Festejo discreto na Granja do Torto após pesquisa

O BLOG DE GERSON CAMAROTTI
 
 Houve discreta comemoração na Granja do Torto quando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comunicou os números da pesquisa Datafolha na tarde de sábado (30). O levantamento mostrou crescimento de Dilma com sinalização de vitória no primeiro turno nas eleições do ano que vem.

No momento em que Mercadante informou o resultado, a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o presidente do PT, Rui Falcão, estavam reunidos com integrantes da cúpula do PP.

Ao blog, um interlocutor da presidente Dilma atribuiu à intensa agenda da presidente pelo país a recuperação gradativa da popularidade desde que Dilma despencou nas pesquisas em razão da onda de protestos que tomou conta do país em junho.

Mesmo assim, um ponto da pesquisa causou um alerta na cúpula do governo. O fato de 66% dos entrevistados terem afirmado que esperam que as ações do próximo presidente sejam diferentes.

Outro ponto que tem preocupado o governo é como a economia vai reagir em 2014. Há reconhecimento interno de que a oposição não conseguiu explorar episódios negativos neste ano de 2013, o que ajudou a recuperação de Dilma.

A pesquisa, na avaliação do interlocutor de Dilma, traz um alívio porque conseguiu frear o movimento do “volta, Lula” entre os petistas. O Datafolha mostrou que, entre os entrevistados que têm o PT como partido de preferência, 46% preferem Dilma contra 7% dos que querem Lula.

Além disso, há um reconhecimento de que o crescimento de Dilma nas pesquisas deve acelerar a oficialização de apoio de partidos aliados à reeleição de Dilma, como aconteceu recentemente com o PSD.

Publicado em: 02/12/2013