esta aberração da política, é fruto da escolha feita pelos maranhenses.