O Jornal do Poder

09/07


2020

O fator político Zeca Cavalcanti

Por Edilson Xavier*

O ex-prefeito e ex-deputado Zeca Cavalcanti surgiu repentinamente na política, quando era liderado pelos depurados Inocêncio Lima e José Marcos e, graças a essas lideranças, se destacou na Diretoria Regional da VI Região de Saúde em Arcoverde. Nunca escondeu sua preferência pela disputa eleitoral, mesmo sendo médico por profissão. Vindo a disputar a eleição municipal de 2004, quando venceu Julião Guerra por 334 votos, cuja disputa foi permeada por incidentes eleitorais e teve o apoio da prefeita Rosa Barros e de segmentos importantes do empresariado local, que se empenharam em sua eleição ante a força popular de Julião.

Com forte ambição eleitoral na família, assim como os Guerra, cujos projetos familiares de poder duraram apenas oito anos. Antes de se reeleger, tratou de eleger seu irmão Júlio deputado estadual, com expressiva votação. Assim como Madalena lhe fez, pôs em prática o imediato rompimento em nível pessoal com Rosa Barros após se eleger com seu apoio, passando ambos a sofrer da síndrome da sucessão.

Zeca não tem o governo para lhe apoiar e encontra-se com insuficiência de apoio político, porque os “amigos” dos inúmeros cargos públicos lhe deram as costas. Queriam apenas os cargos, como é sabido. Para sair do isolamento, fez acordo com o ex-deputado Eduíno, que indicou seu filho Dudu, para vice.

Seu apoio à vice de Madalena foi seu mais grave e crasso erro, pois custou-lhe duas derrotas eleitorais sequenciais e cruciais para o seu projeto político. Agora, terá que enfrentar o governo municipal, cuja inimizade com a prefeita não padece de dúvida e pode lhe dificultar seu êxito eleitoral, além de se deparar com os dois candidatos, a vereadora mais votada, Cybele Roa e o “new face” na política, Delegado Israel Rubis.

Com o exercício nesses cargos públicos, Zeca pretende comprovar ainda que é uma expressiva liderança política, cuja candidatura é aguardada com muita expectativa em Arcoverde, pois irá enfrentar também o governo estadual. Zeca terá que demonstrar força e prestígio eleitoral, pois essa caminhada difere totalmente das demais, quando tinha o apoio explícito da Prefeitura, cuja presença em eleição constitui um grande diferencial.

Sem essa máquina, Zeca sofreu duas derrotas eleitorais, com exceção de 2014, quando se elegeu deputado federal com expressiva votação, fruto de uma boa administração, que à época estava ainda na memória do eleitor, que, entretanto, lhe deu as costas nas eleições seguintes.

*Advogado, ex-presidente da Câmara Municipal e da OAB de Arcoverde.


Email

Potencial Pesquisa & Informação

Confira os últimos posts

26/09


2020

Em Arcoverde, Zeca dá a largada com carreata amanhã

O candidato à Prefeitura de Arcoverde Zeca Cavalcanti (PTB) abre sua campanha eleitoral, amanhã, com uma série de eventos, entre eles uma carreata. A partir das 09h, o ex-prefeito que disputa um terceiro mandato à frente do município, promove um adesivaço com a colocação de perfurados e adesivos na base 14, em frente ao Ipsep.

O petebista vai estar ao lado do candidato a vice de sua chapa, Eduíno Filho (Podemos), além de postulantes a vereador e os ex-deputados estaduais Júlio Cavalcanti (PSD) e Eduíno Brito (Podemos). Às 11h, Zeca Cavalcanti e Eduíno Filho promovem a primeira grande carreata da campanha batizada de "Arrancada do 14", marcando o início do que chamam da “grande vitória do povo”.

O evento tem concentração em frente à Ivel. De lá, segue pelas principais ruas e avenidas da cidade. A coligação das oposições, denominada de “Muda Arcoverde”, é formada por oito partidos: PTB, Podemos, PT, PL, PSD, DEM, PSDB e Republicanos. 

“Estamos dando início a uma campanha propositiva, limpa, de paz e participação, de forma a promover as mudanças que o povo de Arcoverde tanto espera e recolocar nossa terra de volta aos trilhos do desenvolvimento”, afirmou Zeca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banco de Alimentos

26/09


2020

Márcia decide ser vice de Pastor Valdeir em Itaquitinga

Em Itaquitinga, na Mata Norte pernambucana, a pré-candidata a prefeita Márcia Souza (PSC) desistiu de disputar as eleições como cabeça de chapa e se uniu ao Pastor Valdeir (PTC) para, juntos, formarem a coligação "Novos caminhos para uma nova cidade". Em nota, Márcia comunicou sua decisão.

“A minha decisão foi tomada em prol de um grupo que fosse capaz de se unir para por um fim a um círculo vicioso de maus gestores, que não fazem nada por nossa cidade nem pela nossa gente. Eu decidi retirar a minha a candidatura à prefeita, apoiar o nome de Pastor Valdeir para prefeito e compor a chapa como vice por acreditar que a nossa união sairá vencedora no pleito que se avizinha", declarou.

"Os desafios que Itaquitinga tem pela frente e a relevância da nossa gente precisam ser tratados com responsabilidade e sobriedade. Acredito que prevalecerá o espírito público daqueles que entendem o que precisa ser feito. Política coletiva ainda se faz com honradez, honestidade, compromisso e aceitação. Quando estas condicionantes não se fazem presentes, a fim de se formar uma frente, a luta perde o sentido", continuou Márcia.

O Pastor Valdeir agradeceu à Márcia por aceitar integrar a chapa como vice. “Eu e Márcia discutimos a construção de uma união pelo futuro da nossa cidade e como podemos trabalhar para superar os desafios que estão postos, buscando soluções e iniciativas inovadoras. Agradeço a confiança e reafirmo o nosso compromisso de seguir lutando, juntos, pela melhoria da qualidade de vida da nossa população. Estamos fazendo uma renovação de verdade, levando em conta qualidade, competência e compromisso social”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2020

Noé inicia campanha com buzinaço em Água Preta

O candidato do PSB à Prefeitura de Água Preta, Noé Magalhães, inicia sua campanha, amanhã, com um grande buzinaço, percorrendo as principais ruas da cidade, a partir das 8h40. Além do prefeiturável da coligação "Coragem para mudar Água Preta", que tem PDT e Patriota, além do PSB, o evento terá a presença do postulante a vice, Neto Cavalcanti (PSB), e dos candidatos a vereador dos três partidos.

O buzinaço terá o seu começo na Rua David Madeira, no Centro, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Por volta das 13h40, a comitiva de Noé segue para a Zona Rural do município, numa visita aos moradores do Engenho Souza.

Os organizadores do evento político prometem respeitar todos os protocolos de combate à pandemia, evitando aglomeração e respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2020

Comerciantes da orla de Jaboatão têm acesso a crédito

Comerciantes que atuam na orla de Jaboatão dos Guararapes, nos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, já começaram a ter acesso à linha de crédito de até R$ 10 mil, que foi intermediada pela Prefeitura em parceria com o BNB. O anúncio do microcrédito foi feito no início do mês, com o objetivo de apoiar os 250 comerciantes que passaram cinco meses sem exercer suas atividades por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para auxiliar no processo, a Prefeitura de Jaboatão disponibilizou a Sala do Empreendedor da Regional 6, em Piedade, para que um representante do Banco do Nordeste pudesse receber os trabalhadores interessados para realizar a triagem dos documentos. Severino da Silva, um dos 18 comerciantes já aprovados, assinou, ontem, o contrato para a liberação de R$ 8.500. “Ter esse crédito aprovado é a chance de um retorno digno, porque quando compramos fiado em algum estabelecimento, ficamos impossibilitados de uma série de coisas. Ter dinheiro em mãos nos permite negociar e voltar a ter um negócio rentável”, pontuou.

Os recursos garantidos pela linha de crédito poderão ser investidos para a compra de estoque de alimentos, itens para melhoria de cada empreendimento, além de equipamentos de EPI e saneantes - necessários neste momento para ajudar a conter a pandemia da Covid-19.

“Além de todos os danos emocionais e perdas causadas pela Covid-19, essa pandemia atingiu a economia mundial pelas costas. Passar cinco meses sem saber de onde você vai tirar o sustento da sua família é desesperador. Durante este período, nossa gestão trabalhou no sentido de dar um alicerce aos comerciantes da orla”, comentou o prefeito Anderson Ferreira.

O gestor público lembrou que um dos incentivos aos empreendedores informais da orla foi a distribuição de cestas básicas realizada pela Prefeitura durante a quarentena. Para o retorno das atividades, todos os comerciantes da praia precisam seguir o protocolo de contenção da Covid-19, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento entre barracas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2020

Doutor Vinícius anuncia apoio a Yves em Paulista

O vereador Vinícius Campos (SD), que foi pré-candidato a prefeito de Paulista, foi às redes sociais, hoje, para anunciar apoio a Yves Ribeiro (MDB) na eleição majoritária. Vinícius chegou a ser oficializado pelo diretório municipal do Solidariedade como postulante à Prefeitura, mas o comando do partido no Estado decidiu anular os efeitos da convenção para apoiar Francisco Padilha (PSB).

"Todo mundo acompanhou o golpe covarde que eu sofri da gestão de Junior Matuto e de seu candidato, Francisco Padilha, que inviabilizaram a minha candidatura a prefeito. A partir desse momento, pensando no melhor para Paulista, falei com os meus eleitores, com meu grupo político e, numa voz uníssona, decidimos aderir à campanha de Yves Ribeiro e Dido Vieira na nossa cidade", declarou em vídeo.

"Enxergamos neles a grande possibilidade de derrotar toda essa velha política que está ocupando a Prefeitura. Yves Ribeiro traz a experiência de um gestor de sucesso. É uma pessoa próxima ao povo e revolucionou a questão da moradia popular na cidade. Ele enxerga o que as pessoas mais humildes sofrem. [Já] Dido Vieira traz a juventude, a força, o empreendedorismo, que é o que essa cidade vai precisar nos próximos anos", justificou Vinícius.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2020

Lupércio investe na melhoria de feiras e mercados

A Feira de Peixinhos, em Olinda, passou por uma revitalização. O prefeito Professor Lupércio (SD) visitou o espaço, na manhã de hoje, para verificar o novo cenário, que inclui bancas novas, novos banheiros e limpeza constante. O gestor cresceu no bairro e afirma guardar uma recordação afetiva.

"Isso é dignidade. É qualidade para quem vende e para quem compra. Tenho este compromisso de fomentar a economia local e seguirá sempre assim", afirmou. A feirante Deise da Silva trabalha vendendo caldo de cana há 17 anos na Feira de Peixinhos. Perguntada se as mudanças foram boas, respondeu de forma simples: "É só olhar. Tá muito melhor. Nem precisa falar nada", frisou.

Em seguida, Lupércio percorreu vias do bairro, como a Rua Antônio Matos Peixoto Guimarães, pavimentada durante sua administração. Ainda segundo o prefeito, o Mercado de Peixinhos também está passando por melhorias, com o ordenamento do entorno, dentro das obras de requalificação da Nova Avenida Presidente Kennedy.

Lupércio, que é candidato à reeleição, revelou que a Feira de Rio Doce será a próxima a ser requalificada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2020

Mendonça quer requalificar mercados públicos do Recife

O centro comercial do Jordão Baixo, Zona Sul do Recife, foi o local escolhido para uma caminhada entre o candidato a prefeito, Mendonça Filho, e a vice em sua chapa, Priscila Krause, ambos do DEM, na manhã de hoje. A dupla, que disputa a eleição pela coligação "Recife Acima de Tudo", composta pelas legendas DEM, PSDB, PTB e PL, ouviu muitas reclamações e acompanhou a situação da área, que sofre com o desordenamento e a fiscalização. 

Mendonça Filho garantiu que, se eleito, requalificará e trabalhará por melhorias em todos os mercados públicos da cidade, "não apenas numa meia dúzia de eleitos”, disse em referência à atual gestão da Prefeitura do Recife. “Não podemos abandonar esses mercados. Eles não apenas empregam muitos recifenses, como também servem de atrativo, de âncora, para que todo um movimento empreendedor aconteça em volta”, afirmou.

De acordo com o candidato, esse trabalho não pode ser feito apenas nos escritórios do poder municipal. “É preciso ouvir os comerciantes, os moradores, os líderes comunitários. Ouvir quem vive o cotidiano desse comércio de bairro, que é tão forte no Recife”, ressaltou. 

A principal parada dos candidatos foi no mercado público do bairro, cujos boxes são ocupados por comerciantes que antes ficavam na antiga feira do Jordão. Muitos questionaram que a mudança, embora tenha acontecido de fato, não veio acompanhada de um trabalho para atrair os clientes. “O público caiu foi uma frase bastante escutada", relata Mendonça.

“Ficaram apenas os fiéis. O público em geral, devido à forma como armaram o mercado, com cercas, mal consegue nos ver. Nem sabem que tenho aqui minha barraca de frutas”, disse o comerciante Zezinho da Banana. Ele gostaria que houvesse uma requalificação da área. “Antes havia atrações no mercado, aos fins de semana. Até isso tiraram, esvaziou”, completou.

Mendonça e Priscila também conversaram com pequenos comerciantes da Praça do Jordão Baixo e ouviram pedidos de moto-taxistas para que a Prefeitura flexibilize a atividade. À tarde, os candidatos participaram de uma reunião com moradores de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. Amanhã, eles cumprirão agenda no Ibura de Baixo, às 10h, e no comitê de campanha, no bairro da Torre (Rua Real da Torre, 1130), onde haverá adesivaço, das 9h às 17h.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2020

Jovem relata que foi intimidado por apoiadores de João

Um jovem, que preferiu não se identificar, relatou que sofreu ameaças de apoiadores do pré-candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB), durante visita realizada ontem ao bairro de Areias, na Zona Oeste da capital. Ele conta que tentou se aproximar do postulante para perguntar por que ele havia votado contra o Marco Regulatório do Saneamento enquanto deputado federal, no último mês de julho, sem sucesso. Afirma, ainda, que sofreu intimidações.

“Fui tentar falar com João numa rua próxima à minha casa, quando um homem de bermuda, que estava com ele, chegou para mim e disse para eu não gravar. Este homem foi andando comigo até uma rua por perto e falou para eu apagar as imagens que havia feito. Fiquei com medo e as apaguei”, narrou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2020

Carros elétricos na pauta da live de terça

A live deste blog na terça-feira será com o empresário cearense Antonio Souza, que vem se destacando no mercado automotivo 4x4, direcionado ao campo corporativo. Souza é fundador da CAB, detentora dos direitos de produção e comercialização do Jipe Stark, um produto 100% nacional.

O empresário escolheu o município pernambucano de Araripina para instalar a divisão da empresa de montagem de carros elétricos, que está com lançamento previsto para janeiro. Ele também se prepara para ter uma montadora em cada região do País.

Empreendedor bem sucedido, o nordestino está sendo reconhecido como um dos expoentes dos projetos de veículos elétricos. Além de Araripina, ele está em tratativas para expandir o negócio para os Estados da Paraíba, Santa Catarina, Pará e o Distrito Federal.

Ele vai falar sobre oportunidades de negócios neste segmento, o destaque dos Estados nordestinos como ponto de atratividade para empresas diversas e o boom dos veículos elétricos que começa a tomar corpo no País. Será às 19 horas pelo Instagram do blog - @blogdomagno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


26/09


2020

Raquel Lyra ouve mulheres para traçar plano de governo

A prefeita e candidata à reeleição em Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), dialogou na noite de ontem com algumas conterrâneas. As ideias debatidas com outras mulheres ajudarão a compor seu Plano de Governo. O encontro, que respeitou todos os protocolos sanitários, tratou de temas como saúde da mulher, empreendedorismo e políticas para as mulheres.

"Ser a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru é uma honra pra mim. Ser prefeita do nosso município é, primeiro, uma grande responsabilidade. E a gente busca sempre olhar pelo lado feminino. Quando a gente chega, a Secretaria da mulher passa a ter um outro nível, de igual para igual. Parece coisa simples, mas não é. Conseguimos fortalecer uma rede de mulheres, empreendedoras, para as mulheres terem autonomia imediata. Para que as mulheres possam ocupar espaços de poder", ressaltou Raquel.

A empreendedora Francismeire Silva Melo mora no Residencial Luiz Bezerra Torres e relatou sua história, propondo também ideias para a localidade: "Há três anos eu não sabia o que era ser mulher. A política que você está fazendo está nos ajudando mostrando o que é empreendedorismo, como ganhar seu próprio dinheiro, a entender o que é política.”

ELEIÇÃO PROPORCIONAL – Raquel Lyra também esteve, ontem, com as pré-candidatas à Câmara de Vereadores da coligação "Todos por Caruaru". Na ocasião, elas falaram sobre diversidade e pluralidade nas candidaturas para as eleições 2020, além da importância da participação das mulheres na política.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se