O Jornal do Poder

05/07


2020

Para botar na parede

Caro Magno,

Sua crônica de hoje sobre seu passado desportista em Afogados da Ingazeira, também raízes minhas do meu Pajeú das Flores, da velha Coruja, hoje Iguaracy, está maravilhosa. Posso dizer que entre as melhores crônicas que já li, e não somente de Magno Martins. 

Dignas para botar em quadro na parede (Drummond assinaria sem pestanejar), em homenagem ao que fomos, e dizer SIM a uma inteligência privilegiada, pois que parida pelo Pajeú das Flores.

Zé da Coruja, seu conterrâneo.


Email

Comentários

Bartolomeu Garcia

Zé da Coruja, hoje Iguaraci, terra da minha família, por parte de mãe. Parabéns pelo excelente comentário sobre a crônica do Magno, hoje, sem dúvidas, um dos melhores escritores pernambucanos. Na minha opinião, o seu comentário, também deveria receber moldura e ser pendurar na parede da sala do jornalista, escritor e poeta...


Potencial Pesquisa & Informação

Confira os últimos posts

30/09


2020

Editorial analisa visita de Bolsonaro a Pernambuco

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre a visita que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fará, amanhã, a Pernambuco. Na ocasião, Bolsonaro visitará as cidades de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, e Sertânia, na região do Moxotó. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banco de Alimentos

30/09


2020

Mata Norte: Candidatos descumprem medidas sanitárias

Na Mata Norte pernambucana, houve flagrante de prefeituráveis desrespeitando os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Em Condado, o prefeito e candidato à reeleição pelo Republicanos, Antonio Cassiano, tem circulado pela cidade em atos de campanha sem qualquer tipo de proteção e até posando para fotos ao lado de apoiadores.

Situação semelhante foi vista em Itaquitinga. O postulante a prefeito Sinésio Monteiro e a sua vice, Professora Didi (ambos do PP), foram vistos sem proteção, em uma caminhada pelas ruas do município. Na ação, diversos militantes aparecem sem máscara e amontoados.

Também em Itaquitinga, o candidato à Prefeitura Iran Martins (Republicanos) esteve, ontem, no distrito de Chã de Sapé, discursando para diversas pessoas sem qualquer tipo de proteção.

Se você quer denunciar algum político que está desrespeitando as leis eleitorais e as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus na sua cidade, faça um vídeo ou foto e mande para (81) 9.8222-4888. Tenha certeza de que o sigilo será preservado.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


30/09


2020

Mendonça lança proposta “Aluno Conectado”

O candidato a prefeito do Recife pelo DEM, Mendonça Filho, anunciou, hoje, o Aluno Conectado – NetBairro, uma proposta inovadora de inclusão digital na educação e na saúde, e de estímulo à economia de bairro. O programa vai ofertar internet em casa para mais de 60 mil estudantes da rede municipal que cursam o Ensino Fundamental I e II, num amplo programa para garantir acesso a conteúdos e conhecimento para os estudantes e a toda a família. "O acesso à internet é fundamental para a educação, para o acesso à saúde, gera emprego e renda nas comunidades. Os provedores de bairros movimentam a economia local. Essa é uma cadeia que vamos estimular”, afirmou Mendonça.

O projeto, apresentado durante a agenda nesta quarta-feira de Mendonça acompanhado da sua vice Priscila Krause na comunidade do Bode (Pina), Zona Sul do Recife, também vai ampliar o acesso digital nas escolas municipais e postos de saúde. O objetivo é oferecer a cada estudante um pacote de 10 Mb, por fibra ótica, priorizando os provedores de bairros. Segundo ao candidato, a proposta deve custar aos cofres públicos cerca de R$ 25 milhões anuais, recursos que serão remanejados da verba de propaganda.

Além do fortalecimento da educação, o projeto vai estimular a economia local gerada pelas micro empresas de provedores de internet. "Quem conhece o Recife sabe que esse segmento gera emprego e renda e precisa de apoio. Vamos apoiar a formalização e legalização de provedores de bairro que tenham dificuldades para trabalhar”, disse Mendonça. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os pequenos provedores de internet foram responsáveis, somente em 2017, por 43,72% das novas conexões de internet. A agência apontou que no Brasil, no mesmo período, ocorreram 28,67 milhões de acessos de banda larga fixa, sendo 4,21 milhões viabilizados por provedores regionais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


30/09


2020

Patrícia entra com ação contra propaganda eleitoral ilegal da PCR

A Coligação Mudança Já, formada por Podemos e Cidadania, da Delegada Patrícia (Podemos), entrou, hoje, com uma ação investigatória eleitoral contra propaganda ilegal em material oficial da Prefeitura do Recife. Em uma apostila para estudos do 6° ano do Ensino Fundamental, aparece um desenho remetendo ao candidato João Campos (PSB), apoiado pela atual gestão.

As cores, o símbolo e o nome aludem diretamente à candidatura governista. O corpo jurídico que representa a Delegada Patrícia (Podemos), candidata a prefeita do Recife, argumenta que a publicação do material, destinado a estudantes de escolas municipais e pago com dinheiro público, se trata de abuso do poder político.

Os advogados pediram que se emita medida cautelar, de efeito imediato, contra a candidatura governista. Que os investigados, o candidato a prefeito João Campos, e a vice-prefeita da chapa, Isabella de Roldão (PDT), sejam tornados inelegíveis para esta eleição e para os próximos oito anos. O corpo jurídico também quer que os atuais Prefeito, Geraldo Júlio (PSB), e secretário de Educação do Recife sejam condenados a pagar multa, que pode chegar a R$ 100 mil.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


30/09


2020

Prefeito de Agrestina consegue habeas corpus e sai da prisão

O prefeito de Agrestina, Thiago Nunes (MDB), conseguiu um habeas corpus e deixou a penitenciária Juiz Plácido de Souza. Ele foi solto no começo da noite de hoje e vai responder ao processo em liberdade. As informações são do blog do Mário Flávio.

O vice-prefeito, Zito da Barra, já havia sido solto na semana passada por questões de saúde. Thiago Nunes e Zito foram presos pela terceira fase da Operação Pescaria, deflagrada pela Polícia Federal, no dia 10 de outubro, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, foram expedidos cinco mandados de prisão – além do prefeito e do vice, também foram presos um funcionário da prefeitura e dois empresários, que não tiveram os nomes revelados pela polícia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


30/09


2020

Em Caruaru, Marcelo Rodrigues assume compromisso com a moradia popular

O candidato à Prefeitura de Caruaru pelo PT, Professor Marcelo Rodrigues, esteve, na tarde de hoje, no Loteamento Habitacional Che Guevara, localizado no Alto do Moura, para assinar a plataforma política “A cidade que queremos”, que reúne propostas organizadas em quatro eixos: planejamento e gestão democrática da cidade, habitação de interesse social e terra, saneamento, e meio ambiente e mobilidade.

O documento foi entregue pelo coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), filiado a União Estadual por Moradia Popular, Marcos Cosmo. O encontro contou com a presença da também integrante do movimento e candidata a vice, Ingrid Marcella (PT), com o presidente municipal do PT Caruaru Leo Bulhões e com o candidato a vereador Salatiel Brandão (PT).

“Esse espaço foi uma conquista dos governos do PT, e Caruaru precisa avançar nas questões relacionadas a habitação. Por isso estamos aqui. O nosso compromisso com a moradia popular não será só aqui neste lugar, mas também junto aos que mais precisam nos bairros e nas periferias”, afirmou Rodrigues.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


30/09


2020

TCE aponta irregularidades no transporte escolar em Ipubi

Após uma auditoria especial, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregular alguns procedimentos adotados pela Prefeitura de Ipubi, sob responsabilidade do prefeito Francisco Rubensmario Chaves Siqueira (PSB), na contratação e execução dos serviços de transporte escolar relacionados a 2019. O relatório do conselheiro Marcos Toledo foi seguido pelos colegas por unanimidade, em sessão realizada na última quinta-feira (24).

Estiveram presentes à reunião: a conselheira Teresa Duere, os conselheiros substitutos Marcos Flávio e Luiz Arcoverde e o representante do Ministério Público de Contas, Gilmar Severino de Lima, além do relator.  A auditoria especial foi feita devido a uma medida cautelar expedida em julho de 2019 pelo conselheiro Dirceu Rodolfo, que hoje preside o TCE.

Naquele momento, Rodolfo determinou a imediata substituição de motoristas não qualificados que realizavam o serviço de transporte escolar no município. A decisão também obrigava a troca de veículos de carga destinados à condução escolar (foto) que apresentavam várias irregularidades, representando situação de risco à segurança dos alunos ipubienses.

A medida cautelar não foi cumprida pela gestão municipal, conforme aponta relatório do TCE-PE. Ainda de acordo com o documento, a contratação de serviços de transporte escolar para 13 rotas também continua sem regularização e a precariedade do serviço de transporte escolar se mantém, colocando em risco a vida dos estudantes da rede municipal de ensino.

A equipe técnica do Tribunal também apontou falhas na fiscalização e no acompanhamento dos serviços de transporte escolar do município, além da não retenção e consequente recolhimento dos encargos previdenciários do Regime Geral de Previdência Social pelos serviços de condução de veículos. “A ausência deste último item gera ônus para os cofres públicos, podendo comprometer gestões futuras e indo de encontro a uma gestão fiscal responsável”, diz o parecer.

O TCE-PE aplicou multas ao prefeito Francisco Siqueira no valor de R$ 42.512,50, ao secretário de Educação do município, Carlos César de Lima, também no valor de R$ 42.512,50, ao secretário de Administração e Finanças, José Silvino de Souza Sobrinho, de R$ 8.502,50, e ao responsável pela fiscalização do transporte escolar, Aparecido Monteiro Leite, no valor de R$ 4.251,25.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


30/09


2020

Maia: Guedes não tem votos para aprovar privatização e a culpa é dos outros?

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, rebateu, hoje, a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que haveria boatos de que Maia, em acordo com a esquerda, teria travado a aprovação das privatizações, que são pauta do Governo Federal.

Em conversa com o blog nesta quarta-feira, Maia reagiu. “Paulo Guedes quer desviar o foco do debate do teto de gastos. Ele não tem base, não tem voto para aprovar privatização e nem CPMF. E a culpa é dos outros?”.

Mais cedo nesta quarta, Guedes falou em live de que haveria boatos de um acordo entre o presidente da Câmara e a esquerda para "não pautar as privatizações".

"Não há razão para interditar as privatizações. Há boatos de que haveria acordo entre o presidente da Câmara e a esquerda para não pautar as privatizações. Precisamos retomar as privatizações, temos que seguir com as reformas e temos que pautar toda essa transformação que queremos fazer. A retomada do crescimento vem pela aceleração de investimentos em cabotagem, infraestrutura, logística, setor elétrico, das privatizações, Eletrobrás, Correios... Estamos esperando", disse.

Maia já tinha falado que não há votos na Câmara para tirar recursos do Fundeb para o Renda Cidadã.

Ainda sobre a declaração de Guedes, de que haveria um acordo do presidente da Câmara com a esquerda contra as privatizações, Maia complementou: “Guedes está desequilibrado. Recomendo que ele assista ao filme 'A Queda'".

O filme retrata as últimas horas de Adolf Hitler à frente da Alemanha nazista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


30/09


2020

Justiça condena Marco Aurélio por causa de fake news

A decisão do juiz Nildo Nery, da 6ª Zona Eleitoral, garantiu ao candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) a vitória contra fake news espalhada pelo oponente Marco Aurélio (PRTB) nas redes sociais. Segundo o juiz, o ex-ministro da Educação estava sendo alvo de propaganda eleitoral negativa e fake news e decidiu pela exclusão de postagem feita por Marco Aurélio. “Para comprovação da veiculação de notícia falsa, vulgarmente conhecida como fake news, destaca que, em 2017, o candidato Mendonça Filho, à época Ministro da Educação, retirou a ‘ideologia de gênero’ da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que pode ser comprovado por meio da reprodução documental de reportagens da época, além de ser fato notório”, consta na decisão.

“Não vamos nos intimidar e nem temos medo de cara feia. Fake news é crime e vamos adotar sempre as medidas jurídicas cabíveis”, afirmou o democrata, ressaltando que o Recife sabe quem ele é. Mendonça reafirmou que tirou a ideologia de gênero da BNCC publicamente. “É só pesquisar meu histórico e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular. Se a ideologia de gênero não está ali é porque eu combati esse tema após muitas discussões com setores educacionais de todo o país”, completou.

Quando ministro da Educação, Mendonça retirou a ideologia de gênero da BNCC, removendo do texto termos como “identidade de gênero” e “orientação sexual”. Mesmo sofrendo pressões, Mendonça não cedeu e bancou as mudanças mostrando uma BNCC plural e que respeita às pessoas sem a introdução da ideologia de gênero. 

Segundo a decisão, o candidato que propagou a fake news terá 24h para excluir o conteúdo falso das redes. “Concedo a liminar para determinar que a Facebook Global Holdings, responsável pelo Instagram, e Marco Aurélio de Medeiros Lima, retirem em 24h as postagens sob pena de multa diária”, determinou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


30/09


2020

Prefeito de Carpina é vítima de injúria racial

O prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PDT), foi às redes sociais, hoje, para protestar contra comentários racistas que sofreu em uma publicação no Facebook, ontem. O gestor afirma que uma professora da rede municipal o associou a um macaco, caracterizando crime de injúria racial.

Em vídeo, Botafogo se pronunciou sobre o caso. “Neste dia 30, sofri um crime: racismo, pela professora Luciana Andrade Lima, que trabalha no Eliane Carneiro. [Ela é] uma aliada do senhor Joaquim Lapa e me chamou de ‘macaco’. Eu vou tomar todas as providências cabíveis dentro da Justiça. Todo mundo sabe que isso é crime inafiançável”, desabafou.

“A senhora estudou, não é nenhuma analfabeta. Tenho orgulho dessa minha cor e tenho respeito por todos os brancos. A senhora desacatou uma autoridade, [feriu] o direito do idoso e cometeu o crime de racismo. Que qualidade de educadora é a senhora?”, prosseguiu o prefeito.

Diante da ofensa, Manuel Botafogo foi à Delegacia de Polícia de Carpina, onde fez uma representação criminal contra a professora Luciana Andrade Lima. Há pouco, por meio de conta no Facebook, a suspeita se pronunciou sobre o ato.

“Jamais viria de mim a atitude de cometer um ato racista em consciência e com intenção. Mas, errei por ter me expressado de forma incoerente sim, sou humana e não nego minhas ações. Nem quando acerto e nem quando erro. Agora, revisando o ato e tendo o esclarecido perante a lei, vejo que cometi um erro que me passou despercebido e cobro de mim mesma mais atenção perante a internet”, escreveu.

“Estou bem, estou em paz, estou na minha casa e com a minha família, que me ama e com isso me alertou pelo que fiz, pela forma que me expressei com a minha indignação que sinto como educadora que luta pelos seus direitos. Em nenhum momento tive a intenção de ofender alguém. Sigamos em frente”, concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se