Patrimônio do País

Foto: Amanda Oliveira

Quem nunca dançou de rosto colado em bailes ao som da orquestra Super Oara? Eu não sou um pé de valsa, mas me incluo no universo dos que tiveram ou ainda têm esse privilégio. E quem não associa o sucesso do grupo musical a Beto da Oara?

Beto e Oara se confundem. São umbilicalmente ligados, como irmãos siameses. Beto fechou 87 primaveras, a Oara, 62. Merecem todas as homenagens dos pernambucanos. Eu já fiz a minha. Entrevistei Beto no Frente a Frente de ontem para ele contar um pouco sua trajetória exitosa. Foi fantástico.

Ele fala manso, feito bom sertanejo. E vai conquistando o ouvinte pela sua simplicidade e seu exemplo de vida. Começou soprando um trombone em Carnaíba, terra da musicalidade, de onde já brotaram grandes talentos, como Zé Dantas, parceiro de Luiz Gonzaga.

Mas foi no voo rasante que deu de Carnaíba para Arcoverde para se firmar como gente na vida. Ali, brotou a semente, há 62 anos, da Super Oara. Seu sopro foi ouvido do sertão ao cais, encantou o Nordeste, percorreu o País e chegou até aos ventos frios da Europa. A Super Oara virou grife. Não dar para quem quer, seja para bailes ou para animar eventos, principalmente festas de casamento. 

Foi à Super Oara que recorri para animar a festa dos 90 anos do meu pai, em Afogados da Ingazeira. Uma noite memorável, reunindo amigos e familiares. Observei Beto checando tudo, desde o som ao último detalhe para botar a orquestra para tocar.

Hoje, ele não apruma mais o trombone, mas vibra como pai coruja com o sucesso do filho Ela que, um dos vocalistas da orquestra, praticamente o faz tudo do grupo. Como o pai, simples, honesto e competente. 

Beto virou celebridade em sua Arcoverde, foi lançado à vida pública como vereador, vice-prefeito e prefeito interino. Sentou na cadeira de prefeito quando a titular Erivânia sofreu um acidente e se afastou. Muito honesto, ao identificar atos não republicanos, abriu uma investigação do Tribunal de Contas. O resto dessa história, Arcoverde conhece.

Beto é orgulho pernambucano. Sua vida tem que ser passada a limpo num livro, para servir de belo exemplo as novas gerações de hoje. Que me desculpem, de duvidoso gosto musical.

Meu coração foi partido em amores que foram e vieram nos embalos de Beija-me muito, ao som da Super Oara.

Publicado em: 11/09/2019


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0