Mendonça lança proposta “Aluno Conectado”

O candidato a prefeito do Recife pelo DEM, Mendonça Filho, anunciou, hoje, o Aluno Conectado – NetBairro, uma proposta inovadora de inclusão digital na educação e na saúde, e de estímulo à economia de bairro. O programa vai ofertar internet em casa para mais de 60 mil estudantes da rede municipal que cursam o Ensino Fundamental I e II, num amplo programa para garantir acesso a conteúdos e conhecimento para os estudantes e a toda a família. "O acesso à internet é fundamental para a educação, para o acesso à saúde, gera emprego e renda nas comunidades. Os provedores de bairros movimentam a economia local. Essa é uma cadeia que vamos estimular”, afirmou Mendonça.

O projeto, apresentado durante a agenda nesta quarta-feira de Mendonça acompanhado da sua vice Priscila Krause na comunidade do Bode (Pina), Zona Sul do Recife, também vai ampliar o acesso digital nas escolas municipais e postos de saúde. O objetivo é oferecer a cada estudante um pacote de 10 Mb, por fibra ótica, priorizando os provedores de bairros. Segundo ao candidato, a proposta deve custar aos cofres públicos cerca de R$ 25 milhões anuais, recursos que serão remanejados da verba de propaganda.

Além do fortalecimento da educação, o projeto vai estimular a economia local gerada pelas micro empresas de provedores de internet. "Quem conhece o Recife sabe que esse segmento gera emprego e renda e precisa de apoio. Vamos apoiar a formalização e legalização de provedores de bairro que tenham dificuldades para trabalhar”, disse Mendonça. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os pequenos provedores de internet foram responsáveis, somente em 2017, por 43,72% das novas conexões de internet. A agência apontou que no Brasil, no mesmo período, ocorreram 28,67 milhões de acessos de banda larga fixa, sendo 4,21 milhões viabilizados por provedores regionais.

Publicado em: 30/09/2020