FMO janeiro 2020

26/01


2020

Bolívia: Morales garante respeitar candidatura de Áñez

foto: Morales participa de entrevista coletiva em Buenos Aires - AFP

Da ISTOÉ - Por AFP

O ex-presidente boliviano Evo Morales garantiu que respeita a candidatura da mandatária interina Jeanine Áñez para as eleições do próximo 3 de maio, enquanto pediu um pleito transparente, em declarações dadas ontem na Argentina, onde está refugiado.

“É seu direito, embora embora ela tenha se comprometido não ser candidata, assim como (o líder civil regional Luis Fernando) Camacho”, disse Morales à imprensa um dia depois de Áñez anunciar sua decisão de concorrer à presidência da Bolívia.

“Existem várias alianças à direita. Nós respeitamos, é um direito democrático. Esperamos que, como governo de fato da ditadura, garanta eleições limpas, transparentes e saudáveis”, acrescentou o ex-presidente durante uma reunião com a comunidade boliviana.

A candidatura de Áñez abalou totalmente o tabuleiro político e gerou críticas de vários setores políticos.

Até agora, os ex-presidentes Carlos Mesa e Jorge Quiroga haviam se lançado para a corrida presidencial, bem como o líder civil regional Luis Fernando Camacho, um ator-chave nos protestos que levaram à renúncia de Morales.

Soma-se a eles o ex-ministro da Economia Luis Arce, apoiado por Morales, e seu Movimento ao Socialismo (MAS), que está asilado no México.

“Quando estávamos no governo, nós nunca proibimos ninguém de disputar a campanha. Se quisermos que seja uma boa democracia, têm que garantir a campanha livre”, comentou Morales.


Email

Abreu e Lima

Confira os últimos posts

09/04


2020

Magno é orgulho da nossa família e do Pajeú

Por Augusto Martins*

Ao completar 14 anos, o blog do Magno Martins segue líder em todas as aferições, liderança conquistada com muito trabalho, quilômetros rodados e muitos furos de reportagens, superando as dificuldades e até perseguições. Como um bravo sertanejo de Afogados da Ingazeira, tem a coragem de romper com qualquer ameaça e não recuar diante de um compromisso maior com o leitor. 

Compromisso esse de levar a informação mais completa possível! Medo não  faz parte da trajetória de nosso irmão, ele tem a vocação para a notícia, corre atrás como se fosse um prato de comida para um faminto. 

É um poeta, escritor, amante da natureza e do que é belo, exemplo de dedicação com os filhos, com os pais e os irmãos, um apaixonado pelo jornalismo e pela vida.

Esses 14 anos de informação e liderança comprovam a sua obstinação e sucesso profissional. Magno foi um visionário quando de forma pioneira lançou o seu canal jornalístico pela internet e quando saiu em defesa do jornalismo sem dono, explicando o que era um blog. 

Irrequieto por natureza, feito um trator para trabalhar, fundou o programa Frente a frente em rede estadual com mais de trinta emissoras de rádio, chegando a sua voz em todas as regiões de Pernambuco. Outra visão pioneira foi o lançamento recentemente do primeiro jornal online em aplicativo para WhatsApp, confirmando a tendência de que jornal impresso está entrando em extinção. 

Em nome de seus oito jornais, entre os quais me incluo com muita alegria e felicidade, agradecemos a Deus pela sua vida e trajetória. Incentivamos para que possa cada dia ir mais longe, sabendo que sempre poderá contar conosco. Ao concluir, não posso deixar de mencionar o amor incondicional que Magno demonstra por toda a nossa família e em especial pelo nosso pai, Gastão Cerquinha, referência de seriedade, honestidade e resiliência.

* Vereador em Afogados da Ingazeira


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banco de Alimentos

09/04


2020

Quem ouve Magno, também dá pitaco

Por Helton Silva* 

Nesse aniversário dos 14 anos do blog do Magno Martins não poderia faltar a voz de quem está do outro lado da informação do blog, do rádio, das redes sociais: o OUVINTE, o LEITOR. Todos nós que amamos política damos uma olhada no Magno.

Quem não sabe que Magno é sinônimo de que "falou, tá falado"? Quem não sabe que Magno é matuto andejo, que vai literalmente da capital ao sertão e, ao mesmo tempo, cidadão do Araripe e do eixo monumental do grande avião chamado Brasília?

Quem não sabe que Magno está no nervo dos fatos, junto com os personagens da política, narrando tudo em primeira mão? 

E por informar de forma tão autêntica e transparente sabemos que esse ânimo está com raízes bem fincadas no sertão, fruto da família de dona Margarida e seu Gastão, que abençoa esse Magno profissional e pai orgulhoso dos seus filhos.

Continua, matuto, interagindo conosco, perseguindo a notícia pra quem gosta de política, distribuindo fatos e abraços.

* Servidor público da UFPE, ouvinte e leitor do Magno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Serra Talhada

09/04


2020

O Jornalista da verdade

Por Maurício Carneiro Leão* 

Caro Magno, tudo bem? Como o tempo passa rápido! Parece que foi ontem que você comunicou aos seus amigos e leitores a criação do seu Blog. Já lhe disse pessoalmente e repito agora: para mim, você é o jornalista mais bem informado do Brasil. 

Você é, na verdade, um Jornalista com J maiúsculo, daqueles que vão à busca incessante e à caça das notícias e as divulgam sem filtros, usando as suas fontes de confiança e as informações dos amigos leais. 

A sua network é consistente e sempre atualizada. Tive o prazer de viajar com você e um grupo de deputados e técnicos de Pernambuco na visita ao Complexo Nuclear de Angra dos Reis e durante a agradável viagem muitas histórias da sua dura vida de jornalista foram contadas por você. 

Relatos de situações complexas e tensas pelas quais você passou. Quem é um Jornalista da verdade, como você, muitas vezes é incompreendido pelas pessoas que são as protagonistas das matérias. Receber elogios todos gostam, mas ser criticado e principalmente quando essa criitica é embasada na verdade, desagrada a muitos. 

Mas você vai continuar a seguir o seu exitoso caminho, fazendo muitos amigos e deixando nessa estrada alguns poucos descontentes. 

Parabéns! Muitos anos de sucesso e cada vez mais e mais leitores  bem informados com o seu blog. 
Um grande abraço.

* Engenheiro da área de energia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


09/04


2020

O melhor e mais bem informado blog do País

Caro Magno,

O seu blog, pioneiro no Nordeste, mais acessado na Região, nosso farol que ilumina nossas mentes de sabedoria, há muito tempo me informa com notícias políticas diárias. É o melhor e mais atualizado blog político do País. Não passo um dia sequer sem acessar e consultar seus furos jornalísticos. Quando a internet nos deixa orfã de acesso ao seu blog é como colocasse uma fenda em nossos olhos, abrindo um horizonte sem referências. Continue assim: firme, forte, trazendo as boas e as más sempre em primeira mão. Não sei viver sem o seu blog. Virou um vício, mas um vício saudável e formador de opinião. 

Obrigado, Magno Martins!

Tarcisinho Calado


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

O Jornal do Poder

09/04


2020

Do litoral ao Sertão, só dá Magno

Por Rinaldo Albuquerque*

A inquietude de Magno Martins faz dele um visionário. Nunca está satisfeito e sempre foi assim. Onde reinavam colunas de jornal impresso, ele virou blog. Onde imperam blogs, ele traz jornal online pelo Whatsapp. Conheço Magno há muitos anos que já nem lembro quantos e sempre foi assim.

Tenho o privilégio de ser leitor e também de contribuir com o blog ao longo destes quatorze anos. É por ele que fico sabendo das novidades e onde descubro os meandros das engenharias que movem o terreno instável da política.

O blog é a sua cara. E há muito carinho envolvido nele, tanto por quem ler, mas principalmente por quem escreve. Vejo os leitores se perfilarem entre as diversas classes sociais, as diversas profissões e lugares. Seja aqui na capital ou lá no mais longínquo sertão, sempre haverá alguém aguardando à meia noite para conferir a coluna do dia.

Finalizo essa pequena homenagem fazendo votos de muito sucesso e agradecendo pela caminhada, especialmente pelas participações no Frente a Frente, onde o Kuki de Dois Unidos e o Arquiteto Capilar Rinaldo Albuquerque sempre estão presentes.

* Líder comunitário em Dois Unidos, apaixonado por política e cabeleireiro dos poderosos e dos humildes de coração também.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banner de Arcoverde

09/04


2020

Alcolumbre se voluntaria em estudo contra Covid-19

Por O Globo

Após pouco mais de duas semanas afastado do trabalho para se recuperar da infecção pelo novo coronavírus, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) será voluntário em um estudo sobre o tratamento da doença. O amapaense, que foi diagnosticado no dia 18 de março, voltou ao trabalho no início desta semana reforçando que não se trata de uma simples gripe e relatou ter vivido dias difíceis durante o isolamento.

Por ter se recuperado da doença e não ter sido entubado ou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Alcolumbre se enquadrou nos requisitos para doar plasma sanguíneo para ser usado no estudo que foi autorizado no fim da semana passada em um consórcio entre os hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e o Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele continuará a ser observado pelos médicos durante o estudo, especialmente para detectar possíveis sequelas nos pulmões, o que alguns pacientes recuperados apresentam.

O plasma, que é um componente do sangue que transporta os anticorpos que o corpo precisa para lutar contra infecções, será aplicado em pacientes com quadros graves da doença na expectativa de que eles se recuperem mais rapidamente. Nos Estados Unidos e na China, o tratamento experimental já começou e demonstrou eficiência no país asiático.

Confira a íntegra aqui: Curado do coronavírusAlcolumbre se voluntaria em estudo ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Limoeiro

09/04


2020

Estados adotam plataformas online para estudantes

Por G1

A suspensão de aulas para conter o avanço do novo coronavírus levou escolas e professores a se adaptarem e encontrarem formas de manter a aprendizagem dos alunos em tempos de pandemia.

Aulas pela TV e internet, já comuns na redes privadas de ensino, estão sendo implementadas também nas redes estaduais – um avanço que deverá permanecer e complementar a aprendizagem após o fim do isolamento social.

Um levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) aponta que até esta quarta-feira (8) ao menos 10 estados adotam exclusivamente plataformas online com conteúdo educativo para transmitir aulas neste período. Outros 3 transmitem aulas pela TV aberta. No Pará e no DF, há um misto das duas tecnologias.

Em meio ao avanço da pandemia, o governo federal determinou que as instituições de ensino estão isentas de cumprirem o mínimo de dias letivos, mas manteve a carga horária necessária para completar o ano de estudo. Uma das formas de atender esta previsão é adotar a educação a distância, seja pela TV, pela internet, ou ainda adaptando trabalhos escolares escritos para aqueles que não têm acesso à tecnologia.

"Não há dúvidas de que haverá perdas na aprendizagem, se comparado ao período normal, sem pandemia. Mas cabe o compromisso a cada secretaria de educação de pensar nesse retorno dos estudantes para resgatar o que foi perdido", afirma Cecilia Motta, presidente do Consed e secretária de educação do Mato Grosso do Sul.

"Nada substitui professor com o aluno na sala de aula. Com todo esforço, estamos falando em um momento de exceção e vamos fazer o melhor possível. A tecnologia veio para ficar, não vai parar depois [da pandemia], mas vai ser como um complemento, em reforço no contra turno escolar", afirma Rossieli Soares, ex-ministro da Educação e atual secretário da Educação de SP – o estado decretou férias escolares até o dia 20 de abril, mas já fecha parcerias para ter conteúdo na TV aberta e em plataformas online para ter alternativas caso o isolamento seja estendido.

Confira a íntegra aqui: Estados adotam plataformas online e aulas na TV aberta para ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Shopping Aragão

09/04


2020

Mandetta: "Saúde dialoga com tráfico e milícia"

O Globo

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que o governo federal trabalha num plano piloto em uma comunidade para frear o avanço do doença em favelas do país. Ele disse que é preciso ter diálogo com tráfico e milícia em nome da saúde pública.

— Hoje, começamos o primeiro plano de manejo, e eu não vou dizer em qual comunidade, porque ali você tem que entender a cultura, a dinâmica. Entender que são áreas onde, muitas vezes, o Estado está ausente, onde quem manda é o tráfico, a milícia... Como que a gente constrói esta ponte em nome da vida? A saúde dialoga, sim, com o tráfico, com a milícia, porque eles também são seres humanos e também precisam colaborar, ajudar, participar. Então, neste momento, quando a gente faz este tipo de colocação, a gente deixa claro que todo mundo vai ajudar, fazer sua parte.

O prefeito Marcelo Crivella decretou na noite desta quarta-feira estado de calamidade na cidade, como noticiou o blog de Ancelmo Gois, observando que o município está impedido pela pandemia de cumprir “obrigações financeiras, orçamentárias e fiscais”. Estão confirmados seis casos de coronavírus, dois deles na Rocinha, onde os riscos parecem estar sendo ignorados pelos moradores esta semana. As ruas voltaram a ficar repletas de pessoas e lojas estão abertas. Os outros óbitos por coronavírus foram registrados em Vigário Geral (dois), Maré e Manguinhos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


09/04


2020

Aliança não consegue validar assinaturas a tempo

Por Revista Forum

A agremiação que Jair Bolsonaro tenta transformar em partido vai ter que esperar pelo menos mais um pleito eleitoral para se regularizar. Após romper com o PSL, o presidente vem tentando oficializar a Aliança Pelo Brasil, mas não conseguiu validar assinaturas a tempo para criar o partido e disputar as eleições municipais deste ano.

O prazo legal para que os partidos se registrem junto à Justiça Eleitoral terminou no último sábado (4) e, até esta data, a Aliança Pelo Brasil, apesar de todo a campanha, não conseguiu validar o número suficiente de assinaturas nos cartórios eleitorais.

De acordo Admar Gonzaga, secretário-geral da agremiação de Bolsonaro, foram coletadas mais de 1 milhão de assinaturas, mas apenas uma pequena parte delas chegou a ser validada. Para o registro do partido, é necessária a validação de 492 mil assinaturas distribuídas em nove estados – o que não ocorreu.

“Quem ficou sempre dizendo que nós estávamos em uma corrida contra o tempo foi a imprensa, não fomos nós. Nós nunca tivemos nessa corrida. Nunca tapeamos ninguém durante todo nosso procedimento até agora dizendo que estávamos nos preparando para disputar eleição municipal”, minimizou Gonzaga.

A esperança da Aliança Pelo Brasil, agora, é que a Justiça Eleitoral decida adiar o pleito municipal deste ano, marcado para outubro, devido à pandemia do novo coronavírus.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


09/04


2020

Motoristas e cobradores têm demissão revertida

Do JC Online

Depois de sete horas de desgastante negociação por videoconferência entre patrões e empregados, as demissões dos três mil motoristas, cobradores e fiscais de ônibus da Região Metropolitana do Recife serão revertidas. Todas. Os trabalhadores, entretanto, terão perdas salariais de 40% dos salários e redução da jornada de trabalho em 70%. A solução para reverter a demissão em massa da categoria – anunciada repentinamente pelo setor empresarial na semana passada – foi encontrada, como previsto, na Medida Provisória 936, que criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, prevendo redução de jornadas e salários do quadro de pessoal pelas empresas com a cobertura, pelo seguro-desemprego, de 25% a 75% do rendimento dos trabalhadores.

No caso dos cobradores de ônibus, a redução de salário foi bem menor do que dos motoristas: 3% apenas, garantindo o salário mínimo. Pelo que ficou acordado, todas as demissões estão canceladas e nos próximos dias serão definidas a volta ao trabalho e a readequação dos horários. Inclusive daqueles profissionais que já assinaram as rescisões. As negociações aconteceram entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), o Sindicato dos Rodoviários e representantes do governo de Pernambuco, sendo mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Durante a negociação, entretanto, foi acordado que a categoria terá estabilidade no emprego por três meses após o fim da pandemia do coronavírus e da validade da MP, que vigora até o mês de junho. Caso a situação não se resolva, com a vida e o transporte público voltando à normalidade, haverá uma redução salarial menor e escalonada para os rodoviários. O escalonamento será diferente para motoristas e cobradores e valerá de julho a setembro.

A partir de julho, quando acaba a MP e permanecendo a pandemia, a redução salarial se dará da seguinte forma para os motoristas: de no máximo 40% em julho, de até 30% em agosto e de até 20% em setembro. Já os cobradores terão descontos de até 30% em julho, 20% em agosto e 10% em setembro. Os salários da categoria atualmente são de R$ 2.343,93 para motoristas de ônibus, R$ 1.078,19 para cobradores e de R$ 1.515,72 para os fiscais.

“Não foi nem de longe a negociação que nós queríamos e não é uma proposta boa para o trabalhador. Mas é o que foi possível conseguir para reverter as demissões nesse momento de tanta dificuldade. Foi o que conseguimos conquistar para que a gente permaneça com nosso exército inteiro e unido para as próximas batalhas que virão”, afirmou a advogada do Sindicato dos Rodoviários, Raquel Souza. Aldo Lima, atual presidente do sindicato, demonstrou mais otimismo. “A MP do governo federal não é o ideal porque reduz o salário do trabalhador, mas vemos como uma vitória porque conseguimos garantir todos os empregos de quase três mil profissionais no momento em que o País vive. Assinamos um acordo para manter o exército unido e o emprego de todos os trabalhadores. Vamos seguir buscando dias melhores para a categoria&rdqu o;, diss e

A Urbana-PE não se posicionou sobre o acordo por enquanto. Pela manhã, havia divulgado uma nota afirmando ter realizado nove reuniões com os rodoviários, mas que não tinha sido possível chegar a um entendimento e que seguia com as negociações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores