Coluna da sexta-feira

   No Ceará também tem disso

Aos que acham que Pernambuco é uma ilha de exceção em violência: na Grande Fortaleza, anteontem, uma série de arrastões resultou em cinco incêndios a ônibus, 22 ataques a coletivos, um banco e três delegacias metralhadas. Transferências de presos e mudanças nos presídios foram apontadas em uma carta deixada no local de um dos incêndios como sendo motivação para os ataques. A Secretaria da Segurança não confirma relação com problemas em presídios e diz que as motivações estão sendo investigadas.

Oito pessoas foram presas suspeitas das ações. Um motorista e um cobrador ficaram feridos. Um ônibus que fazia a linha Arvoredo/Parangaba no Bairro Mondubim foi queimado. Outro coletivo da linha Vila Velha-RioMar Kennedy foi o primeiro a ser incendiado. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus) informou que um veículo foi incendiado no Bairro Mucuripe e um terceiro da Linha Antônio Bezerra/Bairro Padre Andrade.

No quarto ataque, na comunidade Jardim Fluminense, o incêndio a ônibus deixou queimaduras em 90% do corpo de um cobrador e foi em frente a uma escola municipal, que terá de suspender aulas, segundo um funcionário. O cobrador está internado no Instituto Dr. José Frota. Os ataques a ônibus ocorreram a partir do meio-dia em bairros como Barroso - o primeiro deles -, Edson Queiroz e Barra do Ceará, além de cidades como Horizonte.

Nestes três casos, criminosos jogaram gasolina e atearam fogo. Ainda segundo o Sindionibus, apesar dos ataques, não há previsão de retirar os ônibus de circulação novamente. Por causa dos ataques, alguns simultâneos, os ônibus deixaram de circular durante a tarde da última quarta-feira; faculdades suspenderam aulas; muita gente ficou sem opção para voltar para casa, e o transporte alternativo passou a cobrar valores superfaturados.

À noite, prédios públicos passaram a serem alvos. Três delegacias sofreram ataques de criminosos na Grande Fortaleza. O primeiro ataque foi registrado, segundo a Polícia Militar, na Delegacia de Pajuçara. De acordo com a polícia, homens armados atiraram contra a vidraça da unidade. Ninguém ficou ferido. A polícia está investigando se foi o mesmo grupo que atacou uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.

No 33º Distrito Policial no Bairro Goiabeiras, em Fortaleza, também houve ataque. A polícia informou que quatro homens em duas motos disparam contra o distrito. A vidraça foi quebrada e o grupo conseguiu fugiu. Ninguém ficou ferido. A delegacia recebeu reforço da Polícia Militar. E no 8º Distrito Policial, no Bairro José Walter, um carro foi incendiado. A polícia disse que dois homens chegaram e colocaram gasolina em um carro apreendido que estava estacionado no pátio. O veículo ficou destruído. Por sorte ninguém ficou ferido.

VEZ DOS GOVERNADORES– O Supremo Tribunal Federal (STF) já encaminhou à Procuradoria Geral da República os casos que podem dar início a investigações contra governadores no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Isso significa que, formalmente, a PGR está autorizada a pedir investigações sobre governadores à corte. O relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, deu vista à PGR a todas as petições sobre governadores. Agora, a procuradoria pedirá ao STJ a análise dos pedidos de investigações contra os políticos, o que ocorrerá em breve.

Trégua em CaruaruDerrotado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB) na disputa no segundo turno em Caruaru, o deputado Tony Gel (PMDB) deu uma espécie de trégua à tucana e se recusa a avaliar seus primeiros cem dias de gestão. “É muito cedo ainda”, alega o parlamentar. Tony está de olho nas principais promessas de campanha da adversária e agora prefeita, entre elas a de abrir oito mil vagas em creches para filhos de famílias carentes. “Vou aguardar que ele complete um ano”, ressalta o deputado.

Mendonça convocado– A Comissão de Educação do Senado aprovou, ontem, requerimento do senador Humberto Costa (PT) convocando o ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho, para explicar os cortes em programas considerados prioritários ao Brasil, como o Ciência sem Fronteiras, o Fies e o ProUni. A ida do ministro ficou marcada para o dia 16 de maio. “O desmonte das políticas da pasta é um absurdo, pois prejudica milhões de brasileiros que já vivem hoje grandes dificuldades diante da crise econômica”, disse o petista para acrescentar: “Não dá para ficar punindo quem mais precisa, principalmente os mais jovens. Essas medidas adotadas pelo ministro Mãos de Tesoura não têm qualquer fundamento cabível”.

Sai o Eixo Norte - As obras remanescentes da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco podem ser retomadas já na próxima semana. O Ministério da Integração Nacional assinou, ontem, contrato com o Consórcio Emsa-Siton, que apresentou a melhor proposta no processo de licitação RDC 7/2016-MI. A previsão é de que as águas do rio São Francisco corram pelas estruturas físicas de todo o Eixo Norte e cheguem ao Ceará até o final de 2017. Esse trecho foi projetado para beneficiar mais de sete milhões de pessoas no Estado e também no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Prefeita diplomada A prefeita eleita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), em pleito suplementar no último dia 2, foi diplomada, ontem, junto com a vice-prefeita Patrícia de Leno, numa solenidade bastante concorrida, realizada no Fórum Municipal. A nova gestora terá pela frente grandes desafios, sendo o principal a atração de investimentos para o porto de Suape, que perdeu um grande número de postos de trabalho devido ao agravamento da crise. Célia foi eleita em função do seu marido Romero Sales, o mais votado no pleito de outubro do ano passado, ter sido proibido de disputar a nova eleição. Entre outras prioridades, a implantação de programas sociais e aumento do número de vagas nas escolas municipais.

CURTAS

TAPA-BURACO– O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) iniciou a operação tapa-buraco na PE-126, contemplando o trecho que vai do entroncamento da BR-101, em Palmares, até o entroncamento com a BR-104, em Quipapá. A iniciativa visa proporcionar melhoria na mobilidade e reforço na segurança dos usuários. Os serviços também vão facilitar o escoamento da produção agropecuária da região.

NA FAROL FM – O radialista e ex-vereador Valdemir Cintra, de Belo Jardim, estreia, amanhã, na Rádio Farol FM-90,5, de Taquaritinga do Norte, no horário das 14h30 às 17 horas, o programa “Balaio de cultura e conversas”. Com o talento que Deus lhe deu, Valdemir focará seu programa no resgate da cultura nordestina, em notícias em tempo real e entrevistas.

Perguntar não ofende: Para onde foram os outros três meses de salário dos servidores terceirizados do hospital Dom Moura, em Garanhuns? 

Publicado em: 20/04/2017