ArcoVerde

04/06


2015

Histórias de repórter (23)

Em agosto de 1983, Tancredo Neves, então governador de Minas Gerais pelo PMDB, desceu em Campina Grande e de carro seguiu até Taquaritinga do Norte, no Agreste, para um compromisso de ordem sentimental: prestigiar a inauguração de um hospital com o nome do empresário pernambucano Severino Pereira.

Industrial bem-sucedido da área têxtil e de cimento em São Paulo, com expansão dos seus negócios em várias partes do País, inclusive Minas, Severino teve o privilégio de contar nos quadros das suas empresas com os serviços do advogado Tancredo Neves. Foi daí que surgiu uma amizade sólida.

O empresário dirigia a Companhia Industrial Cataguases, a Fiação Santa Terezinha em Juiz de Fora e a Companhia Nacional de Estamparia - CIANÊ, em Paraguaçu, Sul de Minas Gerais. Severino Pereira da Silva chegou a ter mais de 10 mil funcionários no auge da tecelagem quando proprietário da extinta Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), em Sorocaba, matriz do seu conglomerado.

Ali, na Praça Pio XII, há um monumento que homenageia o empresário pernambucano, com a avenida principal levando o seu nome. Com profunda ligação à sua terra natal, Severino Pereira chegou a abrir um hotel fazenda em Taquaritinga do Norte. Tancredo o admirava pela sua história e pelo seu trânsito nacional. Até os grandes nomes da política brasileira, como os presidentes Ernesto Geisel e João Batista de Figueiredo também tinham uma boa relação com ele.

Já visto como um grande nome para disputar a Presidência da República, Tancredo foi homenageado em Taquaritinga com um almoço na casa de Severino Pereira, que contou com as presenças do governador Roberto Magalhães e do senador Marco Maciel. Magalhães e Maciel, após a frustração das diretas em 1984, se negaram a apoiar Paulo Maluf, do seu partido, o PDS, no Colégio Eleitoral, criando uma dissidência que veio a se chamar Frente Liberal em apoio a Tancredo.

Discreto, Tancredo não falou com a Imprensa nem quando chegou nem durante a solenidade de inauguração do hospital, o que nos obrigou a fazer um plantão em frente à casa de Severino Pereira. Fui a Taquaritinga pelo Correio Braziliense como repórter substituto do companheiro Nivaldo Araújo, que estava em férias. E, lembro muito bem, da longa espera para o final do almoço ao lado do companheiro Lula Farias, já falecido, que trabalhava na sucursal do jornal O Globo.

Após o almoço, Tancredo nos concedeu uma longa entrevista sobre a necessidade de o País voltar a ter o direito de eleger por via direta o seu presidente da República. A abertura já havia sido iniciada com a eleição direta de governadores um ano antes, em 1982. "Chegou a hora de libertarmos esta pátria desta confusão que se instalou no país há 20 anos”, disse ele, defendendo em seguida a aprovação da emenda Dante Oliveira no Congresso.

Chegou a dizer que os parlamentares que votassem contra a emenda deveriam se retirar do Congresso, já que não representavam mais a vontade do povo. “Restaurar a democracia é restaurar a República, é edificar a Nova República”, completou. Sobre Maluf, que vinha a se transformar no seu adversário no Colégio Eleitoral, afirmou:” Maluf simboliza tudo quanto a Revolução realizou de negativo nesses 20 anos”.

Soube depois que, neste mesmo almoço, que Tancredo passou boa parte do tempo elogiando outro pernambucano, o empresário Antônio Ermírio de Moraes, com quem sonhava contar como candidato a vice em sua chapa. Antônio Ermírio, nascido em família tradicional de Pernambuco, era líder empresarial em São Paulo. O pai dele, José Ermírio de Morais, tinha sido senador pelo PTB de Pernambuco e foi amigo de Getúlio Vargas. O segredo vazou depois e a possibilidade de Antônio Ermírio ser vice foi descartada em São Paulo, sendo Sarney o escolhido.

As declarações de Tancredo nos renderam uma boa manchete, valendo a pena a longa espera em frente à residência do empresário. Mais à frente, Tancredo se incorporou à campanha das diretas percorrendo o País em grandes manifestações e comícios. Em 1984, aceitou a proposta de se candidatar à Presidência da República, com o apoio de Ulysses Guimarães. Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu gravemente em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse. Morreu oficialmente de diverticulite.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Asfaltos

Confira os últimos posts



02/07


2011

ACM Neto: "Itamar fará uma grande falta ao País"

O líder do Democratas na Câmara Federal, deputado ACM Neto (DEM), disse, há pouco, logo após participar das comemorações da data em que é lembrada a independência da Bahia, que o ex-presidente Itamar Franco “foi um grande brasileiro e sempre será lembrado pela implantação do Plano Real e estabilização do país”. “Não é só Minas Gerais que perde um senador. Todos nós perdemos um grande brasileiro, um homem público de qualidades irretocáveis, um quadro que vai fazer uma falta imensa à oposição e ao Brasil”, lamentou o parlamentar baiano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

..Já dizia o saudoso Nelson Rodrigues....

milton tenorio

Como são belos os necrologios..São de uma abundancia generosidade...

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

Quem vai fazer falta não é Itamar não,é gente como ele que faz falta a muito tempo.

S. C. B. M.

ÉS



02/07


2011

José Agripino: "O Brasil perde um homem decente"

O presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), lamentou a morte de Itamar e distribuiu, há pouco, a seguinte nota:"A vida pública do Brasil perde uma de suas melhores referências. Probidade e espírito público foram as marcas de Itamar Franco. No governo, determinado, estabeleceu os fundamentos ao Plano Real. Na oposição, vamos sentir falta de sua coragem, dos seus argumentos e de sua presença, que inspirava respeito. O Brasil perde um homem decente."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose carlos da silva

Vou guadar essa frase. Sei que será usada tb com o falecimento de: sarney, collor, renan, anta de caetés, palocci dentre outros.



02/07


2011

Humberto: "Itamar é o grande pai do Plano Real"

Do senador Humberto Costa sobre a morte de Itamar Franco: "Nesses primeiros meses de parlamento, tive o prazer de conviver quase que diariamente com o ex-presidente Itamar Franco. Pude aprender com a sua experiência e debater com o senador sobre questões nacionais importantes. Itamar Franco contribuiu muito para a consolidação da democracia no Brasil e é o grande pai do Plano Real. Mesmo sabendo que em muitos momentos divergimos politicamente, sei que o Brasil hoje fica um pouco mais triste. O País perde um grande quadro político". Senador e líder do PT, Humberto Costa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

Como são belos os necrologios...

S. C. B. M.

ÉS CONHECIDO

S. C. B. M.

HUMBERTO ,ENQUANTO O ITAMAR E O F H A SÃO RECONHECIDOS COMO OS PAIS DO REAL; ES CONHECIDO COMO O VAMPIRO DA SAUDÊ DOS BRASILEIROS.

BRUNO

PORQUE TU NO TE CALLAS HUMBERTO COSTA ... os corruptos continuam vivinhos da silva

João Paulo

Oxente, Humbertinho! E Itamar agora, depois de morto, é para você e seu pessoalzinho do PT, o pai do Real? Não é Lulinha cara de Pitu não?



02/07


2011

Armando: "Itamar tinha altivez, ética e seriedade"

O senador Armando Monteiro Neto (PTB) também lamentou a morte do ex-presidente Itamar Franco. "Itamar Franco foi um político que durante toda a sua longa trajetória na vida pública sempre deu exemplos de probidade e espírito público. No exercício da Presidência da República, ele teve papel importante na construção das bases do processo de estabilização da economia brasileira. Pude conviver ao seu lado no Senado nos últimos meses e testemunhar a altivez, seriedade e firmeza com que se dedicava aos temas da Nação. Itamar Franco é merecedor de todos os tributos do povo brasileiro".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/07


2011

Maciel: "Itamar era ético, exercitava a arte das artes"

Do ex-senador Marco Maciel sobre Itamar Franco: "O falecimento do ex-presidente da República, Itamar Franco, deixa uma enorme lacuna na política brasileira. Homem público dotado de enorme provisão ética, dele se poderá dizer que exercitava Política: a arte das artes, como a definiu Aristóteles, por exigir constância no perseverar e arguta percepção para desvelar o que ainda não estava manifesto”. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/07


2011

Lula diz na África que crise mundial é culpa dos EUA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou os Estados Unidos pela crise econômica que afeta principalmente países europeus como Grécia, Irlanda e Portugal, além de países africanos e da América Latina. Lula discursou na manhã desta quinta na 17ª Assembleia-Geral da União Africana, que está sendo realizada na Guiné Equatorial.
Ao discursar, Lula mencionou os programas brasileiros de combate à miséria e à fome, ações de governo que hoje atendem a 28 milhões de pessoas. E também fez um apelo pela união africana. Ao final, foi aplaudido de pé.

O ex-presidente foi nomenado pela presidente Dilma Rousseff como chefe dessa missão especial do governo brasileiro. Além de discursar como representante do Brasil no encontro, Lula irá orientar nesta sexta a conferência “Desenvolvimento do Brasil: Um Modelo Possível para África”.  E visitará as obras da nova cidade do Kilamba Kiaxi e o Programa de Realojamento das Populações (PRP), no Zango. Compõem a União Africana todos os Estados do continente, à exceção do Marrocos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose antonio

esse imbecil pensa que fez alguma coisa pelo brasilmas sim por ele e o filho milionario dele

suricato

Obiang Nguema é presidente da Guiné-Equatorial desde o golpe de Estado de 1979,ditador e acusado de corrupção.Estes são os amigos de lula e dilma que se dizem democrata e contra os anos de chumbo no Brasil.lula não vale o que o gato enterra.

S. C. B. M.

NEM PENSAR EM ORIENTAR O MENSALÃO,NO BRASIL É IMPUNE AI E PAREDÃO.

S. C. B. M.

FECHA ESTA LATA,ESTANDO NO BRASIL CORRES RISCO,IMAGINA FORA DELE,OTÁRIO.



02/07


2011

Comando do PSDB rejeita carta de Serra com ataque a Dilma

Em mais uma demonstração de divergência, o comando do PSDB se recusou a referendar uma carta divulgada ontem pelo presidente do conselho político do partido, José Serra, com duras críticas ao governo Dilma Rousseff, segundo a Folha de S.Paulo deste sábado. A ideia era que o documento fosse o primeiro fruto do colegiado criado pelos tucanos para acomodá-lo no comando partidário. Serra tentou viabilizar a divulgação pela sigla. Sem resposta, publicou -- atribuindo -o ao conselho político em seu site.

Em tom acima do adotado por grão-tucanos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o documento diz que o governo Dilma é marcado por ''incompetência e autoritarismo''. ''E o PSDB não renunciará à denúncia desses atos'', diz a carta, que foi intitulada ''A nossa missão''.

Para tucanos, o teor da carta contraria a estratégia de restaurar a imagem de FHC e reduzir o índice de rejeição à sigla, especialmente pela divulgação ocorrer depois de a presidente Dilma reconhecer a contribuição do ex-presidente para o país, em felicitação pelos 80 anos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

Triste fim esse de Serra.


Bm4 Marketing 2

02/07


2011

Dilma vai ao velório de Itamar em Juiz de Fora

A presidenta Dilma Rousseff confirmou que participará do velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG), em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Dilma telefonou na manhã deste sábado para Henrique Hargreaves, ex-ministro da Casa Civil de Itamar e um dos melhores amigos do senador, informando que participará das despedidas ao ex-presidente.

Hargreaves disse que Dilma lamentou a morte de Itamar e afirmou que o admirava. 
 A assessoria de imprensa do ex-presidente da República e senador Itamar Franco informou que o cerimonial do Palácio do Planalto assumiu a organização do velório, que terá honras de chefe de Estado. O corpo de Itamar será levado para o crematório de Contagem na segunda-feira, no final da tarde, onde haverá uma cerimônia íntima para parentes e amigos do ex-presidente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/07


2011

Tribuna do leitor: violência campeia em Pernambuco

Vou relatar aqui um fato acontecido ontem, vivido por mim e minha família. Antes, porém, antecipo o final: foi feliz e, portanto, me dá a oportunidade de poder de próprio punho aqui descrevê-lo. Não sou afeito a compartilhar os meus dramas, a não ser aqueles terapêutica e socialmente recomendados, como acredito ser o caso. E esse, em especial, por ser assunto mais que debatido nos últimos dias em nosso Estado: a violência.

Estávamos realizando pela Academia Cabense de Letras, na Câmara de Vereadores do Cabo, mais uma palestra do Projeto Sexta de Letras. O confrade Ivan Marinho e eu, além de várias e riquíssimas intervenções, falávamos sobre OS IMPACTOS DO CRESCIMENTO SOBRE A CULTURA REGIONAL. Fui o último a sair do espaço, acredito que por volta das 22h, ao meu lado no carro minha esposa e minha filha Niña Luna de apenas 5 meses de idade.

Indo em direção a BR 101, seguindo pela rua paralela ao Detran, na esquina da Loja Casa Neto, fomos abordados por uma rapaz que de arma em punho em nossa direção, loucamente gritava: PERDEU! PERDEU! PERDEU! Não sei se por inspiração divina ou simples ação do meu instinto de sobrevivência, tentando salvar a mim e a minha família, reagi engatando a marcha primeira no carro ( o que não aconselho seja feito por ninguém.

Mas, se arrependimento, mesmo assim eu ainda estaria vivo..rs) , com o qual saí com grande arrancada e fiquei esperando o estampido da arma de fogo.Graças a Deus, não veio, talvez pela sorte de no momento ter passado um carro na Avenida Getúlio Vargas, via em que eu esperava transitar, logo após aquela paradinha básica para trocar de faixa.

Saindo do sufoco, liguei para o vereador Ricardinho, que participou do debate, e que tinha saído rapidamente atendendo a uma chamado, visto  que a Unidade Mista estava num clima infernal, inclusive com registros de violência também. Dado o estado de choque em que ficamos, não tive condições de ir até a Delegacia, o que foi feito pelo vereador e pelo jornalista Wilson, que o acompanhava. Lá, foram informados que um outro carro, um Celta preto, havia sido também abordado no mesmo lugar. 

Depois de uma noite mal dormida, não só a minha, mas até a de Niña, mas não menos satisfatória como todas as outras em que sempre agradeço a Deus por mais um dia ainda por aqui, acordei pensando na pureza de Niña e sua incompreensão óbvia do que havia ocorrido, que pelo choro da mãe, também ficou assustada, mas que ao chegar em casa abriu, como sempre, seu confortante sorriso, como quem quisesse dizer que a vida continuava.

Pois é, Niña, seja bem vinda ao crescimento econômico, tomara quando você já estiver dirigindo, as nossas ruas estejam mais iluminadas, policiais sejam vistos circulando, delegacias, após uma queixa de assalto, envie policiais ao local do crime para evitar que outros passem pela mesma situação, e sobretudo Niña , que Deus continue abençoando a sua vida. Você, com apenas 5 meses de existência, já é testemunha daquilo que vem inquietando à todos nós, o crescimento da violência em Pernambuco, especialmente no Cabo de Santo Agostinho.  

Jairo Lima


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

jose carlos da silva

Em tempo: ...o código penal...

jose carlos da silva

A solução é simples. Basta mudar a código penal, PENA DE MORTE e PRISÃO PERPÉTUA COM SERVIÇOS FORÇADOS. Em pouco tempo o bem superará o mal e os verdadeiros cidadãos terão a PAZ tão desejada.

Filadelfos

Quem acredita num prefeito que herdou da sua antecessora essa porcaria de iluminação que só privilegia a beira mar, onde eles moram os favorecidos pelos prefeitos? Espero como você disse, que haja um melhor futuros para os nossos filhos e netos, vamos ensiná-los a não ser como os políticos de hoje.

Filadelfos

Você falou em ruas mal iluminadas, isso é um indicador que algum politico ganhou em licitações colocando lampadas de menor capacidade nos postes de iluminação favorecendo a ação dos bandidos, aqui em Olinda ocorreu o mesmo, ruas mal iluminadas que o prefeito prometeu trocar, quem acredita?

Filadelfos

è como se "Deus"de repente resolvesse fazer um pacto com o diabo, com disse Sartre para que o mundo ficasse mais calmo.



02/07


2011

Itamar: Dilma decreta luto oficial de sete dias no país

A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial no país por sete dias, em  homenagem póstuma ao ex-presidente Itamar Franco, que morreu às 10 horas de hoje, em São Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

BEZALIEL CORREIA

É LAMENTÁVAL A MORTE DO GRANDE ESTADISTA, SÉRIO E ADMINISTRADOR ITAMAR FRANCO, A POLITICA NACIONAL PERDE UMA DAS SUA MAIORES RESERVAS.



02/07


2011

Presidente do Cruzeiro assumirá a vaga deixada por Itamar

Suplente de Itamar, Zezé Perrella foi acusado de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito

Suplente de Itamar, Zezé Perrella foi acusado de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito

Zezé Perrella, presidente do Cruzeiro, assumirá a vaga deixada por Itamar Franco no Senado. No ano passado, o dirigente foi oficializado como primeiro suplente do ex-presidente do Brasil, que morreu na manhã deste sábado. Perrella assume o cargo de senador em meio a uma polêmica. Ele é acusado de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. A Polícia Federal investiga o dirigente e levantou suspeitas sobre uma fazenda pertencente ao presidente do Cruzeiro e que está localizada na cidade de Morada Nova de Minas.

Ele se defendeu das acusações de que não teria declarado a fazenda entre seus bens e afirmou que a comprou em 1999. Hoje, a propriedade teria um faturamento de aproximadamente R$ 20 milhões anuais. A fazenda foi avaliada em aproximadamente R$ 60 milhões. No entanto, Perrella declarou um patrimônio de “apenas” 490 mil à Justiça Eleitoral.

Além destas acusações, Perrella foi acusado de irregularidades na venda de jogadores do Cruzeiro. A Polícia Federal levantou suspeitas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas em algumas negociações, como a do zagueiro Luisão.  (Portal UOL)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/07


2011

Itamar: luto oficial de três dias em PE, decreta governador

O governador Eduardo Campos decretou, neste sábado (02/07), luto oficial de três dias em respeito à memória e sinal de pesar pela morte do ex-presidente e senador Itamar Franco. “O Brasil perde um homem público que dedicou toda a sua vida a fazer política de maneira decente e com espírito público. Pernambuco se solidariza com a família e os amigos do ex-presidente neste momento de perda”, disse o governador.
 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jose Valter

Todas as homenages a Itamar Franco Grande Braseleiro.Ao mesmo tempo, nossa tristesa, pois quem assumi no lugar desse grnade patriota é um tal de Zezé Perrela é um cambista de jogador de futebol, que vergonha. Não tem nada a ver, senhores cadê a REFORMA POLITICA, URGENTE.



02/07


2011

Itamar: ''''Perdi um amigo'''', lamenta Jarbas Vasconcelos

''Eu perdi um amigo, uma pessoa pela qual tinha grande respeito e admiração, por sua coerência, sua combatividade. Todas essas características ficaram evidentes nesses poucos meses em que Itamar esteve de volta ao Senado da República. O Brasil perdeu um grande homem público, alguém ao qual o País deve muito. Itamar assumiu a Presidência da República num momento difícil e se comportou com uma decência e uma honradez à toda prova. Foi um gigante. Não apenas assegurou a democracia, mas também legou o Plano Real. Itamar foi um dos pais da atual estabilidade política e econômica desfrutada por todos nós. Nesse momento no qual nem sempre a gente vê o exercício da política de forma positiva, Itamar vai fazer uma falta tremenda. Fica o seu legado, o seu exemplo pra todos nós, mas principalmente para os mais jovens.''

Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)''''


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/07


2011

Família atende desejo de Itamar: corpo será cremado

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou neste sábado (2), em entrevista à Globo News, que a família do senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) decidiu cremar o corpo do político mineiro, após realizar o velório em Juiz de Fora (MG) ainda neste sábado e em Belo Horizonte, no domingo (3).

“Ele deve ir para Juiz de Fora hoje ainda e deve ser velado nesta noite em Juiz de Fora, na sua terra, da qual nunca se afastou. Amanhã, logo no início da manhã, ele será velado em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade”, disse Aécio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/07


2011

''''Um grande democrata'''', diz Lula sobre Itamar

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota em que lamenta a morte do ex-presidente Itamar Franco. Itamar faleceu neste sábado (2), em São Paulo, em decorrência de uma pneumonia causada por uma leucemia aguda. Na nota, o ex-presidente disse que Itamar foi um “grande democrata”. A nota é assinada por Lula e pela ex-primeira dama Marisa Letícia.

“O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo”, disse o ex-presidente. 

Lula ainda lembrou o momento em que Itamar assumiu a Presidência da república, após a saída do ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTB-AL), em 1992. Lula também lembrou as ações de Itamar no governo, como a criação do Plano Real e a implementação do Conselho de Segurança Alimentar.

“Quando assumiu a Presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política,na economia e no social. No seu governo implementou o Plano Real, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e engajou o governo federal no combate à fome, com o apoio a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, junto ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho”, lembrou Lula.

Segundo Lula, a contribuição política de Itamar foi fundamental para a construção política de um país democrático. “A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Nesse momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos”.  (G1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha