Caravana do Empreendedorismo chega a Itamarac√°

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco vai estrear, nesta sexta-feira, o projeto intitulado de Caravana do Empreendedorismo, que visa incentivar o empreendedorismo no Estado. O projeto terá o apoio das prefeituras escolhidas e vai iniciar, pela primeira vez, em Itamaracá, no Litoral Norte Pernambucano, das 13h às 17h. O público específico para participar da ação na Ilha será de artesãos locais (marisqueiros e recicladores) e artesãos que participaram da Fenearte, que teve Lia de Itamaracá como homenageada da 20º edição. Ao todo, serão 22 municípios contemplados até o final do ano.

A Caravana do Empreendedorismo é uma ação de impacto que vai percorrendo as cidades selecionadas e passará um dia em cada município. A aliança com as prefeituras visa uma troca de informações sobre a realidade local para que as potencialidades sejam ressaltadas e exploradas nas visitas da equipe da secretaria.

Com esse projeto, uma das metas é ampliar o nível de formalidade e estimular o cadastro de MEI, bem como apresentar os serviços da Agência de Fomento de Pernambuco e da Junta Comercial de Pernambuco. Há mais de 200 mil pessoas cadastradas no MEI no Estado, que ocupa o terceiro lugar no ranking do Nordeste. 

De acordo com a secretária em exercício do Trabalho, Emprego e Qualificação, Adriana Queiroz, a caravana vai ser realizada na Mata Norte, na Mata Sul, no Agreste Meridional, no Agreste Central e no Agreste Meridional e as datas com os municípios estão sendo fechadas mediante a disposição das prefeituras. 

Adriana Queiroz explica que as cidades foram selecionadas por meio de alguns pré-requisitos. O primeiro deles é não possuir sala do empreendedor ou Expresso Empreendedor. Os demais são localização geográfica e agrupamento por Região de Desenvolvimento, de modo que o cronograma de visitas pode sofrer alterações à medida que for sendo executado, uma vez que, neste projeto, a equipe da Seteq depende da parceria dos municípios. 

Em Itamaracá, a Secretária de Políticas Sociais, Geovana Uchôa, será a anfitriã do evento, que contará com a presença dos representantes da Seteq, da Agência do Empreendedorismo do Recife e Agefepe. O evento será na Av. Beira Mar, nº 345, bairro Jaguaribe (Serviço de Convivência).

Publicado em: 17/07/2019