Roberto Andrade assume secretaria no Governo do DF

O engenheiro pernambucano Roberto Andrade, que já foi secretário de Projetos Especiais de Pernambuco, assumirá, esta semana, como o novo secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal.

Ele substitui no cargo outro pernambucano, Everardo Gueiros, que deixa o governo para voltar a se dedicar ao seu escritório de advocacia. Radicado em Brasília há duas décadas, Gueiros vem a ser sobrinho neto do ex-governador de Pernambuco Eraldo Gueiros.

Roberto Andrade, que já foi vereador do Recife em duas legislaturas, é considerado um profissional experiente, premiado com condecorações diversas por bons serviços prestados ao país e muito querido no governo do Distrito Federal.

Andrade iniciou sua vida política sob a orientação do ex-governador Joaquim Francisco. Foi superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o Metrô do Recife e os trens dos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. Ocupou a presidência da Empresa de Urbanização do Recife (URB Recife) e, posteriormente, da Empresa de Obras Públicas Cidade do Recife.

A nível nacional, ele ocupou cargos estratégicos no antigo ministério do Interior, no governo Sarney, nos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Justiça, nos governos Lula e Dilma Rousseff, e do Planejamento – este último no governo Michel Temer. Roberto também foi secretário Nacional de Defesa Civil, nos anos 90.

O engenheiro atua no governo do DF desde o ano passado, como secretário executivo da pasta. Um dos programas que ajudou a executar e agora vai coordenar é o “Adote Uma Praça”, voltado para a integração do setor público com a comunidade e empresários na revitalização de logradouros e praças, entre outros locais.

Outro trabalho está ligado aos preparativos para início da Transbrasília ou Avenida das Cidades, que já é considerada uma das obras viárias mais emblemáticas do DF desde a construção de Brasília. O ato com sua nomeação está previsto para ser publicado no Diário Oficial do DF (DODF) de amanhã e a posse acontecerá ainda esta semana.

Publicado em: 23/09/2020