Deputado participa de audiência pública em Moreno

O deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) esteve no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, para participar de audiência pública do Ministério Público, na Câmara de Vereadores da cidade. Na pauta, denúncias referentes ao abastecimento e saneamento da cidade de Moreno e do distrito de Bonança.

Já na Alepe, o parlamentar usou a tribuna da Assembleia Legislativa para trazer a insatisfação dos moradores de Moreno para a pauta da Casa. “O cenário é revoltante. Falta água por até 20 dias, reservatórios desativados por falta de manutenção, desrespeito ao calendário de abastecimento, estrutura obsoleta para atender o atual consumo, distribuição de caminhões-pipa realizadas sem critério e ineficiente, além de sistema de esgoto em colapso, com canos estourando perto das casas das pessoas. E para piorar, mesmo sem cumprir suas obrigações, a Compesa continua enviando a conta de água para a população todos os meses”, esclareceu o deputado.

Ao lado do povo de Moreno, o deputado ouviu que a única solução para o problema é a retomada das obras da Barragem Engenho Pereira, que já teve investimento de R$33 milhões e ainda necessita de mais de R$70 milhões para ser concluída. No entanto, estes recursos não estão sendo disponibilizados pelos governos federal e estadual. Foi apresentada somente uma licitação, para a compra de materiais e contratação de novas empresas de manutenção, que estará pronta até o fim do ano.

O deputado já encaminhou dois Projetos de Lei que podem melhorar essa situação. Um deles, o PL 226/2019, pede prioridade no abastecimento de água às cidades que possuem mananciais e o outro, o PL 41/2019, cobra segurança e garantias às pessoas que vivem próximas às barragens.

Publicado em: 20/09/2019