Ipojuca

14/11


2017

Globo pagou propina por direitos a jogos, diz argentino

A TV Globo foi acusada nesta terça-feira, 14, de pagar propina na compra de direitos de transmissão de jogos internacionais.

Em depoimento à Justiça dos Estados Unidos, o empresário argentino Alejandro Burzaco, ex-presidente da empresa Torneos, disse que além da Globo, a Fox Sports, Televisa, Media Pro, e empresa Traffic, do brasileiro J. Hawilla, sócio da globo, também pagaram propina por direitos de transmissão de jogos.

Ele foi ouvido como uma das testemunhas da acusação no julgamento de José Maria Marin, ex-presidente da CBF acusado de extorsão, fraude financeira e lavagem de dinheiro durante negociações de contratos com a Fifa.

Buzarco também é réu na investigação conduzida pela Justiça americana. Ex-diretor da Torneos y Competencias, empresa de marketing esportivo com sede em Buenos Aires, ele fechou um acordo de delação premiada com os promotores do caso e ainda aguarda a sua sentença.

No tribunal do Brooklyn, diante dos jurados, Buzarco apontou para Marin, além de dois outros réus na corte, o paraguaio Juan Ángel Napout e o peruano Manuel Burga, afirmando que havia entregado dinheiro ilícito aos três.

Em nota, a Globo engou estar envolvida em corrupção e promete transparência em seus atos. Leia a nota abaixo:

” Sobre depoimento ocorrido em Nova York, no julgamento do caso Fifa pela Justiça dos Estados Unidos, o Grupo Globo afirma veementemente que não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina. Esclarece que após mais de dois anos de investigação não é parte nos processos que correm na justiça americana. Em suas amplas investigações internas, apurou que jamais realizou pagamentos que não os previstos nos contratos. Por outro lado, o Grupo Globo se colocará plenamente à disposição das autoridades americanas para que tudo seja esclarecido. Para a Globo, isso é uma questão de honra. Não seria diferente, mas é fundamental garantir aos leitores, ouvintes e espectadores do Grupo Globo de que o noticiário a respeito será divulgado com a transparência que o jornalismo exige.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

Onde andam o Josias e todo o jornalismo da Globo para julgar e condenar a emissora como eles fazem com os políticos e todos que não gostam? A Globo e os que a fazem são uns canalhas. Foi Roberto Marinho e D. Lili partir que a emissora se tornou um lixo.


Gravatá

Confira os últimos posts

22/06


2018

Fachin descarta citação a Temer encontrada pela PF

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal descartou uma citação ao presidente Michel temer encontrada pela Polícia Federal em abril.

Um papel em que citava valores, entre os quais “Temer 300 300” foi encontrado no gabinete do senador Ciro Nogueira do PP, em abril.

Fachin ressaltou que, caso surjam novas provas, nada impede de a investigação ser retomada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

ArcoVerde

22/06


2018

Temer se reúne com Aécio e Maia fora da agenda

Em um momento em que as atenções se voltam para a Copa do Mundo, o presidente Michel Temer se reuniu, ontem de madrugada, na residência oficial, com o senador Aécio Neves e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Detalhe: a reunião não constava na agenda oficial do presidente. O registro (foto) foi feito pelo repórter Igo estrela do Metrópoles.  


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de camaragibe

22/06


2018

Justiça aceita delação de Palocci

O acordo de delação do ex-ministro Antonio Palocci foi homologado, hoje, pelo desembargador João Pedro Gebran Neto doTribunal Regional Federal da 4ª Região, informa a jornalista Mônica Bérgamo

Em abril, Palocci assinou com a Polícia Federal de Curitiba e, desde então, ele aguardava a homologação da Justiça para validar o acordo.

O ex-ministro está preso na capital paranaense desde 2016. Nesta delação, Palocci compromete ainda mais a situação de Lula e, sobretudo, da ex-presidente Dilma Rousseff.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/06


2018

Lula quer Haddad como testemunha no caso Atibaia

Cotado como possível “plano B” do PT à candidatura presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde abril, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi incumbido por Lula de uma tarefa mais amena do que representar e defendê-lo em uma campanha eleitoral: testemunhar a seu favor na Operação Lava Jato.

A defesa do ex-presidente pediu ao juiz federal Sergio Moro, ontem, que Haddad substitua o ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro entre suas testemunhas de defesa no caso do sítio de Atibaia (SP), no qual é acusado de receber 1 milhão de reais em propina das empreiteiras Odebrecht, OAS e Schahin por meio de reformas e obras de benfeitoria na propriedade.

Outro petista cogitado como presidenciável, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, que tinha sido arrolado como testemunha de Lula, não precisará mais falar a Moro. No mesmo documento em que pede a troca de Tarso Genro por Fernando Haddad, o ex-presidente informou ao magistrado que abre mão do testemunho de Wagner. O depoimento prestado pelo baiano no processo sobre o tríplex do Guarujá será reaproveitado no caso do sítio.

Depois de não ser encontrada pelo oficial de Justiça para ser intimada como testemunha de Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff informou que comparecerá à oitiva marcada para o próximo dia 29 de junho, às 15h, “independentemente de intimação”. Já o interrogatório do ex-presidente foi marcado por Sergio Moro para o dia 11 de setembro. Será a primeira vez que os dois ficarão frente a frente desde a prisão do petista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru - São João

22/06


2018

Solidariedade adia decisão para dia 28

Blog da Folha

A cúpula do Solidariedade deliberou, ontem, empurrar a decisão sobre o rumo do partido para a próxima semana. O presidente estadual do SD, deputado federal Augusto Coutinho, o deputado federal Kaio Maniçoba, o deputado estadual Alberto Feitosa e o ex-deputado federal Carlos Eduardo Cadoca devem se reunir novamente na próxima quinta-feira e tomar a decisão com “cautela”.

O clima de desgaste entre o Palácio do Campo das Princesas e o partido deu o tom da reunião. “Houve o episódio do Kaio, que gerou desconforto. Foi subtraído um espaço e isso nos dá um desapontamento, mas temos que ter cautela”, afirmou Coutinho, acrescentando que foi uma reunião informal de avaliação de cenário.

O partido, no entanto, alega que foi preterido reiteradas vezes pelo governo estadual, a exemplo da perda da Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), que ficou à época com André Campos (PSB), e, agora, com a sinalização de que a Secretaria estadual de Habitação ficaria com Kaio Maniçoba, mas foi nomeado Bruno Lisboa (MDB) para a pasta. O Palácio não chamou a legenda para nova conversa.

O governador Paulo Câmara (PSB) negou que tenha havido qualquer sinalização para o Solidariedade neste sentido e que a pasta “sempre foi do MDB”. “Tenho sentado muito com o solidariedade e os movimentos todos que valorização desse partido que está conosco”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

bm4 Marketing 5

22/06


2018

Fachin arquiva investigação sobre citação a Temer

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou uma investigação sobre um manuscrito encontrado no gabinete do senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, que citava o presidente Michel Temer.

O gabinete do senador foi alvo de buscas e apreensões no fim de abril. Ele é investigado por suposto envolvimento na compra de silêncio de uma testemunha, seu ex-assessor Jose Expedito Almeida. No documento encontrado pela PF no gabinete de Nogueira, estava escrito: “Fundo 1.000 Imp 200 RT 200 2 Temer 300 300”.

Ao arquivar a investigação, Fachin acolheu pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Na decisão sobre o arquivamento, a que a TV Globo teve acesso, não há detalhes sobre o que os números "300 300", escritos após o nome Temer, significariam. A decisão de Fachin informa somente que não há provas suficientes para dar continuidade ao processo.

No despacho, o ministro disse que o procedimento adotado por ele segue a jurisprudência do STF para casos desse tipo em que a PGR pede o arquivamento.

"À exceção das hipóteses em que a Procuradora-Geral da República formula pedido de arquivamento de inquérito sob o fundamento da atipicidade da conduta ou da extinção da punibilidade, é pacífico o entendimento jurisprudencial desta Corte considerando obrigatório o deferimento do pedido, independentemente da análise das razões invocadas", afirmou o ministro na decisão.

Fachin destacou que, se novas provas surgirem, nada impede que a investigação seja retomada. O ministro diz: “Ressalto, todavia, que o arquivamento deferido com fulcro na ausência de provas suficientes não impede o prosseguimento das investigações caso futuramente surjam novas evidências".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/06


2018

Morre Waldir Pires, ex-governador da Bahia

O ex-ministro da Defesa, da Previdência Social, da Controladoria Geral da União (CGU) e ex-governador da Bahia Waldir Pires morreu, na manhã de hoje, em Salvador, aos 91 anos. A morte de um dos mais longevos e influentes políticos baianos ocorreu um dia após o ex-governador dar entrada no Hospital da Bahia com quadro de pneumonia.

De acordo com nota da unidade de saúde, ele teve uma parada cardiorrespiratória por volta de 10h e não respondeu às manobras de reanimação. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou luto oficial de cinco dias no Estado.

Waldir Pires foi consultor-geral da República no governo de João Goulart e, após o golpe militar de 1964, acabou exilado no Uruguai e na França, voltando ao Brasil em 1970. Primeiro governador da Bahia eleito após o regime militar, ocupou o cargo entre 1987 e 1989.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Asfaltos

22/06


2018

Petrolina ganha centro para pessoas com transtornos mentais

Um espaço público com especialistas em acolhimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais será construído na área central da cidade. O prefeito Miguel Coelho assinou, na noite de ontem, a ordem de serviço para início das obras da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). A construção começa de imediato e deve ser inaugurada num prazo de seis meses.

O novo CAPS II será erguido na Rua José Maniçoba, ao lado do Centro de Convenções, e substituirá a atual casa alugada pela Prefeitura no bairro Caminho do Sol. O projeto prevê a construção de espaços de convivência, salas de atividades coletivas, farmácia, posto de enfermagem, quartos, cozinha, refeitório, varanda multiuso, estacionamento entre outras estruturas.

Quando estiver pronta, a unidade atenderá cerca de 600 pacientes com uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, psiquiatra, assistente social, enfermeiro e redutor de danos. “É um investimento na saúde de quem mais precisa. Esse novo prédio terá toda uma estrutura que buscará não apenas acolher, mas principalmente promover a reinserção dessas pessoas na sociedade com carinho e atenção”, ressaltou o prefeito Miguel Coelho no evento que contou com a presença da Associação Loucura de Nós.

Para construir a nova sede, a Prefeitura de Petrolina investirá R$ 863 mil. O investimento deve ser recuperado no médio prazo, já que a estrutura fixa permitirá uma economia R$ 4 mil por mês.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/06


2018

DEM pede à Justiça que retire fake news contra Mendonça

O presidente estadual do Democratas, José Fernando Uchôa, entrou no Tribunal Regional Eleitoral com uma representação eleitoral contra a propaganda irregular por fake news, pedindo a imediata remoção de postagens inverídicas e ofensivas contra o deputado federal e pré-candidato a senador pelo Democratas, Mendonça Filho, publicadas nas páginas do facebook pelos advogados André Luiz Barreto Canuto, dirigente da OAB/PE, e José Maria da Silva, professor de direito da Universidade Católica de Pernambuco. “A fake news tem mobilizado instituições como o Tribunal Superior Eleitoral no combate a essa prática danosa à democracia. É inaceitável que advogados, dirigentes da OAB e professor do direito reproduzam essa prática, quando deviam combatê-la como cidadãos e profissionais da lei”, afirmou José Fernando Uchôa.

Os advogados André Luiz Barreto Canuto e José Maria da Silva usaram suas contas no Fabebook para propagar notícias falsas contra o deputado Mendonça Filho publicadas nos sites “mídia popular” e “diário de classe”, portais de notícias ligados ao Partido dos Trabalhadores, PSOL e CUT e responsáveis por propagar inverdades contra a gestão de Mendonça Filho no Ministério da Educação, entre maio de 2016 a abril de 2018. As postagens dos advogados foram compartilhadas, inclusive por outros advogados e professores de direito, além de servirem de base para propagação de comentários baseados na mentira propagadas por eles. 

A fake news propagada pelos advogados foi veiculada em junho de 2017, durante a gestão de Mendonça Filho no MEC, onde se tentou de forma inverídica, atribuir a ele a autoria da frase de que “é preciso enxugar regalias dos professores para equilibrar os cofres de estados e municípios".  Na época, Mendonça Filho entrou na Justiça e ganhou direito de resposta no site Mídia Popular, que é ligado a um membro do PSOL do Piauí. Mendonça acionou, também, a Polícia Federal para investigar a propagação dessa e de outras fake news produzidas e propagadas com o objetivo de desestabilizar a sua gestão no Ministério da Educação. Como ministro, Mendonça lançou ações de valorização do professor como a política nacional de formação e a antecipação do repasse da complementação do Fundeb para estados e municípios pagarem o piso de professores.

Na representação ao TRE, o Democratas defende que a reportagem “além de ser nitidamente falsa, também foi “requentada” pelos advogados, o que reforça ainda mais a gravidade e repreensão de suas condutas, incompatíveis com a função social da advocacia em um Estado Democrático de Direito, que não deveria estimular a pratica de notícias falsas no mundo digital, principalmente quando estas possuem o nítido proposito de macular a história de qualquer cidadão de bem ou qualquer pré-candidato.

“O Democratas foi um dos 10 partidos que assinaram um termo de colaboração com o TSE, para a manutenção de um ambiente eleitoral imune de disseminação de notícias falsas. Nós não vamos abrir mão de uma eleição limpa, onde a verdade prevaleça e o debate ocorra no campo das ideias”, afirmou o presidente do Democratas de Pernambuco, José Fernando Uchôa, destacando que o partido adotará todas as providências legais cabíveis, recorrendo às instituições policiais e judiciais, para fazer valer a verdade e garantir o pleno funcionamento da democracia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Quentura

Tá com medo, alma sebosa.



22/06


2018

A charge do dia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/06


2018

Aos leitores

Devido ao jogo do Brasil contra a Costa Rica, marcado para às 9h de hoje, daremos uma pausa nas nossas matérias para torcer pela seleção! Retomaremos com o noticiário político às 13h. Agradecemos a compreensão!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

NIVALDO MELO

Uhum, sei...!

Quentura

Que tal usarmos vermelho na Copa do mundo ? Vou aderir com certeza ! Vermelho é uma cor forte, viva cheia de energia, que simboliza força autoconfiança e libido



22/06


2018

Defesa de Lula diverge sobre a prisão domiciliar

Josias de Souza

Lula deveria informar aos seus advogados se está ou não interessado em trocar a cana especial de Curitiba pela prisão domiciliar. Sepúlveda Pertence, seu advogado de Brasília, informou ao Supremo que sim. Cristiano Zanin, seu defensor de São Paulo, assegurou que não. Os defensores do pajé do PT ficaram zonzos às vésperas do julgamento de mais um recurso do condenado, dessa vez na Segunda Turma do Supremo, na próxima terça-feira.

O pedido de prisão domiciliar foi incluído num memorial entregue nesta quinta-feira aos ministros do Supremo. Seria uma providência alternativa, para o caso de ser indeferido o pedido de liberdade para Lula, preso desde 7 de abril. Ex-presidente da Suprema Corte, Sepúlveda Pertence esteve no tribunal. Conversou com ministros, entre eles Edson Fachin, o relator da causa.

Pouco antes da meia-noite, às 23h19, Cristiano Zanin emitiu uma nota para informar que a prisão domiciliar é uma carta que não consta do seu baralho. Diz o texto: “O ex-presidente Lula está pedindo nos recursos dirigidos aos tribunais superiores o restabelecimento de sua liberdade plena, porque ele jamais praticou qualquer ato ilícito.”

Sem mencionar o nome de Pertence, Zanin acrescentou: “A condenação imposta ao ex-presidente pelo juiz Sergio Moro e pelo TRF-4 afronta a Constituição Federal e a lei. A defesa de Lula não apresentou ao STF ou a qualquer outro tribunal pedido de prisão domiciliar.”

O texto arremata: “A defesa de Lula pedirá amanhã (22/06) à vice-presidência do TRF-4 que não pratique qualquer ato que possa configurar tratamento diferenciado ou que possa prejudicar o julgamento que o STF fará na próxima terça-feira (26/06)”.

Desde que Sepúlveda Pertence foi contratado para reforçar a defesa de Lula nos tribunais brasilienses que se afirma que ele jamais discute com Cristiano Zanin. Vai ficando demonstrado que, na verdade, eles nem se falam.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/06


2018

O dia dos Ferreira

De Marisa Gibson, na coluna DIARIO POLÍTICO desta sexta-feira no DP

Não bastasse o desfalque, os Ferreira  estão à frente do  segundo maior colégio eleitoral do estado (Jaboatão), os termos da nota de rompimento do grupo com  Paulo Câmara (PSB) atingiram algo que o governador gosta de salientar: a sua capacidade de diálogo. Além disso, a acusação de troca de cargos por apoio eleitoral, numa alusão às negociações com o PP, de Eduardo da Fonte, resvala para o desagradável campo da ética, embora todos adotem tal prática.

Claro, choveram notas de aliados apoiando Paulo, assinalando, em sua maioria, que os Ferreira, “mesmo sem expressão política”, quiseram impor o deputado estadual André Ferreira (PSC) como candidato ao Senado”, o que não foi aceito.

Mas, sem Jaboatão, com 452.258 eleitores, o palanque da Frente Popular perde um pouco de sustança na Região Metropolitana, com o agravante da crise com o Solidariedade (SD), que governa Olinda, segundo maior colégio eleitoral do Estado. A decisão do SD só sai na próxima semana e o desconforto se deve à  perda para o MDB da Secretaria estadual de Habitação.

Os dissidentes da Frente Popular, claro, se deslocam para a Frente das Oposições, onde o pré-candidato a governador, Armando Monteiro Neto (PTB), está de braços abertos para receber todos os que se sentirem mal-amados entre os governistas. Agora, fechando com chave de ouro, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, desautorizou as articulações de Marília Arraes para sua candidatura ao governo, o que favorece Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


22/06


2018

Datafolha: Lula é o mais preparado, diz eleitor

Lula é o mais preparado para acelerar o crescimento da economia, diz eleitor

Segundo pesquisa Datafolha, 32% dos entrevistados citaram o ex-presidente

Folha da S.Paulo

O ex-presidente Lula é o pré-candidato ao Planalto mais preparado para acelerar o crescimento da economia do país, avalia o eleitor brasileiro. Segundo pesquisa Datafolha, 32% dos entrevistados citaram o petista como o melhor nome para desempenhar essa missão. 

O resultado da pesquisa é bastante similar ao quadro geral de intençãode voto do eleitor, com o ex-presidente sendo seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 15%, e Marina Silva (Rede), 8%.    

Lula encerrou seu segundo mandato na Presidência, em 2010, com alta aprovação popular e uma taxa de crescimento do PIB de 7,6%, o maior índice desde 1985. Mas o PT depois levaria o país, no governo de Dilma Rousseff, a uma de suas mais graves recessões.

De 2014 a 2016, a produção e a renda do país encolheram 8,2%. Neste ano, o mercado estima um crescimento em torno de 1,7%. 

Para reverter esse quadro de estagnação, Lula é o favorito de eleitores de todas as faixas etárias e regiões do país. No Nordeste, onde tradicionalmente tem maior aprovação, o petista é visto como o  melhor remédio para a economia por 51% dos entrevistados, contra apenas 8% do segundo colocado, Bolsonaro. 

A vantagem do ex-presidente, porém, diminui conforme aumentam a escolaridade e a renda dos eleitores. 
No grupo que possui apenas o ensino fundamental, ele atinge 37%, contra 9% de Bolsonaro. Entre os entrevistados com nível de ensino superior, ambos estão empatados, com 20%. 

Leia reportagem na íntegra clicando ao lado:  Lula é o mais preparado para acelerar o crescimento da economia, diz eleitor


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Quentura

Que tal usarmos vermelho na Copa do mundo ? Vou aderir com certeza ! Vermelho é uma cor forte, viva cheia de energia, que simboliza força autoconfiança e libido

Quentura

Eu já sabia!

Quentura

Lula é Brasil.



22/06


2018

Sai daí: perdeu direitos mas assumiu. Vai ter de sair

O MPF no Amapá quer que sejam sustados imediatamente os efeitos da posse de Euricélia Cardoso (PP) como deputada federal suplente.

 Condenada à perda dos direitos políticos até 2025, ela assumiu o cargo na última terça.

Pelo menos duas delações fechadas pela PF foram homologadas pelo Supremo ao longo dos últimos meses, antes mesmo da conclusão do julgamento que confirmou a legitimidade da polícia para acertar as colaborações premiadas. Nos dois casos, a PGR se posicionou contra.(Coluna do Estadão)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores