FMO janeiro 2020

14/11


2019

Goiás se rende à liberdade de Imprensa

A Assembleia Legislativa de Goiás fez uma justa homenagem, ontem, à Associação Goiana de Imprensa (AGI) pelos seus 85 anos de luta em favor da liberdade de Imprensa. A iniciativa foi do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), em reconhecimento ao trabalho dos comunicadores goianos que colaboram para levar a notícia ao leitor de forma imparcial.

Ao todo, 74 profissionais foram homenageados com certificado de honra ao mérito, dentre ele o assessor de comunicação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), João de Oliveira, e o presidente da Agência Municipal de Turismo e Lazer de Goiânia (Agetur), Urias Júnior.

Cruvinel enfatizou a importância dos membros da associação, como também de outros comunicadores, que tem papel histórico fundamental na luta por repassar a informação verdadeira, principalmente no combate aos fake news. “Os comunicadores trabalham duro para uma boa qualidade da comunicação, isso permite a sociedade ser melhor, uma sociedade que opina e tem seu ponto de vista, respeitando diferenças partidárias, filosóficas, ideológicas”, afirmou

O presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSD), afirmou que a trajetória da AGI se confunde com a história e com o desenvolvimento do Estado de Goiás. Disse  que valorizar os comunicadores é valorizar o Estado. “Através da imprensa se tem informação com credibilidade e transparência”, disse.

A Associação Goiana de Imprensa (AGI) foi fundada em 10 de setembro de 1934, na Cidade de Goiás, com o ideal da liberdade de expressão e contra o autoritarismo.

Em seu discurso, o presidente da AGI, Valterli Leite Guedes, revelou satisfação e alegria pela confraternização com os colegas. “Não somos um País com tradição de liberdade e sim com tradição de autoritarismo, mas sempre existiu a busca por essa liberdade, principalmente pelos profissionais de imprensa”, disse

Valterli lembrou o histórico da associação em defesa da dignidade dos jornalistas, da liberdade pública, da opinião e informação. Na solenidade, foi destacada a presença do procurador pernambucano Braga Sá, amigo da instituição. Braga fez questão de ir a Goiás num gesto de apreço que Valterli tem com Pernambuco. "É uma grande figura humana, apaixonado pela nossa terra", disse Braga.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

Confira os últimos posts



02/07


2020

Anderson seria reeleito no 1º turno, diz Potencial

Se as eleições para prefeito de Jaboatão dos Guararapes fossem hoje, o prefeito Anderson Ferreira (PL) estaria eleito logo no primeiro turno com 45%, segundo aponta a primeira pesquisa de intenção de voto por telefone sobre a sucessão municipal feita pelo Instituto Potencial em parceria com este blog. Em segundo lugar aparecem empatados com 5% cada um os pré-candidatos Daniel Alves, do MDB, e Ulisses Tenório, do PSB. Computando-se apenas os votos válidos, Anderson teria hoje 56% das intenções.

Pela ordem, Joel da Harpa, do PP, pontua em seguida com 3%, Eduardo Porto (PTC) tem 2% e Sílvio Costa, do Republicanos, também tem 2%. Joaquim Barreto, do PMB, é citado por 1%, mesmo percentual de Maíra Vilar (PDT), Arnaldo Demondes (PCdoB) e Severino de Jesus (DC). Adelson Veras, do PRTB, não pontuou. Brancos e nulos somam 19% e 15% se apresentaram indecisos ou se negaram a responder. A pesquisa foi feita por telefone, tendo sido entrevistados 600 pessoas entre os dias 27 de junho a 1 de julho.

Na espontânea, modelo pelo qual a pergunta é feita ao entrevistado sem o auxílio da lista contendo todos os nomes, Anderson aparece com 31%, Ulisses 4%, Daniel 3%, Joel 1%, Maíra 1% e Severino de Jesus 1%. Silvio Costa não é citado. Brancos e nulos somam 30%. A pesquisa tem margem de erro de 4% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Está registrada na justiça eleitoral com o protocolo PE-06059/2020.

No quesito rejeição, Joel da Harpa lidera. Dos entrevistados, 44% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, seguido de Silvio Costa, com 40%. Eduardo Porto vem em seguida com 39% e o prefeito Anderson tem 38%. O menor potencial de rejeição pertence a Severino de Jesus, com 27%.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Potencial sondou ainda o nível de satisfação da população de Jaboatão com as gestões do prefeito, do governador e do presidente da República. Entre eles, o prefeito Anderson Ferreira é o mais aprovado, com 38% de ótimo e bom e 25% de regular. Entre os que rejeitam, 24% consideram sua administração péssima e 13% ruim. Já o governador Paulo Câmara tem apenas 18% de avaliação positiva, dos quais 14% consideram boa e 4% ótima. Entre os que reprovam, 32% avaliam péssimo e 19% ruim, enquanto 30% julgam regular. Quanto ao Governo Bolsonaro, 26% avaliam positiva, sendo que 14% julgam boa e 12% ótima. Entre os que reprovam, 42% consideram a gestão péssima e 13% ruim, enquanto 18% acham regular.

METODOLOGIA

A metodologia adotada foi a de pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais telefônicas junto aos eleitores com 16 anos ou mais, conduzidas mediante aplicação de questionário estruturado, elaborado especificamente para este estudo. A amostra foi segmentada por cotas de sexo e faixa etária baseada nas informações do TSE – TRE/PE, de forma representativa do universo em estudo (eleitores de Jaboatão dos Guararapes), num total de 600 entrevistas, distribuídas proporcionalmente pelas Regionais definidas oficialmente pela Prefeitura. A margem amostral é de 4,0% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

01/07


2020

Atenção, leitores!

Atenção, caro leitor, que esta denúncia é muito grave: estão tentando clonar seu celular com ligações oriundas de São Paulo com a falsa informação de que você está sendo selecionado para uma live coletiva por este blog. Um leitor acabou de me fazer essa advertência.

Ele foi muito esperto e gravou a tentativa de clonagem. Infelizmente, ele não conseguiu gravar o início da ligação, mas a prova está aí. Estamos acionando o setor específico na Polícia para formalizar a queixa.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0-8JRCFyCjg

Reforçamos que nosso blog NÃO entra em contato com seus leitores pedindo informações pessoais. Não clique em links que se passam por nosso blog em qualquer instância. O Blog do Magno agradece a atenção.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Pesquisa da sucessão em Jaboatão sai à meia-noite

Daqui a pouco, à meia-noite, sai a primeira pesquisa do Instituto Potencial, em parceria com este blog, trazendo o cenário da sucessão do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR). O levantamento também traz a avaliação da administração de Anderson, do governador Paulo Câmara e do Governo Bolsonaro. Hoje, os jaboatonenses tem uma razão para dormir mais tarde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Brasil restringe entrada de estrangeiros por 30 dias

O governo restringiu, pelos próximos trinta dias, a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por qualquer via no Brasil. O anúncio foi feito em edição extra do Diário Oficial da União, na noite de ontem, e dá continuidade a medidas restritivas que passaram a vigorar no fim de março.

De acordo com o texto, o governo tomou a decisão com base em recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As medidas poderão ser prorrogadas, conforme orientação do órgão. As restrições se devem à pandemia de covid-19, que já matou quase 60 mil pessoas no País.

A portaria, assinada pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (Saúde), lista diversas exceções à proibição, como estrangeiros que possuam "visto de visita concedido para estada de curta duração, sem intenção de estabelecer residência", ou aqueles para quem o visto foi dispensado "com finalidade de realizar atividades artísticas, desportivas ou de negócios".

A regra também não valerá para brasileiros naturalizados, imigrantes com residência em caráter definitivo, passageiros em trânsito internacional (se não deixarem a área internacional do aeroporto) ou para estrangeiros cônjuges, filhos, pais ou companheiros de um brasileiro.

O texto também diz que não está impedido "o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou de outro documento comprobatório". Mas, em parágrafo único, ressalta que tal regra não se aplicará para a fronteira com a Venezuela.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Câmara aprova PEC que adia eleições municipais

A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. O placar de votação no segundo turno foi de 407 votos a 70.

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o texto será promulgado amanhã, às 10 horas, pelo Congresso Nacional.

Oriunda do Senado, a PEC determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. Por meio de uma emenda de redação, deputados definiram que caberá ao Congresso adiar as eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença.

“A alteração do calendário eleitoral é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, defendeu o relator, deputado [Jhonatan de Jesus]. “Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições sem alteração nos mandatos”, continuou.

Calendário eleitoral

Além de adiar as eleições, a PEC, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita. Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, em 1º de janeiro de 2021.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Quem não ama a sua terra, não tem razão de viver

A crônica em homenagem aos 111 anos de Afogados da Ingazeira, minha terra natal, com o título acima acabou virando mote para o poeta-prefeito de Tabira, Sebastião Dias. Ouça.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Editorial homenageia os 111 anos de Afogados da Ingazeira

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi uma homenagem aos 111 anos de emancipação política da minha terra natal, Afogados da Ingazeira. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Lives falsas do blog para clonar seu WhatsApp

Atenção, caro leitor, que esta denúncia é muito grave: estão tentando clonar seu celular com ligações oriundas de São Paulo com a falsa informação de que você está sendo selecionado para uma live coletiva por este blog. Um leitor acabou de me fazer essa advertência.

Ele foi muito esperto e gravou a tentativa de clonagem. Infelizmente, ele não conseguiu gravar o início da ligação, mas a prova está aí. Estamos acionando o setor específico na Polícia para formalizar a queixa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Prefeito de Brejo da Madre de Deus está curado da Covid-19

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, Hilário Paulo, recebeu alta do hospital particular em que estava internado, em Caruaru, hoje.

Diagnosticado com a Covid-19, Hilário Paulo, que tem 51 anos e é diabético, estava em tratamento desde o dia 26 de maio, e chegou a passar vários dias entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Relator recomenda aprovação do adiamento das eleições

O deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, recomendou a aprovação, sem alterações, do texto oriundo do Senado. A PEC adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia de Covid-19.

Conforme a proposta, os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados em 15 e 29 de novembro, respectivamente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa medidas para assegurar o pleito com garantias à saúde

“A alteração do calendário eleitoral de 2020 é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, disse Jhonatan de Jesus. “Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições sem alteração nos períodos dos mandatos”, continuou.

Jhonatan de Jesus destacou ainda que as medidas propostas resultaram de debates entre Câmara, Senado e TSE, além de representantes de entidades, institutos de pesquisa, especialistas em direito eleitoral, infectologistas, epidemiologistas e outros profissionais da saúde.

Prossegue no Plenário da Câmara dos Deputados a sessão virtual, que agora vai discutir o texto. Para ser aprovada, a PEC 18/20 precisa de pelo menos 308 votos favoráveis, em dois turnos. Ambos podem ocorrer ainda hoje se houver acordo para quebra de interstício.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

O setor de saneamento no Brasil

Por Graham Tidey* e Gabriela Figueiredo**

Até um tempo atrás, era muito comum escutarmos de nossos representantes políticos que encanação subterrânea (obra enterrada) não traz voto. Portanto, o saneamento básico (serviços de distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e gestão de recursos sólidos) vem sendo negligenciado por muitos anos na história do nosso país.

Atualmente, 35 milhões de brasileiros não contam com serviço de água tratada e cerca de 100 milhões ainda não têm esgoto coletado. Além do mais, 54% dos esgotos no Brasil não tem nenhum tipo de tratamento antes de serem lançados novamente na natureza, gerando contaminação de diversos cursos d’água e insalubridade para população. Em 2019, diante da falta histórica de prioridade por parte do Governo Federal, e por vezes dos governos estaduais e municipais no planejamento estratégico do setor de saneamento e somada à falta de recursos financeiros e investimentos necessários para universalização do setor, foi apresentado o Projeto de Lei 4162.

O debate em torno da PL 4162/2019 que atualiza o Marco Legal do Saneamento Básico foi fortemente polarizado, com argumentos opostos a exemplo de “a água será privatizada” e outros que haverá injeção de “mais de 700 milhões de reais a serem investidos no setor”. O texto da lei faz uma distinção entre privatização do setor e concessões a empresas privadas, assim permite aos governos locais estabelecer regras e diretrizes adequadas nos contratos de concessões para que as empresas ganhadoras da licitação atendam às necessidades dos cidadãos. Por outro lado, o fato de haver uma grande demanda por investimentos não significa necessariamente que os investidores irão atender a toda a demanda necessária - regiões menos atraentes financeiramente podem não ter tanto investimento quanto necessário para fechar a lacuna nos serviços de água e esgotamento sanitário.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) se posicionou contra a aprovação da PL 4162 pois acreditam que não foi levado em conta as sugestões propostas e que não houve grande participação em debates por parte setores interessados. A principal preocupação é a dependência do subsídio cruzado que vários municípios pequenos dependem para financiar serviços de expansão e operação do saneamento básico. Teme-se que esses municípios “não-lucrativos” não serão atrativos para competição de empresas, e sofrerão cada vez mais por falta de investimento.

Um outro ponto de debate é de como fica a situação dos mais pobres que não têm condições de arcar com os custos das tarifas cobradas pelos serviços de saneamento básico. Atualmente, as tarifas sociais ofertadas à e esse grupo social (com suas limitações e individualidade em cada região) prever cobrança de um valor inferior ao da tarifa normal que não representa o custo real da água tratada e da coleta e tratamento de esgoto. As estratégias de tarifa social precisam também serem revisadas e explicitadas no edital de licitação, como por exemplo no setor elétrico, que existe o subsídio social por parte do governo e não apenas das prestadoras de serviço.

Se a aplicação das diretrizes for bem estruturada, com mais concorrência e melhor regulamentação, é esperado que as empresas privadas estarão mais confiantes para concorrer a projetos nesse setor (seja por concessão direta ou por PPPs) e impulsionar investimentos. Para tal, é importante que a ANA (Agência Nacional de Águas) elabore padrões e diretrizes e assim forçar as concessionárias locais a terem metas ambiciosas (visando penalizações e quebras de contratos), por exemplo, no âmbito de controle e perdas de água bem como na universalização do acesso à água e tratamento de esgoto. No entanto, é necessário que haja uma reestruturação da ANA; será necessária forte capacitação técnica para tocar as novas atribuições.

Para ilustrar a situação do país, em 2019, estima-se que houve um prejuízo de R$12 bilhões apenas por perdas de água. O que foi equivalente ao montante investido no setor de saneamento no país nesse mesmo ano. O foco nas perdas de água é uma estratégia essencial para reduzir desperdícios e impulsionar investimentos. 

O novo marco regulatório, através da PL 4162, de uma maneira geral, visa trazer maior investimento para o setor, reestruturar regulamentação de forma consistente, e, em teoria, tornar o processo de concessão de serviço mais competitivo e eficiente. Sem dúvida, a atualização do marco regulatório do saneamento básico é de suma importância para população, principalmente a população mais vulnerável. Como debatido, a natureza econômica e social do serviço traz diversos desafios para o setor. Não existe receita de bolo pronta que funciona em todas as regiões. Existem empresas privadas que não tiveram sucesso, como também empresas públicas ineficientes. É preciso que haja eficiência, regida por um edital claro, transparente, com metas e prazos realistas e concessões juridicamente seguras. A fiscalização é essencial, bem como a criação de um órgão regulador bem estruturado e independente. Mas não deixando de focar nas regiões menos atraentes financeiramente, estas são as que precisam de mais investimentos. Precisamos também exigir dos municípios e das companhias de saneamentos, que concedem os serviços para a região, um plano de operação e expansão estruturado e coerente e, que dê condições para que possamos monitorar e cobrar resultados de quem é responsável no nosso município prefeito, vereadores e a prestadora de serviços).

*Cônsul britânico em Pernambuco

**Coordenadora da parceria entre o Governo Britânico, o Banco Mundial e o Governo do Estado de Pernambuco para aprimorar a eficiência da gestão de água em sistemas de abastecimento da Região Metropolitana do Recife


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Sarí Corte Real é indiciada por abandono de incapaz

A Polícia Civil de Pernambuco indiciou por abandono de incapaz com resultado de morte a moradora Sarí Corte Real, pela queda do garoto Miguel Otávio Santana da Silva, 5 anos, ocorrida no dia 2 do mês passado. O resultado do inquérito está sendo apresentado neste momento em entrevista coletiva online, comandada pelo delegado Ramon Teixeira, responsável pelas investigações. "A conduta de permitir o fechamento da porta, claramente intencional, conduziu a criança à área de insegurança, diante dos vários riscos existentes no edifício. Com essa ação, diversas poderiam ser as formas de encontrar o resultado morte indesejável, mas previsível", afirmou o delegado. As informações são do JC Online.

A pena prevista para o crime é de 4 a 12 anos de reclusão. O delegado afastou a possibilidade do homicídio doloso e do dolo eventual. Ramon Teixeira ressaltou que, apesar de ser um caso difícil, o inquérito buscou agir mais de forma isenta do que verdadeiramente ocorreu. “A gente sempre zelou pela transparência, porque a sociedade merece e precisa de respostas para o que aconteceu. Desde o primeiro momento agimos com zelo, exclusivamente pautado pela técnica", disse.

Além do delegado, participa da coletiva o perito do Instituto de Criminalística (IC) André Amaral, um dos responsáveis pelo laudo pericial. "Com sincronias de imagens, conseguimos visualizar a dinâmica de tudo o que aconteceu. Do momento em que ele sai do elevador até o momento da queda. Foi possível, diante dessa cronometragem, afirmar que não havia a possibilidade da existência de outra pessoa no local, no momento da queda", afirmou André Amaral. Hoje encerrava-se o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito.

Miguel caiu do 9º andar do Edifício Píer Maurício de Nassau, conhecido como Torres Gêmeas e localizado no bairro de São José, Centro do Recife. Ele foi deixado sozinho no elevador por Sarí Corte Real, que era patroa da mãe do garoto, Mirtes Souza. Com quase três volumes e mais de 400 páginas, o inquérito reuniu mais de 20 depoimentos, incluindo moradores e funcionários do prédio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Jarbas e Humberto votam contra liberdade de expressão

Confira a relação dos senadores que votaram, ontem, a favor projeto das fake news e contra a liberdade de expressão dos pequenos portais e blogs espalhados pelo País. A proposta cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, que pode violar a privacidade e atingir a liberdade de expressão nas redes sociais. Os senadores pernambucanos Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) se posicionaram a favor do projeto.

Único senador pernambucano a se posicionar contra o projeto, Fernando Bezerra Coelho (MDB) apontou pontos negativos na proposta. “Existem muitos dispositivos que, de certa forma, criam uma burocracia desnecessária para as plataformas digitais, criando um ambiente para os investimentos no Brasil muito adverso. Há muitos dispositivos nessa proposta final que vão criar uma leitura muito negativa do ponto de vista do investimento”, disse.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

É preciso lembrar que Bolsonaro quando deputado federal votou contra a Transposição do Rio São Francisco ...

Fernandes

Já que o (PT) foi o único que votou 100% contra a privatização da água, que tal elegermos prefeitos e vereadores do partido?

marcos

Dois cabras safados. Vampiro e Viagra.

joao carlos da silva

O vampiro ou Dracula nao ê nenhuma surpresa votar contra os intetesses do povo. Agora o outro que não.merece nem mais se pronuncie o nome dele, que sempre se gabou de ter combatido a ditadura, deu voto é uma decepção inenarrável. Uma vergonha.



01/07


2020

Avó de Michelle Bolsonaro é internada com falta de ar

A avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro está internada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) com falta de ar. Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 79 anos, foi encontrada por vizinhos caída na rua principal do Sol Nascente, hoje, e levada ao hospital. Há a suspeita de que ela tenha sido infectada pelo novo coronavírus.

Uma fonte, que preferiu ter o nome preservado, relatou ao Correio Braziliense que Maria Aparecida sentiu-se mal próximo da casa dela, no Setor de chácaras do Sol Nascente.

Com a queda, Maria Firmo ralou o cotovelo. "Meu irmão a colocou no carro e a levou para o Hospital de Ceilândia. Ela não parecia bem. Estava com muita falta de ar e ela tem complicações de saúde", detalhou. Maria Firmo tem um quadro de osteoporose e usa uma muleta para caminhar.

Vizinhos chegaram a comentar que a senhora começou a sentir dores na tarde de ontem. "Fui com ela à farmácia, porque ela estava tremendo e me disse que estava com dor por dentro. Mas o farmacêutico não tava e ela voltou para casa", detalhou João dos Santos, 66. O vizinho lembrou ainda que ela estava com remédios e um xarope na mão, mas não tossia ou espirrava.

"Hoje de manhã, ela estava encostada na porta de casa, como fica sempre, com as duas muletas que usa, mas caiu. O pessoal socorreu ela e levou ao hospital", relatou João. Outros moradores da região comentaram a situação de abandono. "Ela parece que não tem família, fica jogada aqui", disse uma vizinha que não quis se identificar. A casa da senhora tem estrutura precária, com uma grade de ferro simples, pedaços de madeira e lona rasgada na entrada.

Funcionários disseram que algumas pessoas reconheceram a idosa como avó da primeira-dama e começaram a filmá-la. Maria Firmo não gostou e discutiu com quem tentou fazer imagens dela. 

Ao Correio, a Secretaria de Saúde confirmou que Maria Firmo deu entrada no Pronto Socorro, que é o lugar onde ficam os pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Ela foi submetida a exames para confirmar ou descartar a doença, mas recebeu alta no começo desta tarde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/07


2020

Frente a Frente homenageia minha terra

O programa Frente a Frente, que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife, faz hoje uma homenagem aos 111 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira, minha terra natal, a 386 km do Recife.

Além de uma crônica especial de minha lavra, versos e trocadilhos do poeta Sebastião Dias, prefeito de Tabira. Se você deseja ouvir o programa pela Internet clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio pelo play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha