Coluna desta terça na Folha

Lula criou o País Pinóquio

O Brasil da era petista – oito anos de Lula e cinco de Dilma – propagado como maior distribuição de renda nunca vista no País, era de Pinóquio. Relatório divulgado, ontem, pela Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que o País continua sendo a segunda maior concentração de renda do planeta, abaixo apenas do Catar, nos Emirados Árabes.

Os 1% mais ricos concentram 28,3% da renda total do País, ou seja, um terço do dinheiro que circula no País está no bolso dos ricos. Outro dado que dá um nó no coração: os 10% mais ricos no Brasil concentram 41,9% da renda total. A ONU atesta que Lula, Dilma e o PT mentiram descaradamente.

O Brasil do fim das desigualdades, cantado em verso e prosa por um Lula de bico molhado, era o País do Pinóquio, das mentiras deslavadas, do engodo, da enganação. Afinal, se o PT passou treze anos no poder, os avanços em distribuição de renda teriam tido reflexos nos estudos sociológicos da ONU.

Quadro vergonhoso – O Brasil ficou na 79ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Medido anualmente, o IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvido o País – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. Neste ano, o Brasil alcançou o IDH de 0,761, com uma pequena melhora de 0,001 em relação ao ano passado. Cadê os reflexos da era petista? Tudo mentira.

Estradas – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, fez um amplo balanço do programa de recuperação das estradas no Estado. Segundo ela, o Governo já investiu mais de R$ 60 milhões em seis meses na primeira etapa do “Caminhos de Pernambuco”, repaginando cerca de 1,5 mil km de estradas.

Tabira–Água Branca – A estrada que liga Tabira, no Sertão do Pajeú, ao município paraibano de Água Branca, uma das obras mais reclamadas pela população da região, vai sair do papel, segundo a secretária. Custa R$ 20 milhões, mas foi prometida para agosto passado, frustrando Tabira, em pé de guerra contra o Governo pelos altos índices de acidentes ao longo do trecho.

Afetiva – Pré-candidato do PDT a prefeito do Recife, o deputado Túlio Gadelha postou nas redes sociais, logo após subir o morro, que Nossa Senhora da Conceição era a padroeira da cidade, confundindo com Nossa Senhora do Carmo. Na correção, retificou que seria padroeira afetiva. Ah, não sabia!

Vice dos sonhos – O PSol está a caminho de integrar a aliança encabeçada pela petista Marília Arraes à Prefeitura do Recife, diferentemente do que havia sinalizado lá atrás, uma composição com Túlio Gadelha. Gadelha, aliás, é o nome dos sonhos de Marília para compor sua chapa como vice.

INTEGREE – Três advogadas competentes – Clarissa Lima, Isabela Lessa e Mariana Teles, esta poetisa capaz de fazer qualquer macho de coração duro chorar – se uniram para tornar o compliance (prevenção contra corrupção e desmandos) em realidade e fazem o batismo, hoje, às 18h30, na livraria Jaqueira, do Instituto Integree.

Perguntar não ofende: Qual o País, se não o da mentira, que o PT fez transferência de renda e reduziu desigualdades?

Publicado em: 10/12/2019