Minha cidade é linda

 













A colaboração para o painel de hoje é do leitor Joselito Junior e traz imagem da praça central do município de Bodocó, Sertão do Araripe, a 649 km do Recife. O município de Bodocó originou-se da vila denominada Granito, criada a 09 de abril de 1863. Tornou-se distrito a 17 de novembro de 1909 e foi elevado à categoria de cidade a 22 de maio de 1924. Através do decreto-lei estadual nº 92, de 31 de março de 1938, o município passou a ser chamado Bodocó, e a antiga vila Granito tornou-se seu distrito.

Quando ainda era denominado Granito, ganhou parte do território do município de Leopoldina (extinto em 1934 e, depois, restaurado sob o nome de Parnamirim).

Há duas versões para a origem do nome Bodocó: uma diz que veio de uma planta aquática existente na região, denominada Bodocó; a outra versão, esta a mais aceita pelos historiadores, diz que o nome do município veio de uma tribo que habitou a região, chamada Bodorocós.

Em divisão territorial datada 1979 e mantida em 2005, o município era constituído de três Distritos: Bodocó, Claranã e Feitoria. Quem nasce em Bodocó é bodocoense.

Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postagem neste quadro: blogdomagno.redacao@gmail.com

Publicado em: 30/08/2012