FMO janeiro 2020

02/04


2012

Manifestantes foram às ruas repudiar golpe de 64

Manifestantes fizeram, ontem, em São Paulo, um protesto contra o golpe militar de 1964, deflagrado em 31 de março. Eles lembraram os 48 anos do ato e cobraram punição para os responsáveis pelos crimes da ditadura. Grupos políticos, de teatro e de samba se concentraram na Rua da Consolação, na região central da cidade, e seguiram em direção a pontos relacionados ao golpe. Como o evento foi realizado no 1º de abril, conhecido popularmente como Dia da Mentira, os manifestantes usaram camisetas com os dizeres “Cordão da Mentira” e um boneco com chapéu militar e nariz de Pinóquio.

No sábado, militares da reserva se reuniram na Praia da Barra da Tijuca para acompanhar um sobrevoo organizado pela Associação dos Veteranos Paraquedistas. Os céus da cidade também foram tomados por um avião que levava uma faixa com os dizeres “Parabéns, Brasil. 31 de março de 64”.


Email

Abreu e Lima

Confira os últimos posts

09/04


2020

Um incendiário das palavras

Por Zeca Cavalcanti*

Incendiário, verdadeiro, polêmico, ou porque não dizer simplesmente jornalista. Há 14 anos acompanhamos o surgimento ainda lento e com ares de novidade do blog do Magno. Nascia ali não apenas um blog, mas o blog de política que ganhou a capital, invadiu a Região Metropolitana do Recife e tomou de conta do interior levando para todo o Estado os fatos que mobilizam as políticas locais.

Parabenizar Magno é reconhecer toda essa história que reescreveu a forma como fazer e dar a notícia sobre política em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. Parabéns! Arcoverde que sempre lhe ouve pelas ondas da Itapuama FM, lhe rende homenagens pelas histórias, fatos e acontecimentos relatados nas páginas do Blog do Magno há 14 anos, um número pra lá de sugestivo.

*Ex-prefeito de Arcoverde


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banco de Alimentos

09/04


2020

Advogado é assassinado após tentativa de assalto

O advogado Levi Borges Lima, 72 anos, foi morto a tiros, hoje, em frente a um condomínio na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

O crime aconteceu na portaria do imóvel e teria sido praticado por dois homens, que fugiram. As câmeras do condomínio apontam que o advogado chegava ao local no próprio carro, ao lado da esposa, quando foi rendido com uma arma na cabeça. Ele abriu a porta e desceu do veículo. Nesse momento, o criminoso atirou e ele caiu em frente ao portão de visitantes. O assassino teria tentado entrar no veículo, mas percebeu que havia outra pessoa dentro do carro, voltou e disparou novamente no advogado, que tinha acabado de levantar do chão. Em seguida, entra em um outro carro onde havia uma segunda pessoa esperando por ele.

A vítima foi levada com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra de Jangada, onde morreu. O carro de Levi Borges, um Toyota SW4 SRV branco com placa da Paraíba, está na frente do condomínio Morada da Península. A mala do carro está aberta e tem manchas de sangue na lataria do veículo. O local foi isolado pela Polícia Civil.

No condomínio, as pessoas não querem falar sobre o assunto. Uma equipe de policiais civis do Cabo de Santo Agostinho está apurando o crime. Segundo a assessoria de imprensa da UPA, o corpo do advogado ainda está na unidade à espera do Instituto de Medicina Legal (IML).

A cena do crime segue preservada enquanto policiais se reúnem na área interna do condomínio Morada da Península com alguns moradores, representantes da Associação de Moradores do Paiva e seguranças privados.

Do lado de fora, não há aglomeração de pessoas. Apenas carros estacionados e alguns poucos curiosos passam pelo local. Segundo informações coletadas no local, várias pessoas que estavam no condomínio presenciaram o crime.

Policiais investigam as câmeras de segurança da rodovia privada Rota dos Coqueiros para identificar o carro onde estavam os suspeitos. Na hora do crime, o advogado ia visitar a filha, a juíza Andréa Rose Borges Cartaxo, que mora no condomínio e é esposa do médico Henrique Cartaxo.

O advogado era casado com a também juíza Mariza Borges de Lima. Em setembro do ano passado, Andréa recebeu da Assembleia Legislativa de Pernambuco o título honorífico de Cidadã Pernambucana. Ela é natural da Paraíba. Levi Borges era defensor público aposentado da Paraíba.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Serra Talhada

09/04


2020

Feitosa disputa Prefeitura pelo PSC

Expulso do Solidariedade por divergências com o comando da legenda, o deputado estadual Alberto Feitosa foi acolhido pelo PSC, legenda pela qual deve disputar a Prefeitura do Recife.

De largada, já agrega o fiel eleitorado evangélico por intermédio das suas principais lideranças no Estado, o deputado federal André Ferreira e seu irmão, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira.

Crítico da gestão socialista no Recife, Feitosa tem assumido posições que contrariam o prefeito Geraldo Júlio. Na Alepe, sua voz há muito tempo é dissonante da base de sustentação do Governo Paulo Câmara.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


09/04


2020

Onyx e Osmar Terra discutem saída de Mandetta

CNN Brasil

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Osmar Terra, conversaram, na manhã de hoje, sobre a substituição do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e a mudança da política do governo de enfrentamento ao coronavírus no Brasil. 

A CNN ouviu a conversa após ter telefonado às 8h33 para Terra. O ministro atendeu ao telefonema, nada falou e não desligou, o que possibilitou que o diálogo de pouco mais de 14 minutos fosse ouvido.

No trecho inicial da conversa, Terra defende a mudança da política do governo. "Tem que ter uma política que substitua a política de quarentena. Ibaneis (Rocha, governador do Distrito Federal) é emblemático. Se Brasília começa a abrir... (Mas) ele está com um pouco de receio. Qualquer coisa que fala em aumentar...", disse fazendo uma analogia de como as pessoas estão, mesmo com a restrição, saindo às ruas: "Supermercado virou shopping".

Para ele, a política do atual ministério da Saúde "não está protegendo o grupo de risco" e que uma ideia é estabelecer uma política especial para os municípios onde há asilos.  

Ambos fazem ainda projeções sobre número de mortos no Brasil pelo COVID-19. Onyx estima que deve chegar a 4 mil mortos. Terra acha que fica "entre 3 e 4 mil". "Vai morrer menos gente de coronavírus do que da gripe sazonal." Ele também cita São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza como os locais onde deve estar concentrada a restrição de circulação de pessoas.

Ambos começam, então, a falar mais especificamente de Mandetta.

Onyx: "Eu acho que esse contraponto que tu tá fazendo..."

Terra: "É complicado mexer no governo por que ele tá..."

Onyx: "Ele (Mandetta) não tem compromisso com nada que o Bolsonaro está fazendo."

Terra: "E ele (Mandetta) se acha."

Onyx: "Eu acho que (Bolsonaro) deveria ter arcado (com as consequências de uma demissão)..."

Terra: "O ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro."

Onyx: "Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu tivesse na cadeira (de Bolsonaro)... O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele..."

Terra: "Você viu a fala dele depois?"

Onyx: "Ali para mim foi a pá de cal. Eu já não falo com ele (Mandetta) há dois meses. Aí acho que é xadrez. Se ele sai vai acabar indo para a secretaria do Doria."

Terra: "Eu ajudo, Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser."

Onyx é do DEM, mesmo partido de Mandetta. Ele começou o governo como ministro da Casa Civil, mas neste ano acabou sendo deslocado para a Cidadania. É, porém, um dos aliados mais fiéis do presidente. Foi ele que desde o início se entusiasmou com o projeto político de Bolsonaro.

Em 2018, promoveu reuniões com parlamentares para coletar apoios ao então candidato. Onyx é muito próximo aos filhos do presidente, o senador Flávio, o deputado federal Eduardo e Carlos, vereador pelo Rio de Janeiro. Também é próximo ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. É próximo, portanto, ao que se convencionou chama "ala ideológica" do governo, um núcleo que nos últimos meses foi perdendo espaço para os militares, mas que manteve grande influência com o presidente e com sua militância nas redes sociais. 

Já Terra é deputado federal pelo MDB. Deixou o ministério da Cidadania após algumas queixas do Palácio do Planalto, mas principalmente para que Bolsonaro pudesse abrigar Onyx, a quem tem uma grande dívida por ter sido dos primeiros a acreditar e a se empenhar no seu projeto presidencial. 

Ambos têm um projeto político conjunto no Rio Grande do Sul. A ideia predominante é que Terra seja o candidato ao governo gaúcho em 2022.

Esse contexto político ajuda a explicar também porque Terra se aproximou do Palácio do Planalto nesta crise do coronavírus. Seu discurso é alinhado ao que o presidente Jair Bolsonaro tem defendido: flexibilização do isolamento, foco das políticas nos grupos de risco e investimento na hidroxicloroquina.

Mas o que a conversa de ambos mais deixa claro é que a saída de Mandetta continua a ser algo ainda aventado no entorno do presidente Jair Bolsonaro. Procurado, Terra disse que não ia comentar porque se trata de uma conversa privada. Onyx não se manifestou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

O Jornal do Poder

09/04


2020

Magno é sagaz, bem informado e com trânsito nacional

Por Augusto Coutinho*

Magno é um dos melhores jornalistas do Estado e do País. Tem uma percepção muito aguçada do jornalismo e da política. Tem acesso às melhores fontes, inclusive nacionais. Ou seja, Magno hoje já transcendeu os limites do Estado.

Junta, como poucos, informação e análise e, na maior parte das vezes, com generosas pitadas do que chamo de Magnismo: a união de uma sagacidade muito aguda com um ponto de vista muito próprio.

Parabéns, Magno. Que seu blog continue a ser um dos mais relevantes espaços do jornalismo brasileiro

*Deputado federal


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banner de Arcoverde

09/04


2020

Ciro critica Mandetta e chama Bolsonaro de ladrão

Candidato a presidente na última eleição, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) criticou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), que está com a sua popularidade em alta em razão da conduta frente à crise do novo coronavírus.

Em entrevista, hoje, aos colunistas do UOL Tales Faria e Carla Araújo, Ciro também voltou a defender a renúncia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), culpou o PT por ele estar no Planalto e atacou o ministro da Economia, Paulo Guedes. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Limoeiro

09/04


2020

Tudo começou no Blog do Magno

Por Wagner Gil*

Gostaria de aproveitar esse momento de dificuldade que estamos passando para parabenizar meu amigo Magno Martins pelos 14 anos de seu blog, um dos veículos de informação política mais atuante do país e, sem sobra de dúvidas, o maior das regiões Norte e Nordeste.

Tive o prazer, Magno, de como jornalista, estrear como blogueiro em seu blog e sendo correspondente de Caruaru. Foi um período fundamental para melhorar minha qualidade de trabalho e também de me tornar conhecido nos meios políticos do Nordeste.

Hoje meu blog tem uma média de 15 mil acessos por dia, mas tudo começou há cerca de dez anos, quando você me deu a oportunidade de caminharmos juntos.

Parabéns, que venham mais 14 anos, mais 14 e muito mais...

*Jornalista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Shopping Aragão

09/04


2020

Araripina se prepara para o combate ao coronavírus

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, que é médico, não tem poupado esforços e recursos para melhorar o sistema público de saúde da cidade. Ele tem sido uma liderança forte na luta contra o novo coronavírus no município, que até hoje não registrou nenhum caso confirmado.

Pimentel assinou, na semana passada, o convênio com o Hospital e Maternidade Santa Maria, para a cessão da UPA 24h. Além da cessão, a Prefeitura de Araripina irá repassar mensalmente R$ 250 mil para o HMSM para o custeio de duas equipes plantonistas que garantirão o atendimento médico nos três turnos.

Hoje, o gestor entregou para a população o novo Centro de Saúde Dr. José Araújo Lima, principal equipamento da Atenção Básica, que foi totalmente reformado e recebeu ampliações para 32 salas com atendimentos nas áreas de clínica geral, odontologia, pediatria, cardiologia, fisioterapia e ginecologia além de uma farmácia com medicamentos e vacinação para todos.

Os araripinenses também terão acesso a consultas e exames com equipamentos modernos e equipe médica e clínica capacitada. Somam-se ao novo Centro de Saúde, os 17 postos de saúde e uma frota de 12 ambulâncias sendo 2 UTIs, inclusive equipadas com respiradores para os casos de transferência de pacientes com suspeitas da Covid-19.

Também junto ao HMSM, o prefeito tem trabalhado para a abertura dos dez leitos de UTI localizados no hospital que estão praticamente prontos para o funcionamento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


09/04


2020

Geraldo anuncia abertura de hospital de campanha

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), anunciou, hoje, a abertura do terceiro hospital de campanha em combate ao novo coronavírus na cidade.

A terceira unidade provisória montada pela gestão municipal será na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul da capital pernambucana.

Na unidade, serão 38 leitos voltados à Covid-19, o que totaliza 186 em toda a cidade em combate à doença causada pelo novo coronavírus.

“Já temos um hospital de campanha em Casa Amarela e um na Campina do Barreto. Agora, anunciamos o terceiro. Todos os investimentos foram feitos com recursos exclusivos da Prefeitura do Recife”, disse Geraldo Julio.

O prefeito ainda fez um apelo aos cidadãos do Recife para que eles permaneçam em casa durante o período da Páscoa.

“Essa será uma Páscoa diferente. É muito importante que todos mantenham o isolamento social, evitem encontrar seus familiares pessoalmente. Façam isso por vídeo, mensagem ou pensamento. Não vamos fazer aglomeração nessa Páscoa”, disse Geraldo Julio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


09/04


2020

O Boca de Brasa do Jornalismo

Por Sebastião Oliveira*

Há 14 anos, de forma pioneira no Estado, o jornalista Magno Martins enxergou no mundo virtual, que estava em amplo crescimento, a oportunidade de levar aos seus leitores uma informação inovadora. À época, a ideia era um grande desafio a ser vencido. E foi.

E assim foi criado o Blog do Magno. Trata-se de um espaço dinâmico que está em permanente movimento, cuja leitura é obrigatória para quem busca a notícia “quente” da política nacional, sobretudo, da pernambucana.

Ao sertanejo de Afogados da Ingazeira Magno Martins, cairia bem a alcunha de “Boca de Brasa”, a mesma que foi dada ao poeta Gregório de Matos.

Mas o que há de semelhança entre os dois? 

A forma inteligente, poética e satírica de transformar pensamentos em textos.   

*Deputado federal


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores