Educação do Ipojuca alcança melhor resultado do Ideb

O município do Ipojuca alcançou o melhor resultado na área de Educação da sua história. De acordo com o resultado divulgado pelo Ministério da Educação, Ipojuca bateu duas metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo a única cidade do Litoral Sul onde a Rede Municipal de Educação atingiu os dois índices e conquistou resultados positivos tanto nos anos iniciais como nos finais do Ensino Fundamental. A avaliação, que usa os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de matemática e português, utilizou informações escolares de 2019 e foi publicada esta semana.

Nos anos iniciais, Ipojuca conquistou a pontuação de 4.8, batendo a meta estimada de 4.7, e avançando 0.3 comparado ao último índice coletado em 2017, que foi de 4.5, refletindo ações da última gestão municipal. Já nos anos finais, o município atingiu a meta estabelecida de 3.9, avançando 0.6 comparado a avaliação de 2017, que foi de apenas 3.3, também fruto do modelo de educação adotado na antiga administração. Outro dado positivo com a divulgação mais recente é que, das 24 escolas municipais do Ipojuca dos anos iniciais avaliadas, cinco já bateram as metas estipuladas para 2021. 

“Esses indicadores mostram o esforço e a dedicação dos professores e também a qualidade de ensino gerado pelos investimentos feitos pela gestão municipal nos últimos anos. Foi feita uma política de valorização e formação dos professores, a exemplo dos aumentos de salários e a formação continuada, culminando com a entrega do Centro de Formação, além de uma maior integração com todo o corpo de gestores e coordenadores e os pais. Mas também com ações de manutenção de mais de 30 escolas e entrega de cinco novas unidades”, destaca o secretário Municipal de Educação, Francisco Amorim.

Publicado em: 18/09/2020