Coluna da sexta-feira

Thiago Lins

(Interino)


Pacto por Geraldo

Nova pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, divulgada ontem em parceria com o Jornal do Commercio, confirmou o crescimento de Geraldo Julio, que já tem 34% das intenções de voto, contra 26% de Humberto, na corrida à Prefeitura do Recife. Daniel Coelho (PSDB) segue à frente de Mendonça, como as últimas pesquisas vinham mostrando: o tucano tem 12%, contra 9% de Mendonça.


Na coluna de ontem, o blog repercutiu uma “profecia” de Sérgio Guerra (PSDB): Lula não vem ao Recife, de acordo com o cacique tucano. O entendimento de Guerra é que Eduardo provou fidelidade a Lula, ao menos pontualmente: em São Paulo.


Lá, o socialista trabalhou duro pela manutenção do PSB na chapa de Haddad, fato que impediria Lula de vir ao Recife, reforçando o palanque de Humberto e minando a candidatura de Geraldo.

Estamos precisamente a um mês das eleições e o ex-presidente ainda não confirmou participação na campanha local, ao contrário do que ocorre em Minas e São Paulo. Caso a profecia de Guerra se realize, vivenciaremos a concretização do Pacto por Geraldo: mais uma “palavra mágica” do léxico socialista, a ser excomungada por Lula.


Pula-pula - 
Pelo interior, já tem gente deixando cargos, à medida que as eleições tomam forma.  Foi o caso, em goiana, do coordenador-geral da campanha do majoritário Carlinhos (PDT),  a exemplo do presidente da Agência de Desenvolvimento do município, Rodrigo Augusto. O segundo alega problemas pessoais, mas soa suspeito, dada a proximidade do pleito.


Pula-pula 2 
– Outro a deixar o cargo foi o secretário de Agricultura de Custódia, Domingos Rodrigues. Os rumores são de que outras pessoas estariam seguindo o exemplo de Rodrigues e até indo para a oposição. Detalhe: o ex-secretário também alegou “motivos pessoais” para tomar a decisão.


Rede de intrigas - 
Ontem foi um dia de boatos. Foi especulado que o candidato do PSC à Prefeitura de Jaboatão, Cleiton Collins, desistiria do pleito, assim como foi dito sobre Nadegi Queiroz (PT), que concorre à Prefeitura de Camaragibe. Ambos desmentiram. Mais tarde, foi a vez do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Foi noticiado que FBC teria pedido afastamento do cargo por dez dias para reforçar a campanha majoritária do filho em Petrolina. A assessoria do ministro, que se encontra em missão no exterior, também desmentiu a notícia.


 A pesquisa sumiu -
 Levantou polêmica a não-divulgação de uma pesquisa do Instituto Múltipla, contratada pelo blog do Sertão, sobre o pleito em Afogados da Ingazeira.  A Frente Popular de Afogados, que apoia a candidatura de Patriota (PSB), alega que o blog do Sertão pertence a um aliado de Giza Simões (PSDB), que também concorre à Prefeitura, e atribui o “sumiço” da pesquisa a um suposto crescimento de Patriota.


Roendo as unhas - 
As duas militâncias dos candidatos a prefeito de Caruaru – José Queiroz, do PDT, e Miriam Lacerda, do DEM – roeram as unhas, ontem, aguardando o resultado da primeira pesquisa do Ibope sobre a sucessão municipal. Ninguém conseguiu vazar os números, o que aumentou ainda mais a tensão. Caruaru tem uma eleição acirrada entre as forças de Queiroz e o grupo de Tony Gel.


Curtas


Escola modelo - O prefeito de São Bento do Una, Padre Aldo, inaugura, hoje, uma escola modelo no mundo digital. Trata-se da escola de referência Cônego Rodrigues, que tem o que há de mais avançado em termos de tecnologia, desde o ponto digital dos professores e servidores, a uma biblioteca digital com 14 tablets. A escola vai atender a 1,6 mil alunos.


Na praia - Nas comemorações da Independência, o candidato do PT a prefeito do Recife, Humberto Costa, promove, hoje, uma grande caminhada pela praia de Boa Viagem ao lado do seu  companheiro de chapa, deputado João Paulo. A concentração será na pracinha de Boa Viagem e segue em direção ao bairro de Brasília Teimosa, comunidade simbólica para o PT.


Perguntar não ofende – Quem Daniel Coelho apoiaria num eventual segundo turno entre Humberto e Geraldo?

Publicado em: 07/09/2012