FMO

15/11


2019

Chile vai fazer plebiscito sobre nova Constituição

Nova Carta era uma das principais demandas dos manifestantes que protestam há quatro semanas.

Foto: IVAN ALVARADO / REUTERS

O Globo - Por André Duchiade e agências internacionais

 

Congressistas do Chile concluíram um acordo que vai dar início ao processo para criar uma nova Constituição, uma das principais demandas das manifestações que há semanas dominam as ruas do país. O acerto só foi obtido após uma autêntica maratona de negociações entre representantes de todas as siglas do Parlamento.

O principal ponto é um plebiscito, que será realizado em abril e terá algumas opções, começando pela pergunta principal: se a população quer ou não mudar a Carta Magna, adotada em 1980, durante a ditadura de Augusto Pinochet. Depois, o eleitor, caso concorde com a mudança, decidiria quem formará a Constituinte, se uma convenção, mista, com 50% de atuais congressistas e 50% de novos integrantes, ou se através de uma Assembleia Constituinte exclusiva a ser eleita. Ao fim do processo constituinte, a nova Constituição será submetida a um novo plebiscito.

A atual carta recebeu dezenas de emendas desde que foi adotada, em 1980, porém, na visão de muitos chilenos, ela não trata de maneira ampla sobre o papel do estado em temas como a eduação, saúde e previdência — esse um ponto de severas críticas na sociedade local.

Inicialmente o presidente Sebastián Piñera era contrário a uma reforma constitucional, chegando a barrar uma iniciativa nessa linha apresentada pela ex-presidente Michelle Bachelet. O plano incluía a inviolabilidade dos direitos humanos, o estabelecimento do direito à saúde e à educação, e a igualdade salarial para homens e mulheres. Contudo, após o acirramento dos protestos, Piñera cedeu, aceitando a ideia de uma nova carta, porém ainda contrário a uma Assembleia Constituinte. Para seus opositores, a participação popular mais ampla daria legitimidade ao novo texto.

Uma nova Constituição, segundo Sthephanie Alenda, da Universidade Andrés Bello, é “imprescindível” para reduzir as tensões no país. Ao longo dos protestos, ela diz, se instaurou um consenso na população de que o país precisa de uma nova Carta. Pesquisas mostram que mais de 80% da população apoiam a mudança constitucional.

— Não penso que a mudança será mecânica ou automática, mas um acordo deve ter efeito de diminuir os protestos — disse ela ao GLOBO, destacando contudo que a violência segue “outra lógica”, contra o Estado e que esta é imprevisível.

Segundo Gabriel Negretto, cientista político da Universidade Católica, uma nova Constituição é fundamental para apaziguar as ruas, mas mesmo assim há demandas imediatas que não irão esperar o processo constituinte, que, segundo ele, deve demorar entre 6 meses e um ano.

— Oferecer o caminho de uma nova Constituição em parte deve servir para distender um pouco os ânimos, aplacar um pouco os ânimos.  Mas há exigências que se acumulam e que não vão esperar. Sem serem excludentes da resposta constitucional, são mais imediatas — ele afirma.

Entre estas demandas imediatas citadas pelo pesquisador estão violações de direitos humanos por parte das forças da ordem e uma agenda de reformas sociais.

Em caso de Assembleia Constituinte, diz o pesquisador, o momento é muito favorável à esquerda, que está dividida. Embora a Coalizão de Partidos pela Democracia (Concertación), de Michelle Bachelet, não viva um momento particularmente favorável, ela deve crescer. Quem deve obter resultados particularmente favoráveis, segundo o analista, é a Frente Ampla, fundada em 2017 e que surpreendeu na eleição presidencial daquele ano, quando obteve 20% dos votos.

O acordo em que X % dos deputados constituintes vêm do voto popular e X são oriundos do atual Congresso, neste sentido, foi o caminho encontrado por Piñera para manter sua força representativa.

— Há muitos partidos que querem uma Assembleia Constituinte totalmente eleita [do zero] porque é claro que o partido do governo irá perder a eleição. O governo é reativo a uma Assembleia Constituinte totalmente eleito porque está em situação política muito desfavorável.


Email

Governo de PE - Redução nos Homicídios

Confira os últimos posts

22/01


2020

Meu editorial no Frente a Frente – 22/01/2020

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Nova 98,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

acolher

22/01


2020

Cel Meira critica governador em rádio de Belo Jardim

Um dos maiores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco, o ex-candidato a deputado federal Coronel Meira (Aliança Pelo Brasil) teceu duras criticas ao governador Paulo Câmara (PSB), hoje, em entrevista à rádio Belo Jardim FM 104,9.

Pela programação da Rádio, o entrevistado de hoje seria justamente o governador, que não compareceu. Ao ser convidado para "tapar o buraco" deixado pelo gestor, o Coronel Meira não aliviou para o governador e para outros politicos da cidade. “Vocês deveriam estar presos, pois lugar de bandido é na cadeia. O governador Paulo Câmara está assinando a ordem de serviço da PE-166. Por que somente agora? Porque é ano de eleição! Ele deveria ter assinado há muito tempo”, disse o Coronel.

A entrevista, que durou cerca de 15 minutos, foi removida do Facebook da rádio momentos depois da publicação. Segundo a produção do programa, Paulo Câmara estava em Belo Jardim e cancelou a entrevista que daria na emissora de última hora. Indagado por outra emissora de rádio local se estaria junto com a comitiva de Paulo Câmara, Coronel Meira cravou: “Eu sou polícia e ali só tem bandido”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Serra Talhada

22/01


2020

José Nivaldo nos estúdios do Frente a Frente

O publicitário José Nivaldo Júnior, comentarista político do Frente a Frente, visitou, há pouco, os estúdios do programa, no Recife. A conversa, bastante interessante e oportuna, acabou se transformando numa boa pauta. Vai ao ar pela Rede Nordeste de Rádio, às 18 horas, tendo como cabeça de rede a Nova FM Recife 98,7.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


22/01


2020

Dr. Gabriel reafirma pré candidatura em São Lourenço

Intensificando as ações políticas de olho na eleição de outubro, o atual vice e pré candidato a prefeito de São Lourenço da Mata, Dr. Gabriel Neto, reafirmou que continua forte na disputa. O anúncio foi feito ontem, durante um encontro com o deputado federal Daniel Coelho.

Ainda na ocasião, Dr. Gabriel recebeu a confirmação que Daniel estará no seu palanque, assim como o Cidadania, partido presidido pelo próprio Daniel. “É motivo de orgulho ter um político jovem, visionário e descente como Daniel Coelho em meu palanque”, disse o pré-candidato.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Limoeiro

22/01


2020

Lula convoca PT para decidir Recife

EXCLUSIVO

Ficou para a próxima terça-feira, em São Paulo, a discussão sobre a candidatura própria do PT no Recife, envolvendo de um lado a executiva nacional, com Lula presente, e os principais líderes do partido. Nesse encontro, Marília Arraes, que estará presente ao lado de Humberto Costa e outras lideranças petistas no Estado, ficará sabendo se terá o aval da cúpula nacional para disputar a Prefeitura do Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banner de Arcoverde

22/01


2020

Melhora avaliação do governo Bolsonaro

A avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro (sem partido) cresceu de 29,4% para 34,5% nos últimos meses, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje, em Brasília. A avaliação negativa do governo teve queda: passou de 39,5%, em agosto de 2019, para 31%, em janeiro deste ano.

A pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transporte) foi encomendada ao instituto MDA. O estudo ouviu 2.002 pessoas, de 15 a 18 de janeiro, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, segundo o instituto. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


22/01


2020

Paulo Câmara na estrada

O governador Paulo Câmara cumpre agenda no Agreste no dia de hoje, inaugurando obras e prestigiando aliados políticos, numa demonstração de que vai dar carga total para eleger e reeleger uma base de prefeitos nas eleições deste ano.

A programação iniciou às 8h30 em Jucati, inaugurando o Sistema de Abastecimento d'água da cidade, que vai beneficiar, além da população urbana, as comunidades dos distritos de São Pedro e Neves, este no município vizinho de Jupi.

Em seguida, reuniu centenas de populares de Belo Jardim, pra assinar a Ordem de Serviço de requalificação da PE 166, estrada que liga o distrito de  Serra dos Ventos até a BR 232, e que se prolonga até o município de Brejo da Madre de Deus, num total de 22 km. Valor da obra: R$ 23 milhões.

Esta programação foi o ponto mais politico da agenda. O governador assinou a ordem de serviço na presença do ex-prefeito João Mendonça e de sua esposa, Isabelle (ambos na foto ao lado de Câmara), futura candidata à Prefeitura. O atual prefeito, Hélio dos Terrenos (PTB), adversário, não compareceu. 

A agenda de Paulo Câmara se encerra agora à tarde em Caruaru, ou cidade administrada pela adversária Raquel Lyra (PSDB), com a assinatura de ordem de serviço da requalificação e complementação da Rede Coletora do Sistema de Esgotamento do município.

Unidade – Detalhe na agenda de Paulo Câmara em Belo Jardim que chamou a atenção dos presentes: o governador reuniu no mesmo palanque, além do grupo João  Mendonça, as lideranças Cecílio e Fábio Galvão (ex-prefeitos), Luís Carlos (ex-vice prefeito), sinalizando um palanque novo contra o atual prefeito Hélio dos Terrenos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


22/01


2020

Bolsonaro diz que evitará imprensa após ataques

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, hoje, que vai evitar falar com a imprensa após levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) indicar que ele foi responsável por 58% dos ataques à categoria no ano passado. O relatório da entidade, divulgado na quinta-feira passada, mostra que 208 ataques a veículos de comunicação e jornalistas foram registrados no ano passado. Desses, Bolsonaro foi responsável por 121.

Ao falar com jornalistas que o aguardavam na entrada do Palácio da Alvorada, na manhã desta quarta, Bolsonaro fez referência a um suposto processo contra ele da "Associação Nacional de Jornalistas". O Palácio do Planalto não soube informar, até o momento, de qual processo se trata.

"Eu quero falar com vocês, mas a Associação Nacional de Jornalistas diz que, quando eu falo, eu agrido vocês. Como eu sou uma pessoa da paz, não vou dar entrevista. Não posso agredir vocês aí. Manda tirar o processo que eu volto a conversar", disse Bolsonaro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


22/01


2020

Elias entre PSD, MDB e Cidadania

O ex-prefeito de Jaboatão e Cabo, Elias Gomes, que tornou pública, há pouco, sua desfiliação do PSDB, ainda não bateu o martelo quanto ao partido que ingressará para disputar a Prefeitura do Cabo. "Minha opção será uma legenda de centro esquerda", diz. Entre os partidos na sua pauta para conversações estão o MDB, o PSD e o Cidadania.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

as claras

Preclaro Elias Gomes, vc empresta brilho e valor para qualquer sigla que porventura venha fazer a escolha ! Evidentemente que para um político do seu quilate, marcado pela ética, competência e exito nas gestões, seu caminho é o CIDADANIA !



22/01


2020

Chuva forte alaga centro de Lagoa Grande

Por Didi Galvão

Chove, desde as 04:30h de hoje, no município de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano. O centro da cidade está completamente alagado e, por conta disso, o transito na cidade enfrenta problemas.

A chuva desta manhã foi acima do esperado, com isso, o sistema de drenagem não suportou e o alagamento foi bem maior que o de costume.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores