Petrolina qualifica guardas em centro especial

Petrolina será a primeira cidade do Sertão de Pernambuco a contar com um centro para qualificar os guardas civis. O núcleo foi inaugurado, ontem, pelo prefeito Miguel Coelho (MDB). O Centro de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública vai funcionar no Parque Municipal Josepha Coelho e se soma a outras iniciativas da gestão municipal para fortalecer a política de prevenção à violência em Petrolina.

O espaço tem três salas para cursos, auditório, banheiros e alojamentos masculino e feminino. O centro de ensino ainda está estrategicamente situado próximo à sede da corporação, na área central da cidade. Isso possibilitará maior integração e praticidade para o órgão de segurança.

O equipamento já está em uso para a formação e preparação dos alunos aprovados no concurso público e que integrarão em breve a Guarda Civil. Também já foi fechado um acordo de cooperação técnica com Polícia Rodoviária Federal para outras capacitações no local.

Além de capacitar a Guarda, a estrutura será utilizada para a Defesa Civil e a equipe de ordem pública.

Nos últimos dois anos, a gestão municipal investiu na compra de equipamentos de proteção (farda, coletes, entre outros); ampliou de 7 para 36 viaturas da Guarda Municipal; realizou concurso para contratar novos agentes; e implantou a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). "Petrolina foi uma das cidades que mais diminuíram os indicadores de violência no ano passado e isso é resultado de uma série ações das forças de segurança, das polícias e de nossa guarda. Este centro pioneiro vai permitir ainda mais avanços porque é um investimento em nossa corporação, que terá ainda mais competência para cuidar da vida de nossa população", disse  Miguel.

Publicado em: 24/01/2020