Site denuncia supostos erros de estrangeiros do Mais Médicos


















Contrários ao Mais Médicos desde que ele foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT), os médicos brasileiros utilizam agora uma nova ferramenta para disseminar críticas contra os colegas estrangeiros que já começaram a trabalhar nas cidades brasileiras: a internet. Página criada na rede social Tumblr reúne, desde outubro do ano passado, supostas receitas prescritas pelos profissionais do programa federal com falhas que vão do mau uso da Língua Portuguesa a erros de diagnóstico e na prescrição de medicamentos.

Um dos médicos citados pelo site confirmou que foi o autor de uma receita criticada por erros de gramática. “Eu atende em ao dia de hoje ao paciente em PSF#12 e decide trocar a medicação [...]”, diz o documento assinado pelo médico cubano Lázaro Raul Parra Ofarrill, que aparece em foto em uma das postagens.

Em resposta irônica, a seguinte legenda é atribuída: ''Mim não entende… mim não fala a língua brasileiro… Mas mim treina no povo do Brasil a votar em Dilma”.

Ofarrill afirmou que não se sente incomodado pelas críticas. ''Eu gosto daqui, vim sozinho e a recepção é muito boa. Estão muito contentes [os pacientes] com nosso trato”, disse o médico cubano.

Entre os erros de diagnósticos apontados nas receitas, estaria um paciente que possui a Doença de Parkinson e recebeu a orientação para tratamento com medicamento utilizado contra o hipotireoidismo.

Além da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também é abertamente criticado nos comentários.

Exame.

Publicado em: 07/01/2014