Secretaria de Habitação regulariza casas em Chã Grande

Moradores da Zona Rural da cidade de Chã Grande, no Agreste pernambucano, receberam títulos de posse da Secretaria de Habitação (Sechab), na manhã de hoje. Ao todo, 19 famílias obtiveram a regularização fundiária das suas casas, construídas por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) entre os anos de 2008 e 2009. Foram 22 casas erguidas, sendo que outras três famílias já tinham recebido os documentos.

A solenidade de entrega foi realizada no Centro de Convivência do Idoso de Chã Grande. O secretário de Habitação e presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Raul Goiana, esteve no local e ressaltou que os títulos são importantes para que o morador possa comprovar na Justiça a posse das terras, caso haja questionamento. "Hoje a gente veio compartilhar o resultado final de um projeto. Esse documento é a garantia de direito que a moradia é sua e tem tanto valor quanto a casa. Por meio desse papel, o Governo do Estado reconhece a posse. É o resultado final de um compromisso de Pernambuco com foco naqueles que mais precisam", enfatizou Goiana.

O evento também contou com a participação da gerente de Projetos Sociais da Sechab, Raquel Deiga, e do secretário municipal Agricultura de Chã Grande, Emerson Campos. "Essa entrega dos títulos concretiza todo o processo inicial de articulação com as famílias e nos dá a sensação de missão cumprida. É um trabalho que começou em 2008, com o envolvimento de vários profissionais, inclusive do município", destacou Raquel. Já o secretário Emerson Campos disse que estruturar os moradores da Zona Rural reduz o êxodo e motiva o agricultor e seus filhos a continuarem no campo, o que é fundamental para a cadeia produtiva de Chã Grande. Francilária Jasmelina Ezídio, 35 anos, foi uma das beneficiárias. Ela mora com o esposo e os três filhos, de 19, 12 e 11 anos. "É uma segurança receber esse documento, porque nos dá a garantia de ter um chão para a nossa família", comemorou.

Publicado em: 13/06/2018