O Jornal do Poder

23/01


2012

Coluna da segunda-feira

       João Paulo errou

A pesquisa do Instituto Maurício de Nassau sobre a sucessão no Recife serviu para três constatações: 1) João Paulo errou ao ter permanecido no PT. Com o capital político que detém seria eleito em qualquer partido.

No PT, corre o risco de se eternizar na geladeira. 2) João da Costa, embora com percentual de rejeição altíssimo, tem chances, sim, de ser reeleito. Depende da forma como o principal artífice do processo, o governador Eduardo Campos, atuará na montagem do tabuleiro.

3) Entre os candidatos no campo da oposição, o democrata Mendonça Filho é, ainda, o mais competitivo, aparecendo empatado com João da Costa no cenário em que João Paulo não é considerado. Seu grande desafio é agregar, unir forças.

Deveria insistir numa composição com o PMDB. Pré-candidato pela legenda peemedebista, Raul Henry, além de ter metade das intenções de voto do democrata, anda extremamente desanimado. Poderia se transformar no vice de Mendonça, formando uma chapa competentíssima.

Cenário este perseguido também pelo pós-comunista Raul Jungmann, que é o segundo melhor avaliado na pesquisa, bem acima do tucano Daniel Coelho, que, a princípio, levaria a vantagem de ter potencial de crescimento pelo fato de ser, entre os nomes postos, a cara nova.

Dependendo da estratégia de campanha que venha a adotar e de uma repaginada no visual, o que parece urgente, Daniel abre perspectivas de se transformar no chamado fato novo da sucessão no Recife.

O problema é que ele não tem como ampliar, mesmo problema de Mendonça e Jungmann. Aliás, os três pré-candidatos da oposição exercitam o diálogo dos mudos.

PODER PARALELO – Em tese, a defesa de múltiplas candidaturas no Recife seria compreensível face às dificuldades que o prefeito encontra para unir o PT. O que o governador identificou, entretanto, é que por trás disso há um jogo para viabilizar a candidatura de João Paulo. Num cenário com João de volta ao poder municipal, provavelmente com a anuência do PTB, Humberto e Armando Monteiro falariam mais grosso em 2014. Tudo que Eduardo não quer.

Compesa relapsa - Há seis meses, a população do bairro Dom Hélder Câmara, em Chã Grande, paga R$ 80 por carro-pipa para não ficar sem água, simplesmente porque a Compesa não concluiu a tubulação que resolverá definitivamente o drama do racionamento na área. Acredite: faltam apenas dois tubos de ferro na saída do reservatório.

Falta sensibilidade - Não dá para entender a falta de sensibilidade da Prefeitura do Recife com o único banco local, o Gerador, que tem 100 lojas da Rede Banorte. A direção já fez de tudo e não consegue vender o cartão Banorte aos servidores nem receber impostos na rede, o que aumentaria a arrecadação e facilitaria a população de baixa renda pagar IPTU. Enquanto isso, os bancos de fora operam cartão de servidores e recebem IPTU. Bem diferente do tratamento do Governo do Estado dado ao Gerador, consciente da sua importância para economia local.

Receio de divisão - O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), mandou e-mail ao blog negando que já tenha escolhido a sua vice Madalena Brito (PTB) para disputar a sua sucessão. A pressa do trabalhista em negar o óbvio tem como único objetivo evitar divisão na sua base. Isso, no entanto, será impossível. Qualquer que seja o nome não contará com o apoio do vereador Luciano Pacheco (PSD).

Plano B em Caruaru - Corre nos bastidores a versão de que a secretária de Políticas Sociais, Laura Gomes, sairia na reforma do secretariado que o governador promove forçado pelos ajustes eleitorais. O afastamento seria apenas com a intenção de o PSB ter uma alternativa para disputar a Prefeitura de Caruaru, caso o cenário se complicasse para o lado do prefeito José Queiroz.

CURTAS

CALOTE – O prefeito de Cortês, José Genivaldo (PSB), ainda não pagou o 14º salário dos professores, lei municipal, nem tampouco os 50% dos retroativos relativos à diferença salarial gerada pelo atraso na implantação do piso nacional da categoria, no exercício de 2011.

HOMENAGEM – O presidente do PDT estadual, José Queiroz, preside, hoje, às 18 horas, na sede do partido, no Recife, a cerimônia de aposição do quadro com a foto de Leonel Brizola em homenagem ao velho guerreiro, que se estivesse vivo completaria 90 anos.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Quando a TIM vai criar vergonha e restabelecer o sinal em Tabira, Triunfo e outras cidades do Sertão?

''O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida''. (Provérbios 6:12)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Carlos Henrique Gondim Campello

Esse João Paulo é um democrata de fachada. Impôs João da Costa para ser um fantoche e agora quer voltar? Por mim, vai penar para se eleger vereador!

maria jose t.cavalcanti

os companheiro do PT dever reconhecer que JOÃO DO POVO é forte, que ele deve ser o candidato, que o sr.Eduardo deve apoia,ao contrario quem vai leva é a oposição.Joaõ da costa deve se cuida,peder a prefeira do recife é burrice.Espero que JOAO PAULO seja o condidato, porque ele é povo.Vai ser o pref.

maria jose t.cavalcanti

Agradeço pela ajuda na questã do SASSEPE,estivemos com a Secretaria Antonieta, estamos esperando resposta, mais coloque sempre no seu blog que os professores da mata norte estão aguardando o secretário dr.Ricardo Dantas o retorno do nosso oficio.Estamos pedido socorro,não pode deixar morre a minga.

Carlos

Calves,concordo com você,a diferença de João Paulo para João da Costa é que o primeiro era carismático e sabia se comunicar bem com a população,mas em termos de gestão as duas são muito parecidas,além disso JC só foi eleito graças a JP.

CALVES

Apesar de está já a algum tempo longe do Recife, amigos e familiares, afirmam q a gestão de JC muito pouco difere da de JP na parte administrativa e sendo até um pouco melhor, mais o pouco jogo de cintura politico e a ajuda da grande mídia, ajudaram em muito na sua rejeição.

CALVES

Caro Magno,vc assim como grande parte da oposição ao governo do PT prega o personalismo.Pq JP sairia do PT? Para por em prática projetos e ambições pessoais? Magno política de se faz c partidos fortes,e por mais q vc ñ queira, seja quem for o candidato do PT, o partido marchará unido em pró do mesmo

jotacampos2007@bol.com.br

VOCE ESTÁ ENGANADO, JARBAS JUNIOR, O LULA É UM TREMENDO EGOCENTRICO, ADORA O CULTO A PERSONALIDADE. ADORA SER BAJULADO. ZECA É O CONTRÁRIO, É O PREFEITO DO TRABALHO, DO PROGRESSO, É O FUTURO DE ARCOVERDE, SEM A VAIDADE EXAGERADA DO LULA. DÁ-LHE ZECA!!!

GILVAN MOREIRA DOS SANTOS

COMPESA? VAI NO www.muribeca.com

Gilbaerto Sobral magalhães

Tem sim que deixar Laura Gomes em stand by para Caruaru. O quadro lá é preocupante e o Governador não pode se dar ao luxo de perder a Capital do Agreste.

Gilbaerto Sobral magalhães

JP postou que estava feliz com a pesquisa. Ele tem todo esse direito. Agora qt ao PT tem que ter é RESPONSABILIDADE na escolha do candidato. Corre o risco de implodir a frente no no Recife. E se Mendonça sair com Jungmann na vice, com JC pelo PT,o caldo entorna.

Arnaldo Amaral

Magno, cenário do jogo político no Recife sem que os Verdes estejam incluidos, datíssima venia, é falho. Braga,S. Xavier, C. Augusto, R.Patriota, R. Leandro, V.Roque..., estão maduríssimos para fazer O Recife, sustentável e radicalmente democrático. Oxalá !

Jarbas Pacheco Freire Junior

Enquanto o deputado Júlio Cavalcante, que foi majoritário em toda região Arcoverde, Pedra, Buique, etc, foi uma decepção, não valorizou o grupo que o elegeu, mas o que me tranquiliza é que eleição só é de quatro anos e não de quarenta como muitos pensam.

Jarbas Pacheco Freire Junior

O Prefeito Zeca pensa que é um Lula da vida, mas ele se engana pois Lula é um cara humilde que gosta do povão. Essa é a diferença.

milton tenorio

Só Mendonça é capaz de chegar no segundo turno contra JC e JP também..O resto é fogo de munturo..

João Batista

A tendência é o prefeito Zeca apoiar Wellington da Saboaria ou Giovani Sanharó. São dois secretários bastante afinados e gozam da plena confiança do prefeito. São fundamentais para garantir a continuidade do projeto político de Zeca, que anseia vôos mais altos: entre os quais a Câmara Federal em 201

João Batista

Segundo se comenta em Arcovede, são carta fora do baralho: o vereador Luciano Pacheco e a vice prefeita Madalena. o motivo é que Zeca não confia em nenhum dos dois. Luciano, pela antiga ligação com os guerra e Madalena pela afinidade com o grupo de Rosa, Ronaldo Falabela e Edvaldo do IPEC.

Aldenes coutinho

Do jeito que a frente popular tá demorando pra enxergar o cenário eleitoral de Caruaru, eles tb irão precisar de plano C...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

José Cláudio Soares de Oliveira

Os orgãos de fiscalização também não prestam, são inoperantes, subservientes, subalterno e currup tos. O procon é como peito de homem, não serve para nada. Procon Não existe no interior e se existisse não resolveria - a quem recorrer , penso também que ao Ministério Público.

José Cláudio Soares de Oliveira

Os serviços da TIM Em São José do Egito(terra da poesia) já serviu de mote para os poetas do lugar - A TIM, TIM POR TIM TIM NÃO VALE UM TOSTÃO FURADO... Já entregamos, inclusive, na CPI da telefonia, ao deputado Betinho Gomes diversas manifestações escritas em protesto contra a operadora.

pedo siqueira

O negócio é recorrer ao MP para que seja proibida a venda de chips da TIM. Só assim essa operadora safada cria vergonha na cara.

José Cláudio Soares de Oliveira

Que absurdo Magno! Estive nas bandas do sertão esses dias, a TIM não considera ninguém - o sinal desta operadora desaparece e fica horas e até dias sem funcionar. O pior, é que a operadora cntinua vendendo suas vantagens, suas promoções, tudo propaganda enganosa.


Abreu no Zap

Confira os últimos posts



21/10


2020

“Não compraremos a vacina da China”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em sua página no Facebook, ontem, que o Brasil não irá comprar "a vacina da China".

A afirmação foi feita em resposta a uma seguidora na rede social que pediu a exoneração do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. "Bom dia presidente. Exonera Pazuelo urgente, ele está sendo cabo eleitoral do Doria. Ministro traíra", escreveu a seguidora.

"Tudo será esclarecido ainda hoje. Não compraremos a vacina da China", disse o presidente.

No mesmo dia, mais cedo, o Ministério da Saúde havia anunciado a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. O anúncio foi feito em uma reunião de Pazuello com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e mais 23 governadores.

O governo de São Paulo já tinha fechado um contrato com a empresa para as mesmas 46 milhões de doses, que previa que a farmacêutica enviasse 6 milhões de doses da vacina já prontas até dezembro, enquanto as outras 40 milhões teriam o processamento finalizado (o envasamento) no Butantan.

De acordo com Dimas Covas, diretor do Butantan, até o final do ano o instituto teria as 46 milhões de doses prontas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

20/10


2020

Lupércio é internado e anuncia que está com Covid-19

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), foi internado no Hospital Esperança, localizado na cidade, com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. O chefe do Executivo municipal, que tem 48 anos, informou, hoje, que teve resultado positivo para a Covid-19 e que está cumprindo isolamento social. As informações são do G1 Pernambuco.

A informação sobre o internamento foi confirmada pela assessoria de imprensa do prefeito. O gestor confirmou que está doente, por meio de um comunicado transmitido pelas redes sociais. No vídeo, ele afirmou que se sente bem e que o exame que fez para detectar a doença deu positivo.

"Meu exame para Covid-19 deu positivo. Estou me sentindo bem e seguindo todas as recomendações médicas, inclusive de isolamento social. Continuarei a acompanhar todas as ações da prefeitura", afirmou o prefeito, que tenta a reeleição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Yves comemora com o povo vitória em Brasília

A reversão da tentativa de impugnação da candidatura de Yves Ribeiro (MDB) em Paulista, com liminar da justiça federal no início da tarde, foi festejada por ele num ato espontâneo pelas ruas da cidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Ministro das Comunicações na live da quinta-feira

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, nordestino do Rio Grande do Norte, confirmou sua presença na live deste blog da próxima quinta-feira, às 18 horas, pelo Instagram, com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio, hoje com mais de 40 emissoras nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. Na pauta, a política da sua pasta, com destaque para o Nordeste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Pernambucano na Anvisa

O advogado pernambucano Alex Machado Campos foi sabatinado, ontem, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e teve sua indicação aprovada, hoje, por 37 votos a 3, pelo plenário da Casa, para ocupar uma diretoria na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. Sua posse será marcada para os próximos dias. Natural do Recife, Alex trabalhou recentemente na equipe do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Já foi assessor da Vice Presidência da Câmara dos Deputados e articulista deste blog.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Justiça determina multa caso professores não retomem aulas

Do G1/PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou, hoje, que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe) pague multa de R$ 100 mil por dia, caso os professores da rede estadual não retomem as aulas presenciais amanhã. O tribunal acatou um pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Com essa decisão, o Judiciário dobrou o valor da punição. Em setembro, ela foi afixada em R$ 50 mil por dia. Na época, os docentes anunciaram, pela primeira vez, que não cumpririam o cronograma estabelecido pelo governo.

A decisão foi proferida pelo desembargador Fábio Eugênio Dantas Oliveira Lima, na tarde de hoje. Ontem, o Sintepe afirmou que, em assembleia feita pela internet, os profissionais decidiram que não retomariam as atividades presenciais amanhã, data prevista pelo estado para os alunos do terceiro ano do ensino médio.

Também nesta terça, o secretário de Educação e Esportes do estado, Fred Amancio, afirmou que o calendário de retorno das aulas presenciais está mantido para todas as turmas do ensino médio (veja vídeo abaixo).

Segundo o cronograma, as aulas do segundo ano do ensino médio das escolas públicas devem voltar no dia 27 de outubro. Já para o primeiro ano, a retomada ocorre no dia 3 de novembro. O ensino fundamental e a educação infantil, por sua vez, estão com atividades suspensas até 31 de outubro.

As aulas em instituições de ensino foram suspensas em todo o estado desde março, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Já houve retomada de aulas no ensino superior, em cursos técnicos, profissionalizantes e de idiomas.

Na decisão, o desembargador afirmou que "a multa diária por descumprimento, fixada em R$ 50 mil, não foi suficiente para fazer valer o estabelecido na decisão judicial".

Segundo o Judiciário, o objetivo, nesse caso, "não é obrigar o réu a pagar o valor da multa, mas obrigá-lo a cumprir a obrigação na forma específica". A decisão deverá ser cumprida de imediato pelo sindicato que representa a categoria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Cueca de senador também revelou a farra dos suplentes

No Congresso, todos sabem da farra e dos estranhos caminhos com que são escolhidos os candidatos a suplentes para o Senado. Hoje, cada senador tem direito a dois suplentes. Em geral, eles escolhem para a vaga seus parentes ou financiadores de campanha.

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) foi pego pela Polícia Federal com mais de R$ 30 mil escondidos entre as nádegas, mas nem assim desistiu de tentar levar vantagem. Nesse caso, por meio da vaga de suplente.

O senador chegou a anunciar que pediria licença de 90 dias do mandato. O mesmo prazo de suspensão que o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, queria lhe impor.

Esperteza pura: "Não precisa me suspender, porque eu mesmo tiro licença e deixo o Senado por este período", é a mensagem que enviou com seu gesto ao Supremo e a seus colegas do Senado. Deu certo: Barroso suspendeu a suspensão.

Mas aí o Chico descobriu que, com 90 dias de afastamento, seu suplente não poderia assumir. E o suplente do senador é quem? Seu filho, Pedro Arthur Pereira Rodrigues.

Pois é. Suplentes só assumem em caso de licença do titular, se o prazo for superior a 120 dias. O que fez Chico Rodrigues? Ampliou o seu pedido de licença para 121 dias. Um a mais do que o necessário para o filho receber o salário e as vantagens de senador. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Elias confirma jogada de toalha


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Yves derruba impugnação em Brasília

O candidato do MDB a prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, conseguiu liminar na primeira instância federal, em Brasília, suspendendo os efeitos do processo de impugnação da sua candidatura. A decisão foi publicada, há pouco, pelo juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal Cível, na capital.

Um trecho da decisão diz que o Tribunal, por unanimidade, apreciando o tema 899 da repercussão geral, negou provimento ao recurso extraordinário, mantendo-se a extinção do processo pelo reconhecimento da prescrição, nos termos do voto do Relator. Foi fixada a seguinte tese: "É prescritível a pretensão de ressarcimento ao erário fundada em decisão de Tribunal de Contas". Clique aqui e confira a decisão na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Vitória: Candidato desafia prefeito a fazer a prova do ENEM

Após ser chamado de despreparado em um vídeo gravado pelo deputado Aglailson Vitor (PSB), filho do atual prefeito de Vitória de Santo Antão e candidato a reeleição, o candidato Paulo Roberto (MDB) propôs ao deputado e ao pai que fizessem a prova do Enem.

“Vamos fazer uma prova do Enem? Eu, você e seu pai. Depois vocês juntam a nota dos dois e se a nota for maior do que a minha eu desisto de ser candidato a prefeito de Vitória”, desafiou Paulo em outro vídeo publicado também nas redes sociais.

Além de reitor emérito da Uninfacol, Paulo Roberto é formado em Direito, pela Unicap, com especialização em Direito Administrativo, pela UFPE, Mestrado em Educação, pela Universidad de la Empresa (Uruguay) e cursa doutorado em Educação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Licença de Chico Rodrigues desarma tensões no STF

O pedido de licença de 121 dias do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado pela Polícia Federal com dinheiro nas partes íntimas, foi interpretado como a melhor saída tanto pelo Supremo Tribunal Federal como pelo Senado. As informações são do Blog do Camarotti.

No Senado, a solução foi recebida com alívio porque evitará que os parlamentares se exponham em uma votação para defender o colega, o que geraria forte desgaste de imagem.

No Supremo, ministros reconheceram que a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de suspender o afastamento de Rodrigues após o pedido de licença – o que consequentemente retirou o caso da pauta de julgamentos – evitou um confronto público entre integrantes da Corte.

Alguns ministros se preparavam para criticar o fato de o afastamento ter sido feito por meio de uma decisão individual de Barroso.

Com a licença, o objeto do julgamento foi considerado prejudicado e evitou exibir um novo racha no Supremo.

Agora, os senadores vão tentar ganhar tempo para esfriar o caso o máximo possível. Não interessa para os parlamentares alimentar o episódio neste momento, principalmente em razão da campanha eleitoral, já que isso poderia ser usado nos debates eleitorais nos municípios.

Além disso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não queria ficar mal com os colegas – porque busca obter a possibilidade de disputar a reeleição para o posto – nem com o Supremo – porque, para tentar a reeleição, necessitará de um aval jurídico, já que a lei não permite a reeleição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Marília assina carta-compromisso do Fórum de Mulheres

A candidata à Prefeitura do Recife pelo PT, Marília Arraes, assumiu um compromisso público com o Fórum de Mulheres de Pernambuco, hoje, para defender e trabalhar pela implementação de uma série de pautas apresentadas na carta-compromisso formulada pela entidade.

"Assumi esse compromisso porque ele carrega princípios inegociáveis e que estão plenamente em sintonia com o projeto de cidade mais justa e comprometida com as lutas sociais das mulheres que vamos implementar no Recife a partir de 2021", afirma Marília.

Alguns dos compromissos do documento assinado por Marília são o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, a garantia do livre exercício feminino e o fortalecimento de iniciativas comunitárias de convivência e ações culturais.

"São políticas que casam justamente com o que o Recife Cidade Inteligente defende. Fiquei muito feliz com a confiança que o Fórum deu ao nosso projeto, à nossa construção”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Cartórios realizarão teste para verificar totalização

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, de 21 a 23 de outubro, o 5º Teste de Desempenho da Totalização 2020.

Com o objetivo de validar o desempenho dos sistemas de transmissão e recebimento de arquivos de urna, bem como de totalização e de divulgação de resultados, o teste contará com todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do País a partir das zonas eleitorais.

A ideia do teste é simular um ambiente em condições análogas às dos dias de eleição, 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno). Serão simuladas transmissões de arquivos de urna dos cartórios eleitorais, a fim de gerar uma carga significativa nos sistemas e, dessa forma, verificar seu funcionamento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Miguel ampliará crédito para pequenos negócios

O programa de TV do candidato à reeleição em Petrolina pelo MDB, Miguel Coelho, foi voltado para o empreendedorismo e aos proprietários de pequenos e médios negócios. O político sertanejo pretende impulsionar o surgimento de novos empreendedores na cidade, dar apoio com linhas de créditos e qualificação profissional.

Entre as propostas elencadas para a economia local está o fortalecimento da Agência do Empreendedor (AGE). A instituição foi reformulada no governo de Miguel, deixando de ser um órgão ineficiente e deficitário para virar um fomentador de novos negócios. Antes, a agência tinha um índice de inadimplência de 86%, agora está abaixo de 10% dos beneficiários. A AGE também ampliou os recursos para os empreendedores com mais de R$ 2,4 milhões liberados para o crédito, com linhas variando entre R$ 2 mil e R$ 25 mil. Para o segundo governo, Miguel pretende ampliar o orçamento para auxiliar empreendedores e comerciantes de pequeno e médio porte.

A capacitação profissional também está no conjunto de propostas do candidato do MDB. Programa responsável por capacitar mais de 10 mil pessoas, o Qualifica Petrolina será ampliado com parcerias com igrejas e organizações do terceiro setor. Miguel ainda se compromete a criar a Casa do Empreendedor, um equipamento para aperfeiçoar os trabalhadores atendidos pela AGE com cursos, oficinas entre outras ações destinadas à melhoria do atendimento ao cliente, produção, finanças e marketing de pequenos e médios negócios.

"Petrolina vive um momento de crescimento, foi campeã na geração de empregos em Pernambuco e mesmo com a pandemia já apresenta um cenário de recuperação econômica. A prefeitura tem sido um braço importante nesse processo, gerando empregos nas centenas de obras, crédito para os empreendedores e capacitação para quem deseja ter seu negócio. Em nosso segundo governo, vamos ampliar esse trabalho para fazer nossa economia girar, principalmente, entre os pequenos e médios empreendedores, pois são aqueles que mais precisam do apoio do poder público e sentiram mais o impacto da crise", explica o candidato à reeleição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/10


2020

Recife Antigo: o drama continua!

Por Mauro Ferreira Lima*

Neste clima de pandemia, a situação do bairro do Recife continua mais que preocupante. Sumiram os turistas e a maior parte dos colaboradores das 300 empresas ali instaladas ainda está em home office.

Para complicar a situação local, aportaram os desvalidos pedintes e moradores de rua, agravando ainda mais a precariedade em geral. Sem perspectivas de uma vida menos indigna, este contingente perambula e dorme sobre marquises e vãos de prédios do local.

É uma situação desafiadora para a manutenção dos estabelecimentos de gastronomia e lazer que ainda resistem por ali.

Em que outra capital do Brasil coexiste tantos atrativos, lado a lado, para o incentivo ao turismo, como no exíguo espaço do Recife Antigo?

Observe-se: partindo-se do Museu Cais do Sertão chega-se à qualificada instalação da Central de Artesanato e ao epicentro geográfico da Cidade, o Marco Zero.

Poucos metros adiante, bares de alto nível resistem à crise e ainda subsistem. À frente, o belo acervo de esculturas de Francisco Brennand, tão carente de cuidados e manutenção por parte da Prefeitura, vai sendo depredado no dia a dia.

Atravessando a rua, se estará em frente ao Centro Cultural da Caixa Econômica, a poucos metros da importante edificação da Torre Malakoff.  Ali, na mesma Praça do Arsenal, encontra-se o majestoso Paço do Frevo, imperdível para uma visita turística. Ao lado, a feirinha de artesanato e petiscos, aos domingos, é uma atração a mais para os visitantes.

Seguindo-se pela mesma calçada, acessa-se a consagrada Rua Bom Jesus, com a Sinagoga Kahal Zur Israel e a Central dos Bonecos Gigantes. Vale citar as muralhas da antiga cidade, ali escavadas a poucos metros.

Também próximo deste local, encontra-se o Centro Cultural dos Correios, o vitral de Ariano Suassuna no Paço Alfandega e, junto, a histórica igreja Madre de Deus. Ainda a 300m deste local, o Teatro Apolo vai igualmente resistindo a tanto descaso na sua manutenção.

O Recife Antigo, além dos tantos atrativos citados, ainda abriga o forte do Brum, construído pelos holandeses e posteriormente restaurado pelos portugueses. É extremamente relevante para a história pernambucana.

Vale destacar também o terminal portuário de passageiros, no lado oposto ao Paço Alfandega. Lamentável que a concepção deste equipamento tenha sido equivocada. Foi edificado em local inadequado para seus fins. Poderá ter outros usos, caso uma administração da cidade, com uma visão mais diferenciada do que tem sido a realidade do Recife nos anos recentes, articule-se para dar outro rumo para melhor utilização daquele ocioso equipamento.

Como se vê, o Recife Antigo é pleno de história e atrativos de marcante importância. Mas, agora, emerge um terceiro drama para o Bairro, além da dispersão e ausência dos frequentadores habituais e da chegada dos moradores de rua: a insegurança geral!

A sensação de que a qualquer momento pode-se ser vítima de uma agressão, paira no ar. Já escrevi alguns artigos sobre isto e já enviei para o próprio prefeito como sugestão. O que foi apresentado, de nada adiantou!

O que encaminhei não envolveria grandes custos. Consistiria em um convenio a ser estabelecido entre a PCR, via Guarda Municipal, e a SDS para montarem-se guaritas nas quatro pontes de acesso ao Bairro. Tais guaritas, estariam conectadas a equipes de 6 motopatrulheiros por turno que, durante todos os dias, ali estariam em permanente circulação e articulação com os PMs. Como nos shoppings. Certamente isto poderia contribuir para passar uma sensação de mais segurança para os visitantes dali.

Como nada aconteceu... esperemos que o próximo prefeito abra os olhos para isto. Os recifenses e os turistas agradeceriam muito!

*Analista econômico


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha