O Jornal do Poder

19/09


2019

A terrível fama de Boa Viagem

Benito Gama foi deputado federal por quatro legislaturas pelo DEM da Bahia. O conheci líder do DEM na Câmara, posição que se revelou um dos mais qualificados e hábeis articuladores do Congresso.

Gama criou uma relação excelente com a Imprensa, uma boa fonte, sempre bem informado. Fez a migração partidária do DEM para o PTB, partido que presidiu em nível nacional. Hoje sem mandato, assessora o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. 

Ontem, no Piantas, point da fauna política da corte, Gama me contou um episódio passado no Recife no segundo mandato de Eduardo Campos que ficou na sua memória. 

Participava ele de uma reunião com o então governador tentando impressionar o presidente do Banco Mundial, que havia ido a Pernambuco pela primeira vez e se mostrava disposto a investir mais no Estado.

Em determinado momento, Eduardo, que tinha enorme poder de sedução e persuasão, convidou o ilustre e poderoso visitante americano a tomar um banho de mar na praia de Boa Viagem.

Mas a praia já tinha uma péssima fama nos EUA. E a resposta do presidente do Bird, bem humorada, provocou uma gargalhada geral entre os convidados presentes.

"Mergulhar numa praia, governador, com placas de canto a canto advertindo que um tubarão pode nos comer, Deus me livre".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

Confira os últimos posts



27/09


2020

Flagrante de maus-tratos a animal na carreata de Wellington

O candidato a prefeito de Arcoverde Wellington Maciel (MDB) promoveu uma carreata, hoje, no primeiro dia de campanha. No ato político, houve flagrante de maus-tratos a um animal, há pouco: em uma carroça, um burro carregava várias pessoas, que pulavam em cima do bicho, de acordo com uma fonte em reserva (confira a foto).

Um vídeo atribuído à carreata do candidato também mostra diversas crianças sendo transportadas sem os devidos cuidados, mais cedo. Wellington Maciel é o postulante apoiado pela prefeita Madalena Britto (PSB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

27/09


2020

Em Vitória, Paulo Roberto vai à Justiça contra fake news

A Polícia cumpriu, hoje, um mandado de busca e apreensão em Vitória de Santo Antão, Mata Sul de Pernambuco, para obter provas numa ação judicial movida pelo Ministério Público Estadual, após denúncia do candidato a prefeito Paulo Roberto (foto), do MDB, que alega ter sido atacado por postagens ofensivas.

De acordo com a certidão emitida pela oficiala de Justiça Miriam Ferreira, anexada aos autos do processo, “foi procedida a apreensão do celular que estava em posse de Elysson Pimentel", conhecido como "Acerola”. O mandado foi solicitado pela promotora eleitoral Manuela Xavier Capistrano Lins e cumprido às 8h10 de hoje. A medida faz parte de um processo de calúnia, difamação e injúria na propaganda eleitoral. 

Segundo o advogado Oswaldo Gouveia, Elysson Pimentel “é suspeito da prática de crimes conta a honra, com o objetivo de denegrir a candidatura de Paulo Roberto ao cargo de prefeito deste município” ao divulgar, via aplicativo de mensagens WhatsApp, "um vídeo com informações mentirosas a fim de manchar a imagem do candidato de oposição".

“A ação de hoje demonstra que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral estão atentos e combativos às ações de propagação de desinformação e fake News. Esperamos que sirva de exemplo e seja uma ação pedagógica que faça com que outras pessoas pensem duas vezes antes de contribuir com a desinformação”, afirmou o candidato a prefeito Paulo Roberto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Odacy quer construir hospital na zona rural de Petrolina

A coligação "Petrolina com o povo para fazer melhor" iniciou a campanha oficialmente hoje. Os candidatos a prefeito, Odacy Amorim (PT), e a vice, Vinícius de Santana (PCdoB), visitaram comunidades nas periferias rurais e urbanas da cidade. Durante as reuniões, Odacy divulgou alguns projetos que constam no programa de governo. Um deles é a construção de um hospital de barreira na zona rural do município.

"Assim como fizemos o hospital de barreira no bairro José e Maria, que fazia o atendimento básico e a triagem de pacientes na periferia, vamos fazer o mesmo em um dos núcleos irrigados. Não é justo que Petrolina continue sem nenhum hospital municipal e vamos mudar isso", assegurou Odacy.

Outra promessa é a construção de dois estádios na zona rural para incentivar a prática de esportes. "Queremos estimular a realização de campeonatos na cidade, a prática de vários esportes e também dar visibilidade aos talentos escondidos que temos. Isso é dar oportunidade, deixar que os jovens sonhem. O nosso projeto popular e coletivo enxerga as potencialidades econômicas e sociais dessas periferias, historicamente negligenciadas. Seguimos juntos na luta", prosseguiu o petista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Ângelo Ferreira inicia luta pela reeleição

Candidato à reeleição pela Frente Popular de Sertânia, o prefeito Ângelo Ferreira (PSB) deu o pontapé na sua campanha com uma visita ao povoado de Waldemar Siqueira e à Vila Rio da Barra, acompanhado do vice-prefeito Toinho Almeida. Na manhã de hoje, o socialista visitou as localidades e dialogou com a população do local. Na ocasião, Ângelo fez um breve pronunciamento sobre sua trajetória como prefeito e reafirmou a disposição em continuar com as ações vivenciadas na cidade.  

“Em qualquer lugar de Sertânia tem trabalho da Prefeitura. Nas vilas, povoados, sítios e sede. São obras, serviços e ações que transformaram a vida da população e por isso vamos continuar trabalhando, pelo que a gente fez e pelo que podemos fazer. Queremos que Sertânia continue avançando para o progresso. Esse é seguramente o melhor caminho porque é o que vai garantir qualidade de vida para o povo da nossa terra. Com a força da população do nosso município, iremos fazer um mandato melhor e mais produtivo. A vitória será do povo”, afirmou. Acompanharam a agenda os vereadores e candidatos à Câmara Municipal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Mendonça abre campanha em áreas carentes do Recife

A largada oficial da campanha eleitoral do candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) foi dada, hoje, de forma intensa. Ao lado da vice, a correligionária Priscila Krause, visitou uma comunidades na periferia recifense, reuniu-se com jovens e participou do adesivaço de veículos que foi promovido no comitê central da coligação "Recife Acima de Tudo", formada por DEM, PSDB, PTB e PL. 

Pela manhã, Mendonça e Priscila foram ao Sítio Santa Francisca, também conhecido como Sítio do Forró, uma pequena comunidade que reúne cerca de duas mil famílias e está localizada entre o Aeroporto do Recife e a entrada do Ibura de Baixo. No local, os dois ouviram dos moradores queixas, como falta de saneamento básico, pavimentação e creche, além da regularização de moradias e a ausência de atendimento assistencial de saúde.   

Mendonça Filho falou aos moradores sobre os projetos em setores distintos que pretende implantar na sua gestão. “As comunidades carentes do Recife não podem mais ser negligenciadas e necessitam de atenção especial. Um dos nossos projetos vai cuidar da regularização de áreas como esta, para que o cidadão possa ter sua propriedade escriturada e buscar melhorias”, explicou. Priscila Krause seguiu a linha de Mendonça e reforçou que não há mais espaço para descaso. “É preciso trazer a Prefeitura para dentro das comunidades, conhecer essa dura realidade de perto e oferecer uma vida com dignidade a essas pessoas”, pontuou.

Madalena Silva, conhecida por Dona Nena e que é líder comunitária, mora na comunidade há mais de 30 anos e disse que o local sempre foi esquecido pelo poder público. Como sua residência está construída entre duas ruas estratégicas da localidade, muitos moradores utilizam a própria casa da moradora como via de passagem. Ela também explicou que a falta de saneamento e pavimentação são agravados em períodos de chuva. “Construímos parte de umas galerias de esgoto pagando do nosso bolso. Teve gente que desembolsou até R$ 1.200 para colaborar e reduzir os problemas causados pelo esgoto a céu aberto, como doenças. São muitos problemas”, disse. 

Mendonça e Priscila também escutaram que há muitas casas sem regularização dos terrenos, uma vez que a área física da comunidade está envolvida em questões judiciais entre a Prefeitura e a Aeronáutica, por conta de uma obra de expansão da pista do Aeroporto. Os moradores também relataram que a falta de um posto de saúde faz com que muitos tenham que se deslocar até outras unidades do Ibura, como a Policlínica, e de bairros vizinhos para poderem receber atendimento médico assistencial. As famílias também não têm à disposição uma creche destinada às crianças para que os pais possam trabalhar. 

À tarde, Mendonça e Priscila participaram de uma reunião com jovens no bairro da Bomba do Hemetério, também na Zona Norte. Depois de serem apresentados pela liderança comunitária local, os candidatos contaram um pouco de suas trajetórias na vida pública, destacaram projetos destinados à juventude, como o de combate às drogas e melhoria dos índices de educação no Recife, e ressaltaram a importância dessa parcela da população na hora do voto, tendo em vista que muitos irão votar pela primeira vez. O encontro também respeitou as normas exigidas de combate à pandemia do novo coronavírus, com uso de máscaras e álcool em gel.

Adesivaço – Por volta do meio dia, os democratas seguiram para o bairro da Torre, na Zona Norte, e participaram de um adesivaço de carros, no comitê da aliança. No local, eles conversaram com eleitores e correligionários, gravaram mensagens de apoio à campanha eleitoral e convocaram a população do Recife para conhecer as propostas da coligação "Recife Acima de Tudo" . O movimento foi intenso com muitos veículos participando da iniciativa. O evento seguiu as regras sanitárias de combate à Covid-19, como o uso de máscaras e álcool em gel.  


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Zeca lidera grande carreata em Arcoverde

O candidato do PTB à Prefeitura de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, foi às ruas no primeiro dia de campanha e liderou uma grande carreata na cidade. "Foi um dia histórico, no qual fizemos a maior carreata que a nossa cidade já viveu. Foram mais de 1000 carros, 350 motos e a participação marcante do povo, das famílias, das pessoas em frente às suas casas, reunidas nos postos de gasolina. Muito lindo!", celebra o petebista.

Durante o ato, Zeca esteve acompanhado do vice, Eduíno Filho, e declarou que vai apostar em uma "campanha limpa, de propostas e projetos. Com experiência e disposição para o trabalho, vamos resgatar nossa cidade".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Blog também acerta em Belo Jardim

O Blog antecipou no domingo passado (20) que o ex-prefeito e ex-deputado Francisco Cintra Galvão apoiaria a candidata do PSB à Prefeitura de Belo Jardim, Isabelle Mendonça. Na ocasião, revelamos que Cintra gravou um vídeo pedindo voto para a postulante socialista.

Hoje, primeiro dia de campanha, Isabelle publicou em suas redes sociais o vídeo em que Cintra Galvão declara apoio a sua candidatura. O ex-gestor também diz que se arrepende de ter ajudado a eleger o atual prefeito, Hélio dos Terrenos (PTB).

Com a definição de Cintra, o grupo político do ex-prefeito João Mendonça, que é casado com Isabelle, levou a melhor na "quebra de braço" com Mendonça Filho (DEM). Assista!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Dr. Edivaldo dá a partida na campanha em Rio Formoso

Em Rio Formoso, na Mata Sul pernambucana, o ex-prefeito Doutor Edivaldo (PTB) se lança nestas eleições como o principal nome de oposição à atual gestora, Isabel Hacker (PSB). O médico de 64 anos tem Alcione Alves (MDB) ocupando a vice. Hoje, o prefeiturável petebista promoveu uma reunião com apoiadores.

Nesta missão de retornar à administração municipal, conta com o apoio de diversas lideranças no Estado, como o presidente estadual do MDB, o deputado federal Raul Henry; o ex-senador Armando Monteiro Neto, que foi responsável por acolher sua ficha de filiação ao PTB; e o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB).

Edivaldo Cassimiro Lins, o Dr. Edivaldo, conseguiu formar aliança com MDB e PCdoB, além do PTB, que integram a coligação "Pelo bem de Rio Formoso".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Jorge Alexandre inicia campanha com adesivaço

O ex-prefeito Jorge Alexandre (SD) deu a largada, hoje, a sua tentativa de voltar à Prefeitura de Camaragibe. O pontapé aconteceu com adesivaço, pela manhã, em seu comitê, na Avenida Bemino Correia, nº 413, no bairro Novo do Carmelo. 

Jorge Alexandre estava presente no ato e demonstrou otimismo. “Hoje iniciaremos a trajetória da vitória por uma Camaragibe melhor. Será uma campanha de esperança e com muita vontade de ajudar à população camaragibense. Vamos lutar para Camaragibe voltar a sorrir”, declarou.

Sua vice, Verônica Santana, também participou da ação. “Estamos aqui iniciando uma trajetória de perseverança e de muita vontade de fazer a diferença em Camaragibe. O adesivaço será o início da trajetória da vitória”, enfatizou.

Jorge Alexandre governou Camaragibe de 2013 a 2016. Nas eleições de 2020, segue trabalhando para formar novas alianças: além do Solidariedade, ele já conta com o apoio do PSDB, PMB, DEM, e Patriota.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

"Recifense quer cidade que cuide de todos", diz Marília

O primeiro dia de campanha da candidata à prefeita do Recife Marília Arraes (PT) foi intenso, com a postulante utilizando diversos meios de transporte: bicicleta, carro e barco. Pela manhã, a prefeiturável participou de uma bicicleata no Recife Antigo. Mais adiante, liderou uma carreata que tomou as Avenidas Domingos Ferreira e Boa Viagem, com destino a Brasília Teimosa.

Marília encerrou sua agenda de hoje com um passeio de barco pelas águas do Rio Capibaribe. “Foi um dia que vai ficar na memória do Recife porque mostrou a esperança dos recifenses em dias melhores, em mostrar o valor que a nossa cidade tem. O recifense quer uma cidade inteligente, que cuide de todos”, afirmou a petista.

Marília cumpriu a agenda ao lado do vice de chapa, João Arnaldo (PSOL). “Esse foi só o primeiro dia. De hoje até a data da eleição, todo dia o Recife receberá um abraço novo, com propostas que já estamos debatendo desde o começo do ano com a população, com coragem pra mudar o que precisa mudar, com o Recife no coração”, continuou a candidata.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Feitosa começa com carreata em Dois Unidos

No primeiro dia oficial de campanha, o candidato a prefeito do Recife Alberto Feitosa (PSC) e seu vice, pastor Wellington Carneiro (Patriota), participaram de carreata no bairro de Dois Unidos, organizada por um candidato a vereador na manhã de hoje. A dupla passou pelas Avenidas Hidelbrando Vasconcelos, Beberibe e Cajueiro.

"Estou muito feliz em receber tanto carinho no pontapé inicial da nossa campanha. Os recifenses desejam mudanças. Vamos juntos por um Recife Verde Amarelo, que respeite os seus cidadãos", declarou Alberto Feitosa.

Durante o ato, o voluntário Elvis Ceron exaltou a candidatura de Alberto Feitosa. "Eu tenho esperança, estamos em luta a favor da família. Vai dar tudo certo e o Recife vai caminhar para a frente. Confio no Coronel e vou fazer de tudo pra que ele vença", comentou.

Em seguida, o prefeiturável do PSC e o colega de chapa participaram da inauguração do comitê de campanha, além de adesivaço do vereador Fred Ferreira, seu correligionário. O evento contou com a presença do presidente estadual da legenda, o deputado federal André Ferreira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Lupércio abre campanha falando para jovens e mulheres

A campanha à reeleição do prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), começou com um adesivaço com a juventude hoje. Em Peixinhos e em Rio Doce, mantendo todos os protocolos contra o coronavírus, carros fizeram fila para estampar o nome e o número do atual gestor e do vice, Márcio Botelho, também do Solidariedade.

Lupércio explica que a escolha dos dois bairros para iniciar a corrida eleitoral tem um simbolismo porque ele cresceu em Peixinhos e construiu boa parte de sua trajetória em Rio Doce. O prefeito direcionou sua fala aos jovens. "Iniciar a nossa campanha com vocês é inspirador. A juventude tem esse dom de trazer alegria e leveza. É que vocês têm uma vida inteira pela frente, cheia de possibilidades. Mas é muito importante que vocês não desperdicem isso", afirmou.

O prefeito-candidato de Olinda ressalta que sua administração promoveu cursos de qualificação para mais de cinco mil jovens até o momento. “Tudo isso para facilitar e acelerar a entrada no mercado de trabalho”, destacou. Professor Lupércio também falou sobre a Vila Olímpica, que fica em Rio Doce. “Em 2017, quando assumi, a Vila Olímpica estava totalmente abandonada. Hoje, é outra. Recuperamos toda a estrutura e oferecemos para os jovens olindenses várias modalidades esportivas. Investimos também em robótica nas escolas e nos jogos escolares", pontuou.

MULHER – Lupércio também direcionou seu discurso para as mulheres ao declarar que o fomento de políticas que as beneficiem tem sido uma prioridade. Em Rio Doce, ao lado do vice Márcio Botelho, chegou a encontrar um grupo de mulheres. “Vocês, mulheres, são o início de tudo: de uma boa educação, de uma família estruturada, de um ser humano íntegro”, realçou.

O prefeito atesta que Olinda conta com 14 mulheres em postos de comando, entre secretária e executivas. Ao todo, a administração municipal tem 12 secretarias. Também afirma que “colocou para funcionar nas 24 horas e reforçou o trabalho realizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, o CEAM”.

“O espaço atua com ações de prevenção, enfrentamento e implementação de políticas públicas para atender às demandas das mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, a cidade conta hoje com a Patrulha Maria da Penha, feita pela Guarda Municipal”, prossegue. Presente ao encontro, a pedagoga Camila Assis, 39 anos, afirmou que as políticas públicas para as mulheres em Olinda não podem regredir.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Francisco larga com visitas e adesivaço em Paulista

O candidato a prefeito do Paulista pelo PSB, Francisco Padilha, deu a largada oficial na campanha, hoje, participando de uma agenda bem intensa, com inaugurações do próprio comitê e de aliados na eleição proporcional, reuniões com lideranças e um adesivaço em mais de 200 carros. A primeira agenda do prefeiturável começou bem cedo em Paratibe, na inauguração do comitê de um candidato a vereador da "Frente Paulista com nossa cara".

Em seguida, visitou o Mercado Público, onde conversou com frequentadores do centro comercial. “Começamos muito bem nosso primeiro dia. A animação do povo nos cumprimentando nas ruas, com carinho, tirando fotos, conversando, me deixou muito feliz. Isso só mostra que estamos no caminho certo e é assim que vamos tocar toda a nossa campanha, mostrando as propostas do nosso plano de governo que construímos ouvindo a população. Não vamos perder tempo falando mal de ninguém", declarou Padilha.

Enquanto isto, o vice da chapa, Robertinho Couto, coordenava outro adesivaço no comitê da Orla do Janga. “Nós vamos a partir de agora mostrar o sentimento da cidade através do resultado de nossa pré-campanha, na qual escutamos as pessoas e construímos nosso Plano de Governo. Agora vamos pedir à população uma oportunidade para colocar em prática tudo que a gente ouviu e que a gente está se propondo a fazer. A partir de hoje a gente entra na contagem regressiva para levar Paulista para um lugar ainda melhor”, disse Couto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Carlos Andrade inicia campanha no Ibura

O candidato do PSL à Prefeitura do Recife, Carlos Andrade Lima, começou a campanha com uma carreata e uma caminhada, na manhã de hoje, no do Ibura, Zona Sul da cidade. Acompanhado da candidata a vice-prefeita, Rosaly Almeida, ele percorreu as principais vias do bairro.

O postulante justifica que o Ibura foi escolhido para ser o pontapé inicial de sua campanha por ser o maior colégio eleitoral da capital pernambucana. Durante a carreata, Carlos Andrade Lima parou para conversar com a população e apresentou suas propostas.

No final da tarde, ele irá ao Park 17, seu comitê de campanha, para um adesivaço nos carros. A estrutura está localizada na Avenida Boa Viagem, número 97, no Pina.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Igarassu celebra aniversário hoje com cautela

Igarassu completa 485 anos hoje. Com uma população estimada de 118.370 pessoas, segundo dados do IBGE, o município integra a Região Metropolitana do Recife. A pandemia alterou a rotina dos devotos dos Santos Cosme e Damião, padroeiros da cidade.

Este ano não acontecerá o desfile cívico nem a tradicional programação de shows, que celebram a data. Em contrapartida, estão confirmadas as celebrações religiosas e ações da Prefeitura, que anunciou a requalificação do monumento da entrada de Igarassu, entre outras obras.

O ponto alto das comemorações católicas acontece justamente hoje. A celebração será realizada com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de evitar aglomerações no Sítio Histórico. Por causa do novo coronavírus, os fiéis estão sendo orientados a pagar promessas sem contato físico, bem como na distribuição de doces.

Para participar presencialmente das Santas Missas, foi necessário fazer uma pré-inscrição na Secretaria Paroquial, com a opção de ligar. Os devotos que, devido ao isolamento social, não puderem participar das celebrações presencialmente, poderão acompanhá-las remotamente, uma vez que todas serão transmitidas pelo canal do YouTube da Paróquia.

O pároco Josivan Bezerra lembra que a igreja está fazendo o controle de pessoas que participarão das missas. "Somente 85 pessoas podem participar das missas dentro da igreja dos Santos Cosme e Damião", explicou. A capacidade da nave é de 300 pessoas, mas por causa da pandemia, o número de pessoas dentro foi reduzido. Outra novidade é que o andor da procissão ficará na igreja do convento, ao lado da matriz.

O código de direito canônico possibilita a mudança das promessas em uma situação difícil e especial. "Se a pessoa, por algum impedimento, não pode realizar sua promessa como de costume, poderá trocá-la excepcionalmente esse ano para que seja cumprida da forma mais segura possível", explicou o religioso.

O prefeito Mário Ricardo ressalta que, neste momento, o mais importante é manter os cuidados para impedir o contágio da Covid-19: “É preciso continuar o trabalho, cuidando de nossa gente, mas evitando aglomerações e combatendo a disseminação do novo coronavírus."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


27/09


2020

Patrícia promete habitacional na Caranguejo Tabaiares

A delegada Patrícia Domingos, candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, cumpriu sua primeira agenda de campanha, hoje, com uma caminhada na comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, Zona Oeste. O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania), que é seu coordenador da campanha, acompanhou a candidata. Ela se comprometeu a dar soluções para os problemas de habitação e saneamento na localidade.

Patrícia ouviu as reinvindicações de moradores da comunidade, que existe há mais de 80 anos na área. Para a candidata, o canal que passa no meio da Caranguejo Tabaiares repete os sinais do descaso com os lugares mais carentes do Recife. Na maré onde o canal deságua, as casas de madeira são construídas dentro do lamaçal.

A candidata justifica a escolha por iniciar a campanha na comunidade. "Escolhi começar a campanha num dos lugares mais esquecidos do Recife. Os nossos adversários votaram contra o marco do saneamento porque das casas deles não conseguem ver isso aqui", disse Patrícia.

Patrícia Domingos também prometeu a construção de um conjunto habitacional na área, se eleita. "Em 20 anos de gestão, esses lugares permanecem ignorados. Mas isso vai mudar. Junto com o povo nós teremos o prazer de inaugurar um habitacional dentro da comunidade Caranguejo Tabaiares. A mudança que a gente quer começa agora", vaticinou.

Os próprios moradores aterram os locais e fazem as fundações de suas residências em cima da maré. Cachorros, galinhas e animais domesticados convivem nas vias com a sujeira e animais silvestres do manguezal. "Quando chove, a água entra nas casas na beira do canal. E mesmo com essa sujeira toda, as crianças pulam aí, nadam. Tem jacaré também sempre. De vez em quando aparece um", disse Welington Fernando, que mora na Caranguejo há 28 anos. Além do saneamento, a questão da moradia é um problema histórico da região.

Nas ruas mais estreitas da comunidade, alguns barracos de madeira se misturam entre pequenas residências de alvenaria. O cenário de pobreza convive lado a lado com edifícios de alto padrão do bairro de classe média da Ilha do Retiro. Fabiano Barros, 44 anos, desempregado, mora na Caranguejo Tabaiares desde que nasceu. "Há um terreno particular na frente do canal que, em 20 anos, já teve duas invasões de moradores. Ninguém usa a área e o povo foi lá e fez as suas casas. Foram retirados por um monte de segurança armado. Um lugar desse tamanho sem uso e as pessoas sem moradia", lamentou.

"Maria Luzinete, conhecida como Neta, era uma liderança da comunidade e morreu há mais de 10 anos de leptospirose de tanto limpar uma fossa aberta que existe aqui", contou Nadeje Santos, 40 anos, nascida e criada na comunidade. A morte de Neta é sentida até hoje na Caranguejo Tabaiares.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Cuidado com os candidatos comprometidos com Mensalão, Petrolão, Covidão, Dolar na Cueca, Respiradores para Porcos, Triplex, Sítios, Comunismo e Ladroagem.

Fernandes

O jogo começa hoje. Cuidado com os falsos profetas.

Fernandes

A cidadã ai tá tão boazinha, tudo por causa eleição.