TO: TSE recebe 9º pedido de cassação de governador

 A Coligação "União Democrática do Tocantins" (PP-PTB-PSC-PL-PSB-PV-PSDB-PTdoB) entrou com mais um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pede a cassação do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). Com mais este recurso, o TSE já contabiliza pelo menos nove pedidos para cassar o mandato do governador, sendo que cinco deles foram apresentados nos últimos três meses. Nesses casos, as decisões do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) foram favoráveis ao governador reeleito em 2006.

Dessa vez, Miranda é acusado de ter se beneficiado, durante a campanha pela reeleição, por meio de promoção pessoal em programas veiculados pela TV Palmas, de propriedade do governo local. Nas denúncias anteriores, o governador é acusado de abuso de poder, compra de votos ou propaganda irregular, configurados no uso indevido do site e de slogan do governo estadual, em elogios recorrentes de um jornal local, na contratação de lideranças políticas, repasse de recursos às prefeituras e até na distribuição de cestas básicas durante a inauguração de uma obra pública.

Além de Marcelo Miranda, governadores de seis outros Estados tiveram os diplomas contestados no TSE no ano passado: os de Sergipe, Maranhão, Santa Catarina, Rondônia, Roraima e Paraíba. Do Portal Terra.

Publicado em: 21/01/2008