Rombo do BNDES é bilionário e, por enquanto, sigiloso

A abertura da caixa-preta do BNDES causa temor em Brasília. A inadimplência do banco nos financiamentos deve ser gigante. Quando uma empresa deixa de pagar parcelas do financiamento,o banco perde recurso e precisa recorrer à União. Isso aconteceu várias vezes. Em 2014, o governo autorizou um socorro de R$30 bilhões. Em 2015, novamente, o governo socorreu o BNDES e liberou mais R$ 50 bilhões. De 2009 a 2015, o banco emprestou 452 bilhões a juros baixos a dezenas de empresas só no Brasil. Ainda existem obras financiadas pela estatal no exterior.

O objetivo do BNDES, desde sua criação em 1952, é o financiamento a longo prazo de grandes empresas. O problema é que o banco estatal se recusa a divulgar a lista dos devedores sob a alegação de “proteção do sigilo bancário”. Nem o Tribunal de Contas da União conseguiu ter acesso. O sigilo sugere que as empreiteiras envolvidas em escândalo estejam na lista. O banco rechaça a suspeita. Nesta semana, Bolsonaro reafirmou que vai tirar o sigilo de todos os contratos em janeiro de 2019.

Publicado em: 09/11/2018


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0