Faculdade de Medicina de Olinda 2

23/08


2019

Flávio Leandro agora é cidadão do Recife

Foto: Arthur Marrocos

A vereadora Aline Mariano (PP) e a ex-vereadora Marília Arraes (PT), eleita deputada federal, entregaram, há pouco, ao talentoso cantor e poeta Flávio Leandro o título de cidadão do Recife. Natural de Bodocó, Flávio virou novo filho da capital por proposição da então vereadora Marília Arraes, enquanto Aline foi autora do requerimento da sessão.

O plenário da Câmara lotou para prestigiar o cantor, que após a saudação final pegou sua viola, declamou e cantou alguns dos seus sucessos ao lado de Sarah, sua filha de voz encantadora.

A sessão foi presidida pelo vereador Ivan Moraes e contou com a presença do empresário Eduardo Monteiro, presidente do Grupo EQM, ao qual à Folha está vinculada. Também estavam presentes artistas amigos de Flávio, como Luizinho de Serra, Paulo Matricó, banda Chinelo Rasgado e Diego Cabral. Flávio se emocionou também ao ver muitos amigos na plateia, como Abdias Félix, assessor do deputado Wolney Queiroz, e a poetisa Mariana Teles, filha do poeta Valdir Teles. Abaixo o discurso de Aline.

Meus senhores e senhoras vereadoras,

Caro Flávio Leandro, Cidadão do Recife.

Tem uma música de sua autoria – Semeando – na qual você diz que quem semeia o carinho, colhe gratidão, quem planta o amor, colhe amizades. Bastaram apenas seis meses com seus pés fincados na poética e romântica Recife, já revestido da condição auditor fiscal concursado da Receita Estadual, para, como faz o beija-flor, captar o sêmen do teu imenso amor pelo Recife.

De raízes impregnadas no pé da chapada do Araripe, você se firmou como gente na vida lá nas veredas do Sertão, mas tua alma foi lavada pelas águas do rio Capibaribe, que também inspirou João Cabral de Melo Neto com a sua obra Cão sem plumas, imortalizada na memória de todos recifenses, conhecida no mundo inteiro.

Os sobrados e casarões do Recife nunca saíram do teu pensamento. Você foi compor, cantar e decantar o teu Sertão se inspirando no teu povo sofrido de lá, mas teus incontáveis fãs e admiradores de cá, desta terra que viras hoje cidadão, nunca deixaram de seguir teus passos, um por um.

Viram você participar do primeiro festival de música, o Sementes da Terra, cantando composições de sua autoria. Te viram ainda ser vocalista da banda Raio de Laser e curtiram teu primeiro CD, Travessuras. Vibraram em seguida com mais um CD de tua autoria, Brasilidade, apontando o teu caminho definitivo da tua carreira: o verdadeiro e autêntico forró pé-de-serra.

Se emocionaram, ainda, com o reconhecimento da tua obra por artistas de renome nacional, como Flávio José, Elma Ramalho e Jorge de Altinho, cantando “Pode vir de mala e cuia”.

Dizem que na vida o melhor é vencer os caminhos mais difíceis, nunca percorrer os mais fáceis. Sua motivação sempre foram os caminhos mais espinhosos. Afinal, não é fácil fincar raízes em terras tão distantes e inóspitas e se firmar como uma das maiores referências da musicalidade nordestina.

Há pouco, tua belíssima canção Chuvas de Honestidade, que se traduz num grito bravo e altivo para pôr abaixo a famigerada indústria da seca, viralizou nas redes sociais e ganhou as manchetes dos jornais ao ser citada pelo presidente da República.

Nesta música, meu caro Flávio Leandro e novo cidadão do Recife, você se incorpora a todos nós, nordestinos, denunciando em versos cantarolados o sofrimento secular de nossa gente pela escassa e, muitas vezes, explorada água para se beber no Sertão.

Ninguém se faz gente na vida sozinho. Para tua amada Cícera, teu primeiro, único e verdadeiro amor, alicerce das tuas vitórias, cantaste na música “Nós dois: “Nosso amor é noite enluarada/ Cheiro de terra molhada/ Sertão verde Plantação/ Nosso amor é caso pra cinema/ Dá os versos de poema/ O alimento da canção”.

Tem um ditado popular que diz que filho de peixe, peixinho é. Teu imenso amor por Cícera abriu as janelas do mundo para David, Emanuel e Sarah. E é tua única herdeira mulher, Sarah, que estais jogando aos palcos da vida para encantar o mundo com a sua bela voz.

Em Oferendar, composta em parceria com o talentoso Xico Bezerra, ela dá um nó no coração da gente: “Deixa eu me banhar no orvalho fresco desse teu amor/ Deixa eu me molhar na cachoeira do teu carinhar/ Deixa eu me entranhar pelas veredas do teu coração”.

Flávio, você tem uma dezena de músicas, mas faz a gente ter mais saudade do Sertão em “Na paz do Sertão”, na que tua homenageia teu pai, “Meu pai”, e nos levanta o ego com o “Orgulho de ser nordestino”. Faz o coração da gente bater forte com “De mala e cuia”, e nos traz o Sertão em poesia com a igual melodia “O poeta cantador”. Faz qualquer um cair no forró com a “Dança do dia a dia”. Isso para citar algumas canções dentre tantas outras maravilhosas.

Esta honraria de seres cidadão do Recife não foi iniciativa minha, mas da ex-vereadora e amiga Marília Arraes, hoje deputada federal, que atuou nesta Casa emprestando o seu talento, a sua capacidade e seu elevado espírito público, servindo aos que nada têm sem do poder usufruir, fiel aos princípios do seu avô Miguel Arraes.

Mas saiba, Flávio, que tanto eu como todos os vereadores desta Casa José Mariano se sentem igualmente padrinhos da tua cidadania recifense.

Pegue este diploma e não coloque apenas na parede para te lembrares que és cidadão recifense. Quando dedilhar teu violão ou aprumar a tua sanfona, canta o Recife como cidadão da gema, a terra que te deu luz, a cidade repleta de pontes, de mocambos, de palafitas, de praias, de noites boêmias, cruzada pelo Rio Capibaribe que se confunde com o Beberibe. 

No teu caminhar, em cima do palco arrastando milhares de fãs, renova a fé se espelhando em ilustres conterrâneos, como Gilberto Freyre, Mauro Mota, Nelson Rodrigues, Joaquim Nabuco, Clarice Lispector, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardoso, Álvaro Lins, Reginaldo Rossi e Marcos Vinicius Vilaça.

Enaltece Manuel Bandeira. Diz como Ariano Suassuna dizia: “Para onde vais, ô minha amada Recife. E quando sentires saudade, se inspira ainda em Manuel Bandeira:

“Recife, há que tempo que não te vejo! Não foi por querer, não pude. Nesse ponto a vida me foi madrasta, Recife. Mas não houve dia em que te não sentisse dentro de mim: Nos ossos, nos olhos, nos ouvidos, no sangue, na carne, Recife.

Muito obrigado.


Email

Detran

Confira os últimos posts

16/10


2019

Luiz Lacerda foi um baluarte da nossa cidade

Por José Queiroz*

Figura querida e festejada por onde passasse, Luiz Lacerda deixou seu nome cravado na história de Caruaru como bem-sucedido empresário, homem da comunicação e apaixonado pelo Central. É com muita tristeza que recebemos a notícia do seu falecimento, pois seu Luiz inspira vitalidade. Que os exemplos da sua vida se perpetuem. Um abraço especial ao deputado Tony Gel, genro de Luiz Lacerda, e a Miriam, filha do empresário. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

*Deputado estadual pelo PDT


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

13° Bolsa Familia

16/10


2019

Projeto que reduz impostos é aprovado

A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou, hoje, o projeto de lei do deputado federal Eduardo da Fonte (PL 7728/2014), que prevê compensações tributárias às indústrias de consumo eletrointensivo, isto é, indústrias de grande porte se elas reduzirem o consumo de energia.

O objetivo da proposta é diminuir o custo de produção das empresas para, consequentemente, incentivar produtos mais baratos no mercado. “Empresas transferem para o preço do produto o custo alto de energia. Devemos reduzir a conta de luz em várias frentes. Uma delas é promover compensações a indústrias para baratear produtos e serviços”, destacou Eduardo da Fonte.

A proposta segue, agora, para análise na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Prefeitura de Limoeiro

16/10


2019

Lula Cabral exonera mais de 600 comissionados

Do G1

Mais de 600 pessoas foram exoneradas de cargos comissionados na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A decisão do prefeito Lula Cabral (PSB), que reassumiu o cargo quase um ano após ser preso pela Polícia Federal (PF), foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de hoje.

O chefe do Executivo reassumiu o cargo usando tornozeleira eletrônica, ontem. Ele foi apontado pela PF como responsável pelo desvio de R$ 92,5 milhões do fundo previdenciário municipal, ficou preso por três meses e foi solto em janeiro.

Entre os comissionados exonerados, estão secretários e secretários-executivos municipais, além de chefias de gabinete, coordenadores de diferentes secretarias e outras funções administrativas.

Em nota, o prefeito informou que os secretários colocaram os cargos à disposição. Com isso, "os atuais cargos de confiança foram exonerados para que os novos secretários tenham a liberdade de escolher suas equipes".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


16/10


2019

TCE julga ilegal processo de admissão em Bom Jardim

A Segunda Câmara do TCE julgou ilegal, ontem, um processo de admissão de pessoal da Prefeitura de Bom Jardim (n° 1855584-6), no exercício financeiro de 2018. A análise, sob relatoria do conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, apontou irregularidades nas contratações temporárias de 797 servidores para ocupar diversas funções no município.

As admissões foram feitas na gestão do prefeito João Francisco de Lira e, segundo relatório de Auditoria, não houve seleção simplificada ou concurso público prévio, no caso dos cargos de Agentes de Combate às Endemias. Além disso, foram encontradas três irregularidades: ausência de necessidade excepcional que deve reger as contratações temporárias, extrapolação dos limites para as despesas com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal e acúmulo ilegal de funções.

Fora o gestor, duas secretárias municipais foram responsabilizadas pelas admissões ilegais, tendo em vista que assinaram os contratos, Ivonete Braz (Secretaria de Assistência Social) e Josefa da Silva (Secretaria de Saúde). Desta forma, os respectivos registros das contratações foram negados pelo relator, com determinação de levantamentos acerca da necessidade de pessoal para execução dos serviços ordinários da municipalidade e da necessidade de Agente de Combate às Endemias, para realização de processo seletivo público.

Os interessados ainda podem recorrer da decisão do TCE. Representou o Ministério Público de Contas na sessão, a procuradora Maria Nilda da Silva.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Magno coloca pimenta folha

16/10


2019

Sai hoje pesquisa do Opinião em Petrolina

À meia noite, este blog estará postando a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito de Petrolina, maior colégio eleitoral do Sertão, encomendada ao Instituto Opinião, de Campina Grande.

Além do cenário eleitoral traz a avaliação da gestão do prefeito Miguel Coelho, até então sem partido e a caminho do MDB. Avalia, igualmente, os governos Bolsonaro e Paulo Câmara. Foram aplicados 450 questionários entre os dias 11, 12 e 13 últimos, com margem de erro de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos e 90% de nível de confiança.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Banner de Arcoverde

16/10


2019

A caminho de Angra

A comissão parlamentar em visita ao complexo de usinas atômicas em Angra dos Reis, a qual acompanho como único repórter convidado, chegou ao Rio por volta das 13 horas. Almoçamos no próprio aeroporto do Galeão e já estamos a caminho, de ônibus, para Angra dos Reis, percurso em torno de três horas e meia. Ao meu lado, o deputado Antônio Fernando (PSC), da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, pós-graduado e mestrado em Energia Nuclear.

Na imagem à direita, trabalhando ao celular, o deputado José Queiroz (PDT). Integram ainda o grupo, coordenado pelo deputado Alberto Feitosa (SD), os deputados Henrique Queiroz Filho (PL), Romero Sales Filho (PTB) e Wanderson Florêncio (PSC).

Também na equipe, como convidados, o ex-secretário de Desenvolvimento, Antônio Mário Pinto, Carlos Henrique Mariz, ex-professor da produção de energia elétrica e ex-diretor da Eletronuclear, o representante da Associação Comercial de Pernambucano, Marlos Macedo, além do engenheiro Maurício Carneiro Leão, da VamCruz Eólicas do Rio Grande do Norte.

A maratona começa amanhã com uma visita ao Observatório Nuclear, com palestra do presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, e a participação dos prefeitos de Angra e Paraty. Em seguida, visita ao Mirante de Angra 3 e almoxarifado com equipamentos estocados. Depois, uma passada pela sala de controle e turbina da usina nuclear Angra 2.

A programação tem sequência com uma visita ao Centro de Gerenciamento dos Rejeitos, o chamado lixo atômico. O almoço será no Bosque Hotel e em seguida uma visita ao Centro de Treinamento de Simuladores do reator nuclear. Tem ainda visita ao projeto Tartaruga Viva e Cras.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


16/10


2019

Pré-candidato em Rio Formoso se filia ao PTB

O pré-candidato a prefeito de Rio Formoso, Dr. Edivaldo, se filiou ao PTB e teve a ficha abonada pela pelo ex-senador e umas das principais lideranças do partido, Armando Monteiro. Dr. Edivaldo, disputou a última eleição para deputado federal e obteve mais de 22% dos votos válidos em Rio Formoso. Nas eleições municipais de 2016, 46,4% dos eleitores que foram as urnas, votaram nele. A filiação ao PTB significa integrar o grupo político de oposição à gestão do PSB tanto estadual quanto municipal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


16/10


2019

O legado de Seu Luiz Lacerda

Por Nayara Sousa*

Morreu, na tarde de ontem, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o empresário Luiz José de Lacerda, pai da ex-deputada estadual Mirian Lacerda. Nascido no Sítio Boi Seco, em Limoeiro, ficou marcado por dar nome ao estádio do Central, conhecido por Lacerdão. Lacerda foi o presidente que por mais vezes esteve comandando o clube e fundou a Rádio Liberdade de Caruaru, em 1965.

Mesmo sendo limoeirense, Caruaru se tornou sua terra adotiva por 60 anos. Sua vida foi dedicada ao comércio e a comunicação. O tradicional Armazém Lacerda e a Rádio Liberdade são importantes forças de crescimento para a cidade. Além de ter sido um torcedor assumidamente apaixonado pelo Central Sport Club e incentivador do time por onde caminhava.

No centenário do Central, ocorrido nesse ano, em entrevista a uma rede de televisão local, Luiz Lacerda falou sobre sua íntima relação com a cidade e do quanto seu coração era pertencente e feliz no Agreste. Destacou que, a princípio, veio para passar apenas alguns dias, e nunca retornou à Limoeiro.

Seu Luiz foi sinônimo de trabalho, força e determinação. Com seu pioneirismo em Caruaru, se firmou como um empresário de sucesso e estabeleceu um importante legado para todos os caruaruenses. Foi uma figura emblemática para a construção da história do Agreste e será sempre lembrado por um caráter alinhado com a honestidade e valores centrados na família. De fato, uma irreparável perda!

*Enfermeira, pedagoga e professora universitária


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


16/10


2019

Ex-prefeito de Ipojuca deixa PSDB

Após 28 anos de filiação, Carlos Santana encerrou seu ciclo no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), única sigla à qual pertenceu em sua trajetória política, que engloba quatro gestões como prefeito do município de Ipojuca e dois mandatos como deputado estadual.

Em seu pedido de desfiliação, o ex-prefeito alegou motivos de ordem pessoal. “Muito obrigado a todos que fazem parte da direção pelo acolhimento neste período”, declarou Santana, que é prefeiturável às eleições de 2020 em Ipojuca. No momento, ele avalia suas opções para novo partido.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


16/10


2019

Alepe oferece curso gratuito sobre Eleições 2020

A nova edição do curso “Eleições Municipais 2020 – Novas Regras”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), será realizada amanhã, das 9h às 13h, no Teatro Municipal de Santa Cruz do Capibaribe. A iniciativa beneficiará os 19 municípios da região.

A capacitação promove uma revisão das principais alterações das regras eleitorais aplicáveis às disputas municipais do próximo ano, com dicas para se evitar atos ilícitos por parte de servidores públicos, candidatos ou não. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo fone (81) 3183-2469 ou pelo e-mail [email protected].

Coordenado pela Escola do Legislativo da Alepe, o curso aborda questões relacionadas à propaganda eleitoral, prestação de contas, extinção de partidos e as expectativas para 2020.

Serão palestrantes Orson Lemos, diretor geral do TER; Marcos Andrade, chefe da seção de auditoria de contas eleitorais partidárias do tribunal; e Marcelo Cumaru, diretor da Escola Superior de Advocacia e membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados (OAB-PE).

Esta é a 6ª edição do curso que já passou pelos municípios de Petrolina (São Francisco), Ouricuri (Araripe), Serra Talhada (Pajeú), Caruaru (Agreste Central) e Garanhuns (Agreste Meridional). O curso conta ainda com o apoio da União de Vereadores de Pernambuco (UVP). Após Santa Cruz do Capibaribe, será realizado em Floresta (Sertão de Itaparica), no próximo dia 24, e em Carpina (Mata Norte) no dia 31.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores