FMO janeiro 2020

16/10


2019

TCE julga ilegal processo de admissão em Bom Jardim

A Segunda Câmara do TCE julgou ilegal, ontem, um processo de admissão de pessoal da Prefeitura de Bom Jardim (n° 1855584-6), no exercício financeiro de 2018. A análise, sob relatoria do conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, apontou irregularidades nas contratações temporárias de 797 servidores para ocupar diversas funções no município.

As admissões foram feitas na gestão do prefeito João Francisco de Lira e, segundo relatório de Auditoria, não houve seleção simplificada ou concurso público prévio, no caso dos cargos de Agentes de Combate às Endemias. Além disso, foram encontradas três irregularidades: ausência de necessidade excepcional que deve reger as contratações temporárias, extrapolação dos limites para as despesas com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal e acúmulo ilegal de funções.

Fora o gestor, duas secretárias municipais foram responsabilizadas pelas admissões ilegais, tendo em vista que assinaram os contratos, Ivonete Braz (Secretaria de Assistência Social) e Josefa da Silva (Secretaria de Saúde). Desta forma, os respectivos registros das contratações foram negados pelo relator, com determinação de levantamentos acerca da necessidade de pessoal para execução dos serviços ordinários da municipalidade e da necessidade de Agente de Combate às Endemias, para realização de processo seletivo público.

Os interessados ainda podem recorrer da decisão do TCE. Representou o Ministério Público de Contas na sessão, a procuradora Maria Nilda da Silva.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

IPTU Cabo

Confira os últimos posts



28/02


2020

Turistas se encantam com a cultura de Arcoverde

Um grupo de turistas paraibanos viveu uma experiência rica em conhecimentos na região de Arcoverde, o Portal do Sertão pernambucano. Organizada pelo Sesc João Pessoa, a comitiva foi recepcionada pela equipe do Sesc Arcoverde para uma programação de quatro dias, durante o período do Carnaval. Os integrantes do grupo puderam conhecer um pouco da história cultural e artística da região.

O sábado, dia 22, primeiro dia da excursão, foi marcado pela chegada a Arcoverde, uma visita à Terra da Misericórdia, lugar religioso mantido pelo do CEDEC – Centro de Educação e Desenvolvimento Comunitário presidido pelo Padre Adilson Simões. À noite, teve muita diversão no cortejo da Troça do Zé Pereira, pelas ladeiras do São Geraldo até o encontro de troças e blocos tradicionais do Carnaval de Arcoverde.

O Parque Nacional do Catimbau, em Buíque, foi o destino da manhã do domingo, dia 23. Lá, o grupo conferiu as riquezas do sítio arqueológico e participou das trilhas do Cânion e da Igrejinha. À tarde, em Arcoverde, os integrantes assistiram ao desfile oficial da Folia dos Bois, no Boiódromo da Praça da Bandeira, que reuniu troças de bois e ursos dos grupos Especial e de Acesso do Carnaval da cidade.

Na segunda-feira, dia 24, houve o Sesc Tour Cultural em Arcoverde. Na programação, os turistas puderam visitar as sedes da Orquestra Sertão, do Samba de Coco das Irmãs Lopes e do Samba de Coco Trupé. Também degustaram pratos típicos da culinária local. À tarde, o destino do grupo foi a cidade de Pesqueira. Lá, os turistas conheceram o famoso Castelo de Edvonaldo Torres e o Santuário de Nossa Senhora das Graças.

Venturosa, cidade que fica a 32 Km de Arcoverde, recebeu o grupo de turistas paraibanos na terça-feira, dia 25. Lá, o ponto turístico visitado foi o Parque da Pedra Furada, onde foi realizada uma trilha ecológica numa das paisagens mais bonitas da região. De volta a Arcoverde, todos prestigiaram o segundo dia do desfile da Folia dos Bois, no Boiódromo da Praça da Bandeira.

O retorno a João Pessoa se deu na quarta-feira de Cinzas, dia 26. “Proporcionamos aos nossos vizinhos paraibanos uma programação marcada pela cultura de nossa região, tão rica em tradições artísticas, arqueológicas e de devoção. Temos a certeza de que esta viagem ficará marcada na vida de cada um dos participantes”, ressalta Pedro Brandão, turismólogo do Sesc Arcoverde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE - Decimo Terceiro

28/02


2020

Desemprego fica em 11,2% em janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, hoje, os primeiros números do ano sobre o mercado de trabalho. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, atingindo 11,9 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua).

Em relação trimestre encerrado em janeiro de 2019, quando a taxa foi de 12%, houve queda de 0,8 ponto percentual. Já em relação ao trimestre encerrado em outubro, o recuo foi de 0,4 ponto percentual.

Na comparação com o trimestre encerrado em dezembro, entretanto, quando a taxa foi de 11%, houve alta de 0,2 ponto percentual – o primeiro avanço desde o trimestre encerrado em março do ano passado. O IBGE, no entanto, só considera comparáveis os resultados de um mesmo trimestre e de 3 meses de intervalo.

O resultado ficou ligeiramente abaixo da mediana das projeções de 32 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de alta para 11,3%. As projeções colhidas iam de 10,8% a 11,9% para o período.

Tanto na comparação com o trimestre anterior, terminado em outubro, quanto com o mesmo trimestre do ano passado, houve queda da população desocupada. Eram 12,625 milhões em janeiro e 12,367 milhões em outubro. Agora, o número de desempregados foi estimado em 11,913 milh