FMO janeiro 2020

27/01


2020

Bolsonaro e Maia avaliam construir agenda conjunta

Blog da Andréia Sadi

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, estudam a construção de uma agenda comum de projetos para 2020 no Legislativo.

Maia já informou ao Planalto que a prioridade da Casa é a reforma tributária que, segundo o presidente da Câmara, será votada no primeiro semestre. “É uma agenda do Parlamento", disse.

O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política do governo, e Maia tem conversado sobre projetos que podem andar no Congresso além da reforma tributária.

Para o governo, o discurso é de que seria ideal a aprovação das reformas tributária e administrativa em 2020. Porém, na avaliação de congressistas, a equipe econômica atrasou a discussão da reforma administrativa ao não enviá-la ao Congresso em 2019, como estava combinado.

A discussão da reforma tributária está mais avançada e, mesmo assim, ainda não conta com a proposta do governo. Congressistas devem embutir nesse debater a fala da semana passada do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a criação de um “imposto do pecado”.

A proposta de aumentar os tributos sobre itens como cigarro, álcool e produtos com açúcar já foi rechaçada pelo presidente Bolsonaro.

No Congresso, a avaliação é de que dificilmente um imposto será criado em ano de eleição. Mesmo assim, o debate deve ser feito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

IPTU Cabo

Confira os últimos posts



16/02


2020

Coronavírus: número de mortos na China passa de 1,7 mil

Por G1

O número de mortos na China por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, chegou a 1.770 neste domingo (16), informaram autoridades de saúde locais. O total de casos confirmados ficou em 70.548, aumento de 2.048 em um dia.

Somente na província de Hubei, epicentro do coronavírus na China, foram registradas mais 100 mortes e 1.933 casos confirmados da doença entre este sábado (15) e domingo (16). Estes números incluem o balanço do dia da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais a morte registrada em Taiwan.

Apenas na região de Hubei são 58.182 pacientes com o vírus e 1.698 mortes desde o início do surto. 6.639 pacientes receberam alta do hospital. 40.814 pessoas estão em tratamento hospitalar e outras 71.613 estão sob observação médica.

Os números de novos casos na região vem caindo há 4 dias. Os dados apresentados pela OMS na manhã deste domingo, ainda não tem os número atualizados dos novos casos apresentados pela província chinesa.

Confira a íntegra aqui: Número de mortos pelo novo coronavírus na China passa de ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE - Decimo Terceiro

16/02


2020

Caminhoneiros divergem sobre paralisação

Por Diario de Pernambuco

Neste fim de semana, circularam nas redes sociais vídeos em que caminhoneiros ameaçam realizar uma nova paralisação. Entretanto, o tema diverge a classe no estado de Pernambuco. Um lado afirma que irá cruzar os braços nesta quarta-feira (19), na BR-101, perto da fábrica da Vitarella, no Cabo de Santo Agostinho. Já outra parte descarta parar os serviços e prefere aguardar a audiência de conciliação com patrões, marcada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o dia 10 de março.

O estresse na classe começou na última quinta-feira (13), quando o ministro do STF Luiz Fux atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e tirou de pauta o julgamento de constitucionalidade da lei 13.703, que estabelece valores mínimos para o frete. O texto foi questionado por setores empresariais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e deveria ser julgado nesta nova semana que se inicia. Agora, não há mais data prevista para análise da questão.

Outro ponto que irrita os caminhoneiros é o preço do combustível, que cresce de acordo com o ICMS aplicado por cada governo estadual. Na gasolina, a taxa é de 29%. Já no óleo diesel - utilizado em caminhões -, o valor é de 16%. 

O caminhoneiro Marconi França, figura conhecida por convocar o segmento para realizar protestos, diz ser “inaceitável” a manobra do governo federal no STF. “Está marcada essa reunião de conciliação, mas isso é só para o governo ganhar tempo. Não há acordo. Querem que a nossa lei seja referencial, mas já foi testado isso na época do Governo Dilma (2011-2016) e não deu certo. A lei tem que ser referencial”, afirma. 

“Vamos fazer apenas manifestos segunda (17) e terça (18). Mas na quarta (19), pela manhã, vai ter paralisação. E além dos caminhoneiros, chamamos também a sociedade para se engajar. Porque também estamos reclamando do ICMS aplicado no combustível aqui em Pernambuco. Se o valor não fosse tão alto, a gasolina custaria R$ 2,80, no máximo”, acrescenta.

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Pernambuco (Sintracape), Wilton Nery, nega que a instituição irá aderir ao protesto. “Pode ser que tenham paralisações, mas de outros movimentos. A orientação que temos é de aguardar para ver como fica a negociação”, explica ele, que é representante da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) no estado.

Procurado, o governo de Pernambuco estranhou o valor do ICMS estar dentro do pleito: “Desde abril de 2019, a alíquota sobre o diesel é 16% para caminhoneiros - a menor do Nordeste”. O valor arrecadado é encaminhado para o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecep). A reportagem não conseguiu contato com a União.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

acolher

16/02


2020

Presidente pretende passar o carnaval no Guarujá

Do Estadão Conteúdo

Assim como no ano passado, quando ficou em Brasília para negociar a aprovação da reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro planeja passar o feriado de carnaval longe das festividades. O chefe do Executivo pretende viajar para a cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, na sexta-feira, 21. O retorno está previsto para o dia 27, na quinta-feira.

No ano passado, Bolsonaro ficou em Brasília com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e a filha caçula, Laura, 9 anos. Durante o feriado, o presidente publicou fotos, em suas redes sociais, jogando baralho com a filha e de um churrasco.

O presidente também usou seu perfil no Twitter para compartilhar vídeo com cenas obscenas que teriam ocorrido durante a passagem de um bloco de carnaval em São Paulo, que ele mesmo considerou não se sentir "confortável em mostrar". Na postagem, Bolsonaro afirmou que "É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro". A publicação polêmica foi alvo de críticas de internautas.

Guarujá

Não é a primeira vez que o presidente escolhe o litoral de São Paulo para alguns dias de descanso. Em janeiro, Bolsonaro e Laura viajaram para a Baixada Santista. O presidente, no entanto, antecipou a volta para acompanhar a primeira-dama em um procedimento cirúrgico.

Em 2019, o destino também foi escolhido nos feriados da Proclamação da República, em novembro, e da Páscoa, em abril.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também costumava passar feriados e férias no Forte dos Andradas. Por ser uma área militar, o local tem uma praia de acesso restrito e algumas moradias de oficiais do Exército.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/02


2020

Bolsonaro leva ministros para jogo do Flamengo

Do Valor

O presidente Jair Bolsonaro levou uma comitiva de ministros para assistir ao jogo entre Flamengo e Athletico, que reuniu campeões Brasileiro e da Copa do Brasil para disputar a Supercopa do Brasil. O Flamengo venceu por 3 a 0 e levou o troféu para casa.

Estiveram presentes os ministros Sergio Moro e Damares Alves, que postaram nas redes sociais fotos ao lado do presidente na tribuna do estádio Mané Garrincha, em Brasília. No fim da partida, Bolsonaro postou um vídeo em que canta o hino nacional ao lado de Moro, Tarcísio e do presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor ([email protected]). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

Também integraram o grupo os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) é Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), além de Fabio Wajngarten, secretário de comunicação social, e do deputado federal Helio Negão (PSL-RJ). O vice-presidente Hamilton Mourão também compareceu.

Bolsonaro não foi anunciado ao microfone e não houve vaias ou aplausos à sua presença.

A única manifestação política que se viu nas arquibancadas foi uma faixa em homenagem à vereadora do Rio Marielle Franco, que combatia as milícias e foi assassinada em 2018.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cúpula Hemisférica

16/02


2020

Um Fagner que poucos conhecem

Mergulhar na biografia do cantor Raimundo Fagner, o cearense que se projetou mundialmente pelo canto do seu canto, é descobrir um homem extremamente dedicado ao bem cuidar das pessoas, zelador de grandes amizades, brincalhão, sempre de bem com a vida, mas extremamente perfeccionista.

Inquieto, amoroso, apaixonado por futebol, amigo da geração ouro do escrete canarinho da década de 70, como Pelé, Zico, Rivelino e tantos outros. Fagner abriu um campo de futebol, uma areninha, na Fundação que leva  seu nome em Fortaleza. Na pelada de inauguração, quase todo os campeões da seleção brasileira de 70 bateram o ponto lá.

Todos os nomes aparecem  registrados na placa oficial que conferi na visita à instituição. Fagner é um encanto de pessoa e a leitura do seu livro, além de  prazerosa, é uma redescoberta da vida dele, da sua musicalidade e do seu jeito mansinho, feito mineiro, de conquistar novos amigos, entre os quais ele me inclui, para honra deste pobre plebeu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

16/02


2020

Brasileiros em quarentena seguem sem sintomas de coronavírus

Por Estadão Conteúdo

O Ministério da Defesa informou, na tarde deste domingo, 16, que os 58 brasileiros que regressaram da China e cumprem período de quarentena em Anapólis (GO) seguem sem sintomas de contaminação pelo novo coronavírus.

Entre os brasileiros que estão isolados se encontram diplomatas, profissionais de saúde, tripulantes, membros das Força Aérea Brasileira (FAB) e jornalistas.

De acordo com o boletim, eles “passaram pelas avaliações clínicas previstas e permanecem com o quadro assintomático”. Os repatriados estão isolados desde o domingo passado, 9.

O grupo passa por avaliações clínicas de saúde, que incluem aferições de sinais vitais, como medição de temperatura, pressão e frequência cardíaca, e exame de nasofaringe.

Os brasileiros que não apresentarem sintomas da doença serão liberados para seguir para as suas casas depois de 18 dias de isolamento. A quarentena, de caráter preventivo, deve acabar no dia 27 de fevereiro, de acordo com o Ministério da Defesa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

16/02


2020

No Carnaval de Triunfo

Há muito, passo o reinado do momo na praia, ouvindo o barulho das ondas. Nascido nas montanhas de Minas, Rubem Alves tinha o mar como inspiração. Os ipês também encantavam ele. Meu encanto e canto poético é o Sertão.

Acho que herdei o apego ao chão batido e seco euclidiano vendo meu pai beijar de manhã a flor do mandacaru. No meu livro Reféns da Seca, estampei uma frase antológica dele: "No Sertão, até as pedras são lindas".

Por aí dá para sentir o quanto ele ama sua terra. Este ano, vou respirar de manhã cedo as hortênsias de Triunfo, o cheiro dos seus eucaliptos, a vegetação caatingueira, ouvir o rouxinol cantado por Roberta Miranda. Gosto tanto das veredas sertanejas que, muitas vezes, sinto exalar dentro de mim cheiro de bode.

Luiz Gonzaga dizia que Januário, o seu pai, era tão sertanejo que tinha perfume de barbicha de bode. Prefiro o perfume das flores do marmeleiro, do ipês amarelos, do cajueiro e do umbuzeiro.

O Sertão tem ar quente e seco, noites serenas, o vento da madrugada mais parece brisa do mar. Lampião fazia fogueira para espantar o frio da noite nas moitas que se escondia correndo das forças volantes, a polícia, que o perseguiu e o matou.

No filme O Bacurau, Kléber Mendonça jorrou sangue em terras do novo e repaginado cangaço. Mas o Sertão é território pacato, é vida andante cheia de versos dos seus poetas, cantadores e emboladores.

Eu tenho alma e espírito euclidiano. Meu carnaval em Triunfo será um abraço sem tamanho e limite do reencontro com minhas raízes.