Caruaru e Bezerros se preparam para sair do lockdown

Após dez dias de isolamento social rígido, Caruaru e Bezerros vão deixar o lockdown imposto pelo governo do Estado a partir de amanhã (6). As duas cidades do Agreste passarão para a segunda etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 de Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as duas cidades registraram redução no número de casos graves.

Dessa forma, além do funcionamento dos serviços essenciais, da construção civil (com 50% da capacidade) e do segmento industrial, será permitido o retorno do comércio atacadista. No período de isolamento mais rígido, o governo de Pernambuco informa que enviou 20 respiradores para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, visando à abertura de novas vagas de terapia intensiva na unidade. Já para Bezerros, foram encaminhados cinco respiradores, cinco monitores multiparamétricos e cinco camas hospitalares, que estão proporcionando a abertura de 10 novos leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade.

A IV Gerência Regional de Saúde, onde estão os dois municípios, conta com 143 leitos dedicados à Covid-19, sendo 78 de UTI e 79 de enfermaria. Ainda de acordo com a SES-PE, também foram encaminhados mais de 85 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as secretarias de Saúde de Bezerros e Caruaru. Entre os itens, foram entregues máscaras cirúrgicas (70 mil); máscaras do tipo N95 (14 mil), indicadas para uso de profissionais que estão em contato direto com os pacientes em procedimentos com risco de geração de aerossol; protetores faciais (1.400) e óculos de proteção (210). 

No período, houve reforço nas ações de fiscalização, de apoio social e de estruturação da rede pública de saúde voltado para o enfrentamento à Covid-19. A Operação Quarentena, coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), chegou a colocar 593 profissionais nas ruas dos dois municípios. Foram mais de 3,5 mil postos ativados nas duas cidades, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, além de profissionais de órgãos parceiros, como Detran, Procon, IPEM, guardas municipais e agentes municipais de Saúde. 

Também foram distribuídas 12.300 máscaras de pano e aferida temperatura da 13 mil pessoas. As máscaras foram compradas pela Agência de Desenvolvimento AD Diper do polo de confecções do Agreste. De acordo com o governo de Pernambuco, as restrições fizeram o município de Caruaru sair de um índice médio de isolamento social de 35% para 50.2%. Já Bezerros, que mantinha um distanciamento médio de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%. O índice é medido pela empresa de georreferenciamento Inloco.

Com o retorno de Caruaru e Bezerros para a etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, todos os municípios que compõem a Microrregião de Saúde II agora estão no mesmo estágio.

Publicado em: 05/07/2020