Coluna deste sabadão na Folha

Arranhões na imagem do Recife

Depois de ser apontada entre as dez piores cidades de trânsito caótico no mundo, sendo a primeira no Brasil, Recife apareceu, ontem, em novo ranking nacional, como o centro urbano que mais mata gente no trânsito no País. O primeiro diz respeito a um levantamento da TomTom Traffic, serviço prêmio de informações de trânsito em tempo real, em 403 cidades do mundo, enquanto o de ontem é de responsabilidade do Ministério da Saúde (SUS).

Duas realidades incontestáveis, que trazem consequências irreparáveis a uma cidade hoje sofrida, mas que já viveu áureos tempos no turismo e na economia. Reproduz, também, a falta de uma política arrojada de mobilidade urbana.

O trânsito caótico e matador não tem sido uma rotina apenas nos dias úteis, se alastrou para os fins de semana também. São raras as avenidas e ruas mais movimentadas da cidade que os motoristas não se deparem com longos e intermináveis engarrafamentos.

Sem cronograma – O deputado Alberto Feitosa (SD) voltou a cobrar do Governo, ontem, a liberação de um cronograma para pagamento das emendas impositivas. A PEC que trata do assunto, de autoria do parlamentar, já passou em primeiro turno pelo plenário da Assembleia Legislativa. E os deputados fazem pressão para o presidente Eriberto Medeiros pautar logo o segundo turno.

Impeachment – O presidente da Camara de Camaragibe, Toninho Oliveira (PSB), agendou para a próxima terça-feira, em sessão marcada para às nove horas, a votação do pedido de impeachment do prefeito afastado Demóstenes Meira (PTB). A proposição é de sua autoria e requer o voto de oito dos 13 parlamentares para ser aprovada. Meira está afastado por improbidade.

Virando a página – O Sertão está virando um mercado atrativo para os gigantes do varejo. Em Custódia, a 335 km do Recife, o Magazine Luiza, do grupo Magalu, já inaugurou sua loja e a cidade ganha em breve uma unidade das Lojas Americanas e outra das Casas Bahia. A população festeja. O prefeito Manuca (PSD) fortalece a infraestrutura e nova adutora trará mais água.

Globo sertaneja – A TV-Grande Rio, afiliada da Globo em Petrolina, alcançando um raio que engloba 23 municípios, festeja 28 anos de serviços prestados em defesa do Sertão e do Estado. Um belíssimo vídeo institucional, com o carimbo do competente Luciano Peixinho, vilariza nas redes sociais.

Itaíba – A prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), esclarece que o MP não identificou desvios na sua gestão, mas o não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal em despesas com pessoal na visão de um promotor que está deixando a cidade. Quanto aos R$ 500 mil, é a multa estipulada pelo MP.

ESQUECIDO – Todos os vereadores de Exu, terra de Luiz Gonzaga, assinaram, ontem, uma moção de protesto contra o Governo do Estado pela não realização de eventos pela passagem dos 30 anos da morte do rei do baião. Enquanto isso, o Brasil inteiro se curvou às homenagens a Gonzagão.

Perguntar não ofende: Por que Bolsonaro está baixando tanto o nível com a imprensa, a ponto de sugerir fazer cocô dia sim, dia não, para não agredir o meio ambiente?

Publicado em: 09/08/2019


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0