Prefeitura do Recife reforça frota de veículos da saúde
















A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) ampliou, nesta quarta-feira (23), a cobertura das vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica do município por meio de 68 novos veículos entregues pelo prefeito Geraldo Julio (PSB). O gestor inaugurou, ainda, as novas sedes da Secretaria-Executiva de Vigilância à Saúde (Seves) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) - Regional Recife, que, agora, funcionam de forma integrada no mesmo imóvel, situado na Avenida Visconde de Suassuna, na Boa Vista.

Os novos veículos vão beneficiar a população dos seis distritos sanitários da cidade e serão utilizados para fazer inspeções diárias em focos de doenças, licenciamentos sanitários, notificações e profilaxias de enfermidades, bem como o monitoramento da qualidade da água para abastecimento dos recifenses.

''As novas construções que já iniciamos, a reestruturação da área de prevenção de doenças e a chegada dos novos veículos reforçam a atuação de campo e a nossa prioridade com a saúde em todo o município'', destacou o prefeito, lembrando que a melhoria do segmento figura como prioridade em qualquer consulta popular realizada na cidade.

Ao todo, 130 profissionais da Seves e Cerest trabalharão no prédio inaugurado hoje. A prefeitura investiu R$ 90 mil para readequar o imóvel, que conta com 2 pavimentos e 22 salas. Com a inauguração das novas sedes, a saúde do trabalhador passa a se adequar ao modelo da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast), conforme recomendações do Ministério da Saúde e da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após descerrar a placa de inauguração, o prefeito conferiu as instalações. ''Estamos em um centro de referência e tenho certeza que o trabalhador que precisar terá atendimento com uma qualidade diferenciada. A preocupação com a vigilância surge com a prevenção primária que devemos ter, já que ela tem o papel de cuidar da saúde da população como um todo '', argumentou Geraldo.

Publicado em: 23/10/2013