FMO

26/07


2016

Pré-candidato em Itapissuma ouve a juventude

Os jovens de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, a 45 km da capital, compareceram a plenária da “Juventude 22” para discutir com o pré-candidato a prefeito pelo PR, Clovis Cavalcanti, problemas como abandono, falta de perspectiva e capacitação para um futuro promissor.

Foram colhidas sugestões para que a realidade dos jovens da cidade melhore. Na ocasião, foram lembradas ações realizadas nas duas gestões de Clovis enquanto prefeito, como o “Projeto Espaço Futuro” para reinserção social da criança e adolescente, o Programa de Ressocialização de Jovens envolvidos com drogas, o Programa de Assistência e Orientação à Adolescente Gestante, entre outros. “Esse foi um evento que a juventude teve voz e vez, pois essa classe se encontra abandonada e desestimulada por falta de políticas públicas da atual gestão municipal”, afirmou Clovis.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Agência Comunicação

26/07


2016

Mais da metade do eleitorado reprova Governo Elias

A administração do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), é desaprovada por mais da metade dos entrevistados na pesquisa eleitoral divulgada hoje pelo Instituto Opinião, com exclusividade para o blog. Segundo o levantamento, 52,6% disseram estar insatisfeitos com a gestão, enquanto 38,8% disseram gostar. Os que não responderam somam 8,6%. 

A rejeição ao tucano é ainda maior no eleitorado que tem ensino superior, sendo 62,2% do entrevistados. Com relação ao sexo, 54,1% dos homens desaprovam o governo de Elias, enquanto 51,3% das mulheres entrevistadas disseram não gostar da administração dele. 

Já no quesito faixa etária, a insatisfação é maior entre os com idades que vão de 25 a 34 anos, seguido dos com idade entre 45 a 59 anos. Eles somam um percentual de 60,5% e 58,3%, respectivamente. Na renda familiar, a desaprovação chega a 65,4% entre os que ganham de três a cinco salários mínimos. A pesquisa, feita entre os dias 20 e 21 de julho deste ano, tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais e foi feita com a modalidade Survey, cuja técnica usada é a de questionários. Foram 500 entrevistas.

A pesquisa apontou ainda que dos que aprovam a gestão de Elias, a maioria, 55,7%, tem idade entre 16 e 24 anos, seguido dos com mais de 60 anos (39,2%). No item grau de instrução, o tucano se mostrou mais forte entre os que têm somente até a 4 série (49,4%) e com o ensino médio (37,8%). Sobre a renda, a aprovação é maior entre os entrevistados que ganham entre um e três salários mínimos, sendo 41,5%.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Alto da Colina, Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Cavaleiro, Centro, Comportas, Cristo Redentor, Curado, Dois Carneiros, Engenho Velho, Floriano, Guararapes, Jangadinha, Jardim Jordão, Jardim Prazeres, Manassu, Marcos Freire, Massaranduba, Muribeca, Pacheco, Padre Roma, Piedade, Prazeres, Santana, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, UR11, Vila Rica, Vista Alegre e Zumbi do Pacheco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sopranor 1

26/07


2016

Jaboatonenses aprovam Câmara e reprovam Temer

A gestão do governador Paulo Câmara (PSB) e a do presidente interino Michel Temer (PMDB) estão em lados opostos na opinião dos jaboatonenses entrevistados na pesquisa eleitoral do instituto Opinião, divulgada hoje, com exclusividade para o blog. Enquanto 47,4% aprovam o socialista, o contrário acontece com o peemedebista, em que 49,4% responderam que estão insatisfeitos com o seu governo. Segundo o levantamento, 36,6% desaprovam Câmara e 16% não responderam. Já Temer, caiu na graça de apenas 26,4% dos entrevistados.

A pesquisa mostrou ainda que a aprovação da gestão de Câmara chega 60% entre os que têm idade entre 16 e 24 anos e a 51,6% entre aqueles que têm apenas o ensino fundamental (5 a8 série). Com relação a renda familiar, 50% dos que aprovam ganham até um salário mínimo, 46,9% ganham de um a três salários e 45,6% recebem mais que cinco. No quesito sexo, 49,4% dos satisfeitos com Câmara são homens e 45,7% são mulheres.

Já entre aqueles que não gostam do governo que o socialista faz, 48,2% tem idade entre 25 e 34 anos e 35,8% tem de 49 a 50 anos. No item renda, câmara se sai pior entre aqueles que recebem de três a cinco salários mínimos (46,6% dos entrevistados). Sobre o grau de instrução, 41,2% dos insatisfeitos com câmara tem o superior completo.

Na parcela que desaprova a administração de Temer, a maioria é mulher (54,2%), têm entre 25 e 34 anos (53,5%), tem escolaridade nível médio (51,3%) e ganha de três a cinco salários mínimos (59,6%). Já entre os que gostam da gestão do presidente interino, a maior parte são homens (34,2%), têm entre 16 e 24 anos (36,7%), têm ensino superior (33,3%) e recebem mais que cinco salários (38,6%).

A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 21 de julho, a partir de 500 entrevistas. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner - Hapvida

26/07


2016

Antônio Campos anuncia nome de vice em sua chapa

Seguindo a convicção de oferecer um projeto genuinamente novo à população olindense, o Movimento Muda Olinda definiu o nome que ocupará o cargo de vice na chapa encabeçada por Antônio Campos. A escolhida para o posto foi a professora Conceição da Silva, conhecida como Ceça na comunidade de Peixinhos, onde desenvolve projetos sociais como a Associação Nossa Voz em Ação, que oferece um conjunto de atividades educativas, culturais e assistenciais para famílias em situação de vulnerabilidade. O nome será lançado oficialmente nesta terça-feira, às 19h, no escritório político da coligação, no Largo do Amparo.

Esposa do vereador Algério A Nossa Voz (PSB), Ceça, que integra a comunidade evangélica do município, não esconde o entusiasmo com a pré-candidatura. “A cidade clama por um novo jeito de fazer política e um novo modelo de gestão que cuide efetivamente dos olindenses. Não dá para tratar as demandas de Olinda de forma isolada. E da mesma forma que os problemas se comunicam, as soluções precisam ser trabalhadas de forma intersetorial, dialogando com a população e com todas as organizações interessadas”, pontuou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/07


2016

PT de São José do Egito critica convenção do PSB

Prezado Magno Martins,

Após situações elencadas em sua coluna, ontem, vamos, pelo bem da coerência dos fatos, salientar:

1 – Tendo em vista ser uma convenção do PSB, seria óbvio que o secretário de Articulação, André Campos, fizesse altos elogios ao público presente e exaltasse o tamanho do evento. A fala de Campos não causa impressão, muito menos agrega valor;

2 – A convenção recebeu comitivas de diversos municípios do Pajeú, entre elas, como exemplo, de Itapetim. As fotos divulgadas nas redes sociais por militantes ou simpatizantes do PSB tornam-se prova disso. Em São José do Egito a cor adotada pelo partido é vermelha; em Itapetim, amarela. Nas imagens destaca-se claramente a indicação do partido e a palavra “Itapetim”;

3 – Rebatemos a pejora de mais desgastado, quando se trata do atual gestor. O anterior, que teve seu nome homologado na convenção do último sábado, deixou o município com postos de saúde fechados, folhas de pagamentos atrasadas, o município negativado junto ao CAUC e o Fundo de Previdência no vermelho. O povo não esqueceu isso;

4 - Nós também temos pesquisas internas que apontam exatamente o grande desgaste do ex-gestor Evandro Valadares;

5 – Sábado, 30, às 18h, também na AABB, estaremos realizando a nossa convenção que, ao contrário da dos opositores, não importará eleitores de outros municípios para mascarar a realidade;

Assessoria de Comunicação


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/07


2016

Cinquenta anos da morte de Edson Régis

Para lembrar a passagem dos 50 anos do atentado terrorista que provocou a morte do jornalista, escritor e poeta Edson Régis, ocorrido no saguão do aeroporto dos Guararapes, no Recife, a família Régis de Carvalho produziu um vídeo.

A bomba explodiu quando o guarda-civil Sebastião Thomaz de Aquino, ao perceber uma mala abandonada no saguão do Aeroporto dos Guararapes, resolveu retirá-la provavelmente considerando-a suspeita. As pessoas estavam aguardando a chegada ao Recife do então presidente Costa e Silva.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Senai 4.0

26/07


2016

Depoimentos desnudam entranhas do PT

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), afirma que a nova fase de depoimentos de delatores da Operação Lava Jato confirma que o esquema de corrupção no governo do PT era uma prática institucionalizada em todos os setores da administração pública, mostra detalhes de como agiam dirigentes do partido para alavancar dinheiro desviado dos cofres públicos e reforça a necessidade de confirmação do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

“Os novos depoimentos desnudam as entranhas do esquema de propina do PT. Havia até exigência do então presidente do partido (Ricardo Berzoini) de que determinada empreiteira pagasse 1% de propina sobre qualquer obra que realizasse para o governo. Até mesmo quando atuavam no exterior, como na Venezuela, tinham que pagar o pedágio. E o PT usava o BNDES para fazer essa chantagem. Não há mais como esse grupo retornar ao governo com Dilma. Tudo isso só reforça a necessidade de confirmação do impeachment pelo Senado”, afirma Bueno.

Nos depoimentos desta semana, o executivo Flávio Gomes Machado Filho, um dos delatores da Andrade Gutierrez, afirmou ao juiz Sérgio Moro em 2008, o então presidente do PT Ricardo Berzoini pediu 1% de propina sobre ‘todo e qualquer contrato da Andrade Gutierrez junto ao governo federal’. Também revelou que a empreiteira pagou propina ao PT sobre obras na Venezuela financiadas pelo BNDES.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sesi 4.0

26/07


2016

Lava Jato: pausa para a Olimpíada

A força-tarefa da Operação Lava Jato fará uma pausa durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A Polícia Federal se concentrará na segurança do evento esportivo, especialmente após ameaças de atentado terrorista. Delegados e investigadores saíram de Curitiba para Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Tudo para evitar "surpresas desagradáveis" no decorrer dos jogos. Os políticos ficaram aliviados com a novidade. Por enquanto, respiram sem novas operações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Odonto Personalité

26/07


2016

Com Armando, Anderson declara guerra ao Governo

Ao receber, há pouco, o apoio oficial do PTB para seu projeto eleitoral em Jaboatão, o pré-candidato a prefeito pelo PR, Anderson Ferreira, negou que tenha assumido compromisso com a provável candidatura do senador Armando Monteiro Neto a governador, em 2018. "Nossa aliança é municipal e visa resgatar Jaboatão, não tendo elo com as eleições para governador", afirmou. Quanto aos cargos que ocupa no Estado, o deputado disse esperar não ocorrer nenhum tipo de retaliação.

"Eu não estou ingressando no campo da oposição. Nestas eleições o PSB também está aliado a partidos de oposição. Em Jaboatão, por exemplo, o vice do candidato a prefeito do PSB é do PSDB, partido que está rompido com o Governo", disse.

Anderson tem aliados ocupando cargos não apenas no Estado, mas também na Prefeitura do Recife. Tão logo o Palácio tomou conhecimento da nova aliança de Anderson com Armando, entendeu que o republicano fez, na prática, uma declaração de guerra ao Governo Paulo Câmara.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Naipes

26/07


2016

Mais alunos da Rede Estadual vão estudar na Argentina

O governador Paulo Câmara se despede, às 15h30 de hoje, dos 23 estudantes da Rede Estadual de Ensino selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo para cursar um semestre letivo na modalidade Hight School na Argentina. O grupo reúne 11 meninas e 12 meninos, oriundos dos municípios de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro. O embarque acontece no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Este é o segundo grupo da edição 2016 do Programa. Na última quinta-feira, um grupo com 48 estudantes seguiu para Córdoba, uma das 24 províncias argentinas.

PGM – Criado em 2012, o Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública aprofundarem os conhecimentos em um segundo idioma, através do intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, a iniciativa já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália. O Governo do Estado também garante aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/07


2016

No túnel do tempo

Em 1997, o professor Michel Temer, hoje presidente interino da República, foi homenageado pelo PMDB de Pernambuco numa solenidade na Assembleia Legislativa. Na ocasião, foi saudado pelo presidente do partido no Estado, Dorany Sampaio, e o jornalista Ângelo Castelo Branco. Em seguida, ocorreu um almoço no restaurante Leite.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/07


2016

Armando confirma apoio a Anderson

O senador Armando Monteiro anunciou, há pouco, em seu escritório político, apoio do PTB ao candidato do PR a prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira. No mesmo ato, o presidente estadual do PTN, deputado Ricardo Teobaldo, confirmou a retirada da pré-candidatura do deputado Joel da Harpa, do seu partido.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bm4 Marketing (Polítíco)

26/07


2016

Joel da Harpa também apoia Anderson

No anúncio que o senador Armando Monteiro fará, daqui a pouco, em apoio ao candidato a prefeito de Jaboatão pelo PR, Anderson Ferreira, o deputado Joel da Harpa, do PTN, também anuncia a retirada da sua pré-candidatura em apoio a Anderson.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Márcio Calheiros

26/07


2016

A morte de João Pessoa

Por Ítalo Rocha Leitão

Quando o barulho dos tiros ecoou pelas ruas do centro do Recife, todo mundo saiu correndo. Ninguém seria capaz de imaginar que aqueles estampidos marcariam para sempre a história da República Brasileira.

Era uma tarde tranquila do dia 26 de julho de 1930, uma sexta-feira. Na elegante confeitaria Glória, na Rua Nova, tinha acabado de tombar sem vida o presidente da Paraíba, João Pessoa, atingido por 3 balaços disparados pelo seu inimigo figadal e conterrâneo, o advogado João Dantas.

Naquele que seria seu último dia de vida, João Pessoa acordara cedo mais do que de costume. Precisava ir ao Recife para tratar de questões políticas sobre a guerra que seu Governo travava com os revoltosos do município de Princesa, uma insurreição encabeçada pelos coronéis do interior da Paraíba que não se conformavam com o aumento de impostos da reforma econômica implantada pelo seu governo.

Às 7 da manhã, já estava sentado no banco traseiro do Buick preto saindo do Palácio do Governo da Paraíba. A primeira parada no Recife foi no Hospital Centenário, que hoje é o Hospital dos Servidores do Estado, na Avenida Rosa e Silva. Visitou um dos pacientes, o juiz Cunha Melo, um amigo de longas datas. João Pessoa expôs uma pendenga jurídica, a liberação de material bélico que estava no Porto do Recife e serviria para o Governo da Paraíba combater os revoltosos de Princesa.

Depois, o chefe político paraibano, que havia disputado como vice de Getúlio Vargas as eleições presidenciais de março (a chapa vitoriosa foi a de Júlio Prestes com apoio do presidente Washington Luís), se encontra com o usineiro Caio de Lima Cavalcanti para dar um passeio pelo centro do Recife. Vão à Joalheria Krause, na Rua do Imperador. O visitante ilustre compra uma joia para a filha que mora no Rio de Janeiro e dá o endereço para o mimo lhe ser entregue.

Em seguida, continua o passeio a pé pelas ruas centrais da capital pernambucana. É reconhecido pelos recifenses e saudado com entusiasmo. Ao meio-dia, a fome começa a dar sinais e João Pessoa vai almoçar no Restaurante Leite, que até hoje funciona no mesmo lugar, na Praça Joaquim Nabuco, ao lado da Antiga Casa de Detenção. Caio de Lima Cavalcanti havia convidado também Agamenon Magalhães – futuro interventor e governador de Pernambuco. A conversa girou em torno do movimento golpista encabeçado por Getúlio Vargas, conhecido como “Revolução de 30”, que derrubou o presidente Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e levou Getúlio a sentar na cadeira de Presidente do Brasil por longos 15 anos.

Os líderes políticos de Pernambuco queriam convencer João Pessoa a aderir ao movimento. De tradição legalista, o político paraibano não se convenceu.

Perto das quatro da tarde, saem do Leite e vão ao atelier do fotógrafo Piereck, na Rua da Imperatriz, seu amigo pessoal, que o fotografa. O líder paraibano jamais imaginaria que aquele seria seu último retrato.

Do ateliê, caminham em direção à Confeitaria Glória para tomar um chá antes da volta de João Pessoa à Paraíba. Pouco tempo depois do chá, quando ainda estão na mesa, entra na Confeitaria o advogado João Dantas. Aproxima-se da mesa, saca um revólver calibre 32 e dispara três tiros certeiros no seu desafeto político. A vítima ainda recebe atendimento numa farmácia, mas não resiste aos ferimentos. Estava morto um dos líderes políticos de destaque na Paraíba e no Brasil. Seu algoz foi preso logo em seguida e confessou o crime alegando a “defesa da honra”, pois tinham sido divulgados no jornal do Governo da Paraíba, A União, cartas de amor que havia trocado secretamente com sua amante, a professora Anayde Beiriz.

Por esperteza dos próceres da Revolução de 30, o cadáver de João Pessoa ficou insepulto por quase duas semanas, tempo gasto entre o velório no Palácio do Governo da Paraíba e numa viagem de navio para ser enterrado no Rio de Janeiro, a capital do Brasil. Na tarde do dia 8 de agosto, o líder paraibano foi finalmente enterrado no cemitério São João Batista. Em outubro, os “revolucionários” derrubaram o governo de Washington Luís.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/07


2016

A versão do prefeito de Sertânia

Caro Magno,

Em processo democrático, como são as eleições, é de assaz importância para o estado de direito, que ao divulgar algo como uma pesquisa, tenhamos a responsabilidade de trazer seus dados com mais precisão à tona para podermos discutir seus números reais.

Nosso governo tem como objetivo a transparência. Nunca tivemos, ao longo desses anos que estamos à frente da administração, um só caso de escândalo administrativo, ao contrário, ficamos em segundo lugar, perdemos apenas para o Recife, como o município mais transparente para com a coisa pública.

Temos ao nosso lado ações que referendam que fizemos, em menos de 4 anos, o que nossos opositores não fizeram em 16. Isso é fato. Vale salientar que mesmo com o apoio e a estrutura do Estado, a convenção do PSB no município foi um fracasso.

O povo julgará entre quem passou o tempo todo fazendo uma oposição sórdida, atrapalhando o município, quem nunca sequer se preocupou em colocar uma só emenda para ajudar a população e quem diuturnamente buscou melhorias para a vida de todos os seus munícipes, fazendo uma Sertânia grande e verdadeiramente para todos.

Guga Lins – prefeito de Sertânia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores