A caminho de Angra

A comissão parlamentar em visita ao complexo de usinas atômicas em Angra dos Reis, a qual acompanho como único repórter convidado, chegou ao Rio por volta das 13 horas. Almoçamos no próprio aeroporto do Galeão e já estamos a caminho, de ônibus, para Angra dos Reis, percurso em torno de três horas e meia. Ao meu lado, o deputado Antônio Fernando (PSC), da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, pós-graduado e mestrado em Energia Nuclear.

Na imagem à direita, trabalhando ao celular, o deputado José Queiroz (PDT). Integram ainda o grupo, coordenado pelo deputado Alberto Feitosa (SD), os deputados Henrique Queiroz Filho (PL), Romero Sales Filho (PTB) e Wanderson Florêncio (PSC).

Também na equipe, como convidados, o ex-secretário de Desenvolvimento, Antônio Mário Pinto, Carlos Henrique Mariz, ex-professor da produção de energia elétrica e ex-diretor da Eletronuclear, o representante da Associação Comercial de Pernambucano, Marlos Macedo, além do engenheiro Maurício Carneiro Leão, da VamCruz Eólicas do Rio Grande do Norte.

A maratona começa amanhã com uma visita ao Observatório Nuclear, com palestra do presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, e a participação dos prefeitos de Angra e Paraty. Em seguida, visita ao Mirante de Angra 3 e almoxarifado com equipamentos estocados. Depois, uma passada pela sala de controle e turbina da usina nuclear Angra 2.

A programação tem sequência com uma visita ao Centro de Gerenciamento dos Rejeitos, o chamado lixo atômico. O almoço será no Bosque Hotel e em seguida uma visita ao Centro de Treinamento de Simuladores do reator nuclear. Tem ainda visita ao projeto Tartaruga Viva e Cras.

Publicado em: 16/10/2019