Feitosa quer Medalha Gilberto Freyre para Onildo

Houldine Nascimento, da equipe do blog

O deputado Alberto Feitosa (PSC) se sensibilizou com artigo do titular deste blog, transformado em editorial no programa Frente a Frente, ontem, em homenagem aos 92 anos do compositor Onildo Almeida – autor de “A Feira de Caruaru” e de tantas outras lindas canções imortalizadas na voz de Luiz Gonzaga – e vai propor a Medalha Leão do Norte - Mérito Cultural Gilberto Freyre para o artista caruaruense.

A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado em defesa dos direitos humanos no Estado. Bem de saúde, Onildo é um verdadeiro patrimônio da cultura brasileira: possui mais de 530 músicas escritas e gravadas por vários artistas, 21 delas pelo Rei do Baião.

Feitosa também fez um requerimento para que o texto “O filho que imortalizou a sua Caruaru”, de Magno Martins, seja transcrito nos anais da Alepe, além de servir de base para solicitar a Medalha Leão do Norte. É muito significativo reverenciar em vida pessoas que contribuíram para a nossa formação cultural.

Hoje, Caruaru conta com três deputados na Assembleia Legislativa: José Queiroz (PDT), Tony Gel (MDB) e Erick Lessa (PP). No entanto, nenhum deles tomou a iniciativa de prestigiar Onildo Almeida. Foi necessário um parlamentar recifense para reconhecer o talento deste grande artista.

Se você ainda não viu, pode conferir o editorial do Frente a Frente dedicado a Onildo ao clicar neste link.

Publicado em: 15/08/2020