21/01


2021

Milton Oliveira, o sabiá das letras

Advogado, cronista de mão cheia, inspirado nas noites silenciosas e enluaradas do Pajeú das flores, o escritor Milton Oliveira, conterrâneo de Afogados da Ingazeira, presenteia seus leitores e fãs com mais uma obra literária: Depois de te amar tanto, prefaciado pelo escritor e crítico argentino José Saldivary Ernandez.

Milton é, principalmente, romancista. Sua primeira grande contribuição à literatura brasileira veio com uma trama amorosa, O Incesto, de 1981, pela editora Cepe. Li de um fôlego só, como já devorei sua nova cria, um conjunto de crônicas saborosas, doces, apaixonantes, que seduzem o leitor do início ao fim. 

Conheci Milton ainda imberbe ouvindo suas histórias e piadas no calçadão da Catedral de Afogados da Ingazeira, uma das mais belas obras de engenharia gótica do Sertão nordestino, fruto da obsessão e inquietação do Padre Carlos Cottart numa época em que Sertão era um vasto mundo de caatinga, terra seca, onde viver era muito perigoso, como disse Guimarães Rosa.

Da sua pena mágica saiu também Mortas Paisagens, retrato euclidiano que dói profundamente na alma. Dói e nos faz chorar, porque Milton escreve com o coração que pulsa Sertão e sua gente, alma de clarão incandescente, palavras que se juntam como pedras encantadas. Escreve ainda como se tivesse sonhando, sonhos de sede da sua alma, dá vida aos seus personagens em sonhos vivos.

Milton ganha a vida como advogado, mas bem que poderia sobreviver apenas da literatura. Escreveu tantas obras, que já perdi o número de vista, conjunto armorial que com certeza vai lhe abrir as portas para assento na Academia Pernambucana de Letras. Além de romances, sua grande paixão, tem contribuições no mundo acadêmico jurídico, desvencilhando os segredos  dos processos civis, área de atuação profissional.

Milton é tão sertanejo e apegado às suas raízes que, não tenho dúvida, escreve muitas vezes com alma de vaqueiro, repentista e aboiador. Fala de chão seco e rachado com tamanha beleza que nos remete a Jorge Amado revelando o que a baiana tem. Também pudera: Milton escreve ouvindo o canto da passarada, moda de viola, com a folha de papel iluminada pela lua que flecha seu coração.

Me faz lembrar o poeta Biu Gomes quando se encantou pelo Sabiá: "O sabiá do sertão faz coisa que me comove: passa três meses cantando e sem cantar passa nove, como que se preparando pra só cantar quando chove!"


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

21/01


2021

Coluna da quinta-feira

A dor de uma tragédia

Quatro meses depois de deixar a vice-presidência dos EUA, em 2017, Joe Biden, que tomou posse, ontem, na presidência dos Estados Unidos, se reuniu com ativistas democratas em Washington. Ao fim do encontro, a mais jovem do grupo ficou de fora da fila para tirar fotos com o recém-saído da Casa Branca. “Não gosto muito disso”, disse a fundadora da ONG Run for Something, Amanda Litman. Um colega acenou chamando Biden mesmo assim.

Sem graça e sem alternativa, ela se aproximou para um clique. “Minha avó ficaria furiosa se eu não tirasse uma foto com você”, disse Amanda, um sinal de que ela mesma não nutria grande afeição pelo político. “Avó? Vamos ligar para ela!”, respondeu Biden, na noite em que a capital americana estava em polvorosa com a notícia de que o novo presidente, Donald Trump, havia demitido o chefe do FBI.

Em pé, Biden ouviu pelo telefone a avó da ativista contar com pesar que uma das filhas estava com um câncer em estágio avançado. Ele parou de sorrir. “Pais nunca deveriam enterrar um filho. É um pesadelo”, disse, antes de descrever seu próprio drama pessoal e relembrar suas noites ao lado da cama de hospital de Beau, seu filho mais velho, que morreu aos 46 anos em decorrência de um tumor no cérebro.

Os dois conversaram por 20 minutos. Ainda ao telefone, o democrata pegou o caderninho que sempre carrega e escreveu seu número de celular. Entregou a folha de papel a Amanda e pediu que avó e neta entrassem em contato, se ele pudesse ajudar. No mesmo ano, ao saber da morte da tia de Amanda, Biden escreveu duas cartas. Uma à avó e outra ao viúvo, com quem nunca tinha trocado uma palavra.

Com uma vida marcada por tragédias pessoais e superações, os episódios de empatia de Biden, que agora volta à Casa Branca como presidente dos Estados Unidos, se acumulam na imprensa e nas redes sociais, com cartas, fotos e vídeos de americanos que contaram com o apoio do ex-vice-presidente. A sensibilidade e proximidade com o eleitorado viraram um forte ativo em uma campanha feita no curso de uma pandemia que matou 230 mil americanos.

Malassombro no MP – O promotor Francisco Dirceu, ex-chefe do Ministério Público de Pernambuco, fez das tripas coração para emplacar Paulo Augusto Freitas como sucessor, mas deixou um abacaxi que cobram dele para descascar: arquivou uma investigação envolvendo pagamento de horas extras a um servidor privilegiado como se fossem gratificações. E não é pouco dinheiro, falam numa montanha de reais. Resta saber se o novo procurador-geral de Justiça vai ceder às pressões para reabrir esse caso cabeludo e mal-assombrado.

DEM com Lira – Menos da metade da bancada do DEM declara apoio a algum dos candidatos a presidente da Câmara dos Deputados. Dos 29 parlamentares da sigla, 14 declaram abertamente que votam em Arthur Lira (PP-AL) ou Baleia Rossi (MDB-SP). Baleia tem oito apoios declarados na sigla. Lira, 6. Trata-se do partido do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (RJ), o principal articulador da candidatura de Baleia, o que coloca em xeque o seu poder de decisão sobre a sua própria bancada. Nos bastidores, reservadamente, deputados aliados a Arthur Lira dizem que a maioria dos deputados demistas prefere o candidato do PP e não fala publicamente para evitar atritos no partido.

FAVORITO – A impressão mais comum na Câmara é que, se a eleição fosse hoje, Arthur Lira seria o vencedor. Ele tem o apoio do Governo Federal e é líder do Centrão. Também demonstrou força ao conseguir apoio de 36 dos 53 deputados do PSL. A cúpula do partido está com Baleia Rossi. O candidato do MDB tem o apoio, além do grupo de Rodrigo Maia, das cúpulas dos principais partidos de esquerda. A eleição será em 1º de fevereiro. Para ser eleito é necessário ter ao menos 257 votos, se todos os 513 deputados votarem. O vencedor terá mandato de dois anos.

Honório visita o TCE – O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, começou sua agenda de visitas às instituições do Estado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE). Acompanhado do procurador do município, Gilmar Sena, e do assessor André Lubambo, ontem, ele conversou com o conselheiro Marcos Loreto. Eduardo Honório disse que o objetivo é estreitar o relacionamento com os principais órgãos do Estado, visando sempre uma convivência saudável e pacífica com os diversos poderes.

CURTAS

INSUMOS – O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, descartou, ontem, que as divergências políticas com a China sejam o motivo do atraso na entrega de insumos para produção de vacinas contra a covid-19 no Brasil. O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda aguardam a chegada de matéria-prima do país asiático para iniciar a produção dos imunizantes no País.

IMPEACHMENT – O Cidadania, que reúne sete deputados e três senadores, decidiu engrossar o coro pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A Executiva Nacional da sigla aprovou a defesa do processo no Congresso. Foram 13 votos favoráveis e 4 contrários. “Ninguém se pronunciou contra o impeachment, os quatro votos foram questão de oportunidade, avaliação de que talvez não seja esse o exato momento”, disse o presidente nacional da legenda, Roberto Freire.

Perguntar não ofende: O que muda nos Estados Unidos a partir de agora com o fim da era Trump?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Bolsonaro é o maior aliado do Coronavírus no Brasil.

Fernandes

E preciso admitir: o genocida sabe exercer a especialidade da qual se gaba!

Fernandes

Pesquisa mostra como Bolsonaro executou estratégia pela propagação da Covid-19 A pesquisa mostra que o governo de Jair Bolsonaro teve um caráter negacionista diante da propagação e da gravidade do vírus, e buscou impedir medidas contra a contenção da doença

Fernandes

Adivinhe quem não quer tomar a vachina ? ...... Bozo corno, e marcos mamador de piroca queima rosca. ..... Acertou Mizeravi.

Fernandes

O (Corona) manda lembrar que Bolsonaro tirou R$ 9 bilhões do SUS! E comprou 4 navios de guerra por R$ 9,1 bilhões! Os mortos pela doença mandam lembrar que um decreto do Bolsonaro demitiu 10,6 mil agentes comunitários de saúde e extinguiu 14 mil postos de trabalho efetivo Profissionais de saúde mandam lembrar que se não fosse o Bolsonaro, teríamos mais 11 mil médicos cubanos ajudando o país durante a essa pandemia. Quem tá bom é marcos de camaragibe mamador de piroca queima rosca.


Abreu no Zap

20/01


2021

Flagrante de assédio sexual em ônibus no Recife viraliza

Uma mulher sofreu assédio sexual enquanto estava na linha de ônibus 2444 - T.I. Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista). O caso ocorreu na manhã de ontem. A própria vítima gravou em vídeo o ato, que flagra o homem se masturbando.

Após ser confrontado pela mulher, o assediador desconversa e foge do ônibus. As imagens viralizaram nas redes sociais. De acordo com apuração do Blog, a vítima registrou um boletim de ocorrência.

A situação gerou diversos comentários e cobranças de internautas. Houve cobranças ao prefeito do Recife, João Campos (PSB).

“Por favor, prefeito @joaocampos, por que o senhor (que se apresenta como um político diferente) não cria uma campanha de combate à violência contra mulher com talvez uma espécie de aplicativo em comunicação com as delegacias da cidade, que funcione EFETIVAMENTE, para combater esse tipo de crime que está cada vez mais comum na cidade? Com um vídeo desse é possível identificar o criminoso e puni-lo. Faça dessa cidade um exemplo para o resto do país!”, publicou a conta Recife Ordinário no Instagram. 

O Blog entrou em contato com a Prefeitura do Recife para saber se há uma posição sobre o caso, mas não obteve resposta até o momento. A reportagem também procurou o Grande Recife Consórcio de Transporte, responsável por gerir o transporte de ônibus na Região Metropolitana, e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, mas não houve retorno dos dois órgãos até o fechamento da matéria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Editorial analisa mudança de poder nos EUA

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos e o legado que foi deixado por Donald Trump. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Procurador-geral de PE cancela festividade de posse

O novo procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, cancelou a festividade de posse, prevista para o próximo dia 4 de fevereiro. A decisão foi anunciada, há pouco, em informe do Ministério Público do Estado. Como justificativa, a crise sanitária decorrente do novo coronavírus.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

20/01


2021

Senador paraibano mostra dedo médio em entrevista

O senador paraibano Ney Suassuna (Republicanos) mostrou o dedo médio durante entrevista concedida à TV Correio, na tarde de hoje. A situação ocorreu enquanto o parlamentar comentava o estado de saúde de José Maranhão (MDB), colega internado na unidade de terapia intensiva (UTI) devido à Covid-19. Assista!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

UVP promove encontro com presidentes de Câmaras de Vereadores

A União de Vereadores de Pernambuco (UVP) realizará, nos dias 22 e 23 de janeiro, a partir das 9h, o tradicional Encontro com Presidentes de Câmaras Municipais, no auditório do Hotel Lacazzona, localizado BR-232, Km 180, 1340, bairro da Cohab I, na cidade de Belo Jardim. Devido ao momento de pandemia e necessidade de limitação de participantes, a UVP não expandiu as inscrições para membros das mesas diretoras.

No primeiro dia do evento, 22, os gestores das casas legislativas terão acesso a palestras com os tema Papel do Vereador e Processo Legislativo Municipal. Já no dia 23, os temas abordados serão Transparência Pública e Comunicação Institucional, além da Importância do Controle Interno nas Câmaras de Vereadores que finalizam a programação do encontro.   

Para o presidente da UVP, vereador Josinaldo Barbosa, o encontro com os Presidentes de Câmaras acontece em um momento que precisamos aperfeiçoar a gestão pública das Casas de Leis visando atender aos anseios não apenas dos parlamentares, mas acima de tudo, dos órgãos de controle e de toda a sociedade.

O evento será realizado em espaço amplo e os participantes terão a garantia do atendimento aos protocolos de segurança e higiene atendendo às determinações das autoridades sanitárias.

A inscrição para o evento custa R$150,00 e pode ser realizada através do e-mail [email protected] Para mais informações os interessados deverão entrar em contato com a União de Vereadores de Pernambuco através do número (81) 3228-6465.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Jornao O Poder

20/01


2021

Homenagem a Edvaldo Morais

Se estivesse vivo, o comentarista e radialista Edvaldo Morais completaria, hoje, 72 anos. Para homenageá-lo, fiz uma crônica que postei mais cedo aqui neste blog e escolhi um de seus comentários, exibido há quatro anos, para reproduzir no Frente a Frente de hoje. Confira!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/01


2021

Pernambuco volta a proibir eventos devido à pandemia

O governo de Pernambuco anunciou, há pouco, que vai voltar a proibir eventos sociais e corporativos, a partir da segunda-feira (25). A previsão é de que a proibição ocorra por, pelo menos, 30 dias. Também está sendo estudado o fechamento de parques, devido à piora da pandemia no estado.

O anúncio foi feito em pronunciamento transmitido pela internet, devido a um aumento no número de casos graves de pacientes com Covid-19 e de internações. A primeira vez que os eventos foram proibidos foi em março de 2020, com a chegada da pandemia ao estado. A medida durou até setembro.

Atualmente, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, há mil pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das redes pública e privada, em Pernambuco. Na semana anterior, o estado anunciou a proibição de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e em qualquer outro local que possa provocar aglomerações.

"Entendemos pela suspensão dos eventos sociais e corporativos a partir da segunda-feira (25), pelo prazo de 30 dias. Eles podiam ser realizados, até então, com 150 pessoas", declarou o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes.

De acordo com André Longo, houve aumento de 17% na comparação de 15 dias nos registros de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) - foram registrados 787 casos na segunda semana de janeiro.

"Ainda precisamos manter os cuidados e reforçar a fiscalização. Podemos fechar os parques, onde o abandono do uso da máscara tornou-se quase que uma normalidade, caso não haja mudança de atitude. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vai avaliar essa questão", disse André Longo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha