Dilma quer implantar novo sistema de alerta de desastres

Depois de uma reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff, ministros do governo anunciaram nesta segunda-feira (17) uma reformulação no sistema de monitoramento, alerta e resposta a desastres, como o registrado na região serrana do Rio de Janeiro nos últimos dias. Segundo o G1, participaram do encontro os ministros da Defesa, Nelson Jobim; da Integração Nacional, Fernando Bezerra; da Justiça, José Eduardo Cardozo; Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; e Casa Civil,  Antonio Palocci.

Na reunião, Dilma pediu que os titulares das pastas de Defesa, Justiça e Integração Nacional retornem nesta terça (18) aos locais atingidos pelas chuvas no Rio de Janeiro, informou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O objetivo é reforçar as ações de apoio ao governo do estado. Segundo Bezerra, a presidente quer maior "protagonismo" da Forças Armadas em situações de tragédia.

Além disso, o Ministério da Ciência e Tecnologia começará a trabalhar na montagem do Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais. O novo sistema será implementado progressivamente e deve ser concluído em quatro anos.

Publicado em: 17/01/2011