Recife: praias e parque têm aumento de movimentação

Por G1 - PE

Várias pessoas foram às praias de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul do Recife, e ao Parque da Jaqueira, na Zona Norte, neste domingo (29). Houve movimento intenso de banhistas, ciclistas e pessoas caminhando na areia e no calçadão. Um decreto do governo estadual determinou que esses espaços só podem ser utilizados para práticas esportivas.

A determinação faz parte da série de medidas para evitar a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Também foram proibidas aglomerações com mais de 10 pessoas.

No dia 21 de março, quando a determinação começou a valer, praias e parques estavam desertos na capital, cenário diferente do encontrado neste domingo (29). Em diversos pontos da orla, foi possível ver a população fora de casa.

A reportagem da TV Globo circulou pela Zona Sul do Recife e encontrou crianças brincando na areia, ciclistas pedalando na ciclovia e idosos fazendo caminhadas.

Em um trecho da Avenida Boa Viagem próximo ao 2º Jardim, os aparelhos públicos de ginástica não estavam sendo utilizados e permaneciam isolados por fitas.

No Pina, também na Zona Sul do Recife, a situação foi semelhante em relação ao aumento do fluxo de pessoas. No parque da Jaqueira, na Zona Norte, a movimentação também foi mais intensa neste domingo (29), apesar das recomendações da prefeitura e do estado para que os cidadãos fiquem em casa.

Em um dos trechos da praia de Boa Viagem, nas proximidades da Rua Bruno Veloso, policiais militares estavam a cavalo acompanhando a movimentação, mas durante o tempo em que a reportagem do G1 esteve no local, não houve abordagens feitas aos banhistas. Por meio de nota, a Polícia Militar informou que “está atuando para evitar aglomerações”.

Coronavírus em Pernambuco

Até o sábado (28), havia 68 casos confirmados de pacientes com a Covid-19, doença transmitida pelo vírus em todo o estado. Desse total, cinco pessoas diagnosticadas com a doença faleceram. Há, ainda, nove casos de cura clínica.

Devido ao aumento no número de casos desde o dia 12 de março, data em que foram feitas as duas primeiras confirmações da doença em Pernambuco, o governo estadual decretou, no dia 23 do mesmo mês, a proibição de eventos com mais de 10 pessoas.

Publicado em: 29/03/2020