FMO

14/10


2019

Huck quer dialogar com Dino

Único eventual candidato de centro à Presidência a focar em desigualdade social, sendo até enquadrado como “liberal progressista”, o empresário Luciano Huck quer se aproximar também de nomes da esquerda. Um deles é Flávio Dino (PCdoB-MA), governador do Maranhão, informa o Valor. Segundo o conselheiro político dele, Paulo Hartung, a ideia é levá-lo ao Rio, na Casa das Garças, para conversar com o apresentador de TV. Resta saber se o apresentador vai desprezar, ou ser desprezado, nomes do maior partido de esquerda, o PT.

Huck também faz o mesmo movimento em relações a políticos do chamado Centrão. No entanto, o entorno dele está atento aos oportunistas. “É ele se aproximando ou é o DEM e o PSDB que se aproximam dele?”, questionou Leandro Machado, co-fundador do Agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

Confira os últimos posts



20/11


2019

Empresários italianos conhecem oportunidades no NE

A Itália é um dos países de interesse do Nordeste para ampliação do fluxo de negócios. Os governadores da região participaram de evento com mais de 40 empresários italianos em Roma, hoje, quando apresentaram o potencial do Nordeste para investimentos em áreas como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas.

No evento, organizado pela Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), os empresários conversaram com os governadores em busca de informações mais detalhadas sobre os negócios e também para o esclarecimento de dúvidas.

A diretora de Relações Internacionais da Confindustria, Ana Elisa Bison, destacou a importância da união dos estados. “A ideia do consórcio é muito interessante porque consegue fazer, entre outras coisas, compras conjuntas e economizar. Juntos como um único território eles têm mais força para atrair mais investimentos estrangeiros”. A diretora revelou que a Confindustria está planejando uma missão ao Brasil para 2020.

“Demos um importante passo para a construção de parcerias com empresas italianas no Nordeste. Em Pernambuco, já contamos com a Fiat Chrysler Jeep instalada em nosso território, gerando emprego e renda. E, agora, vamos receber esses empresários em nossos Estados, para discutir novos investimentos", apontou Paulo Câmara. 

A viagem à Europa é uma articulação do Consórcio Nordeste para atração de investimentos, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). Na Europa, os governadores destacam a capacidade de consumo e de desenvolvimento da região, que é a segunda mais populosa do Brasil e a terceira maior em extensão territorial.

O consórcio busca investimentos europeus para promover melhoria da infraestrutura rodoviária, de transmissão elétrica e para conexão de internet no Nordeste.

Os gestores também negociam o emprego de tecnologia de ponta na segurança pública, além do fomento a rotas de turismo e a programas de sustentabilidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Ipojuca

20/11


2019

Kajuru permanece internado e sem previsão de alta

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) permanece internado no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, após passar mal no plenário do Senado Federal, ontem. O estado de saúde do parlamentar foi atualizado na manhã de hoje e, segundo a equipe médica, "não há previsão de alta".

"O paciente foi submetido a avaliação neurológica e segue estável, em observação clínica", diz trecho do boletim médico.

Após Kajuru passar mal, o Senado suspendeu, por alguns minutos, a sessão que debatia a proposta de emenda à Constituição conhecida como "PEC paralela" da Reforma da Previdência. Nas redes sociais do político, a assessoria informou que ele é diabético e teve uma convulsão.

Jorge Kajuru foi atendido ainda no plenário pelo serviço médico do Senado e teve que ser retirado do local de maca. A sessão foi retomada instantes após o atendimento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e Lima

20/11


2019

CCJ da Câmara dá aval para prisão após 2ª instância

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, relatório favorável a uma proposta que permite a execução da pena de prisão logo após a condenação do réu na segunda instância do Judiciário.

O texto foi aprovado por 50 votos a 12 e segue agora para uma comissão especial. Depois, ainda terá de ser discutido no plenário da Casa.

Há duas semanas, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu de forma contrária e vinculou o início do cumprimento da pena ao chamado trânsito em julgado (momento em que se esgotaram as possibilidades de recurso do réu).

Nesta quarta, a CCJ analisou um parecer complementar apresentado pela deputada Caroline de Toni (PSL-SC).

A relatora se manifestou favoravelmente a uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que modifica os artigos 102 e 105 da Constituição, acabando com o recurso extraordinário, apresentado ao STF, e o recurso especial, apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na prática, pela PEC, o réu só poderá recorrer até a segunda instância e, depois disso, o processo transitará em julgado. O processo até poderá seguir para o STF ou STJ, mas por meio de uma nova ação para questionar aspectos formais da sentença.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Sabem quem votou contra? Ganha um doce quem acertar. É inacreditável que o PT, PSOL, PC do B e PROS votaram contra. Tudo que é favorável ao povo, essa canalha de esquerda é contra.



20/11


2019

O poder emblemático das cinzas na arte de Vik Muniz

Por Antônio Campos

Nova York – Sempre tive um certo encanto pelo poder simbólico e emblemático das cinzas, por certas coisas que, antes eram testemunho de vida, apogeu, glória e beleza, e passando a ser vistas, com o decorrer impiedoso do tempo e das circunstâncias humanas, como ruínas. O belo supra substancial da beleza pode ser extraído, também, daquilo que virou cinzas, o nada do pensamento hebraico, o nada que tem sentido, como uma infinidade de sentidos e significados não meramente históricos como as cinzas. Lembre-se de que a fênix, quando volta, torna-se ainda mais bonita do que um dia já foi.

Vik Muniz, esse paulista de origem pernambucana, radicado nos EUA, assim como o foi outro esteta também genial, como ele, o paisagista Roberto Burle Marx, sabe, como talvez único de sua geração brasileira de grandes inventores de símbolos, tirar do nada, das cinzas, (esse parente próximo do niilismo), um proveito estético de imensa criatividade.

Inspirado nas cinzas que restaram da secular construção incendiada do Museu Nacional, do Rio de Janeiro, Vik criou uma obra de arte com belo efeito simbólico obtido, segundo uma distribuição perfeitamente adequada de partes, em relação ao seu projeto almejado. As cinzas foram a essência de sua obra de arte que está despertando grande interesse e curiosidade dos que frequentam galerias de arte nesta cidade. Esta foi a impressão que me causou, durante horas, a sua exposição numa famosa galeria de arte, que acabo de visitar, em Nova York. Desse artista plástico que tem como “vício” descobrir novas formas de expressão.

Para muitos, seria inimaginável tamanha ousadia extrair do Nada uma pluralidade de formas, de fluxos imagéticos, como as que tive o prazer de conferir nestes dias em Nova York. Da mesma forma que ele extraiu das nuvens de inverno nessa cidade uma série de surpreendentes fotos, sendo ele, também, um grande fotógrafo do cotidiano. Minimalismo que se tornou marca do seu trabalho é o que mais se sobressai nesta hora Vikiana, em que a coisa vira outra, cheia de surpresas, desafios, enigmas, elaborando uma ontologia da forma artística.

Não quero perder a oportunidade, nestes breves dias nova-iorquino, de conhecer um dos seus trabalhos mais recentes, os 37 mosaicos que decoram as paredes internas de um trecho do metrô em NY. Esta obra foi inaugurada em dezembro de 2016, durou aproximadamente três anos para ser concluída, e visa retratar os distintos tipos de pessoas que frequentam o metrô.

Vik Muniz, na essência, é um artista plástico que tem a coragem de dividir o que é aparentemente real, em compartimentos estanques, completamente incomensuráveis, ininteligíveis. Aquilo, julgo eu, que o espectador visitante não pode facilmente compreender, pois remete a realidades primariamente incompreensíveis, inabordáveis. Além da pintura, ele trabalha com a produção de esculturas e fotografias. Vik preenche igualmente seu tempo com pesquisas e trabalhos midiáticos a serviço do laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Em seu currículo constam exposições na Flórida, Miami, Montreal, Nova York, México, Canadá, Austrália, e no Rio de Janeiro. Diante de um Vik, é como estar diante de um Francisco Brennand ou de um João Câmara, é preciso estar preparado para tudo.

Não vejo a hora de um dia, que não esteja distante, de Vik Muniz, reconhecido internacionalmente e elogiado pela melhor crítica, voltar às suas origens pernambucanas do Recife, trazendo um pouco da sua arte de vanguarda, aberta, paradoxalmente enigmática e primordial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

20/11


2019

Armando recebe honraria indicada por André de Paula

Por indicação do deputado federal André de Paula, líder do PSD na Câmara, o ex-senador da República, Armando Monteiro, foi agraciado, hoje, com a Medalha do Mérito Legislativo, mais alta comenda conferida pela Casa. Ao todo, 40 personalidades e instituições receberam a honraria.

“Armando é um amigo muito querido e um homem público com longa folha de serviços prestados a Pernambuco e ao Brasil. Merece destaque que essa longa trajetória teve a marca da sua competência e do seu elevado espírito público, razão pela qual me senti honrado em fazer a indicação”, destacou André de Paula.

Armando Monteiro foi presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) por quatro mandatos consecutivos (1992-2004), e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), também por quatro mandatos (2002-2010). Ocupou, ainda, o cargo de presidente do Conselho Nacional Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas empresas (Sebrae). Foi eleito pelos pernambucanos, por três vezes, deputado federal (1998-2010) e senador da República para legislatura de 2011-2019, na chapa encabeçada pelo ex-governador Eduardo Campos. Também exerceu o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

20/11


2019

Prefeito de vertentes firma parceria com deputados

O prefeito da cidade das Vertentes, Dr. Romero Leal (PSDB), comemorou, durante participação ao programa Cidade em Foco, o lançamento do Programa "Escritura para Todos" em seu município, lamentou a atuação do Sindicato dos Professores na cidade e anunciou recursos conquistados junto ao deputado federal André Ferreira (PSC) e a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB).

O Programa "Escritura para Todos", é um projeto desenvolvido na cidade em parceria com a Fundação Apolônio Salles, através da Universidade Rural Federal de Pernambuco, e visa garantir a escritura popular de imóveis para a população de baixa renda. "Essa medida irá atingir Vertentes toda, sobretudo as pessoas que não possuem escrituras, inicialmente pela baixa-renda das pessoas. Todos terão as suas escrituras. Irão no Cartório, registrarão e ficará tranquilamente com a retaguarda jurídica comprovada e também com a escritura para algum empréstimo bancário junto as instituições financeiras", explicou o gestor.

Ainda na oportunidade, Romero destacou a parceria com o deputado federal André Ferreira e a deputada estadual Alessandra Vieira, que, de acordo com o mesmo, tem rendido frutos e investimentos para a cidade. De André Ferreira foram recentemente 1 milhão e meio de reais destinados para a infraestrutura e cerca de 500 mil reais para a saúde, já da deputada estadual Alessandra Vieira, foram cerca de 180 mil reais que também deverão ser destinados a infraestrutura da cidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

20/11


2019

MDB-PE se fortalece em Olinda

Na próxima sexta-feira, o presidente do MDB-PE, deputado federal Raul Henry, assinará a ficha de filiação do empresário Celso Muniz. O ato será realizado no Hotel Costeiro, em Olinda, a partir das 19h. Executivo do grupo Celso Muniz (CM), que administra o Shopping Patteo e o Shopping Boa Vista, Muniz chega com a missão de representar a sigla na disputa à Prefeitura de Olinda, em 2020.

Ele tem o apoio de um grupo de empresários do ramo da construção civil e do setor de serviços, além de vários profissionais liberais da cidade. “É uma satisfação receber em nossos quadros uma pessoa como Celso Muniz, que é exemplo de trabalho, de geração de emprego e de renda. Ele representa a renovação para Olinda”, prevê Raul Henry.

O pré-candidato diz que escolheu o MDB pela história do partido e por suas lideranças. “O MDB é um partido de referência nacional, de luta democrática. Eu me sinto extremamente confortável caminhando ao lado dos senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho, além do deputado federal Raul Henry. Vamos mudar a forma de fazer política em Olinda”, comentou Muniz.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Shopping Aragão

20/11


2019

Nova bomba causa pânico em Bolsonaro

Uma nova bomba está prestes a explodir no Brasil. De cada dez jornalistas e 10 advogados, todos são unânimes que o alvo é o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As informações são do Blog do Esmael.

O veterano jornalista Ricardo Noblat, da Veja, publicou em seu Twitter um enigmático “Tic, tac, tic, tac…” simulando relógio de uma bomba prestes a explodir a República.

O advogado Eduardo Goldenberg, do Rio, desde a última segunda-feira vem dando “spoleirs” sobre o escândalo que promete fazer tremer o Palácio do Planalto. Ele faz referências aos filhos do presidente Bolsonaro. “Qual dos três filhos de Jair Bolsonaro é o envolvido no escândalo que fará o Palácio do Planalto tremer?”, questiona o advogado.

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, do site The Intercpet, endossa o suspense ao postar a hashtag #TicTac na matéria em que o ministro Luiz Fux, do STF, atira ao mar o procurador Deltan Dallagnol.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Todos desesperados para voltar a receberem as vultuosas somas de dinheiro que o PT despejava na imprensa. Não adianta, o Brasil acordou e essa corja não voltará nunca mais ao poder.



20/11


2019

Armando diz que Geraldo não tem marca

Em entrevista ao Frente a Frente direto de Brasília, logo após ser homenageado com a medalha do Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) voltou a bater duro na gestão do prefeito do Recife, Geraldo Júlio. Disse que Recife voltou a ser campeã em desemprego, segundo o IBGE, por má gestão. Para Armando, o Governo de Geraldo não tem marca. "É um Governo opaco", afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/11


2019

Prefeitura de Ipubi dá início à restauração de casarões

A Prefeitura de Ipubi, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, deu início, esta semana, ao processo de restauração do patrimônio arquitetônico de Serra Branca, distrito centenário da cidade. As faixadas dos casarões e prédios antigos receberão reparos e pintura que remetem ao período Imperial.

O anúncio das obras foi feito pelo prefeito Chico Siqueira através das redes sociais. Em uma publicação ontem, o chefe do Executivo Municipal explicou: “A novidade visa manter viva a identidade para que as gerações futuras também possam conhecer e admirar as belezas deste maravilhoso lugar”, escreveu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/11


2019

Municípios terão R$ 5 bilhões em dezembro

EXCLUSIVO

Em almoço, há pouco, com senadores e deputados integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo, que tem o deputado pernambucano Silvio Costa Filho (PRB) como presidente, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, deu uma boa notícia para Estados e Municípios: a parte do leilão da sessão onerosa do pré-sal, cerca de R$ 5 bilhões, será liberada no dia 27 de dezembro.

Segundo ele, as cotas que cabem aos Estados e Municípios, depositada no dia 27, estarão disponíveis no dia 30 de dezembro. "O Governo já nos garantiu a liberação e trago aqui essa boa notícia, disse Aroldi.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/11


2019

Superintendência da Caixa será instalada em Petrolina

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) anunciou a inauguração da Superintendência Regional da Caixa Econômica, na próxima sexta-feira, em Petrolina. O evento contará com a presença do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

De acordo com Fernando Bezerra, a instalação da Superintendência em Petrolina vai aproximar os serviços da Caixa nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade de 57 municípios do sertão de Pernambuco. FBC anunciou ainda que a Caixa vai começar a atuar no crédito agrícola na região do Vale do São Francisco, o que vai impulsionar ainda mais a fruticultura, gerando emprego e renda para o povo do sertão. Veja o vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/11


2019

Ciro só conversa com Lula se tiver testemunha

Apesar de considerar Lula como o “maior líder popular do Brasil”, o pedetista Ciro Gomes afirma que “agora ele está fazendo mal ao País, porque só pensa no seu projeto particular de poder”.

Em entrevista à Coluna Direto da Fonte, do Estadão, o ex-ministro reafirmou que só fala com Lula se for procurado pelo petista. Mas que a conversa precisa de testemunha, pois já perdeu a confiança naquilo que Lula fala. Se o ex-presidente ligasse agora para Ciro, a resposta é contundente. “Evidente que atendo. Se ele ligar, atendo.”

E faz suas ressalvas. “Mas a conversa terá de ser com testemunha, porque perdi a confiança nele. E só converso se for sobre o futuro do Brasil. O que Lula diz de manhã não serve de tarde. Ele é uma pessoa querida pelo povo, o mesmo povo que eu amo também, que é o povo mais pobre, mas ele tem uma falta de pudor inaceitável. Lula não faz autocrítica, fala como se quem tivesse feito o que fez fosse um alienígena. Ele parece um ombudsman do Brasil. O compromisso de Lula com o Brasil, morreu. Ele só pensa nele e no projeto de poder do PT”, afirmou Ciro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Nem com testemunha um homem de bem conversa com bandido.



20/11


2019

Avante vai disputar a Prefeitura de Iguaracy

O partido Avante, comandado em Pernambuco por Waldemar Oliveira, segue firme o ritmo de trabalho, visando o seu fortalecimento nas eleições de 2020. O mais novo integrante da sigla no estado é Bibi Alves, pré-candidato à Prefeitura de Iguaracy.

Além do presidente estadual, acompanharam o ato de filiação de Bibi, o deputado federal Sebastião Oliveira, o deputado estadual  Henrique Queiroz Filho, além do ex-deputado estadual Henrique Queiroz.

“Bibi Alves está alinhado com o modelo de política que o Avante pretende implantar em Pernambuco. Ele terá todo o nosso apoio para consolidar sua candidatura e chegar à Prefeitura”, ressaltou Waldemar Oliveira, que é suplente de senador.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/11


2019

Intolerância religiosa no Festival Lula-Livre

Por Nayara Sousa*

O festival Lula-Livre, corrido no último domingo, movimentou o estado em diferentes aspectos. Entre eles, um fato ganhou bastante repercussão, inclusive na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em meio as falas calorosas do evento, a da líder religiosa Beth Oxum, que é mãe de santo, promoveu bastante indignação entre outros segmentos religiosos. Beth utilizou termos pejorativos contra pastores e de uma forma geral mandou os mesmo “se fod...” assim como declamou que está na hora do “pau cantar”.

Com uma fala infeliz, a líder demonstrou um pleno descontrole e intolerância religiosa. Além de aproveitar o espaço para também com termos pejorativos, ofender o presidente da república. Indiferente de aprovação ou não da gestão atual do presidente, o respeito a toda e qualquer pessoa, deverá ser sempre primazia.

O pronunciamento motivou posicionamentos entre os deputados estaduais. O deputado Joel da Harpa (PP) apresentou à Casa Legislativa Voto de Protesto contra o discurso da líder religiosa, além de pedir uma retratação pública. Já a deputada Clarissa Tércio destacou: “Eu, como cristã, filha e esposa de pastores, me senti muito ofendida com as palavras dessa senhora”. Doriel Barros, presidente do PT em Pernambuco informou que o partido não compartilha de nenhum tipo de ataque, destacando que se houve uma fala assim, foi um erro.

O pastor Jairinho  protocolou uma ação no Ministério Público Federal, ontem, contra a Mãe de Santo Beth de Oxum. Segundo ele, as palavras dirigidas no Festival Lula-Livre pela líder “incitaram a intolerância religiosa”.

Em tempos onde a convivência social tem sido um desafio, e rotineiramente se fala em combater todo tipo de intolerância, inclusive a religiosa, a líder contribuiu em sua fala para propagação do ódio e segregação entre as pessoas. Precisamos lembrar que intolerância religiosa não é apenas quando um cristão ofende outro seguimento religioso.

Intolerância religiosa é caracterizada quando qualquer pessoa é incapaz de respeitar e reconhecer as diferenças de crenças de terceiros. Uma retratação pública diante dos fatos seria o mínimo esperado de uma pessoa que se coloca como líder religioso (seja qual for a religião).

Mais empatia, por favor! O mundo já tem ódio demais.

*Enfermeira, pedagoga e professora universitária


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Não é de se espantar. São pessoas dessa qualidade que defendem o bandidão.