Dias Toffoli é eleito presidente do TSE




























G1.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Antonio Dias Toffoli, foi eleito, na noite de ontem (8), presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vai comandar a Justiça Eleitoral durante a campanha e as eleições de outubro deste ano. O vice-presidente do tribunal vai ser o ministro Gilmar Mendes.

A votação foi simbólica e confirmou a tradição do TSE de eleger como presidente o ministro do STF cujo mandato na Corte Eleitoral se iniciou há mais tempo – Toffoli é ministro titular do TSE desde maio de 2012.

Dos sete ministros titulares do TSE, três são ministros do STF. Todos podem ficar até quatro anos na Corte Eleitoral.

Além de Toffoli, os atuais integrantes são Gilmar Mendes, que tomou posse no TSE em fevereiro deste ano, e Marco Aurélio Mello, atual presidente e cujo mandato de quatro anos se encerra no mês que vem. No lugar de Maro Aurélio Mello, tomará posse como ministro titular Luiz Fux.

Após ser eleito, Toffoli elogiou Marco Aurélio Mello. "Registro a alegria de receber a presidência da Corte de vossa excelência, a quem aprendi a admirar", afirmou Toffoli.

Marco Aurélio informou que enviaria um ofício a Toffoli para a criação de uma equipe de transição para a continuidade dos trabalhos.

Publicado em: 09/04/2014